segunda-feira, 17 de agosto de 2015

URBANIZAÇÃO : VESTIBULAR 100% DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ

AULA DE REVISÃO DO PROJETO VESTIBULAR 100%                   
DISCIPLINA : GEOGRAFIA 
PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan
Tema: Urbanização
Objetivo: Identificar as principais características da urbanização brasileira.
 Prezi Geo – Conceição 06/2013 e Geekie : Urbanização


01- (UEL) Leia o texto a seguir. “Segundo a Globalization and World Cities Study Group & Network, atualmente são reconhecidas mais de 50 cidades globais no planeta, divididas em três grupos, por grau de importância, Alfa, Beta e Gama.
(Adaptado de: INFOESCOLA. Cidades Globais. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2013.) Sobre o conceito de cidade global, assinale a alternativa correta.

(A) Aplica-se à junção de duas ou mais metrópoles nacionais, com elevado tráfego urbano e aéreo internacionais.
(B) Aplica-se às cidades em áreas de Conurbação com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.
(C) Define-se por cidades que possuem elevados índices de emprego e renda e que atraem imigrantes de várias partes do mundo.
(D) Refere-se aos centros de decisão e locais geográficos estratégicos, nos quais a economia mundial é planejada e administrada.
(E) Refere-se a um conjunto de regiões metropolitanas, que formam áreas com maior número de população do planeta.

02- (UEL) Leia o texto a seguir. O espaço urbano é simultaneamente fragmentado e articulado: cada uma de suas partes mantém relações espaciais com as demais, ainda que de intensidade muito variável.
(CORRÊA, R. L. O Espaço Urbano. 4.ed. São Paulo: Ática, 2004. p.7. Série Princípios.)
De acordo com Corrêa, os agentes que fazem e refazem a cidade são os seguintes: os proprietários dos meios de produção, sobretudo os grandes industriais, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os grupos sociais excluídos. Com base nos conhecimentos sobre as dinâmicas desses agentes, considere as afirmativas a seguir.

I. O Estado Capitalista atua de forma complexa e variável tanto no tempo como no espaço, refletindo a dinâmica da sociedade da qual é parte constituinte.
II. O que define a renda pré-capitalista da terra é a renda em trabalho promovida pela ocupação dos espaços da periferia urbana pelos grupos sociais excluídos.
III. Os promotores imobiliários atuam para prevenir a segregação residencial que ocorre nas cidades, promovendo a função social da terra.
IV. Os grandes proprietários industriais e as empresas comerciais atuam sobre o espaço, transformando-o em mercadoria. Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I e II são corretas.                
(B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
(C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.            
(D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
(E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

03- (ACAFE) “As cidades são o principal local onde se dá a reprodução da força de trabalho. Nem toda melhoria das condições de vida é acessível com melhores salários ou com melhor distribuição de renda. Boas condições de vida dependem, frequentemente, de políticas públicas urbanas - transporte, moradia, saneamento, educação, saúde, lazer, iluminação pública, coleta de lixo, segurança. Ou seja, a cidade não fornece apenas o lugar, o suporte ou o chão para essa reprodução social. Suas características e até mesmo a forma com se realizam fazem a diferença”. (Fonte: Revista Fórum, número 73, agosto de 2013).
Analisando o texto, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas.
(    ) A cidade é um espaço complexo, onde diversos interesses estão em jogo: aqueles que dela necessitam para sua reprodução (os trabalhadores) e aqueles que dela retiram lucro (os capitalistas).
(    ) As políticas públicas podem melhorar a vida nas cidades, possibilitando aos que nela vivem uma maior qualidade de vida.
(    ) As políticas públicas citadas no texto se distribuem igualmente pelo espaço urbano de acordo com as condições salariais de seus habitantes, sendo a todos acessíveis.
(    ) O acesso a bens coletivos urbanos é uma forma de distribuição indireta de renda àquela parcela da população que tem na cidade o espaço de reprodução de sua força de trabalho.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) V. F. F. V.            
(B) V. V. F. V.            
(C) F. F. V. V.            
(D) F. V. F. V.              
(E) V. F. V e F.

4- (UNISC) Em relação ao conceito de “cidade global”,assinale a alternativa incorreta.

(A) O número de habitantes nas cidades globais, necessariamente, é igual ou superior a 10 milhões.
(B) As cidades globais são classificadas e distribuídas, ao menos, em três grupos: ‘Alfa’, ‘Beta’ e ‘Gama’.
(C) São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de cidades globais.
(D) As cidades globais também podem ser chamadas de cidades Alfa ou de centros mundiais.
(E) As mais de 50 cidades globais formam uma rede que abrange todos os continentes, exceto a Antártica.

05- (UPF) Um olhar recente sobre o comportamento do processo de urbanização na América Latina permite afirmar que:

(A) Em torno de 80% da população vive em áreas urbanas e apresenta cinco megacidades com mais de cinco milhões de habitantes: Cidade do México, Buenos Aires, Brasília, São Paulo e Montevidéu.
(B) A grande oferta de moradias verificada na última década, resultante de políticas governamentais e empreendimentos privados da construção civil, praticamente eliminou o déficit habitacional, estabelecendo um equilíbrio entre demanda e oferta nesse setor.
(C) O acelerado crescimento econômico do Brasil, verificado na última década, acelerou, também, a taxa de urbanização, a redução do nível de pobreza e a desigualdade econômica, colocando-o entre os primeiros países na igualdade de distribuição de renda, ao lado de Guatemala, Argentina e Uruguai.
(D) Nas últimas décadas, o crescimento demográfico tem se apresentado mais lento. Reduziram, também, o ritmo de crescimento da aglomeração nas grandes metrópoles e o deslocamento do campo para a cidade.
(E) O desenvolvimento sustentável das cidades acompanha a sensível melhoria da qualidade de vida da população, a eliminação da pobreza e da desigualdade e a redução da violência.

06- (FGV-SP) A história da América Latina é a história dos contrastes e semelhanças, das convergências e divergências. A geografia do continente também é assim e pode-se destacar que em boa parte os países latino-americanos se assemelham quanto

(A) À fase da transição demográfica em que vivem, pois, de modo geral, encontram-se no momento inicial que se caracteriza pela redução da mortalidade infantil.
(B) À urbanização que se caracterizou como um processo rápido e desordenado, em geral, relacionado à transferência da população do campo para as cidades.
(C) À forte participação no comércio internacional, sobretudo aqueles países que ultrapassaram a fase de exportação de bens de baixo valor agregado.
(D) Ao atual estágio de desenvolvimento socioeconômico que, desde o início do século XXI, tem se caracterizado pela estagnação.
(E) Ao expressivo crescimento dos Estados como gerencia-dores da economia, após um período, entre os anos de 1980 e 90, de expansão do neoliberalismo.

07- (FGVRJ) Vivemos numa era verdadeiramente global, em que o global se manifesta horizontalmente e não por meio de sistemas de integração verticais, como o Fundo Monetário Internacional e o sistema financeiro. Muito da literatura sobre a globalização foi incapaz de ver que o global se constitui nesses densos ambientes locais. (Saskia Sassen, 13 de agosto de 2011. http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos, a-globalizacao-do-protesto, 758135,0.htm)
Assinale a alternativa que contém uma proposição coerente com os argumentos apresentados no texto:

(A) As metrópoles não apenas sofrem os efeitos da globalização, mas são espaços que produzem a globalização.  
(B) As forças globais, tais como o FMI e os sistemas financeiros, não afetam os ambientes locais, desde que eles sejam densos.  
(C) Na escala global, os agentes operam horizontalmente, enquanto, na escala local, os agentes operam verticalmente.  
(D) A noção de escala global deixou de ter importância em geografia, já que o global só se revela por meio do local.  
(E) A globalização conferiu densidade a todos os ambientes locais, na medida em que suas forças atingem todos os lugares.  

08- (FGV-SP) A urbanização - o aumento da parcela urbana na população total - é inevitável e pode ser positiva. A atual concentração da pobreza, o crescimento das favelas e a ruptura social nas cidades compõem, de fato, um quadro ameaçador. Contudo, nenhum país na era industrial conseguiu atingir um crescimento econômico significativo sem a urbanização. As cidades concentram a pobreza, mas também representam a melhor oportunidade de se escapar dela.
Situação da População Mundial 2007: desencadeando o potencial de crescimento urbano. Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 2007, p. 1.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação coerente com os argumentos do texto:
(A) No mundo contemporâneo, os governos devem substituir políticas públicas voltadas ao meio rural por políticas destinadas ao meio urbano.
(B) A urbanização só terá efeitos positivos nas economias mais pobres se for controlada pelos governos, por meio de políticas de restrição ao êxodo rural.
(C) A concentração populacional em grandes cidades é uma das principais causas da disseminação da pobreza nas sociedades contemporâneas.
(D) Nos países mais pobres, o processo de urbanização é responsável pelo aprofundamento do ciclo vicioso da exclusão econômica e social.
(E) Os benefícios da urbanização não são automáticos, pois há necessidade da contribuição das políticas públicas para que eles se realizem.

09- (UDESC) As primeiras cidades, como Ur e Babilônia, surgiram na Mesopotâmia, nos vales dos rios Tigre e Eufrates no atual Iraque. Acredita-se que, por volta de 2500 a.C., Ur chegou a ter 50 mil  habitantes e Babilônia 80 mil. Sobre o aparecimento e crescimento das cidades, é correto afirmar que:

I. As cidades surgiram no momento em que algumas sociedades passaram a ter condições de produzir alimentos suficientes para garantir a subsistência dos agricultores e abastecer moradores urbanos que, assim, puderam dedicar-se a outras atividades;
II. No desenvolvimento histórico das cidades, elas passaram a ser o lugar por excelência do comércio, do artesanato e, principalmente, passaram a ser o lugar do poder;
III. Depois que a humanidade criou as cidades, elas nunca mais pararam de crescer, sobretudo as cidades ocidentais que, durante a Idade Média, se reproduziram como nunca;
IV. As principais cidades da Antiguidade eram aquelas com um papel político importante. O próprio termo “capital” é derivado do latim caput, que significa “cabeça”;
V. Renascimento urbano é o termo usado para explicar o enorme crescimento das cidades, ocorrido na era Contemporânea; tal era foi marcada pela metropolização das capitais no mundo inteiro. Assinale a alternativa correta.
(A) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.              
(B) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
(C) Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.                
(D) Somente a afirmativa I é verdadeira.
(E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

10- (UNEMAT) “A globalização da produção transformou algumas metrópoles em centros da economia internacional.
Esses centros urbanos formam uma rede urbana por onde transita a maior parte do capital que circula pelos mercados financeiros mundiais. São as empresas sediadas nestes centros que lançam inovações tecnológicas e comandam os serviços especializados para a indústria, como a publicidade e o marketing” (GUIMARÃES et al., 2007).
Como esses centros urbanos são denominados?
(A) Megacidades.                      
(B) Centros Regionais.                        
(C) Cidades Globais.            
(D) Conurbação Urbana.            
(E) Megalópoles.

11- (UNIOESTE) “Se quisermos lançar novos alicerces para a vida urbana, cumpre-nos compreender a natureza histórica da cidade e distinguir, entre as suas funções originais, aquelas que dela emergiram e aquelas que podem ser ainda invocadas. (...) Somente se pudermos projetar essa imagem, seremos capazes de  encontrar uma nova forma para a cidade”. MUNFORD, Lewis. A cidade na história, p. 9/10.
No que concerne a história das cidades no decurso do mundo ocidental, podemos afirmar que

I. No contexto grego, a cidade política chamava-se polis; buscava-se a autarcia, garantia de liberdade e autonomia e o rural não se opunha ao citadino.
II. Resultado de um único centro urbano de poder, o império romano, foi uma “empresa construtora de cidades”, deixando a marca de Roma em diversas partes da Europa, da África do Norte e da Ásia
Menor.
III. No medievo ocidental, o mosteiro era uma espécie de polis; a colônia monástica era uma nova cidadela e mantinha viva a imagem da cidade celestial.
IV. No contexto do século XVIII e XIX, os principais elementos do complexo urbano foram a fábrica, a estrada de ferro e o cortiço. Constituíam em si mesmos, a cidade industrial. A fábrica se torna o núcleo do novo organismo urbano.

(A) As alternativas I e II estão corretas.                      
(B) As alternativas III e IV estão corretas.
(C) Todas as alternativas estão corretas.                  
(D) Todas as alternativas estão incorretas.
(E) As alternativas II, III e IV estão corretas.

12- (UNIOESTE) Sobre as cidades globais, assinale a alternativa correta.

(A) São centros financeiros modernos, que concentram técnica e conhecimento, e independem do tamanho da população, como é o caso de Bruxelas.
(B) Correspondem exclusivamente às capitais políticas dos países desenvolvidos, tendo como exemplo Paris.
(C) Correspondem somente às dez mais populosas cidades do mundo, entre elas está Tóquio.
(D) Estão concentradas nos países desenvolvidos e inexistem no continente africano e na América Latina.
(E) São cidades planejadas que foram criadas no século XX, como Brasília.

13- (UFC) O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanização apresenta características distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmações abaixo sobre essas características.
I. Nos países desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condições de moradia, de serviços e a oferta de emprego.
II. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerada está associada às péssimas condições de vida no campo e à estrutura fundiária concentrada, o que estimula o êxodo rural.
III. Nos países subdesenvolvidos, o rápido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao fenômeno denominado macrocefalia urbana.
IV. Nos países desenvolvidos, a urbanização está relacionada à presença da indústria na cidade e à ausência de técnicas modernas no campo, o que acentuou a migração rural-urbana. Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas II é verdadeira.                  
(B) Apenas I e II são verdadeiras.        
(C) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
(D) Apenas I, II e III são verdadeiras.  
(E) Apenas II, III e IV são verdadeiras.

14- (UNESP) Correlacione os conceitos a seguir:
I. Urbanização II. Rede urbana; III. Hierarquia urbana; IV. Polarização V. Metrópole
 (   ) As aglomerações urbanas mantêm e reforçam laços interdependentes entre si e com outras áreas que elas atraem. Estas áreas que sofrem atração podem, às vezes, pertencer a regiões homogêneas diversas. Estas áreas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regiões, de forma geral, nada mais são que recortes territoriais destas áreas.
(   ) A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços. No esquema atual das relações entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, ao contrário do esquema clássico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequência, com a metrópole regional e nacional.
(   ) O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.
(   ) O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.
(   ) O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação. Vários municípios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupação de resolver os problemas de interesse comum.
A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos e as definições é:

(A) I, II, IV, V, III.      
(B) II, V, I, III, IV.            
(C) IV, III, I, II, V.            
(D) III, IV, I, II, V.              
(E) IV, I, V, II, III.

15- (UFAL) Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir.
1) A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de sub urbanização da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.
2) A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.
3) Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica.
4) A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.
Está (ão) correta(s):

(A) 4 apenas.          
(B) 1 e 2 apenas.              
(C) 1, 2 e 4 apenas.              
(D) 2, 3 e 4 apenas.        
(E) 1, 2, 3 e 4.

16- (UFV) Com relação ao conceito de “rede urbana”, assinale a afirmativa CORRETA:

(A) Constitui um sistema integrado de cidades formado exclusivamente pela infraestrutura de transporte, energia e informação.
(B) Apresenta-se como um conjunto de cidades interdependentes com um núcleo urbano central que articula as atividades econômicas entre elas.
(C) Define um sistema integrado de cidades formado por uma realidade material (rede técnica) e outra imaterial (rede social).
(D) Representa um conjunto de cidades com um sistema integrado a partir dos eixos centrais de distribuição de mercadorias.

17- (UEPB) Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam, respectivamente, Verdadeiras ou Falsas no tocante à relação campo/cidade.

(    ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrícola e concentrar a maior parte das riquezas e da população.
(    ) A urbanização de hoje é mais acelerada em países da África e da Ásia, onde ainda há um predomínio da população rural.
(    ) A urbanização que se iniciou e foi muito intensa nos países desenvolvidos que se industrializavam é mais acelerada, hoje, nas nações subdesenvolvidas.
(    ) A urbanização dos países subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernização dessas sociedades com a mecanização do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.
A seqüência correta das assertivas é

(A) V F F F.              
(B) F F V V.                
(C) V F F V.                  
(D) V V V F.                    
(E) F F F V.

18- (UFSCAR) Com a acelerada urbanização da humanidade e o advento de gigantescas aglomerações urbanas, os especialistas no tema e as organizações internacionais logo criaram novos conceitos para dar conta dessas realidades. Dentre eles, existem os conceitos de megalópole, megacidade e cidade global. A respeito desses conceitos, seria correto afirmar que:
I. Megalópole é uma gigantesca aglomeração urbana, com mais de 10 milhões de habitantes e onde há Conurbação de inúmeras cidades vizinhas.
II. Cidade global é uma imensa área urbana com uma população de no mínimo 10 milhões de habitantes.
III. Megacidade é uma gigantesca aglomeração urbana com no mínimo 10 milhões de habitantes.
IV. Megalópole é uma região superurbanizada onde, numa pequena extensão de um território nacional, se concentram várias cidades milionárias, que possuem uma vida econômica bastante interligada. São verdadeiras as afirmativas:

(A) I e II.                
(B) II e III.              
(C) III e IV.                  
(D) I e IV.                          
(E) II e IV.

19- (UNESP) As previsões de especialistas para 2015 projetam que cerca de 33 cidades do mundo terão, pelo menos, 8 milhões de habitantes ocupando 0,4% da área do planeta. Assinale a alternativa que contém o processo descrito e alguns impactos ambientais importantes dele resultantes.

(A) Envelhecimento da população; favelas; voçoroca.            
(B) Globalização; efeito estufa; assoreamento dos rios.
(C) Urbanização; segregação espacial; enchentes.                
(D) Emigração; chuva ácida; migrações pendulares.
(E) Favelização; secas; erosão eólica.

20- (UNEB) A origem das favelas está relacionada à pobreza e à desigualdade social, contudo, no caso específico do Rio de Janeiro, as favelas surgiram em função da

(A) Transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro, consequência do desenvolvimento da economia cafeeira, o que provocou uma grande inflação e o empobrecimento da população em geral.
(B) Transmigração da Corte portuguesa para o Brasil, que expulsou a elite brasileira de suas propriedades urbanas, forçando a abrigar a nobreza portuguesa, e que desalojou centenas de cariocas de todos os níveis sociais para acomodar as necessidades físicas do novo governo.
(C) Era Mauá, cujo desenvolvimento industrial atraiu a mão de obra de operários oriundos do campo, que, devido às péssimas condições salariais, se concentraram nas áreas mais miseráveis da cidade.
(D) Reforma urbana no centro do Rio de Janeiro, durante a Primeira República, que, inspirada no modelo urbanístico europeu, derrubou casarões coloniais, moradia da população de baixa renda, que passou a buscar abrigo nos morros cariocas.
(E) Política repressiva do regime ditatorial militar, nos anos 60 do século passado, que atuou incisivamente contra a população carente e dos bairros proletários, buscando conter as manifestações e os focos de resistência ao governo.

GABARITO
01- D
02- B
03- B
04- A
05- D
06- B
07- A
08- E
09- B
10- C
11- C
12- A
13- D
14- C
15- E
16- C
17- D
18- C
19- C
20- D

Nenhum comentário: