segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

MAPAS CLIMÁTICOS DO BRASIL.

Saiba como acessar os mapas climáticos do Brasil

Publicado em janeiro 19, 2015 
Com projeções para o clima até 2100, ferramenta pretende contribuir com o planejamento e desenvolvimento do País
Divulgação/SAEMapas gerados abrangem todo o território brasileiro, a América do Sul, a América Central e o Caribe
Mapas gerados abrangem todo o território brasileiro, a América do Sul, a América Central e o Caribe
Para ter acesso aos mapas climáticos resultantes da parceria entre a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), basta acessar o site da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE).
Os cenários climáticos regionalizados se referem ao período de 2010 a 2100 e são comparáveis com o clima observado desde 1969 até o presente, e demonstram as tendências de indicadores de extremos climáticos, a distribuição de frequência de temperatura e a precipitação em recortes temporais de 2011 a 2040; 2041 a 2070; e 2071 a 2100.
Os mapas gerados abrangem todo o território brasileiro, a América do Sul, a América Central e o Caribe, com resolução de 20 km x 20 km, e apresentam um foco específico para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com definição de 5 km x 5 km.
Estratégia
O objetivo final desta ferramenta é oferecer o respaldo necessário para o dimensionamento dos riscos climáticos no planejamento e desenvolvimento do País.
As análises dos cenários feitas por especialistas deverão contribuir para aumentar o grau de conhecimento técnico-científico e econômico sobre o tema.
Gestores e planejadores públicos poderão utilizar os cenários para integração e cruzamento com dados de outras políticas públicas.
Acessibilidade
Esses mapas climáticos são acessíveis a todos os cidadãos brasileiros. Por meio dessa ferramenta, o Brasil pode conhecer os cenários para preparar-se a tempo e aumentar a sua resiliência ante os impactos projetados das mudanças do clima.
Confira, passo a passo, como ter acesso aos mapas:
Passo 1 – Acesse o site do “Visualizador da INDE” . No campo “Instituição”, clique duas vezes no link da SAE. Todos os cenários aparecerão, bastando selecionar o desejado.
Passo 2 – Na aba “Selecionar”, é possível encontrar os mapas escolhidos. Caso a camada de mudanças climáticas esteja por cima da camada de limite estadual, selecione, com o botão esquerdo do mouse, a camada de mudanças climáticas e arraste-a para baixo.
Passo 3 – Ainda na aba selecionada, clicando com o botão direito do mouse sobre a camada selecionada, é possível alterar a transparência da imagem.
O visualizador ainda oferece legenda e busca de localizações e temas. Para mais informações, ou dúvidas, entre em contato pelo número (61) 3411-4704.

Fonte: Portal Brasil
Publicado no Portal EcoDebate, 19/01/2015

Nenhum comentário: