quarta-feira, 13 de março de 2024

AQUECIMENTO GLOBAL INTENSIFICA OS RIOS ATMOSFÉRICOS .

Aquecimento global intensifica os rios atmosféricos, artigo de Saima May Sidik

As mudanças climáticas devem intensificar os rios atmosféricos e exacerbar as chuvas extremas em todo o mundo.

A satellite image shows a crescent of clouds (an atmospheric river) stretching from Hawaii to the coast of the U.S. Pacific Northwest.
Em muitas regiões, espera-se que os rios atmosféricos, como o mostrado aqui em verde, aumentem em frequência com as mudanças climáticas. Crédito da imagem: NASA

 

Faixas de vapor de água chamadas rios atmosféricos serpenteiam através da troposfera, movendo a umidade do planeta perto do equador em direção aos polos. Essas vias aéreas são responsáveis por cerca de 20% a 30% da chuva e neve anuais em partes da Europa e dos Estados Unidos e mais de 40% no leste da Ásia durante a estação quente da região.

Prevê-se que as alterações climáticas alterem o tempo e a distribuição dos rios atmosféricos, potencialmente redistribuindo o abastecimento global de água. Zhang et al. usaram um conjunto de modelos climáticos chamados Coupled Model Intercomparison Project Phase 6 (CMIP6) para examinar como a prevalência de rios atmosféricos já mudou e continuará a mudar em um mundo em aquecimento de 1980 a 2099.

aumento da temperatura da superfície continuará a aumentar o teor de umidade no ar, levando a um aumento nos rios atmosféricos em geral, descobriram os pesquisadores.

Globalmente, esses eventos aumentarão 84% entre dezembro e fevereiro e 113% entre junho e agosto sob o uso contínuo de combustíveis fósseis. Sob médias emissões de gases de efeito estufa, elas aumentarão em 34% e 46% durante os mesmos períodos de tempo.

O norte do Oceano Indico verá o aumento mais substancial, com rios atmosféricos dobrando ou talvez até triplicando em frequência. A Groenlândia também verá um aumento pronunciado, com o intervalo entre os rios atmosféricos encolhendo de uma média de 59 dias para entre 30 e 41 dias, dependendo de como o consumo de combustíveis fósseis progride.

Para regiões não acostumadas a receber precipitação pesada, esses deslocamentos podem ser perturbadores. Aumentos repentáveis na precipitação podem sobrecarregar a infraestrutura, levando a inundações prejudiciais. Os impactos potenciais “não devem ser subestimados”, escreveram os pesquisadores. (Journal of Geophysical Research: Atmosphereshttps://doi.org/10.1029/2023JD039359, 2024)

— Saima May Sidik (@saimamaysidik), Escritora de Ciência

Referência:

Sidik, S. M. (2024), The escalating impact of global warming on atmospheric rivers, Eos, 105, https://doi.org/10.1029/2024EO240069.

 

* Este artigo foi publicado originalmente no site EOS e republicado no EcoDebate sob uma licença Creative Commons. Leia aqui a versão original em inglês: https://eos.org/research-spotlights/the-escalating-impact-of-global-warming-on-atmospheric-rivers

 

Se você gostou desse artigo, deixe um comentário. Além disso, compartilhe esse post em suas redes sociais, assim você ajuda a socializar a informação socioambiental ]

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394

Nenhum comentário: