quinta-feira, 2 de outubro de 2014

RIO SÃO FRANCISCO.

Com nascente seca, rio São Francisco agoniza em Pirapora (MG)

Leandro Mazzini
pirapora1
Fotos de Aparício Mansur
Em Pirapora, município cravado no meio Norte de Minas Gerais e um dos mais belos trechos do rio, o leito do São Francisco está em filetes d’água há semanas – em alguns trechos praticamente secou, conforme revelam fotos enviadas por leitores.
Além da estiagem, e da notícia preocupante da seca na nascente ( lembre aqui ), há fatores agravantes como assoreamento e poluição. Em alguns pontos debaixo das duas pontes na cidade, atravessa-se a pé onde havia forte correnteza.
Pirapora fica a 500 km do Parque Nacional da Serra da Canastra, a nascente do rio.
pirapora2
Atualização quinta, 2, 16h – Ao ler esta notícia, o engenheiro ambiental Jurandir Lima, de São Paulo, enviou mais fotos de recente excursão que fez pela rota do Rio Chico, confirmando a grave situação do leito – quando há.
“No ano de 2000 realizei uma expedição percorrendo todo o Rio São Francisco, desde a nascente até a foz, no Atlântico. No ano de 2002 iniciei minhas pesquisas sobre o Grande Sertão: Veredas, tão bem descrito pelo Guimarães Rosa, e, desde então, retorno à região todos os anos'', diz Lima, que refez o roteiro semana passada e conferiu de perto a situação calamitosa do percurso, em especial Três Marias, Pirapora e Januária.
“Nunca vi o 'Velho Chico' tão seco quanto desta vez. A situação é de doer o coração. Em Três Marias, conversei com seu Norberto dos Santos – pescador que mora às margens do Rio, há 55 anos – que afirmou nunca ter visto o rio desta maneira (a represa de Três Marias está com apenas 6% da sua capacidade de armazenamento e, se chegar a 4%, vai parar de gerar energia elétrica).
Em Várzea da Palma, município entre Três Marias e Pirapora, o engenheiro ambiental lembra que cruzou um riacho afluente do São São Francisco que simplesmente secou. “Conversei com seu Gerson Gonçalves – 80 anos, morador local desde que nasceu – e disse que 05 vacas do seu rebanho já morreram pela seca''.
Neste link, um documentário de Jurandir com o cineasta Silvio Tendler sobre a rota de Grande Sertão, Veredas.
chico1
Imagem mostra o alto banco de areia no leito seco do rio Chico, em Pirapora – em situação normal, toda esta área estaria alagada. Fotos de Jurandir Lima
chico2
Leito de riacho afluente do rio Chico secou em Várzea de Palma, município próximo a Pirapora.
Fonte :UOL Notícias Políticas

Um comentário:

silvia disse...

Desolador. Sou moradora do Vale do Jequitinhonha, outro importante rio de Minas Gerais, que também passa pelos mesmos problemas do Velho Chico.