quarta-feira, 13 de março de 2024

POTENCIAL COLAPSO DA CIRCULAÇÃO DO OCEANO ATLÂNTICO AFETA FORTEMENTE O CLIMA EUROPEU .

Potencial colapso da circulação do Oceano Atlântico afeta fortemente o clima europeu

Em algumas partes da Europa, o colapso da circulação meridional do Atlântico pode levar a uma diminuição de mais de 3°C por dez anos.

Pesquisadores da Universidade de Utrecht simularam com sucesso o colapso da circulação oceânica em larga escala no Oceano Atlântico usando um modelo climático complexo, revelando graves repercussões climáticas globais com a Europa sofrendo o impacto. Eles publicaram suas descobertas na revista científica Science Advances .

 

Da Utrecht University*

circulação meridional do Atlântico é um componente importante no sistema climático global, redistribuindo o calor através do oceano e regulando os climas globais e regionais. Tendências alarmantes indicam um declínio gradual em sua força nas últimas décadas, levantando preocupações de um enfraquecimento abrupto sob condições climáticas futuras.

Os pesquisadores observaram essas mudanças abruptas em modelos climáticos simplificados, mas ainda não usando a última geração de modelos climáticos de última geração.

A equipe de pesquisa, composta por Henk DijkstraMichael Kliphuis e René van Westen, projetou uma simulação na qual eles foram capazes de medir um súbito enfraquecimento da circulação oceânica. Na simulação, eles introduziram uma força de água doce no Oceano Atlântico. Como resultado, a força da circulação diminuiu gradualmente até atingir um ponto crítico e colapsou.

Impacto no clima europeu

“Ficamos impressionados com as respostas transitórias e os impactos climáticos do colapso da circulação do Oceano Atlântico”, diz van Westen. Em sua simulação, o clima europeu esfria cerca de 1oC por década, e algumas regiões até experimentam mais de 3°C de resfriamento por década.

Comparar esses números com a atual taxa de aquecimento global de 0,2°C por década ressalta a natureza sem precedentes dos impactos climáticos durante um evento de gorjeta. “As temperaturas mais frias sobre a Europa podem parecer positivas, mas as repercussões são de longo alcance, com outras regiões experimentando aquecimento acelerado e padrões de precipitação alterados. Além disso, um aumento de 1m no nível do mar europeu é projetado devido ao colapso abrupto da circulação oceânica”, adverte Van Westen.

Sistema de alerta precoce

Abordando a incerteza em torno da proximidade da circulação real do oceano ao seu ponto de inflexão, Dijkstra enfatiza a necessidade de um indicador de alerta precoce baseado em física e mensurável. Dijkstra: “Os registros observacionais atuais são muito curtos para fazer uma estimativa confiável, mas o indicador de alerta precoce mostra que estamos nos movendo na direção do ponto de inflexão”.

A irreversibilidade

Van Westen ressalta a urgência da situação, afirmando: “Uma vez que a circulação do Oceano Atlântico entra em colapso, os impactos climáticos resultantes são quase irreversíveis em escalas de tempo humanas, como nossa pesquisa anterior mostrou. Permanecer longe deste ponto de inflexão é imperativo para evitar consequências devastadoras no clima, na sociedade e no meio ambiente.

Resposta da temperatura da superfície durante o colapso do AMOC

Resposta da temperatura da superfície durante o colapso do AMOC.
(A) tendência anual de temperatura de superfície de 2 m (modelos de 1750 a 1850). Os marcadores indicam tendências não significativas [P 0,05, teste t de dois lados 23(23)]. (B) Semelhante a (A) mas agora para a tendência de temperatura da superfície de 2 m de fevereiro. Os pontos vermelhos indicam cinco cidades diferentes usadas em (C) e (D). Observe as diferentes faixas de barra de cores entre (A) e (B). (C) Diferença de temperatura (com relação ao modelo ano 1600) para cinco cidades diferentes, incluindo a força do AMOC. As tendências são determinadas ao longo dos anos modelo 1750 a 1850 (scaspa amarelo) durante o qual a força do AMOC diminui fortemente. (D) Tendências mensais de temperatura para as cinco cidades diferentes.

Referência;

Nenhum comentário: