segunda-feira, 17 de maio de 2010

FLORESTA AMAZÔNICA


NOSSA FLORESTA AMAZÔNICA

Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 milhões quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)

Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo", Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

Conhecendo a floresta :

É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta Amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente.

A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento.
Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta.


Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O mesmo vale para os animais. A grande maioria das espécies desta floresta vive nas árvores e são de pequeno e médio porte. Podemos citar como exemplos de animais típicos da floresta amazônica: macacos, cobras, marsupiais, tucanos, pica-paus, roedores, morcegos entre outros. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio Amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes. O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador. Neste tipo de clima, as temperaturas são elevadas e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas) também. Num dia típico na floresta Amazônica, podemos encontrar muito calor durante o dia com chuvas fortes no final da tarde.

Problemas atuais enfrentados pela floresta Amazônica: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.

Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.


Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

Possui três tipos de vegetação, classificadas de acordo com a proximidade em relação aos rios:


• mata de Igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: Vitória-Régia;


• mata de Várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: Seringueira, Jatobá e Maçaranduba.


• mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: Castanha-do-Pará, Caucho e Guaraná.



Também é considerada a mais rica em biodiversidade: em uma área de 2km2 de mata chegam a ser encontradas 300 espécies vegetais diferentes.

LATIFOLIADA - FOLHAS LARGAS
PERENE- SEMPRE VERDE
HIDRÓFILA - ADAPTADAS AO EXCESSO DE ÁGUA
OMBRÓFILA- FLORESTA ÚMIDA








Após a leitura das informações do blog e do vídeo registre:
1- Qual a localização da floresta Amazônica ? (países e estados).
2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
3-Como são os solos da floresta Amazônica ?
4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia ?
6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo .

129 comentários:

Anônimo disse...

1ªR:A floresta amazônica se localiza na região norte,no estado da amazônia.
2ªR:mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
3ªR:O problema mais comum da amazônia é o desmatamento,as queimadas e também chegadas de cientistas de outros países entram na floresta sem a autorização das autoridades brasileiraspara obter amostras de plantas ou espécies animais.
beijos manuela 6ªd nº18

Anônimo disse...

Luca nº20 6ªc

a)região norte do brasil,venezuela,perú,bolivia,suriname,guiana,guiana francesa e equador
b)mata de terra firme,ocupam a maior parte da região,ex:guarana.
mata de várzea,parcialmente inundada,ex:jatobá.
mata de igapó,totalmente alagada,ex:vitória régia.
c)queimadas,secas e desmatamento
d)no futuro,a partir de tudo o que está acontecendo na amazônia,as temperaturas variarão entre 36 e 43 graus celsius,além de que muitos desastres naturais acontecerão,assim como chuvas e seca

Anônimo disse...

a) América do Sul: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no território brasileiro: estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

b)Mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. A mata de igapó é uma mata submersa,mata de várzea é de inundação temporária e a mata de terra firme é a que ocupa a maior parte e não são inundadas.

c)Problemas: Desmatamento, queimada, biopirataria e contaminação do rio.

d)O vídeo fala do que vai acontecer em 2050: O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc, tirando a vida das florestas e dos animais que habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, que é uma região bem mais seca do que as outras. Se mudarmos nosso habito e começar a não poluir, podemos evitar isso.

Bjs Conceição, Vitor Max, nº 34, 6ªC.

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Nº:07
Série: 6ªC

essas são as respostas

pergunta 1-qual a localização da floresta amazônica

resposta: região norte da América do Sul, ela possiu uma extenção de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados nos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

pergunta 2-Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.

resposta:mata igapó:é uma floresta submerça, que fica nos rios Ex: vitória-régia.mata váreza:mata com uma inundação temporaria de composição vegetal variável Ex: Seringueira, jatobá e maçaranduba.Mata de terra firme: ele ocupa a maior parte da floresta qe não esta inundada a sua copa pode reter até 95% da luz solar Ex:castanha-do-pará e caucho guaraná.

Pergunta 3- Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia ?

resposta: as queimadas, o desmatamento e as enchentes

pergunta 4-Elabore uma síntese com as informações do vídeo

resposta:o vídeo fala do dos desastres que aconteceram em 2050 o aquecimento global vai aumentar aumentando os incendios e matando os animais e etc.

Anônimo disse...

Roger 6c n27
a)a mata atlantica se localiza sobre uma imensa cadeia de montanhas,ao longo do litoral brasileiro
b)mata do igapo:floresta submersa,permanentimenti alagada pelos rios
mata varzea:mata de inundaçao temporaria,de composiçao temporaria.
c)os principais problemas sao:o desmatamento,as queimadas que os fazendeiros da regiao provocao e a biopirataria.

d)o video fala que vai acontecer
em 2050 o aquecimento global vai
piorar e com a amazonia quente
os animais e plantas vao morrer
e assim com essas concequencia s da natureza que nos provocamos
a rassa humana vai entrar em extinçao e assim por diante.

Anônimo disse...

A- A floresta amazônica situa-se na região norte da América do sul e esta localizada nos seguintes países:Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. E no brasil está localizada nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

B-*mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

*mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.

*mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

C- Os principais problemas que tem ocorrido na floresta amazônica são os desmatamentos ilegais e as queimadas que na maioria das vezes são executadas para abrir estaço para a plantação de soja.

D- Estamos prestes a entrar na época mais quente do ano e com isso a amazônia continua a sofrer com a seca e o desmatamento esta agravando mais ainda o problema. Muitos refugiados ambientais estão sofrendo com as chuvas, enchentes e temporais que afetam a região sudeste.
Em 2050 nos sofreremos muito com a as temperaturas e problemas ambientais .E o lugar que mais sofrera com problemas ambientais sera a amazônia.
Os solos da amazônia perderão muita água oque fara com que a temperatura aumente de 2Cº A 6ºC, principalmente porque com as queimadas e o desmatamento o aquecimento global poderá aumentar.
Com o aumento de temperatura ha mais secas o que significa mais destruição mais mortes.
Com a morte de plantas o co² contido nela é liberado, e supondo que toda a floresta fosse derrubada o gás carbônico liberado seria o mesmo que o gás produzido pelos pessoas em 15 anos.
E como as arvores utilizam o color para transformá-las em vapor d'água se elas fossem derrubadas a terra sofreria um grande aumento de temperatura.

Maria Fernanda Chemin 22/ 6ªC

Anônimo disse...

A)Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
No brasil esta nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

B)Mata de igapó:
Caracteristicas:floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios.
EX:vitoria regia
Mata de várzea:
Caracteristicas:mata de inundação temporária, de composição vegetal variável.
EX:seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de terra firme:
Caracteristicas:não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura.
EX:castanha-do-pará, caucho e guaraná.

C)1º:Problemas atuais enfrentados pela floresta amazônica: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.

2º:fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo.

3ºOutro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras
de plantas ou espécies animais

4º:Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região.

D)Se nada for feito para combater as condições climaticas em 2050 as temperuturas "normais" sera entre 36°C á 45°C, os fenomenos naturais estarão acontecendo com muito mais frequecia,se continuar assim as floresta amazônia acabara por quemadas,desmatamento e seca,a amazônia vai ser um dos estados que a temperatura mais vai almentar,o solo aumentara de 2°c a 6ºC com o aquecimento global,as arvores comesarão a a morrer por causa que o solo perdeu umidade,entre 15% e 20% da amonia vaão virar savaza.
Murilo lora nº:24 6ªC

Anônimo disse...

a) Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta está presente em território brasileiro nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

b)Mata de igapó, uma floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex. de vegetação: vitória-régia; mata de várzea, mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex. de vegetação: seringueira, jatobá e maçaranduba;mata de terra firme, ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex. de vegetação: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

c)O desmatamento, as queimadas e o contrabando de animais

d) O video fala que no futuro ( em 2050), a terra será um lugar mais violento, com o aumento de temperatura de 2 a 6 graus celsius e cheio de desastres naturais.O aumento de temperatura e devido do aquecimento global e pelo desmatamento que interferiu no ciclo hidrológico O aumento de temperatura causará um aumento do número de queimadas e de 15% a 20% da floresta Amozonica virará savana


Bruno Alexis Morals Huaco
6 C

Anônimo disse...

Para a primeira pergunta, a Amazônia se localiza na região Norte do Brasil e em países vizinhos. Ela está nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. As matas que a compõem são a mata de igapó, a floresta submersa, que tem como exemplo a vitória-régia, a mata de várzea, que é de inundação temporária, e tem como exemplo a seringueira e o jatobá. Por último tem a floresta de terra firme que ocupa a maior parte da região e não é inundada, e tem de exemplo o guaraná.
Os principais problemas na Amazônia são o desmatamento e a instalação de indústrias, principalmente a madeireira.
Mandarei a síntese do vídeo através de outro comentário.

Guilherme Carboni
6ªB
Nº11

Anônimo disse...

Oii, conceição!
Aqui vai minhas respostas:
1)a) Qual a localização da floresta Amazônica ?
R.:Região norte da América do Sul, especificamnte em alguns territórios do Brasil, Venezuela,Colômbi,Peru,Bolívia,
Equador,Suriname,Guiana e Guiana Francesa.Mas, a maior parte da floresta se localiza no Brasil,nos estados do Amazonas,Rondônia,Amapa,Acre,Prá e Roraima.

2)Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
R.:• mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

• mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
• mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

3)Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia?
R.:Com a descoberta do ouro, muitos rios estão sendo contaminados.Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região.Os índios também estão sofrendo com a extração do ouro, pois necessitam de peixes, e da água para sobreviver.Outros problemas são a biopirataria, as queimadas,madereiras que cortam árvores,desmatamento ilegal e predatório.

P.S:Conceição, como eu fiz esse comentário na aula de informática, nao deu tempo de assistir o vídeo, eu irei enviar outro comentário com a sintese do video.

Nathália Rodi-6ªb-nº27

Anônimo disse...

muito interessante!acho que devemos cuidar mais do ambiente e tentar fechar as madereiras que estão em lugares de proteção ambiental.

JOÃO CARLOS 6ªA Nº14

Anônimo disse...

Oi Conceição,

A floresta Amazônica está na região norte da América do Sul,está espalhada pelo Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.As matas que formam a Floresta Amazônica são:

* mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios.Ex:vitória-régia;

* mata de várzea: mata de inundação temporária, com composição vegetal que pode variar.Ex:seringueira, jatobá e maçaranduba.

* mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura.Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

Os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia são:

* O desmatamento ilegal e predatório

* Madereiras que se instalam na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.

* Os fazendeiros que provocam queimadas na floresta para conseguir mais áreas de cultivo.

* A biopirataria.Quer dizer que cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização das autoridades brasileiras, para conseguir amostras de plantas ou espécies animais. Levam elas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois ganhando dinheiro com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias que as matérias-primas tem origem daqui.

Se não combatermos as mudanças climaticas, em 2050 a previsão do tempo não vai ser muito agradável para nós,brasileiros.A Amazônia, junto com uma parte do centro-oeste do Brasil,vai ser a região em que a temperatura mais vai aumentar com o avanço do aquecimento global.As previsões falam entre 2ºC e 6ºC a mais até o fim do século.Esse aumento de temperatura tem 2 motivos: a distância do mar, é que em climas tropicais,quanto mais longe do oceano, mais quente é o lugar.Já que lá vai ficar mais quente,o solo que é bem úmido,vai perder água(esse é o 2º motivo),com pouca água na terra, diminui a evaporação,com pouca evaporação(que ajuda a resfriar o solo) vai aumentar a temparatura.Se o que falam de que a temperatura média da Amazônia vai ficar 6ºC a mais,essa floresta vai começar a morrer.Isso que deve acontecr com a floresta tem até nome, savanização da Amazônia.Estima-se que entre 15% e 20% da floresta Amazônica deve virar savana(que quer dizer floresta com uma vegetação mais seca e mais aberta) até metade desse século.A mesma situação de 2005 com a maior seca que a Amazônia já sofreu, devem acontecer com mais frequência com o aquecimento global.O exesso de calor resseca as plantas fazendo ela ficarem mais inflamáveis,além do mais,com a Amazônia ficando com cada vez mais clareiras, o Sol entra com mais força na mata,a grossa camada de flolhas do chão,que sempre foram muito úmidas,secam, e viram combustível para o fogo,que acabam cuasando mais incêndios, mais incêndios siganificam mais devastação.Pesquisadores já fizeram experiências para verem o limite de água do solo a partir que a flata de água faz as paltas morrerem.Eles estimam que em 2005 cerca de 30% das árvores da Amazônia chegaram perto de morrer por falta d'água.Os cientistas preveem que a Amazônia pode virar uma savana muito desagradável,que pega fogo facilmente e de pouco valor para que vive nela.A Amazônia transformada em cerrado não vai ser uma enorme perda só para quem vive nela.Se toda a Amazônia pegasse fogo, o gás carbônico(C02), a quantidade que seria liberada equivaleria a toda a emissão mundial ao longo de 15 anos.Sem a Amazônia o aquecimento global iria acontecer muito mais rápido,perderíamos o eco sistema mais rico do mundo e ainda por cima fiaríamos sem um dos melhores mecanismo de resfriamento do planeta.Ela pega os raios solares e transforma a metade do calor em vapor d'água, é como se fosse o ar condicionado do mundo,porque assim ela refresca o resto do planeta,15% ou 20% menos vão fazer a maior diferença no sistema de refrigeração do planeta.Ou seja precisamos manter ela em pé para não ficarmos com o ar condicionado do mundo e não morrermos de calor(literalmente).

Bjs,
Ana Luiza de Mendonça Mendes 6ªC Nº1

Vivian Rocha ( 6ª C nº 35) disse...

A Floresta Amazônica localiza-se na região norte da América do Sul. Ela fica espalhada pelos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. No entanto, a maior parte da floresta Amazônica está presente em território brasileiro nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
Mata de Igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios.
Ex.: Vitória-Régia;
Mata de Várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável.
Ex.: Seringueira.
Mata de Terra Firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar).
Ex. guaraná.
Problemas atuais enfrentados pela floresta amazônica:
Desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
Fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo.
Biopirataria na floresta amazônica.
Com a descoberta de ouro na região, muitos rios estão sendo contaminados.
Síntese:
No vídeo mostra como poderão ser as informações do tempo no ano de 2050, de acordo com Carlos Nobre, um dos maiores especialistas em aquecimento global no Brasil, autor dessa previsão climática. Que afirma que o pior cenário estará reservado para a Floresta Amazônica.
A Amazônia junto com parte do centro-oeste é a região do Brasil onde provavelmente as temperaturas mais irão aumentar, com o avanço do aquecimento global. Tornando os ecossistemas da Amazônia mais frágeis. Isso ocorrerá por dois motivos: primeiro, a distância do mar, pois em climas tropicais quanto mais longe do oceano mais quente é a área. O segundo motivo ocorre por ocasião do primeiro, pois se a terra esquentar e a água evaporar, o solo que sempre foi úmido, secará. Se essa previsão ocorrer se chamará savalização, pois se acredita que cerca de 15% e 20% da Amazônia deve virar Savana. Esse é o nome de vegetação mais seca como a do semi- árido. Se por um acaso isto ocorrer mão afetará somente a região e sim todo o planeta, pois a Amazônia e o maior ar acondicionado da terra.

Essas são algumas das previsões para o ano de 2050. Podemos perceber que se a situação não mudar o clima será muito quente, com temperaturas altíssimas. A situação no semi-árido será de uma seca longa e forte. Bastantes catastroveis naturais ocorrerão. Na Amazônia uma seca surgirá e se agravará por causa da destruição, desmatamentos e queimadas naturais de milhares de florestas. Temporais violentos, inundações e deslizamentos ocorrerão principalmente no Sul e Sudeste. Ciclones tropicais no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Norte, com ventos a mais de 100 Km/ h. Com uma média de 40 ° na maioria dos estados. Muita chuva no Rio de Janeiro, que não dão trégua.

Anônimo disse...

Nome:Alexandre Série:6D Nº:01
Olá Conceição,
A: Fica na região norte da América do Sul,nos estados de Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima, e outos países tais como: Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

B:As matas são: mata de várzea, mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.

Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

A outa é a mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

C: Os problemas são: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.

Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais.

D: O vídeo fala que se nós não cuidar com o aquecimendo global, poluições e etc.. vamos ter um grande problema com o futuro.
Em Porto Alegre que normalmente faz 10ºC a 15ºC vai fazer 42°C um absurdo, então a mensagem é que temos que cuidar do planeta ou melhor preservar.

Anônimo disse...

Oi Coinceição.
A mata amazônica se localiza no Norte da América do Sul,ocupando territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Porém a maior parte da mata amazônica se encontra no Brasil nos estados (do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
Mata de igapó:é uma floresta submersa.
Mata de várzea:é uma mata de inundação temporaria.
Mata de terra firme:é a floresta que ocupa a maior parte da mata amazônica.
Os problemas da mata amazônica é o desmatamento,queimadas outro problema é que os ciêntistas istrangeiros exploram a mata sem autorização.

Anônimo disse...

Nome:Augusto Nº03 Série:6ªd

Olá Conceirção,

A)R:Fica na região norte da América do Sul,espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.Nos estados braleiros se localiza nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
B)R:Mata do Igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
Mata de Várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de Terra Firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.Também é considerada a mais rica em biodiversidade: em uma área de 2km2 de mata chegam a ser encontradas 300 espécies vegetais diferentes.
C)R:Problemas atuais enfrentados pela floresta amazônica: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta. Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais.
D)R: Floresta Amazônica
Se nós não cuidarmos da Floresta Amazônica nós vamos a perder,ela serve para muitas coisas para fazer casas,etc.O clima esta muito quente,pois fazia 2 anos que não chove.

Anônimo disse...

Oi Conceição!
A Amazônia se localiza em vários países,os tais são: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.Porém,como fala em seu texto,a maior área se encontra no Brasil,nos estados de:Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

As matas de Igapó, Várzea e de Terra Firme fazem parte da Amazônia Legal,como é denominada pelo governo:
Igapó:é reconhecida pois é uma mata submersa,permanentemente alagada pelo rio,um exemplo de um desses rios é o rio "Vitória-Régia'.
Várzea:ao contrário de Igapó,é inundada temporariamente,de composição vegetal variada.
Terra Firme:Ocupa a maior parte da Amazônia e não é inundada pelas cheias do rio.

Seus principais problemas são : o desmatamento não autorizado,madereiras tirando mais madeira do que podem, queimadas provocadas muitas vezes por fazendeiros,para ampliação das áreas de cultivo e exploração ilegal de estrangeiros,que pegam amostras de plantas e animais.

Síntese do vídeo : estima-se que 15 e 20 % da floresta deve virar savana,ou seja,com um ambiente mais seco e aberto.Em 2050,as temperaturas podem passar dos 40ºC,sendo que as temperaturas mais quentes serão no Sudeste,e um clima mais seco no Nordeste.
As mudanças climáticas irão acontecer constantemente,com muita chuva ou um sol "de matar".
A maior parte da Amazônia irá ser desmatamento,pois até la,poucas árvores vão restar.

Daniel Wippel Lemos / nº7 / 6ªD

Anônimo disse...

Oi Conceição.
A mata amazônica se localiza no Norte da América do Sul em territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa,
mas a maior parte se ocupa no Brasil nos estados estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
Mata de igapó:é uma floresta sbmersa.
Mata de várzea:é uma mata que fica inundada temporariamente.
Mata de terra firme:é a mata que ocupa a maior parte da mata amazônica.
Os problemas atuais da mata sao o desmatamento,queimadas e outro é os cientistas estrangeiros que enxploram sem autorização.
Sintese do video: como podera ser a previsao do tempo a 50 anos,(As secas atingiram o Brasil no Noete e no Nordeste.no sul as temperaturas subiram impressionamente rapido.)
Isso se ninguem nao fazer nada hoje.

Nome:Rafael Espíndola.
Nº:23
Séria:6ªD

Anônimo disse...

Olá Conceição!!
a)Se localiza na Amazônia!
b)Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
A mata de Igapó: é alagada.
A mata de Várzea:é inundada temporariamente.
A mata de Terra Firme: tem formação densa, úmida e escura.
c)São as queimadas provacadas pelos agricultores, a extração de ouro e estrangeiros pegando a matéria-prima da mata!
d)No video mostra como ficará o Brasil e o mundo quando estivermos em 2050, o maior arcondicioado do Planeta será destruido e sotaria o gáz carbonico,aumentaria o aqucimento global principalmente no Brasil na parte Sul e Suldeste, prejudicaria o efeito estufa, o derretimento das calotas polares que aumentaria o nível dos Oceanos e o sol faria incendios na mata como dizem os cientistas.O seu nível de temperatura sera 5 graus acima do normal, a seca do nordeste, ciclone extras tropicais e ventanias fortes em parte do sul. Beijoos Conceição,
Beatriz de Souza - nº4 - 6ªD

Anônimo disse...

Prof Conçeição
Aprendi lendo este texto que a maior parte da floresta amazônica está sendo desmatada para a economia,e para o cultivo de alimentos.A maior parte da floreta amazônica esta situada na Guiana,Guiana francesa,Brasil,Venezuela,Colombia,Peru(ela é encontrada na America Do Sul).Quando os agricultores decobriram que tinha ouro nos rios começaram a poluir os rios usando produtos que agridem o meio ambiente.
O vídeo fala sobre os desastres que acontecerão no futuro e que por causa do aquecimento global o calor aumentará 5°C a mais que o normal, e a amazônia terá várias secas por causa do desmatamento
Nome:Enrike N°:10 Série:6ªD

Anônimo disse...

Oi Conceição,adorei as imagens!

a) Qual a localização da floresta Amazônica ?
R:Ela ocupa alguns territorios como o Brasil,Colombia,Venezuela,Bolívia,Peru,Equador,Suriname,Guina e Guina Francesa.
b) Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
R:Mata de igápo:floresta submersa,permanentemente alagada pelos rios EX:vitoria-régia.
mata de várzea:mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
c) Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia ?
R:a descoberta de ouro na região , muitos rios estão sendo poluidos. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região
d) Elabore uma síntese com as informações do vídeo .
Esse ano vaiser muito quente por causa do enfraquecimento do vento na linha do Equador e o aquecimento em parte do Oceano Pacifico,alem das temperaturas mais quentes do sul e do sudeste o clima ficou mais quente no semi-arido e eles continuam enfrentando uma seca a mais de dois anos.Na Amazonia a seca permanceu agravada pela distruição.
Os deslizamentos e outros continuam acontecendo no sul e suldeste.
Conceição foi isso que eu consegui entender no video.
Anne C. Selbmann Nº2 6ª série D

Anônimo disse...

Eduardo Gealtino de Mello nº08 série:6ªD
Visitei o seu blog e descobri que a Floresta AmazÔnica está situada no norte da América do Sul.
Vi também que a mesma é formada por três matas:Mata de Igapó; Mata de Várzea e Mata de Terra Firme.A 1ª é uma floresta submersa.Ex.:Vitória-régia.A 2ª é uma mata de inundação temporária.Ex.:Seringueira.E a 3ª é a mata que ocupa a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.Ex.:Guaraná.
Os principais problemas enfrentados pela Floresta Amazônica são o desmatamento ilegal e predatório, as queimadas e a biopirataria.
AMAZÔNIA
A população do Brasil e do mundo pode sofrer muito ao decorrer dos anos, um grande exemplo disso é a reportagem do Fantástico que mostra as temperaturas máximas nas capitais do Brasil no próximo verão.Ex.:A Amazônia irá ter de temperatura MAX. 40ºC.

Anônimo disse...

Nome:Yasmin Lima de Brum Nº:29 Série:6ªD
Olá Conceição!
Estive vizitando seu blog e descubri que, a Floresta Amazônica está situada na região norte da America do Sul e que ela é formada por três matas que são: Mata de Igapó,Mata de Várzea e Mata de Terra Firme.
Mata de Igarapó:floresta submersa permanentemente alagada pelos rios;Ex:Vitória Regia
Mata de Várzea:mata de inundação temporária,e de composição vegetal variável; Ex:seringueira.
Mata de Terra Firme:ela ocupa a maior parte da mata e é difícilmente inundada pelos rios.É uma formação densa, escura e úmida(a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da lua solar)Ex:guaraná.
Os principais problemas são:o desmatamento, a extração de madeira e as queimadas que os fazendeiros provocam parab obter mais espaço para suas plantações.

Anônimo disse...

a) Qual a localização da floresta Amazônica?
A mata se localiza na Amazonia
b) Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
Mata do igpó:floresta submera que é inundada peos rios como Vitóri-régia.
Mata de Várzea:mata de inundação temporaria.
Mata de Terra Firme:ocupam a parte da região e não são inumdadas pelas cheias dos rios.
c) Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia
Queimadas,desmatamentos.
d) Elabore uma síntese com as
informações do vídeo.
O video mostra do que vamos ver quando estivermos em 2050,a grande floresta Amazonica corre o rico de ser destruda,aumentando o efeito estufa,causando derretimento das calotas polares,o aumeto dos níveis dos rios.O grande e maior arcondiciona do mundo se for destruida irá entrar com mais força na floresta causando mais calor mais incendios os mairesincendios são causados peos agricultores e pele extraçao de ouro.
Bruna caroline n°6 - 6ºd

Anônimo disse...

a)A floresta Amazônica se localizana nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima. Na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, ela se estende pelos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, entre outros, mais sua maior parte esta no Brasil.
b)mata de igapó:, é sempre alagada pelo rio vitória-régia.
mata de várzea:tem uma grande vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
mata de terra firme: A copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
c) o desmatamento ilegal, predatório.Cortar e vender troncos de árvores nobres.Os fazendeiros provocam queimadas na floresta para almenta as áreas de cultivo (principalmente de soja).
d)Em 2050 o aquecimento global vai piorar muito, com até 5 graus amis do que o normal. O Nordeste tem uma seca de 2 anos.Por causa do desmatamento a amazonia esta com seca.Em 2050 o Brasil vai está no fim com inundações e ventos a cima de 100km por se não fizemos algo as poessoas do mundo vam morreer e as que sobreviverem vam sofrer muito.
nome:michael. nº21 6ªD

Anônimo disse...

oii..!
A) no norte da américa do sul , e ocupando 7 mil quilômetros quadrados da amozônia.
B) mata de igapó: alagada pelos rios,ex:vitória-régia;
mata de várzea: mata de inundação temporária,ex:jatobá e maçaranduba;
mata de terra firme: não são inundadas pelas cheias dos rios,ex:Ex.: castanha-do-pará e guaraná.
C)O desmatamento, as queimadas que os fazenderoa da região provocao e o contrabando de animais.
D)O video fala que no futuro ( em 2050), a temperatura irá almentar de 2 á 6 graus celsius e acontecerá um número maior de queimadas devido á falta de aguá no solo e isso acontecerá pois a temperatura mais elevada vai evaporar a aguá do solo das regiões da amozonas mais longes dos rios ( e contando tambem que o solo já é úmido), e irá diminuir a evaporação, e com este acontecimento , as ávores não terão com se esfriar e almetará mais ainda a temperatura . tambem com a almento da temperatura ,no vídeo fala mais ou menos assim :"o amozônas não pode ser o pulmão do mundo ,mas é o maior ar-condicionado da terra" pois dos raios solares que cai sobre ela metade do calor e transforme em vapor de água.
beijox conceição <3
emily colzani nª9 6ªD

Anônimo disse...

Leonardo H. - Nº15 - 6ªD

a)
Localiza-se na região Norte da América do Sul, no Brasil, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa,Venezuela, Equador, Suriname, Colômbia e Peru. Sendo sua maioria no Brasil, nos Estados do Pará, Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre e Roraima.

b)
São 3: a Mata de Igapó, a Mata de Terra Firme e a Mata de Várzea.
A de Igapó, é uma floresta subemersa que é constantemente alagada por rios. Ex: Vitória-Régia. A Mata de Terra Firme é a que ocupa maior parte da floresta, sendo que não sofre inundações e é uma formação densa úmida e escura. Ex: Guaraná. E por último mas não menos importante a Mata de Várzea, que sofre inundações temporárias e de composição vegetal variável. Ex: Seringueira.

c)
O desmatamento ilegal, as queimadas causadas por fazendeiros para ampliarem seu território de cultivo, a biopirataria no qual cientistas extraem sem autorização do governo para recolherem amostras na amazônia e a contaminação de rios pelo mercúrio usado no garimpo.

d)
O vídeo informa da situação da Floresta Amazônica daqui à 40 anos. Mostrando suas causas e consequências, no caso a Floresta Amazônica será o local mais atingido na América do Sul pois fica longe dos oceanos e quanto mais longe mais quente é e que este rico bioma pode até não ser o "pulmão do mundo", mas é o "ar-condicionado do mundo" pois as plantas e árvores presentes ali não deixem o sol passar até o solo consequentemente odeixando mais úmido. Calcula-se que se realmente 15% ou 20% da Amazônia realmente for queimada devido à falta de água e esta tornar-se uma savana será liberado mais gás carbonico do que toda a humanidade já liberou nos últimos 15 anos.

Anônimo disse...

ola conceiçao,
1=A floresta amazonica se localiza na regiao norte no estado da amazonica.
2=Tem uma terra firme: que nao inunda facilmente quando a enchente.É uma terra umida.Ocupa a maior parte da regiao.ex:guarana.
a mata de varzea:A mata de varzea diferente da mata de terra firme inunda mais temporariamente.EX:seringueira.
Mata de igapo:é uma floresta submersae sempre esta alagada.
EX:vitoria regia.
3=O grande problema da mata atlantica sao as queimadas o desmatamento e os cientistas q vemdefora fazer estudos proibidos de especie de animais e plantas.
Vitor hugo truppel.numero:30 sexta serie c

Amanda Paglia nº 03 3ºA EM disse...

1) Está situada na região norte da américa do sul, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa,sua maior parte está localizada nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima (Brasil)

2)Mata de terra firme que ocupa a maior parte da região,que possui uma formação escura,densa e úmida.
Ex: castanha-do-pará.
Mata de várzea: inundações temporárias ex: seringueira.
mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex: vitória-régia.
3) Existem vários problemas que vem ocorrendo na floresta amazônica como exemplo disso temos o desmatamento, o uso ilegal da madeira, que vergonhosamente a maior parte do consumo desta,é feita pelos próprios brasileiros,a queimada para utilizarem o solo para plantação principalmentre de soja,ciêntistas que pegam amostras de plantas sem autorização do governo e depois vende seus produtos, poluição nos rios devido ao uso de mercúrio pelos garimpeiros e entre outros fatores que causam impactos graves que ameaçam a biodiversidade com a extinção de espécies animais e vegetais,interferindo negativamente no ciclo natural dos rios e aumentando a liberação dos gases.

4)O vídeo faz uma síntese do que provavelmente acontecerá por volta de 2050 estimando que 15 a 20% da mata se transformará em savana devido a todos os problemas que nós seres humanos estamos causando a floresta,a temperatura irá aumentar,consequentemente desequilibrando o ciclo da floresta, estinguindo seu bioma.E os responsáveis somos nós,então devemos parar de simplesmente falar que "temos que nos concientizar" e tomar frente de verdade diminuindo essas atrocidades que cometemos,pois quem sofrerá com todas as consequências que já vem ocorrendo somos nós.

Anônimo disse...

Oi Conceição lendo as informações que:

a) América do Sul: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no território brasileiro: estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

b)Mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. A mata de igapó é uma mata submersa,mata de várzea é de inundação temporária e a mata de terra firme é a que ocupa a maior parte e não são inundadas.

c)Problemas: Desmatamento, queimada, biopirataria e contaminação do rio.

d)O vídeo fala do que vai acontecer em 2050: O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc, tirando a vida das florestas e dos animais que habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, que é uma região bem mais seca do que as outras. Se mudarmos nosso habito e começar a não poluir, podemos evitar isso.

Bjxxxxx Thaianny_n°28_ 6ªC

Anônimo disse...

a) Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta está presente em território brasileiro nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

B) mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios.Ex:vitória-régia;



c)queimadas,secas e desmatamento

d)O vídeo fala do que vai acontecer em 2050: O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc, tirando a vida das florestas e dos animais que habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, que é uma região bem mais seca do que as outras. Se mudarmos nosso habito e começar a não poluir, podemos evitar isso.

Luis Henrique num:21 serie:6c

Anônimo disse...

nome:André Felipe trindade
número:2 6 série:c


a) Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta está presente em território brasileiro nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.e na região norte,no estado da amazônia.

b)B)R:Mata do Igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.

c)as queimadas, o desmatamento e as enchentes

d)o vídeo fala do dos desastres que aconteceram em 2050 o aquecimento global vai aumentar aumentando os incendios e matando os animais

Anônimo disse...

Guilherme Luiz n°13 6ªB


A) Na região norte da América do Sul, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).

B) A mata do igapó (exemplo: vitória-régia), mata de várzea (exemplo: seringueira) e mata de terra firme (exemplo: castanha-do-pará). Caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, situadas bem próximas umas das outras (floresta fechada). Como o clima na região é quente e úmido, as árvores possuem folhas grandes e largas.

C) Os principais problemas que tem ocorrido na floresta Amazônica é o desmatamento ilegal e predatório ( arvores cortadas, queimadas,biopirataria).

D) Na Amazônia a seca permanece agravada pelas destruições de milhares hectares de floresta de incêndios naturais.E La tem as maiores temperaturas do Brasil variarão entre 36 e 43 graus Celsius. Carlos Nobre fala da previsão de 2050, o pior cenário previsto por ele é a floresta amazônica por causa do aquecimento global, porque ela tem elevadas temperaturas deixando a floresta mais frágil. O solo sempre foi muito úmido mas agora com pouca água na terra ira diminuir a evaporação, como a evaporação ajuda esfriar a superfície, sem ela os termômetros sobem ainda mais; então essa floresta vai começar a morre e já tem até nome savanização da Amazônia, e tem estimativa que 15% ou 20% da floresta pode virar savana ou seja uma região com mais vegetação seca e aberta!

Guilherme Luiz n°13 6ªB

Lucas disse...

1- Localiza-se em vários países, como Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte dela localiza-se no Brasil,nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
2- Possui três tipos de vegetação: -Mata de igapó: No qual é permanentemente alagada pelos rios. Ex: Vitória Régia
-Mata de Várzea: Mata de inundação temporária, localiza-se entre a mata de terra firme e a mata de igapó. Ex: Seringueira
-Mata de Terra Firme: Não é alagada pelos rios e ocupa a maior parte do território da mata. Ex: Guaraná
3- A Floresta Amazônica enfrenta diversos problemas: a biopirataria, aonde cientistas estrangeiros roubam amostras de plantas e outras espécias, registrando patente e fazendo o país ter que pagar por algo que cresce em seu território. O desmatamento, principalmente para a plantação de soja, que a cada ano só aumenta. As queimadas, numa tentativa de limpar o solo e que no fim só acaba piorando. E a contaminação de seus rios principalmente através do mercúrio usado no garimpo de ouro.
4- O vídeo mostra que se nada for feito para conter este aquecimento global, não só o Brasil mas como todo o mundo será afetado, por fenômenos como as secas extremas e constantes, os mega el-niños e o aquecimento dos oceanos. Relata que a Amazônia é o local com o pior cenário em relação a este desmatamento, por ser um ecossistema muito frágil, sendo o local aonde a temperatura pode aumentar entre 2 a 6 graus celsius. A distância do mar é um dos agravantes, sendo afetada pela continentalidade. Até meados deste século, é capaz que a Amazônia vire uma Savana, devido as secas e ao ressecamento do solo e a morte das árvores.

Lucas Baixo 3º B

Anônimo disse...

Nome: Raquel Zaguini Furtado / nº 24 / série : 6ªD / a) A floresta Amazônica se localiza na região norte da América do Sul, no Amazonas (maior parte se encontra no Brasil), Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equuador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. b)A mata de Igapó é alagada, a mata de Terra firme é úmida e escura, e a de e a mata de Várzea é inundada as vezes. c) Um dos principais problemas que está acontecendo, é o desmatamento ilegal, muitos fazendeiros queimam as árvores para criar mais área na criação de gados e de soja. E isso continua acontecendo até hoje. d) O vídeo fala que, o clima está aumentando, principalmente por causa do aquecimento global. E isso além de criar consequenciaspara nós brasileiros, também vai prejudicar outros países, porque ela não faz só parte do Brasil.

Beijão Conceição.

Anônimo disse...

1)Brasil,Venezuela,Colombia,Peru,Bolívia,Equador,Suriname,Guiana e Guiana Francesa.E mais alguns estados brasileiros:Amazônia,Amapa,Rondônia,Acre,Pará e Roraima

2)Mata de Igaipó:Terrenos baixos e proximos de rios que são geralmente inundados Ex: Vitória Régia
Mata de Várzea:A vegetação de várzea é inundada na época das cheias Ex:Seringueira,Jatobá e Maçaranduba
Mata de Terra Firme:Nunca sofre inundaçôes,ocupa mais de 80% da floresta amazônica e a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar Ex:Castanha do Pará,Caucho e Guaraná

3)Um dos príncipais problemas que a floresta tem é o desmatamento ilegal,queimadas que os fazendeiros provocam para ampliar suas áreas de cultivo e cientistas estrangeiros que invadem a floresta sem permição atras de amostras levam para o seu país e patenteiam,saem lucrando e no futuro o Brasil terá de pagar para usar.

4) Conceição,no meu computador o video nao está aparecendo

Leonardo Nº19 6C

Victória / Nº 31 / 6ª C disse...

a) Qual a localização da floresta Amazônica ?
A floresta amazônica se localiza no Amazônas, e em alguns países da América do Sul.

b) Quais as matas que formam a floresta Amazônica ?
Mata de várzea: Esta mata se inunda com frequencia. Ex. Seringueira, Jatoba.

Mata de terra firme: A mata de terra firme ocupa a maior da floresta, não são inundadas pelas cheias. Ex. guaraná.

Mata de igapó: É uma floresta alagada permanentemente. Ex. Vitória-régia.

c) Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia ?
Os principais problemas são o desmatamento,as queimadas e a biopirataria. Biopirataria é quando uma pessoa vem do estrangeiro, para a Amazônia e leva amostras de plantas e animais para seus países, para desenvolver substâncias, patentiam e ganham lucro a partir disso, e depois o Brasil precisa pagar para usar as substâmcias feitas a partir da sua própria matéria-prima.

d) O vídeo fala do que pode acontecer em 2050 se o nível de desmatamento e de queimadas na Amazônia continuar alto, e isso pode fazer com que espécies que já estão em extinção sumam de vez, e fazer com que outras espécies entrem em extinção.

Anônimo disse...

Olá Conçeição,vou dar minhas respostas:

A)Brasil,Colômbia,Venezuela,Peru,Bolívia,Equador,Suriname,Guiana e Guiana Francesa,sendo a maior parte dentro do território brasileiro(estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
B)Mata do Igapó,mata da Várzea e mata da terra firme.
Mata do Igapó:Floresta submersa,permanentemente alagada por rios.Ex:vitória-régia
Mata da Várzea:Mata de inundação temporária,de composição vegetal variável.Ex:seringueira
Mata de terra firme:é uma formação densa,úmida e escura(a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar).Ex:castanha-do-pará
C)Desmatamento causados pelas madereiras,queimadas,biopirataria,rios contaminados etc...
D)Em 2050,é provável que nossa temperatura aumente,mas mais ainda na Amazônia,a temperatura eleveda pode levar a Amazônia a sua destruição,por causa da seca e dos incêndios causados pela alta temperatura,e isso fará as plantas morrerem e os rios secarem.

Gabriel Eduardo Nº7
6ªB

Anônimo disse...

Oi Conceição!

Abaixo segue as minhas respostas.

a) A Floresta Amazônica localiza-se no norte da América do Sul. Espalhadas por territórios do Brasil. A maior parte da floresta está localizada em território brasileiro: Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

b) Mata de igapó: floresta submersa, permanente alaga pelos rios. Ex.: vitória-régia.
Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. Ex.: castanha-do-pará
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira.

c) Os principais problemas que ocorrem na Amazônia são: o desmatamento, a contaminação dos rios e dos peixes com mercúrio, as queimadas e a biopirataria.

d) O vídeo fala do que pode acontecer em 2050: o aquecimento global, causando incêndios, secas, matando as pessoas e animais que vivem ali. Também com o aquecimento, 15% e 20 % da Amazônia vai virar savana, que é um tipo de vegetação mais seca e aberta, como o cerrado. Mas, não é só a população da Amazônia que vai ser prejudicada e também todos nós, pois ficaríamos sem um dos melhores mecanismos de resfriamento do Planeta. Sendo assim podemos dizer que ela é o “ar condicionado” da Terra.

Beijos.
Gabriela Lunardelli Nº08 6ªA

Anônimo disse...

Olá Conceição

Como dito em meu outro comentário, agora vou passar a sístese do vídeo sobre a Amazônia.

O vídeo mostra como pode ser a Amazônia daqui a muito tempo, ela poderá ter secas por causa do desmatamento e das queimadas naturais, sendo que no futuro a máxima em Manaus será de 40 graus celsius, e em Palmas a temperatura poderá chegar a 43 graus. Até o ano de 2050, entre 15 e 20% da Amazônia deve virar uma savana, e sem a Amazônia o aquecimento global tornaria-se ainda mais grave.

Guilherme Carboni
6ªB
Nº11

Anônimo disse...

a)A floresta Amazônica se localiza na região norte do Brasil,Venezuela,Peru,Bolivia,Suriname,Guiana,Guiana Francesa e Equador.
b)mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.
mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.:jatobá.
mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.:guaraná.
c)desmatamento ilegal e predatório,queimadas,biopirataria,e contaminação dos rios.
d)O vídeo mostra o que vai acontecer em 2050:o aquecimento global aumentará,o clima fica ainda mais seco no semi árido ,o vento vai ser de mais de 100 km,a secas serão mais estremas no Nordeste.O pior cenário está reservado para a Amazônia, 15 a 20% deve virar savana,a savana é um local onde pega fogo muito fácil.Ou seja sem a Amazônia o aquecimento global será mais acelerado,e poderiamos perder o ecossistema mais rico do mundo.
Beijos Conceição!
Fernanda 6ªA n°4

Anônimo disse...

Oi Conceição,

a) A floresta Amazônica é espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Peru,Colômbia,Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Mas a maior parte da floresta está presente em território brasileiro.
b) Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira.
Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.Ex.: castanha-do-pará.
c) No estado do Pará,descobriram que havia ouro e por isso muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, que está contaminando os rios e peixes da região.
O desmatamento ilegal e predatório, é outro problema que se encontra na floresta Amazônica.
E também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
d) O vídeo fala que em 2050 o aquecimento global vai aumentar, causando secas e incêndios, que tirarão a vida de muitos animais e pessoas que habitam a floresta Amazônica.

Luiza Candido Malburg Nº 20 6ªA

Bia Mello disse...

a)Qual a localização da floresta Amazônica?
A floresta se encontra na região norte da América do Sul, nos territórios dos países do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
b) Quais as matas que formam a floresta Amazônica? Suas principais características? Dê um exemplo para cada mata.
1 - Mata de Igapó: Floresta permanentemente alagada pelos rios. Ex: Vitória Régia.
2 - Mata de Várzea: Inundação temporária. Ex: Jatobá.
3 - mata de terra firme: ocupa a maior parte da região e não são inundadas. Ex: Guaraná
c) Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia?
Rios sendo contaminados, biopirataria, queimadas e desmatamento.
d) Elabore uma síntese com as informações do vídeo
O vídeo fala que em 2050 as catástrofes naturais serão maiores devido ao aquecimento global. As temperaturas irão variar muito entre 36º á 48º Celsius. As florestas irão sofrer muitas queimadas, secas, animais e plantas deixaram de existir. Estima-se que a Amazônia perdera de 15% a 20% do território e virara savana.Temos que começar mudar nosso hábito de poluir o meio ambiente e esperar que 2050 não ocorra esses caos.
Beijos Conceição, adorei o tema. Beatriz Pelegrini Mello nº. 5 6ªD

PS:Conceição meu comentário da Divisão Regional do Brasil é o 2º contando de cima pra baixo.(penultimo)(nao ganhei meus 3 pontos :( )

Anônimo disse...

Gabriel Martins Nº08 6ªB


1R:A floresta amazônica se localiza na região norte,no estado da amazônia.
2R:mata do igapo:floresta submersa,permanentimenti alagada pelos rios
mata varzea:mata de inundaçao temporaria,de composiçao temporaria.
3R:Um dos príncipais problemas que a floresta tem é o desmatamento ilegal,queimadas que os fazendeiros provocam para ampliar suas áreas de cultivo e cientistas estrangeiros que invadem a floresta sem permição atras de amostras levam para o seu país e patenteiam,saem lucrando e no futuro o Brasil terá de pagar para usar.
4R:O vídeo mostra o que vai acontecer em 2050:o aquecimento global aumentará,o clima fica ainda mais seco no semi árido ,o vento vai ser de mais de 100 km,a secas serão mais estremas no Nordeste.O pior cenário está reservado para a Amazônia, 15 a 20% deve virar savana,a savana é um local onde pega fogo muito fácil.Ou seja sem a Amazônia o aquecimento global será mais acelerado,e poderiamos perder o ecossistema mais rico do mundo.

Anônimo disse...

a)Se localiza em partes da américa do sul :Bolivia , Venezuela ,Peru ,Equador , Guiana e Guiana Francesa.

b)Mata de terra firme:bastante regioes são inundadas devido as cheias,tem uma vasta extenção sobre essas terras,é uma mata muito fechada com isso umida devido a luz do sol que não chega até o solo.Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
Mata Várzea:Inundação temporária , tem um variado tipo de plantas:Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de igapó:floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios.Tem plantas aquáticas Ex.: vitória-régia.

c)Os problemas mas comuns da Amazonia são sem dúvida o desmatamento e as queimadas eles prejudicam as árvores e plantas quando derrubam o cortam o gás carbônico (cO2)que estava dentro das plantas sobe para a camada de ôzonio prejudicando-a.

d)O vídeo retrata sobre ops problemas que estão acontecendo devido a poluição que afeta a Floresta amazônica.
Com isso em 2050 as temperaturas vão aumentar e não vai haver mais humidade na vegetação irá pegar fogo transformando ela em um cerrado.
Toda essa queimada vai liberar todo cO2 da vetação , tirando a maioria da camada de ôzonio do planeta.

Taissa Nº28 6ªb

Giovanna / nº 10 / 6ªC disse...

a)Qual a localização da floresta Amazônica ?
Localiza-se na região norte do Brasil , Venezuela , Colômbia , Peru ,Bolívia , Equador , Suriname , Guiana , Guiana Francesa.

b) Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.

Mata de Igapó: é uma floresta submersa, que está sempre alagada pelos rios. Ex.: Vitória-régia.

Mata de Várzea :é uma mata que se inunda temporariamente e tem uma vegetação variável Ex.: maçaranduba e seringueira.

Mata de terra firme :essa mata ocupa a maior parte da Amazônia . E nunca inundam. Tem uma formação densa , umida e escura Ex.:Castanha-do-pará e guaraná

c) Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia ?

Os principais problemas são as queimadas , o desmatamento e a biopirataria.

d) Elabore uma síntese com as informações do vídeo .

O vídeo fala sobre os problemas enfrentados pela amazônia entre eles o desmatamento e as queimadas e fala também do que restara se o rítimo de destruição continuar assim.

Anônimo disse...

Olá!!!

Segue em anexo minhas respostas.

a)A floresta Amazônica é localizada na região norte da América do sul, espalhada em territórios do Brasil com: Amazonas,Amapá,Roraima,Acre e outros.Também está espalhada em territórios como da Venezuela,Bolívia,Colômbia,Peru e outros.
b)Mata de Igapó: Floresta permanentimente alagada pelos rios, submersa.Ex: Vitória-régia.
Mata de Várzea: Mata de temporária inundação,de composição vegetal variável. Ex:Seringueira.
Mata de terra firme:É a maior da região, e não é alagada pelas cheias dos rios. Ex:Guaraná
c)Os principais problemas que tem ocorrido na Amazonia são as queimadas,o desmatamento,a biopirataria e a contaminação de rios com o mercúrio utilizado no garimpo.
d)O vídeo, mostra mais ou menos como vão ser as temperaturas em 2050.Elas podem crescer de 2°C a 6°C.Com o aumento das temperaturas a Amazônia pode virar uma savana, com vegetação mais aberta e seca,causando também muitas queimadas e secas.

Beijos
Mariana Beatriz Thomsen Nº24 6ªA

Anônimo disse...

olá conceição,

Este assunto sobre a floresta amazônica é muito interessante.O texto me trouxe novas informações sobre esse bioma, como por exemplo:

*essa mata foi chamada de pulmão do mundo por um tempo, mas depois se descobriu que as algas fazem um processo melhor para expelir o oxigênio.

*o solo possui um fina camada de nutrientes e por isso ele não é tão rico.

*há uma grande quantidade de chuvas nessa região, então elas colaboram para o desenvolvimento da mata.

*existe uma grande quantidade de peixes e outros mamíferos, como macacos, cobras, tucanos e etc.

Além disso existem muitas outras aprendizagens que fiz.

a) Qual a localização da floresta Amazônica ?
R.:A floresta Amazônica se localiza na região norte d América do Sul,ocupando uma parte de alguns países como:Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, e no Brasil esta situada nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima

b) Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas
principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
R.: As matas são:
*mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
* mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
*mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.:guaraná.

c) Quais são os principais problemas tem ocorrido na
Amazônia ?
R.:
1:desmatamento ilegal e predatório
2:queimadas que prejudicam o desenvolvimento da mata.
3:biopirataria,esse acontecimento ocorre quando cientitas de outros países entram em nosso território, pegam plantas, fazem substancias e depois temos que pagar por essa substancia sendo que o elemento que deu origem a ela vem do nosso território.
4:os rios estão sendo sendo contaminados devido a descoberta que nessa região existe ouro, então os garimpeiros usam produtos químicos que acabam afetando o rio e os seres que precisam dele para a sua sobrevivencia.

d) Elabore uma síntese com as informações do vídeo.
R.:Esse vídeo nos mostra o que se está prevendo para o ano de 2050, segundo a previsão, para nós humanos e todos os outros seres, esse acontecimento não será bom, pois a floresta Amazônica e outros lugares sofreram secas, queimadas, e outros desastres naturais devido ao aquecimento global, além desses acontecimentos pode ocorrer de parte da floresta Amazônica virar savana.Há dois motivos para que na nessa floresta a situação seja pior,1ª devido a distancia do mar e 2ªo solo não ficará tão húmido como sempre então a vegetação não conseguirá absorver a quantidade de água que precisa e as plantas não conseguirão se expandir como fazem hoje em dia.Então temos que ajudar o planeta agora em quanto ainda dá tempo de salvá-lo.

nome:Maria Eduarda Mafra,série:6ª B,n°:22

Anônimo disse...

Eduardo Cshmitz Rodrigues
N° 06
6ªC

1)Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

2)a mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios, ex: vitória-régia;a mata de várzea: mata de inundação temporária, ex:maçaranduba; a mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios, ex: guaraná.

3)Os problemas que estão acontecendo na amazônia são: Queimadas, biopirataria, secas e desmatamento.

4)O vídeo fala sobre 2050: como irá acontecder com a floresta se não cuidarmos.
Se nõa cuidarmos dela as temperaturas irão aumentar bastante, irão acontecer mais secas, incendios... tirando a vidas dos seres que alí habitam.

João Guilherme disse...

Oi Conceição,lendo sua postagem percebi:
a) América do Sul: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no território brasileiro: estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

b)Mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. A mata de igapó é uma mata submersa,mata de várzea é de inundação temporária e a mata de terra firme é a que ocupa a maior parte e não são inundadas.

c)Problemas: Desmatamento, queimada, biopirataria e contaminação do rio.

d)O vídeo fala do que vai acontecer em 2050: O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc, tirando a vida das florestas e dos animais que habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, que é uma região bem mais seca do que as outras. Se mudarmos nosso habito e começar a não poluir, podemos evitar isso.

Adorei sua postagem, bjs
João Guilherme,n°13 6ªsérieC

Anônimo disse...

1)a floresta amazonica se situa no norte da amazonia
2)MATA DE TERRA FIRME:O a maior parte da regiao e nao sao inundadas pelas cheias (a copa das arvores forma um telhado que pode reter ate 95 porcento da luz solar).ex:castanha-dpara,caucho e guarana.
mata de varzea:mata de inundaçao temporaria,de composiçao vegetao variavel.ex:seringueira,jatoba e maçaranduba.
mata de igapo:floresta submersa,permanentimenti alagada pelos rios.ex:vitoria regia.
3)
desmatamento ilegal e predatorio.
madereiras instalam-se na regiao para cortar e vender troncos de arvores nobres.
fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliaçao de areas de cultivo.
biopiratariana floresta ama zonica.
d)esse ano vai ser muito quente por causa do enfraquecimento em parte do oceano pacifico,alrm das temperaturas mais quentes do sul e do sudeste o clima ficou mais quente no semi-arido e eles continuam enfrentando uma seca a
mais de 2 anos.

Anônimo disse...

a)R:Américado Sul: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro:estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

b)R:• mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

• mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba;

• mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

c)R:- Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
-Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
-Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
-Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

d)R: Conceição não consegui assistir o video.

Gustavo Estevão da Silva
nº:11 6ªA

Anônimo disse...

conçeição aqui esta a segunda parte do meu comentário que é sobre a sintese do vídeo:
Achei muito interesante pois mostra as verdaderas tragédias que estão acontecendo na Amazônia um dos biomas mais importantes do mundo.O prblema mais comum lá é as queimadas,que destroem milhares de árvores que dão lugares a grandes pastagens que não ajudam nada no processo de crecsimento das árvores.Além de que as pessoas aumentam as queimadas.
Conceição amo seu blog ele é muito informativo e me ajuda a estudar
BEIJOCAS Manuela nº18 6ªD

Maria Christina disse...

a. A Floresta Amazônica faz parte da Região Norte do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
b. A Floresta Amazônica é constituída por 3 matas. Matas de terra firme,Matas de várzea,Matas de igapós. As matas de terra firme ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura. Por exemplo,castanha-do-pará, caucho e guaraná. As matas de várzea em determinada época do ano, tem uma inundação temporária, de composição vegetal variável. É ao mesmo tempo uma coisa boa e uma coisa ruim para aqueles que moram ali perto. Pois ao mesmo tempo em que prejudicam as casas, essa enchente deixa o solo mais fértil. Por exemplo: seringueira, jatobá e maçaranduba. Já as matas de iguapós, é uma floresta submersa, alagada pelos rios, semelhante a mata de terra firme, porém, sua diferença é que uma é alagada sempre, e a outra não. Exemplo: vitória-régia.
c. Estamos tendo muitos problemas, podemos destacar o desmatamento ilegal e predatório e queimadas, que podem levar a um desiquilíbrio no ecossistema, colocando a vida da floresta em risco. Outro problema que podemos destacar, é a biopirataria, onde outros países pegam substancias da amazônia para fazer estudos, e futuramente, lucrar com as descobertas. Também tem o problema do mercúrio dos garimpeiros, que estão poluindo os rios que são essenciais para a sobrevivencia de algumas tribos.
d. O vídeo mostra como seria a previsão do tempo daqui 40 anos. Se tudo continuar do jeito que está, teríamos ciclones, enchentes, deslizamentos, tempestades, tempetarutas de aproximadamente 40º no sul, e muita seca no nordeste. E, segundo os estudos, a amazônia poderia se tornar mais frágil do que já é atualmente. As maiores mudanças de clima, supostamente, vão acontecer na América do sul, e principalmente na Amazônia. E isso aconteceria por dois motivos, um deles, é a grande distancia do mar, pois quantos mais distante, mais quente. O segundo motivo, é que ficando mais quente, o solo, que sempre foi muito úmido, vai perder água. Com pouca água, diminui a evaporação, sem ela, os termômetros sobem ainda mais.
De acordo com os estudos, a amazônia pode ter grande parte transformada em savana, semelhante ao cerrado. E pode enfrentar secas iguais ou piores a que tivemos em 2005. Com todos esses incêndios, e possíveis, futuros incêndios, se toda a amazônio fosse destruida, elas liberariam CO2 equivalente a 15 de emissão de todo o planeta. Sem a amazônia, o aquecimento global seria muito pior. A Amazônia pode não ser o pulmão do mundo, mas é o maior 'refrigerador'. Isso acontece quando a floresta transforma o calor, em vapor, resfriando o 'clima'. E mesmo que se destrua 15 ou 20% já vai fazer muita falta no sistema de refrigeração do planeta.

Maria Christina Magalhães Corrêa
3º ano B número 23.

Anônimo disse...

Sitese do vídeo:
o video fala sobre problemas que poderão ocorrer no futuro no planteta Terra, que é o aquecimento global, que se agrava a cada momento nos desmatamentos e queimadas de vegetações.Além do clima mudar totalmente e ficar muito quente , um dos lugares que estarão mais afetados é a Floresta Amazônica.Ocorrerá uma mudança de cenario, que tem nome : Savanização,o que significa que a floresta cheia de vegetações , verde e cheia de vida irá se transformar em uma savana(vegetação mais seca e mais aberta)Secas e devastações ocorrerão mais facilmente...
Respostas:
1) Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no território brasileiro:Amazonas,Pará,Roraima,Rondônia,Acre,Amapá,Maranhão,Tocantins e parte do Mato Grosso
2)b)Mata de igapó: é uma floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex. de vegetação: vitória-régia.Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex. de vegetação: seringueira, jatobá e maçaranduba.Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura .Ex. de vegetação: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
Beijos conceição ,parabéns seu blog está muito legal!*--*

Laura Sahd Bernz, nº18, 6ªC

Anônimo disse...

C- Os problemas que tem ocorrido da amazonia são:
- O desmatamento ilegal e predatório
- Venda de trocos das árvores nobres.
-fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo
-Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais.
-Extração de ouro, muitos rios estão sendo contaminados.
Laura Sahd Bernz nº18, 6ªC

Bom dia disse...

1 A floresta se localiza:no Brasil,Venezuela,Colômbia,Equador,Guiana,Guiana Francesa,Peru,Suriname.2-Mata de terra firme: cobre a maior parte da região  é a uica que nao enche de água.Mata de igapó : sao folhas exemplo:vitória régiaMata de várzea:sempre tem inundação.
3-o problema que mais agride a amazonia e o desmatamento,as queimas.Alguns paises mandam cientista para explorar a floresta sem permisão.

beeijooss Martina 6d numero:19

Unknown disse...

Oi Conceição
Desculpe eu só responder agora, mas é que eu tava meio confuso e nervoso com a maratona de matematica.
Então lá vai:
a) A Floresta Amazonica situa-se na Região Norte da América do sul espalhada entre o Brasil (maior parte), Venezuela, Colombia, Peru, Bolivia, Equador, Suriname. Guiana e Guiana Francesa.
B) É COMPOSTA POR 3 TIPOS DE mATAS:
Mata de Várzea: area de inundação temporária. Ex Seringueira.
Mata de Terra Firme: densa, úmida e escura é a mata mais rica em biodiversidade. Ex Guaraná.
Mata de Iguapó:mata submersa. Ex: vitória régia.
c) Os maiores problemas enfrentados na Amazonia hoje são: desmatamento ilegal e predatorio.
as queimadas para ampliação de area de cultivo e a biopirataria que são os cientistas estrangeiros que veem e levam para fora amostras de nossa flora pçara pesquisa sem autorização.
Quanto ao video fiquei bastante assustado em saber que muito breve a Amazonia pode virar uma Savana e assim colaborar de forma grave para o aquecimento global,pois ocorrerão incendios naturais que destruirão a floresta. Hoje a Amazonia é o ar condicionado do mundo resfriando a Terra devido a grande evaporação da agua da chuva. se a floresta se acabar o calor aumentara causando a morte de muitas especies, da vida e de nós.Precisamos todos lutar pela Amazonia.
Lucas Romaniello Costa nº19 6ºB Grupo: TBBT

Jess disse...

1) Em sua maioria localiza-se em território brasileiro e ocupa aproximadamente 58,5% da superfície do País, abrangendo os Estados de Amazonas, Pará, Acre, Maranhão, Mato-Grosso, Tocantins, Amapá, Rondônia e Roraima. A denominada Amazônia Legal tem uma extensão próxima dos 4,982 milhões de quilômetros quadrados (o Brasil inteiro tem aproximadamente 8,547 milhões) e abriga pouco mais de 10% da população total do País. Sua superfície é atravessada pela linha do Equador e se estende por oito países – Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guiana – e também pela Guiana Francesa.

2) - mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

-mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba

- mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
Também é considerada a mais rica em biodiversidade: em uma área de 2km2 de mata chegam a ser encontradas 300 espécies vegetais diferentes.

- mata dos cocais: limita a Caatinga da floresta amazônica.. possui biodiversidade baixa e ecossistema estável

3)Queimadas; Destruição da biodiversidade; Desmatamento; Genocídio e etnocídio das nações indígenas;Erosão e empobrecimento dos solos;Diminuição dos índices pluviométricos;
4)O vídeo mostra o que acontecerá em 2050: Os solos da amazônia perderão muita água oque fara com que a temperatura aumente de 2Cº A 6ºC, esse aumento da temperatura causará secas. Com a morte de plantas o co² contido nela é liberado, e supondo que toda a floresta fosse derrubada o gás carbônico liberado seria o mesmo que o gás produzido pelos pessoas em 15 anos. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, (que pega fogo facilmente e acabará com a vida das espécies que vivem nela, e é uma região bem mais seca do que as outras.) No caso, acrescentado de queimadas e desmatamento o aquecimento global aumentará.
A Amazônia é considerada o 'refrigerador'do mundo, isto é, a floresta transforma o calor, em vapor, "resfriando o clima" e sem ela o clima tende a piorar.


JESSICA 3A N-17

Anônimo disse...

a) Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta está presente em território brasileiro nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima
b)mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
c) o principal problema da amazônia é o desmatamento,as queimadas e também chegadas de cientistas que entram na floresta para obter amostreas de plantas ou espécies animais.
d)o video fala sobre o que que vai acontecer em 2050;o aquecimento global vai aumentar,causando secas e incendios florestais.No futuro se nao cuidarmos 15%a 20% da floresta vai vira savana que é uma região muito seca.
Eduardo Campos-n*2-6*A

Anônimo disse...

1ªR:A floresta amazônica se localiza na região norte,no estado da amazônia.
b)Mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. A mata de igapó é uma mata submersa,mata de várzea é de inundação temporária e a mata de terra firme é a que ocupa a maior parte e não são inundadas.
c)os principais problemas sao:o desmatamento,as queimadas que os fazendeiros da regiao provocao e a biopirataria.
Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais.
roger 6c numero 27

Anônimo disse...

STHEFANY 6ªD nº26.
Olá Conceição,
Aqui vai as respostas:
a)Ela se localiza na amazônia, região norte.
b)A mata de terra firme é a que ocupa a maior parte e não são inundadas,e mata de igapó é uma mata submersa mata de várzea é de inundação temporária.
c)Queimadas,secas e desmatamento.
d)d)O vídeo fala do que vai acontecer em 2050: O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc, tirando a vida das florestas e dos animais que habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire em savana, que é uma região bem mais seca do que as outras.

Bjs; e adorei o blog.

Bruna nº 02 disse...

a)A floresta Amazônica está localizada na região noret da América do Sul, territórios do Brasil, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Colônbia, Bolívia e Equador.A maior parte fica em território Brasileiro( Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima).
b)Mata de Igapó, Mata de Várzae e Mata de Terra Firme.
Mata de Igapó:Está sempre inundada. EX: Vitória-Régia.
Mata de Várzea:Só é inundada nas épocas de cheias. EX:Seringueira.
Mata de Terra Firme: Nunca é inundada, corresponde 80% da floresta. EX: Guaraná, Castanha-do-Pará.
c)Queimadas,desmatamentos,
contaminação dos rios e biopirataria.
d)O vídeo trata do que irá acontecer em 2050...O aquecimento global vai causar secas,incêndios, matando boa parte da floresta e animais.
Beijos Bruna 6ªB nº02

Anônimo disse...

muito legal essas charge mim ajudarão muito a faser um trabalho de historia

Patrick Camilo dos Santos disse...

24 7º A

Oi Conceição a fruta guaraná parece um olho!!! Que estranho!!!

Respostas:

1- Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, a maior parte da floresta está em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão).

2- Pulmão do mundo, Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3- Não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes, é formado pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.

4- - mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
- mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
- mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5- O desmatamento ilegal, as queimadas e a biopirataria.

6- O vídeo fala do que irá acontecer em 2050. O aquecimento global vai causar secas, incêndios, matando boa parte da floresta e animais, com isso nosso ar ficará cada vez mais poluído e desse jeito será muito difícil de sobreviver.

Tchau Conceição abraço!!!

Anônimo disse...

Maria Eduarda Cunha N*:19 7*D
a) Qual a localização da floresta Amazônica ?
A floresta amazônica se localiza no Amazônas, e em alguns países da América do Sul.

b) Quais as matas que formam a floresta Amazônica ?
Mata de várzea: Esta mata se inunda com frequencia. Ex. Seringueira, Jatoba.

Mata de terra firme: A mata de terra firme ocupa a maior da floresta, não são inundadas pelas cheias. Ex. guaraná.

Mata de igapó: É uma floresta alagada permanentemente. Ex. Vitória-régia.

c) Quais são os principais problemas tem ocorrido na Amazônia ?
Os principais problemas são o desmatamento,as queimadas e a biopirataria. Biopirataria é quando uma pessoa vem do estrangeiro, para a Amazônia e leva amostras de plantas e animais para seus países, para desenvolver substâncias, patentiam e ganham lucro a partir disso, e depois o Brasil precisa pagar para usar as substâmcias feitas a partir da sua própria matéria-prima.

d) O vídeo fala do que pode acontecer em 2050 se o nível de desmatamento e de queimadas na Amazônia continuar alto, e isso pode fazer com que espécies que já estão em extinção sumam de vez, e fazer com que outras espécies entrem em extinção.

Anônimo disse...

1: América do Sul: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no território brasileiro: estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

2: Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3: O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região

4: Mata de terra firme, mata de várzea, mata de igapó.

5: A biopirataria na floresta Amazônica,há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).

6: O vídeo trata do que vai acontecer em 2050 e que estima-se de 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, que é uma região bem mais seca do que as outras.

Robson Antonio Vieira Nº29 7ºA

Anônimo disse...

Ana Letícia Rossetto Nº3 Série: 7ºB

Olá Conceição! Aqui estão as respostas...

1-Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão).
2-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.
3-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.
4-Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia. Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba. Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
5-Problemas atuais enfrentados pela floresta Amazônica: desmatamento ilegal e predatório, madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres, fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo, biopirataria e com a descoberta de ouro na região os rios estão sendo contaminados.
6-O vídeo está falando que em 2050 as temperaturas globais vão aumentar muito e com isso haverá mais secas, e na Amazônia não vai ser diferente. Essas secas serão agravadas ainda mais pela destruição de milhares de hectares de floresta nos incêndios. Além disso, as temperaturas normais serão entre os 40ºC. Ou seja, se nada for feito para combater as mudanças climáticas, essa infelizmente será a previsão do tempo para 2050. O pior desse cenário estará reservado para a Amazônia, pois naquela região será onde as temperaturas ficarão mais altas, e isso irá interferir o perfeito equilíbrio dessa floresta. As temperaturas poderão aumentar entre 2ºC a 6ºC até o fim do século, por causa do aquecimento global. Isso irá acontecer ali por dois motivos: a distância do mar. Em climas tropicais quanto mais longe do oceano mais quente é a área. Com a Amazônia mais quente o solo que foi sempre muito úmido vai perder água. O outro motivo é que com pouca água na terra diminuirá a evaporação, como a evaporação ajuda a esfriar a superfície sem ela os termômetros sobem ainda mais. Se isso acontecer essa floresta começará a morrer. Estima-se que entre 15% e 20% da Amazônia devem virar savana até meados deste século. Em 2005 a Amazônia sofreu a seca mais violenta dos últimos 60 anos. A falta de chuva baixou o nível dos rios em níveis catastróficos, alguns simplesmente sumiram do mapa. Secas como essas vão acontecer ainda mais agora com o aumento do aquecimento global. E mais secas significam mais incêndios. O calor excessivo seca as plantas e faz com que elas fiquem mais inflamáveis, e com a grande quantidade de calor recebido pelo sol faz com que o solo seque e aconteça os grandes incêndios. Sem a Amazônia o aquecimento global seria mais grave, perderíamos o ecossistema mais rico do mundo e, além disso, ficaríamos sem o melhor mecanismo de resfriamento do planeta. A Amazônia não pode ser o “pulmão do mundo”, mas é sim o maior ar-condicionado do mundo. Porque ela pega os raios solares e transforma metade do calor em vapor de água, é nesse processo que a floresta refresca a Terra. Foi isso que entendi no vídeo.

Isabela C. disse...

1-Fica na América do Sul:nove países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.Onde a maior parte fica nos estados brasileiro que são: Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

2-Alguns apelidos são: Pulmão do mundo, Hiléia Brasiliense, Inferno Verde,

3- Os solos a maioria não são férteis, pois evido há grande evaporação, não é o lugar mais chuvoso do Brasil.

4-

*MATA DE IGAPÓ- Fica dentro do rio (suas raizes)Onde é sempre alagada EX. Vitória Régia

*MATA VÁRZEA- Mata temporaria de inundação apenas em epocas de cheias EX:Seringueira.

*MATA DE TERRA FIRME- Nunca é atingida além de ela ser umida,escura e densa EX.Guaraná

5-Os maiores problemas da amazônia são o desmatamento,queimadas e a biopirataria onde cientistas de outros paises vão a floresta sem autorização para obter amostras de plantas e espécies de animais

5-O video mostra o futuro (2050), queimadas, desmatamento causando muitas secas.Por isso devemos cuidar em quanto há tempo !

Isabela Casas 7ºA - nº13

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel nº20 7ºD

1-Se localiza na região Norte da América do Sul. Ocupa territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão).

2-Por causa da sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo". Outros apelidos são: Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-O solo da Floresta Amzônica não é muito rico, pois possui somente uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutas e animais mortos. Este rico húmus é o mais importante para que as árvores e plantas desta região se desenvolvam.

4-As matas que formam a floresta amazônica são: Mata de terra firme, Mata do Várzea e Mata de Igapó. Suas principais características são: A Mata de Igapó é uma floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios, ex: Vitória Régia. A Mata de Várzea é de inundação temporária e de decomposição vegetal variavél, ex: Seringueira. A Mata de terra firme ocupa a maior parte da região e não é inundada pelas cheias dos rios, é fechada, úmida e escura, ex:Guaraná.

5-Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).

6- *Enfraquecimento dos ventos na linha do Equador e Aquecimento em parte do Oceano Pacífico indicam a continuidade do El Niño;
*Queimadas naturais no inverno;
*Tempestades mais severas;
*Em 2050 o pior cenário esta reservado para a Amazonia;
*As secas serão mais extremas;
*Os maiores aumentos de temperatura serão na América do Sul tropical principalmente na Amzonia por isso ela se trona mais fragil do que é;
*A Amazonia e outros locais Brasileiros são os que mais podem sofrer com o aumento de temperatura influenciado pelo Aquecimento Global;
*O aumento de temperatura entre2ºC e 6ºC na Amzonia tem dois motivos: A distancia do mar, quanto mais longe do oceano, mais quente é a área, E o segundo é que com pouca água na terra(no caso, solo da floresta) haverá menos evaporação;
*A mudança da Amzonia em relação a sua plantação que irá "morrer" é chamada de Savalização da Amzonia;
*Estimasse que entre 15% e 20% da floresta deve virar savana até meados desse século.

Bom Conceição, não coloquei mais informações sobre o video para não ficar muito grande.
Beijos.

Anônimo disse...

1ª: A floresta amazônica situasse na região norte no estado da Amazônia.
2ª:mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
3ª:O problema mais comum da Amazônia é desmatamento ilegal e predatório.
Beijinhos... Gabriela Almeida. 7ºD Nº8

Anônimo disse...

Isabela de Lima Derner nº12 7º D

1- Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, a maior parte dela está situada no território brasileiro, nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.
2- Pulmão do mundo, Inferno verde e Hiléia Brasiliense.
3- Não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.
4- Matas de Igapó: É uma floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. EX: Vitória-régia.
Matas de Terra Firme: Ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura, pois a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar. Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
Matas de Várzea:mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
5- A biopirataria na floresta Amazônica, fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo e o desmatamento ilegal e predatório.
6- O vídeo mostra uma previsão do tempo em todo o país e principalmente na Floresta Amazônica daqui a 50 anos. Ocorrerá muitas catástrofes climáticas, como ciclones chuvas muito fortes, grandes secas deslizamentos e inundações. A temperatura da Floresta Amazônica aumentará de 2 a 6 graus. Acontecerá a Savarização da Amazônia que é a transformação da floresta em savana, uma vegetação seca e aberta. As árvores armazenam carbono e ao serem destruídas soltam o gás carbônico. Ela é um ar-condicionado natural, pois pega os raios solares e transforma em vapor da água.

Beijo Conceição e até a próxima!!!

Anônimo disse...

Luís Augusto Nº22 7ºB

1-A floresta Amazônica se localiza nos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.No Brasil nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.
2-Apelidos: pulmão do mundo,Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.
3-O solo da floresta fechada não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes.Formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.
4-Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex: seringueira, jatobá e maçaranduba.
mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura. Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
5-Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Outro problema e a biopirataria na floresta Amazônica.
6-Daqui a 40 anos as temperaturas vão aumentar o risco de fenômenos extremos , averão seqüencias maiores de mega euninhos.Os maiores aumentos de temperatura ocorrerão na America do sul tropical, principalmente na Amazônia.Porque ela fica longe dos oceanos.Vai ocorrer a savanização da Amazônia.
As matas vão pegar fogo mais facilmente.A Amazônia é o maior acondicionado da terra.

Anônimo disse...

1) A floresta se encontra no Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

2) Ar-condicionado do mundo

3) O solo é bem pobre tem poucos nutrientes

4) mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia, mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba e mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5)Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório, madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres e Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo(principalmente de soja).

6)O vídeo fala que em 2050 as catástrofes naturais serão maiores devido ao aquecimento global. As temperaturas irão variar muito entre 36º á 48º Celsius. As florestas irão sofrer muitas queimadas, secas, animais e plantas deixaram de existir. Estima-se que a Amazônia perdera de 15% a 20% do território e virara savana.Temos que começar mudar nosso hábito de poluir o meio ambiente e esperar que 2050 não ocorra esses caos.

valeu pelo tema consei, Jules Luiz Raison Nº:13 Ano:7ºD

Anônimo disse...

Giordano - Número 14- 7anoC

1-A floresta amazônica está situada na parte norte da américa so sul.Ocupa os territórios do Brasil, Bolivia, Peru, Equador,Colômbia ,Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.No Brasil ele é distribuída nos estados do Amazônas,Acre, Amapá Roraima, Rondônia,Pará, Mato grosso, Maranhão e Tocantins.

2- Apelidos: Pulmão do Mundo,Inferno Verde, e Hiléia Brasilense.
3- Solos:O solo é muito rico possui uma camada de nutrientes formado pela decomposição de folhas frutos e animais mortos.
4-Matas;Mata de Igapó,permanentemente alagada.Ex; Vitória Régia.
Mata de varzea; Temporiariamente alagada. Ex:Jatobá e seringueira.
Mata de terra firme:Não são inundadas pelas cheias dos rios formam um telhado suas copas. Ex: Castanha do Pará,e guaraná.
5- desmatamento ilegal,biopirataria,e queimadas.
6-Se continuar a destruição dela todos sofreremos consequências terriveis como:Elevação nas temperaturas,tornados, secas enchentes sem contar com a perda de vidas humanas.

Anônimo disse...

Erik Hoffmann/Nº:11/7º ANO C

1-A Amazônia se localiza em 9 países: Brasil, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Peru, Bolívia, Equador, Clômbia e Venezuela.
E localiza-se em 9 estados Brasileiros:Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, norte do Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.

2-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-O solo da Amazônia não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4-Mata de Igapó-floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

Mata de várzea-mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.

Mata de terra firme-ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.


5- A Amazônia sofre com o desmatamento predatório e ilegal.Existe também o problema das queimadas, que os produtores queimam a floresta para a ampliação do cultivo(normalmente a soja).
Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

6-Nesta síntese tratarei sobre as consequencias que aconteceram com a Amazônia e o Brasil por causa dos problemas que já foram relatados, como: queimadas, desmatamento ilegal e predatório de madeira.
Em 2050 os pesquisadores estão prevendo que no nordeste e na Amazônia acontecera uma seca, completando 2 anos.
No litoral do Rio Grande do Sul e Santa Catarina hávera ventos de 100 quilômetros por hora e ciclones extra tropicais.
A temperatura na linha do Equador aumentara 5 graus, e os ventos na linha do Equador serão fracos.
A Amazônia e o Centro Oeste devem ser os lugares que mais aumentaram a temperatura no Brasil, eles devem aumentar em torno de 2 a 6 graus, isso acontece pela distância do mar.
E esse aumento da temperatura já tem nome, se chama savanalização da Amazônia.
Asim nós e o governo devemos tomar atitudes para preservar essa floresta tão importante para o clima no mndo inteiro, que se não parar de ser desmatada pode trazer consequencias muito ruins no futuro.

Anônimo disse...

Angela Amaral Nº 3
7ºc

1) res;
Brasil,Guiana,Guiana Francesa,Suriname,Peru,Bolívia,Equador,Colômbia e Venezuela.
Amazonas,Amapá,Pará,Amapá,Roraima,Rondônia,Acre,Tocantins,norte do Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.

2)r;
*Amazônia legal
*Hiléia Amazônica
*Floresta da vida
*pulmão do mundo
*Ar condicionado da terra
*Esponja

3)r;
um de seus solos é pobre,ou seja,sem nutrientes.
É feito de folhas que caem de árvores,fezes de animais e animais mortos.
Nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis, conhecidos como várzea.
Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes. Ainda são encontrados solos férteis em restritas áreas da região da Amazônia, com destaque para os Estados de Rondônia e Acre.
Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente. Além disso, outros fatores contribuem para o processo, como a temperatura, que permanece alta o ano todo; a enorme umidade relativa do ar presente na região e a restrita variação do clima. Tudo isso garante a sustentação da floresta.

4)r;
florestas montanhosas Andinas: uma floresta praticamente impenetrável.Na região montanhosa dos Andes os processos de erosão são muito intensos conferindo aos rios que nascem nesta região uma coloração branca, devido as altas cargas de sedimentos ricos em sais minerais. Esses rios são em geral quimicamente ricos, apresentam um pH neutro e uma alta concentração de sólidos em suspensão.
florestas de terra firme: são florestas situadas em uma região mais alta do relevo amazônico, onde não há alargamento como na floresta de igapó ouvárzea. Sua vegetação pode atingir cerca de 40 metros de altura.
florestas fluviais alagadas: As árvores das matas alagadas têm várias adaptações morfológicas e fisiológicas para viverem parcialmente submersas, como raízes respiratórias. Na estação das enchentes, o capim se destaca e forma verdadeiras ilhas flutuantes. Outras plantas flutuantes, tais como a vitória-régia e o aguapé, também acompanham o nível das águas.

O desmatamento
A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Essa floresta que está cheio de riquezas naturais continua sendo destruída de forma ilegal pelos seres humanos que querem enriquecer cada vez mais, e para ficarem mais ricos continuarão desmatando grandes áreas dessa floresta que se estende por mais alguns países vizinhos do Brasil. Essas áreas que foram desmatadas poderiam ser reflorestadas por milhares de brasileiros que não gostam de ver aquela floresta sumindo aos poucos, uma floresta que deveria ser bem mais protegida pelo governo brasileiro que tem mais responsabilidade sobre essa floresta.

Síntese do vídeo.
A Floresta Amazônica concentra-se na américa do sul,Brasil,Guiana,Guiana Francesa,Suriname,Perú,Bolívia,equador,Colombia e venezuela.Ela recebeu vários apelidos;Amazônica Legal(chamada apenas no Brasil),floresta da vida e muitos outros.A floresta ajuda a resfriar o ar,e por isso foi apelidada de ar condicionado da Terra,sem ela, perderíamos o eco sistema e o processo do aquecimento global iria ocorrer mais rápido.Se os problemas continuarem acontecendo,como o desmatamento e aumentando a temperatura,ainda neste século,vai haver a savanização da Floresta Amazônica,virar savana fazendo com que o solo fique mais seco.

Anônimo disse...

Angela Amaral Nº 3
7ºc

1) res;
Brasil,Guiana,Guiana Francesa,Suriname,Peru,Bolívia,Equador,Colômbia e Venezuela.
Amazonas,Amapá,Pará,Amapá,Roraima,Rondônia,Acre,Tocantins,norte do Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.

2)r;
*Amazônia legal
*Hiléia Amazônica
*Floresta da vida
*pulmão do mundo
*Ar condicionado da terra
*Esponja

3)r;
um de seus solos é pobre,ou seja,sem nutrientes.
É feito de folhas que caem de árvores,fezes de animais e animais mortos.
Nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis, conhecidos como várzea.
Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes. Ainda são encontrados solos férteis em restritas áreas da região da Amazônia, com destaque para os Estados de Rondônia e Acre.
Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus. Essa fina camada fértil é oriunda da própria floresta, nela os organismos (insetos, fungos, algas e bactérias) vivos reciclam os nutrientes dispostos no ambiente. Além disso, outros fatores contribuem para o processo, como a temperatura, que permanece alta o ano todo; a enorme umidade relativa do ar presente na região e a restrita variação do clima. Tudo isso garante a sustentação da floresta.

4)r;
florestas montanhosas Andinas: uma floresta praticamente impenetrável.Na região montanhosa dos Andes os processos de erosão são muito intensos conferindo aos rios que nascem nesta região uma coloração branca, devido as altas cargas de sedimentos ricos em sais minerais. Esses rios são em geral quimicamente ricos, apresentam um pH neutro e uma alta concentração de sólidos em suspensão.
florestas de terra firme: são florestas situadas em uma região mais alta do relevo amazônico, onde não há alargamento como na floresta de igapó ouvárzea. Sua vegetação pode atingir cerca de 40 metros de altura.
florestas fluviais alagadas: As árvores das matas alagadas têm várias adaptações morfológicas e fisiológicas para viverem parcialmente submersas, como raízes respiratórias. Na estação das enchentes, o capim se destaca e forma verdadeiras ilhas flutuantes. Outras plantas flutuantes, tais como a vitória-régia e o aguapé, também acompanham o nível das águas.

O desmatamento
A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Essa floresta que está cheio de riquezas naturais continua sendo destruída de forma ilegal pelos seres humanos que querem enriquecer cada vez mais, e para ficarem mais ricos continuarão desmatando grandes áreas dessa floresta que se estende por mais alguns países vizinhos do Brasil. Essas áreas que foram desmatadas poderiam ser reflorestadas por milhares de brasileiros que não gostam de ver aquela floresta sumindo aos poucos, uma floresta que deveria ser bem mais protegida pelo governo brasileiro que tem mais responsabilidade sobre essa floresta.

Síntese do vídeo.
A Floresta Amazônica concentra-se na américa do sul,Brasil,Guiana,Guiana Francesa,Suriname,Perú,Bolívia,equador,Colombia e venezuela.Ela recebeu vários apelidos;Amazônica Legal(chamada apenas no Brasil),floresta da vida e muitos outros.A floresta ajuda a resfriar o ar,e por isso foi apelidada de ar condicionado da Terra,sem ela, perderíamos o eco sistema e o processo do aquecimento global iria ocorrer mais rápido.Se os problemas continuarem acontecendo,como o desmatamento e aumentando a temperatura,ainda neste século,vai haver a savanização da Floresta Amazônica,virar savana fazendo com que o solo fique mais seco.

Anônimo disse...

Nome: Gabriel Wesz Nº: 13 Ano: 7ºC

1) A Floresta Amazônica está espalhada pelos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Mas, a maior parte da floresta está presente no Brasil(estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão).

2) Alguns apelidos que a Floresta Amazônica recebe são Pulmão do Mundo, Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3) O solo da floresta possui uma fina camada de nutrientes que é formada pela decomposição de folhas, frutas e animais mortos.

4) A Amazônia tem três tipos de matas, que são classificadas de acordo com sua proximidade do rio:
Mata de Igapó: é uma floreta permanentemente alagada pelos rios, um exemplo é a vitória-régia.
Mata de Várzea: ela é temporiaria mente alagada e alguns exemplos são a seringueira e o jatobá.
Mata de Terra Firme: é a mata que ocupa a maior parte da floresta e nunca é inundada pelos rios, um exemplo é o guaraná.

5) A Amazônia possui vários problemas, entre eles o desmatamento ilegal, as queimadas provocadas pelos fazendeiros, a biopirataria e a extração de ouro.

6) O vídeo mostra como será o clima brasileiro em 2050 e que a Amazônia será mais afetada do que outros lugares, também fala que os desastres ambientais aconteceram com mais frequência e força.

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
1-Localizada na América do Sul, nos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta está no território brasileiro, do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.
2-Com a sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos: Inferno verde e Hiléia Brasiliense.
3- O solo da Floresta Amazônica não é muito rico, pois possui uma fina camada de nutrientes, que é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esse húmus formado é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem na região. Possui um perfeito equilíbrio do ecossistema, tudo o que a Amazônia produz pode ser aproveitado.
4- Mata de Igapó, floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios, exemplo vitória-régia. Mata de várzea, mata de inundação temporária, de composição vegetal variável, exemplo seringueira, jatobá e maçaranduba. Mata de terra firme, ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura, exemplo castanha-do-pará, caucho e guaraná.
5-Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório e as queimadas. Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica, cientistas retiram, sem autorização, amostras de plantas e espécies de animais. Rios são contaminados pelos garimpeiros a procura de ouro (extração).
6- Em 2050 o pior senário está reservado para a Amazônia, a seca permanecerá. Terá mais tempestades e seca extremas no Nordeste. Na Amazônia terá os maiores aumentos de temperaturas, entre 2° a 6° C a mais. Caos no clima. Os maiores aumentos de temperatura será na América do Sul tropical, principalmente na Amazônia. Isso acontecerá porque a Amazônia fica muito longe do mar e quanto mais longe mais quente fica. O solo como foi sempre muito úmido vai perder água. Com pouca água na terra diminuirá a evaporação. Sem ela os termômetros sobem ainda mais. Assim a Floresta Amazônica irá morrer. Entre 15% e 20% da Amazônia deve virar savana (vegetação mais seca e mais aberta). A terra perderá o valor. Sem a Amazônia o aquecimento global será mais acelerado, perderá o ecossistema e ficará sem os mecanismos de defesa.
beijinhos!!
Amanda. 7°A.n°:01

Júlia Linhares disse...

1-Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)

2-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes.

4-Mata de igapó=floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.
Mata de várzea=mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de terra firme=ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5-O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

6-Carlos Nóbrega diz que em 2.050 o pior cenário está reservado para a Amazônia.O maior aumento de temperatura ocorrerá na América do Sul, principalmente Amazônia por isso ela se torna ainda mais frágil.A Amazônia é a região do Brasil onde a temperatura, mais deve aumentar com o avanço do aquecimento global, as previsões falam entre 2ºC e 6ºC a mais até o fim do século.O aumento maior é por dois motivos o primeiro: a distância do mar, em climas tropicais quanto mais longe do oceano mais quente é a área.Com a Amazônia mais quente o solo sempre foi muito úmido vai perder a área.E o segundo motivo para o aumento tão grande de temperatura na região, pouca água n terra diminui a evaporação como a evaporação ajuda a esfriar as nuvens, sem ela os fenômenos sobem ainda mais.

Anônimo disse...

José Victor
7ºC
Nº19

Respostas:
1-Países:Brasil,Guiana,Suriname,Guiana Francesa,Perú,Bolívia,Equador,Colômbia e Venezuela; Estados: Amazonas,Pará,Amapá,Roraima,Rondônia,Acre,Tocantins,Norte do Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.

2-Os apelidos que ela recebe são Inferno Verde,Pulmão do mundo e Floresta equatorial.

3-O solo da amazônia é pobre, ou seja, sem nutrientes. É formado pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.

4-As matas que compoem a Amazônia são:mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
* mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
*mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura.Ex.:guaraná.

5-Os problemas atuais enfrentados pela Amazônia é o desmatamento ilegal e predatório,Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
-Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica.

6-O video fala que há uma mudança muito grande no clima. Está dando muitas secas e no nordeste no futuro irá acontecer secas muito grandes. A Amazônia é a região em que mais irá aumentar a temperatura com o aquecimento global(irá aumentar 6º C).
Ela irá virar uma savana, o calor excessivo fará as folhas secarem. Com o aquecimento irá acontecer muitos incendios.
Uma hipótese é que toda a Amazônia irá acabar, não se esquessa, a floresta Amazônica absorve o carbono o carbono o que resultará em um aquecimento no mundo de até 15 anos. Ela é nomeada como a resfriadora do mundo e se desmatarmos as árvores, acontecerá isso que foi dito.

Anônimo disse...

oiee,

1- Os estados e países que a floresta amazônica se localiza são: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará Roraima, Tocantins, Norte do Mato Grosso e o Oeste do maranhão.
2-Esta floresta é conhecida como “pulmão do mundo, Inferno Verde e Hiléia Brasiliense”.
3- Muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos e Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente.
4- Mata de igapó, alagada e possui grande quantidade de vitórias- régias. Mata de várzea, mata de inundação temporária, possui árvores seringueiras e jatobás. Mata de terra firme não são inundadas pelas cheias dos rios tem formação densa o guaraná e a castanha-do-pará é original desse solo.
5- Os principais problemas são que o Brasil não tem a proteção adequada para essa floresta, qualquer um pode desmatar árvores e ninguém percebera. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies de animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso, e revendera muito mais caro em nosso paìs. Outro problema é que no Pará muitos rios estão sendo contaminados por uso de mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região.
6- O Brasil tem uma floresta muito importante para a sua sobrevivência e a do mundo, mas ele não se da conta de como ela mudara em media só 49 anos depois. Haverá muitas secas nessa floresta, 5x mais desmatamento. Mas se nada ocorrer para que não aconteca essas mudanças climáticas muito fortes a Amazonia terá seu fim, e nos que dependemos dela também. A Amazonia junto com parte do Centro-Oeste èh a região do Brasil onde a temperatura mais vai aumentar com o avanço do aquecimento global as previsões fala entre 2 a 6 graus a mais do que o normal, mas acontece por dois motivos: Pela distância do mar em climas tropicais, como o da Amazonia, mais quente èh a área, com a Amazonia mais quente, o solo que sempre foi muito húmido, vai perder água. Com pouca àgua na Terra diminui a evaporação e como a evaporação ajuda a esfriar a superfície sem ela os termômetros sobem ainda mais. Existima-se que entre 15% e 20% da amazonia virara savana.

Beijinhos
Manuella nº20 7ºA

Anônimo disse...

Alessandra - N°01 - 7° ano C

1- Abrange no Brasil os estados de Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão. Além de uma parte do território internacional, estando entre eles os países de Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.

2- Pulmão do mundo, Hiléia Brasiliense, condicionador de ar e caixa preta da biodiversidade.

3- Não são ricos, ou seja, possui apenas uma fina camada de nutrientes, composta pela decomposição de folhas, fritas e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

3- Mata de Igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia; Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira; Mata de terra firme: não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura. Ex.: castanha-do-pará.

4- A biopirataria, as queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo e o desmatamento ilegal e predatório.

5- No verão a temperatura irá aumentar até 5°C acima do normal. Em vista disto, irá aquecer parte do Oceano Pacífico que junto com o enfraquecimento dos ventos próximo a Linha do Equador irá gerar um gigante El niño. Além das altas temperaturas o clima ficará mais seco no Nordeste, continuando uma seca já existente. Também devido a alta temperatura, causará grandes incêndios naturais na Amazônia, agravando uma futura seca.Ao mesmo tempo, ocorrerá temporais, inundações e deslizamentos no Sul e Sudeste.
Devemos combater as mudanças climáticas que estão para vir se não as consequências vão ser catastróficas, principalmente na Amazônia. Lá, a temperatura será mais quente e solo perderá água, consequentemente haverão incêndios e até mesmo trasformar-se em savana.

Anônimo disse...

lucas de oliveira pontes nº18 7ºD
oi conceicao eu ja te mandei a postagem mas como vc nao ta achando eu estou te mandando novamente.

1-Os paises são:Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.E os estados são:Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.

2-os apelidos sao:pulmao do mundo, Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes.

4-mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5-as principais problemas sao as queimadas o desmatamento etc.

6-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.
Conhecendo a floresta :
É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.A grande quantidade de chuvas na região também colabora para o seu perfeito desenvolvimento. Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta.Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. O clima que encontramos na região desta floresta é o equatorial, pois ela está situada próxima à linha do equador.

pronto conceicao agora deu
xau

Anônimo disse...

oi Conceição,

1-Países onde se localiza:
Peru,Equador,Guiana Francesa,Colômbia,Bolívia,Venezuela,Brasil,Guiana e Suriname.Estados brasileiros onde se localiza:
Amazonas,Tocantins,Acre,Amapá,Roraima,Rondônia,Pará,Norte do Mato Grosso e Oeste do Maranhão.

2-Seus apelidos são:
"Pulmão do Mundo",Inferno Verde e Hiléia Braasiliense.


3-O solo desta floresta não é muito rico,pois possui apenas uma fina camada de nutrientes.Esta é composta por folhas,frutos e animais mortos.

4-.Mata de Igapó:floresta submersa,permanentemente alagada por um rio.Ex:vitória-régia.
.Mata de Várzea:mata de inundação temporária,de composição vegetal variável.Ex:seringueira,jatobá e maçaranduba.
.Mata de terra firme:ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.É uma formação densa,úmida e escura(a copa das árvores frma um telhado que pode reter até 95% da luz solar).Ex:castanha do pará,caucho e guaraná.E também é considerada a mais rica em biodiversidade:em uma área de 2km2 de mata chegam a ser encontradas 300 espécies vegetais diferentes.

5-Desmatamento ilegal e predatório,queima da mata para ampliação dos campos para a criação de gado,tirando os nutrientes do solo e causando deslisamentos.

6-O vídeo mostra que se nós não tomarmos uma atitude hoje em 2050 terá uma grande seca,desmatamentos,mortes...a floresta amazônica terá uma grande diferença em tamanho,pois com uma serie de problemas(desmatamentos,deslisamentos,secas,falta de nutrientes...)ela diminuirá ate acabar (uns anos depois de 2050)se continuar como está.

Anônimo disse...

olá! Maria Helena 7° ano D Nº21

1:A floresta Amazônica se localiza na região norte, no estado do amazonas, no Brasil.

2:Seus apelidos são:"pulmão do mundo, Inferno Verde,Hiléia Brasiliense.

3:O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4:• mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
• mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
• mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5:Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório,
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres,
Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja),
utro problema é a biopirataria na floresta Amazônica.

6:O vídeo fala e mostra como será o mundo daqui a quarenta anos, mostra que se continuar assim as temperaturas iram aumentar, fazendo com que falte água se faltar água o solo que era molhado secara fazendo a árvore parar de produzir frutos,e diminuindo a quantidade de evaporação, e se a evaporação diminuir mais do que já foi diminuída, vai diminuir a quantidade de chuva fazendo o calor aumentar.
A Amazônia e a região que as temperaturas mais subirão se o aquecimento global continuar assim, as previsões falam entre 2°a 6º graus celcius a mais, e isso e muito mais causas que fazem o aquecimento global ficar prejudicado, e se não cuidarmos, um dia nos morreremos.

Anônimo disse...

Angela Jung Amaral Nº03 7ºC

1- Qual a localização da floresta Amazônica ? (países e estados).
Estados brasileiros:Amazonas,Amapá,Pará,Roraima,Rondônia,Acre.Tocantins,norte do Mato Grosso e a parte oeste do Maranhão.
países:Brasil,Guiana,Guiana Francesa,Suriname,Peru,Bolívia,Equador,
Colômbia e Venezuela.

2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
Esponja /floresta da vida/Amazônia legal/pulmão do mundo/ar-condicionado da Terra.

3-Como são os solos da floresta Amazônica ?
Nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis, conhecidos como várzea. Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes. Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus.Ele é feito de folhas que caem de árvores,fezes de animais,frutos e animais mortos.

4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
Florestas fluviais alagadas/florestas montanhosas andidas/floresta de terra firme.
Florestas de terra firme são florestas situadas em uma região mais alta do relevo amazônico, onde não há alargamento como na floresta de igapó ouvárzea. Sua vegetação pode atingir cerca de 40 metros de altura.
A floresta fluvial alagada também apresenta algumas adaptações às condições do ambiente, como raízes respiratórias, que possuem poros que permitem a absorção de oxigênio atmosférico. As árvores são pobres em plantas epífitas e o sub-bosque praticamente inexiste. Em seu lugar existe uma rica flora herbácea, como o capim-mori, a canarana e o arroz selvagem. Na estação das enchentes, o capim se destaca e forma verdadeiras ilhas flutuantes. Florestas montanhosas andinas: uma floresta praticamente impenetrável.Na região montanhosa dos Andes os processos de erosão são muito intensos conferindo aos rios que nascem nesta região uma coloração branca, devido as altas cargas de sedimentos ricos em sais minerais.

5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia ?
o desmatamento. / Causas do desmatamento:
* extração de madeira, na maior parte ilegal. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
* crescimentos da população e da agricultura na região. Até 2004, cerca de 1,2 milhões de hectares de florestas foram convertidas em plantação de soja só no Brasil.

6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo .
Como sabemos,a maior parte da floresta amazônica concentra-se no Brasil,e é justamente aqui que há mais queimadas,como para plantação de soja ou para vender madeiras nobres para o exterior.Esta floresta é tão importante que sem ela,perderíamos o eco sistema(o mais rico do mundo),e o fenômeno do aquecimento global iria ocorrer mais rápido.Pesquisadores informam que se continuarmos desmatando e poluindo,irá haver fenômenos naturais mais freqüentes e intensas como a ceca que castigou a floresta amazônica no inverno.É previsto que ainda neste século,vai haver a savanização da floresta,virar savana fazendo com que o solo fique mais ceco.

Anônimo disse...

Olá Conceição! Eu achei essa sua postagem ótima, está muito bem esclarecida e fácil de entender o que a amazônia poderá se tornar daqui a algum tempo!

1-Países: Brasil,Venezuela,Colombia,Peru,Bolívia, Equador,Suriname,Guiana e Guiana Francesa. Estados:Amazonas,Amapá,Rondônia,Acre, Pará,Rorâima,Tocantins,Mato Grosso e Maranhão.

2-Inferno Verde,Pulmão do Mundo e Hiléia Brasiliense.

3- Ele contém uma fina camada de nutrientes formada pela decomposição dos animais,das folhas e de frutas, o que nos mostra que ele é um solo pobre em nutrientes.

4- Mata de igapó,ex:floresta submersa. Mata de Várzea,ex:mata de inundação temporária e mata de terra firme,ex:ocupam a maior parte da região e não são inundadas nas cheias dos rios.
5- O desmatamento e as queimadas(outra forma de desmatamento).
6-Daqui a mais ou menos 50 anos, as temperaturas de verão estarão 5°graus acima do normal. As secas duraram anos e até mesmo os oceanos ficaram quentes. Haverá temporais, deslizamentos,ciclones e inundações acontecendo aqui no Brasil.
A Amazônia é o lugar onde mais deve aumentar a temperatura com o aumento do aquecimento global.Esse aumento maior do calor na Amazônia consiste mais em 2 motivos. A longevidade da água, que fará com que o solo perca água e assim ficará mais quente.
Sem água não haverá evaporação, que não dará origem as chuvas que deixarão a Amazônia em grandes secas. Com o aumento das secas trará mais incêndios, pois o calor excessivo resseca as folhas fazendo com que o sol penetre nelas fazendo elas virarem combustível para o fogo.
Se este aquecimento continuar, a floresta amazônica poderá muito bem virar um cerrado.

Maria Luíza n°22 7°ano-A

Anônimo disse...

Isadora / número: 18 / 7 ano B

Olá Conceição!
Achei muito interessante essa nova postagem, pois nó sabemos que a floresta amazônica é muito importante para o Brasil e para os lugares onde se localiza, e lendo os textos e o vídeo percebi que ao longo do século irão acontecer muitas mudanças por lá.

Respostas:

1- Qual a localização da floresta Amazônica ? (países e estados).
-Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)

2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
-"pulmão do mundo","Inferno Verde","Hiléia brasiliense.

3-Como são os solos da floresta Amazônica ?
-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
-Possui três tipos de vegetação, classificadas de acordo com a proximidade em relação aos rios:
• mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
• mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
• mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná

Anônimo disse...

Artur Nº: 06
7º ano C

1- Ela se localiza no norte da América do Sul, a Floresta Amazônica tem 7 mil quilômetros quadrados e passa pelos países Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. E no Brasil pelos estados de Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.
2- Pulmão do mundo, Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.
3- Existem 2 tipos de solo um bem pobre e o outro rico em húmus.
4- Mata de igapó, é uma floresta submersa exemplo Vitória Régia.
Mata de Várzea, mata inundada exemplo, seringueira.
Mata de terra firme, ela é fechada, escura e úmida exemplo, Castanha - do - Pará.
5- Os principais problemas são: desmatamento ilegal, cortar e vender troncos de ávores, queimadas na floresta, biopirataria e rios contaminados por causa do mercúrio.
6- Síntese. O vídeo começa falando que no futuro ou seja em 2050 podemos sofrer muitas consequências como aumento de temperatura, ciclones, secas, temporais entre outros. Em seguida um cientista entrevistados que isso pode acontecer e temos que cuidar para fazer o contrário. Com isso o aquecimento global aumenta e o calor também, assim na Floresta Amazônica pode secar e faltar água no solo e então sem evaporação da água não tem chuva.
As folhas e árvores muito secas podem causar graves incêndios e perder grande parte da floresta, se isso acontecer o aquecimento global ficaria pior ainda e sofreria - mos consequêcias bem maiores.
E foi isso que intendi sobre o vídeo que assisti sobre a Floresta Amazônica.

Abraço Conceição! =D

Anônimo disse...

Lucas Tomio nº: 21 7ºB

1-A floresta amazônica situa-se na região norte da América do sul e esta localizada nos seguintes países:Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão).


2-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.


3-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.



4-Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios.
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável.
Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura.


5- Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.


6-Estamos prestes a entrar na época mais quente do ano e com isso a amazônia continua a sofrer com a seca e o desmatamento esta agravando mais ainda o problema. Muitos refugiados ambientais estão sofrendo com as chuvas, enchentes e temporais que afetam a região sudeste.
Em 2050 nos sofreremos muito com a as temperaturas e problemas ambientais .E o lugar que mais sofrera com problemas ambientais sera a amazônia.
Os solos da amazônia perderão muita água oque fara com que a temperatura aumente de 2Cº A 6ºC, principalmente porque com as queimadas e o desmatamento o aquecimento global poderá aumentar.
Com o aumento de temperatura ha mais secas o que significa mais destruição mais mortes.
Com a morte de plantas o co² contido nela é liberado, e supondo que toda a floresta fosse derrubada o gás carbônico liberado seria o mesmo que o gás produzido pelos pessoas em 15 anos.
E como as arvores utilizam o color para transformá-las em vapor d'água se elas fossem derrubadas a terra sofreria um grande aumento de temperatura.

Valeu Conceição!!

kilpin disse...

Anna Julia Zanotti Nº:05 7ºB

Olá conceição..

1ªR:A floresta amazonica se localiza na america do sul,e passa pelo Brasil,Venezuela,Perú,Bolivia, Surineme,Guiana,Guiana Francessa e equador.A maior parte da floresta fica no Brasil nos estados do: Amazonas,Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

2ªR:Ela é formada por 3 matas e elas são:Mata Terra firme:que ocupam a maior parte da floresta e se caracteriza por a copa das árvores formam um telhado que pode inpedir que a maioria da luz do sol passe.Mata da Várzea:é de inundação temporária.E por último a mata de Igapó:É uma mata submersa,pois permanece alagada por rios.
3ªR:Desmatamento, queimada, biopirataria e contaminação do rio.
4ªR:O vídeo trata do que irá acontecer em 2050,o aquecimento global vai causar secas,incêndios, matando boa parte da floresta e animais.
BJSSS

Isadora disse...

Oi Conceição!

1- Qual a localização da floresta Amazônica ? (países e estados).

Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão).

2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?

Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo". Outros apelidos : Inferno Verde, Hiléia Brasiliense, ar condicionado do mundo,etc.

3-Como são os solos da floresta Amazônica?

O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica? Suas principais características? Dê um exemplo para cada mata.

• mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia; • mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba. • mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

Isadora, N.18 - 7anoC
*Estou enviando as questões 5 e 6 separadamente

Isadora disse...

*Continuação:

5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia?

Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.
Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo:
As temperaturas subirão aproximadamente 5oC no verão, no semi-árido do Nordeste, o clima ficará ainda mais quente, com possíveis secas de até 2 anos, na Amazônia haverá secas intensas, que poderão acabar com milhares de hectares de terra, pelos incêndios naturais, temporais intensos, alagamentos, deslizamentos, secas, ciclones, etc, acontecerão com mais frequência. Se nada for feito, infelizmente, essa será a previsão futura para o nosso planeta. A Floresta Amazônica será a que mais sofrerá com essas catástrofes, se tornando ainda mais frágil do que já é. Poderá se tornar mais seca e aberta (como nosso Cerrado), o que os cientistas chamam de savanização. Entre 15% e 20% dessa floresta deve virar savana até meados deste século. Sem ela, perderíamos o maior ecossistema do mundo, o processo de aquecimento global seria ainda mais intenso, ficaríamos sem um dos melhores mecanismos de resfriamento do planeta, entre outros vários benefícios vitais que essa floresta nos proporciona.
A preservação depende de todos nós, e se cada um fizer a sua parte, por menor que for, conseguiremos prolongar nossa vida, que depende tanto da natureza!

Isadora, N.18 - 7anoC.

Anônimo disse...

Júlia Linhares da Silva nº14 7ºD

1-Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)

2-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4-Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5-Problemas atuais enfrentados pela floresta Amazônica: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

6-Eu entendi que este vídeo fala sobre a Amazônia.É uma entrevista com Carlos Nóbrega e fala sobre 2050 que o pior cenário está reservado para a Amazônia.E por isso se torna ainda mais frágil.As pessoas de diversos lugares do mundo pegam plantas do Brasil e vendem para outros Países que transformam em matérias primas para se fazer remédios, perfumes e etc...

Abraços Júlia !

Anônimo disse...

Nome:Mariana Número:27 Série:7ano c

1-Qual a localização da floresta Amazônica?(países e estados).

Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Estados brasileiros:Pará,Amapá,Roraima,Rondônia,Acre,Tocantins,Amazonas,norte do mato grosso e a parte oeste do maranhão.

2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?

*amazônica legal
*pulmão do mundo
*ar condicionado da terra
*esponja

3-Como são os solos da floresta Amazônica ?

Os solos nos quais está fixada,não possuem grande riqueza em nutrientes;eles são uma restrita camada de matéria-organica que se encontra na superfície,conhecida como húmus.nela os organismos vivos(insetos,fungos,algas e bactérias)reciclam os nutrientes dispostos no ambiente.porém nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis conhecidos como várzea.Nelas são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em épocas de cheias vindos de áreas próximas a cordilheira dos Andes.A serrapilheira sustenta a exuberância da floresta amazônica,é uma fina camada de solo superficial a partir da decomposição da folhas , galho, frutos, além de animais mortos, que foram uma rica matéria-organica.

4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.

Florestas de terra firme são florestas situadas em uma região mais alta do relevo amazônico, onde não há alargamento como na floresta de igapó ou várzea. Sua vegetação pode atingir cerca de 40 metros de altura. Na região montanhosa dos Andes os processos de erosão são muito intensos conferindo aos rios que nascem nesta região uma coloração branca, devido as altas cargas de sedimentos ricos em sais minerais. Consequentemente, os rios são transparentes devido a baixa carga de sedimentos. Muitos rios que nascem nessas áreas, possuem coloração preta, em função do alto teor de substâncias húmicas, geralmente associados a solos podzólicos. Essas águas são extremamente ácidas e são classificadas como as águas mais pobres do mundo.

5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia ?
Desmatamento da Floresta Amazônica
A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.


6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo .

Em 2050 as secas e temperaturas irão aumentar. No verão a temperatura ira aumentar 5 graus há mais do normal no sul e no sudeste, os deslizamentos ainda irão acontecer, pois as secas ainda esta na Amazônia há mais de 60 anos, e a floresta Amazônia esta com a escassez de chuva.

Anônimo disse...

Letícia O. Nº:21.Série:7ºC

1-Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)

2-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3- solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4-Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba. Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5-Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

6-Na Amazônia acontecerão secas e incêndios naturais que castigam a região no inverno.Segundo Carlos Nobre um dos maiores especialista do Brasil em aquecimento global, o pior cenário está reservado para a Amazônia. Os maiores aumentos de temperatura ocorrerão na América do Sul tropical, principalmente na Amazônia.As previsões falam entre 2ºC e 6ºC a mais até o fim do século.O aumento maior alí, tem dois motivos. O primeiro é a distância do mar e o segundo é que com a Amazônia mais quente, o solo que sempre foi úmido, vai perder água. Se a previsão dos possíveis 6ºC a mais na temperatura virar realidade, o cenário tão exuberante da floresta Amazônica vai começar a morrer, provavelmente tornando-se uma savana. Estima-se que até meados deste século isto acontecerá entre 15% e 20% da floresta.Savana é o nome dado a uma região mais seca e mais aberta, como o nosso Cerrado.O aquecimento global, promove calor excessivo , o qual faz com que as folhas fiquem mais inflamáveis, causando muitos incêndios.

Anônimo disse...

Nome:Edilio Bittencourt Júnior nº9
Série:7ºC

A))Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
No brasil esta nos estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
B)A mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios, ex: vitória-régia;a mata de várzea: mata de inundação temporária, ex:maçaranduba; a mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.
C) Estamos tendo muitos problemas, podemos destacar o desmatamento ilegal e predatório e queimadas, que podem levar a um desiquilíbrio no ecossistema, colocando a vida da floresta em risco. Outro problema que podemos destacar, é a biopirataria, onde outros países pegam substancias da amazônia para fazer estudos, e futuramente, lucrar com as descobertas.
D)O video fala que no futuro ( em 2050), a temperatura irá almentar de 2 á 6 graus celsius e acontecerá um número maior de queimadas devido á falta de aguá no solo e isso acontecerá pois a temperatura mais elevada vai evaporar a aguá do solo das regiões da amozonas mais longes dos rios ( e contando tambem que o solo já é úmido), e irá diminuir a evaporação, e com este acontecimento , as ávores não terão com se esfriar e almetará mais ainda a temperatura

Anônimo disse...

1-América do Sul: Venezuela, Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no território brasileiro: estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
2-mata do igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios
mata várzea: mata de inundação temporária, de composição temporária.
3-Queimada, desmatamento, secas.
4-Acho que fala que devemos ajudar e não piorar a situação já passou a hora de ajudar, se não pode virar realidade o que esta acontecendo no vídeo e se isso acontecer provavelmente será o fim dos tempos.
Gustavo Henrique do 7ano D numero 10

Pedro 7°anoA N°:26 disse...

1:Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no Brasil:estados do Amazonas, Amapá,Rondônia,Acre,Pará e Roraima.
2:Pulmão do mundo; Inferno verde; Hiléia brasiliense.
3:Solo de terra firme, solo que da frutos como guaraná e castanha do pará.
4:Mata de terra firme.
5:Desmatamento ilegal;Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres;Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
6:Em 2050 irá ter uma previsão do temo assim: começa daqui a pouco começara a estação mais quente do ano com 5 graus em quase tudo o Brasil e o semearedo do nordeste terra outra seca que já dura 2 anos.

Anônimo disse...

Leonardo Andrade Telles,7º A,Nº18.

1-R:A floresta amazônica se localiza no Brasil,Venezuela,Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)

2-R:Por sua grande diversidade,ela foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-R:O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes.

4-R:As Matas que a floresta amazônica é a mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;

5-R: Os principais problemas que tem ocorrido na amazônia é o desmatamento,o contra bando de animais(principalmente os que estao em estinsão).

6-R: O vídeo fala do dos desastres que aconteceram em 2050,que tambem a floresta amazônica pode acabar,pois esta tendo grandes essênios e deslizamentos.E como o aquecimento global esta acontecendo o clima vario no maximo 40ºgraus em Manaus e 43ºgraus em Palmas.Se ninguem fazer nada essas são as previsões do tempo para 2050,e se continuar assim a Floresta Amazônica vai se acabar,o aquecimento global vai crescer e nós vamos ter muitas dificuldades em viver.

Tchau prof!

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos N°:5 7ºC

1) A Floresta Amazônica está situada na região norte da América do Sul e possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro: estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.

2) A Floresta Amazônica é erroneamente apelidada de "pulmão do mundo". Outros apelidos que recebe são: Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3) O solo da Floresta Amazônica não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4) As matas que formam a Floresta Amazônica são: mata de igapó (floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios). Exemplo: vitória-régia; mata de várzea (mata de inundação temporária, de composição vegetal variável). Exemplo: seringueira, jatobá e maçaranduba; e a mata de terra firme (ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura, com a copa das árvores formando uma espécie de telhado que pode reter até 95% da luz solar). Exemplo: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5) Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório, inclusive com algumas madeireiras instalando-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

6)O vídeo retrata a triste realidade que pode vir a acontecer em 2050, se continuarmos a tratar o nosso planeta sem nenhum cuidado e respeito que merece. Podemos observar o grande desequilíbrio entre as regiões do Brasil como ciclones e longas secas. A previsão de 2050 é que tenhamos aumentos na temperatura da América do Sul, principalmente na Floresta Amazônica.
Haverá também pouca água no mundo, o que influenciana temperatura e no ecossistema da floresta. Com o aumento da temperatura de dois a seis graus celsius, acontecerá a savanização, ou seja, a formação de savanas entre 15% e 20% da Amazônia em até meados deste século. Essa vegetação é mais seca, mais aberta e de pouco valor para quem vive nela. Em consequência do baixo índice de evaporação, teríamos secas mais frequentes. Com isso, as folhas se tornam mais inflamáveis, o que acarretaria os incêndios e a devastação da floresta.
Além disso tudo, aconteceria a perda do ecossistema. A floresta Amazônica possui também outro importante papel: o de refrescar a atmosfera terrestre, pois transforma metade da energia solar em vapor de água. Enfim, definitivamente não podemos continuar com as atitudes que atualmente fazemos, e precisamos colocar em práticaos atos de que tantos falamos, se quisermos chegar pelo menos na metade deste século com qualidade de vida.

Abraços Conceição!!!

Anônimo disse...

Ygor Nº 32 7ºB
A-Localiza-se na região Norte da América do Sul, no Brasil, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa,Venezuela, Equador, Suriname, Colômbia e Peru.Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

B-Mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. A mata de igapó é uma mata submersa,mata de várzea é de inundação temporária e a mata de terra firme é a que ocupa a maior parte e não são inundadas.

C- Queimadas,secas,e desmatamentos.EX:Derrubando árvores
Etc...

D- O vídeo comenta o que acontecerá no ano de 2050;Graças ao aumento do aquecimento global,irá acontecer secas,ddesmatamentos etc..
Ocorrendo assim a floresta Amazônica ter perigo de ser destruída,causando o derretimento das calotas polares e os piores desastres em que o planeta Terra pode sofrer.

Anônimo disse...

Daniel - Nº8 - 7º ano A

1: A floresta Amazônica está espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.

2: Os apelidos da floresta Amazônica são "pulmão do mundo, Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3: O solo da floresta Amazônica não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.


4:Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.

5:O problema mais comum da Amazônia é o desmatamento,as queimadas e também chegadas de cientistas de outros países entram na floresta sem a autorização das autoridades brasileiras para obter amostras de plantas ou espécies animais.

6: O vídeo fala do que vai acontecer em 2050: O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc. Tirando a vida das florestas e dos animais que habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, que é uma região bem mais seca do que as outras. Se mudarmos nosso habito e começar a não poluir, podemos evitar isso.

Abraços,
Daniel - Nº8 - 7º ano A

Anônimo disse...

Júlia Linhares da Silva nº14 7ºD

1-Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)

2-Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".Outros apelidos : Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4-Mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia.
Mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5-Problemas atuais enfrentados pela floresta Amazônica: Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território.

6-Eu entendi que este vídeo fala sobre a Amazônia.É uma entrevista com Carlos Nóbrega e fala sobre 2050 que o pior cenário está reservado para a Amazônia.E por isso se torna ainda mais frágil.As pessoas de diversos lugares do mundo pegam plantas do Brasil e vendem para outros Países que transformam em matérias primas para se fazer remédios, perfumes e etc...

Abraços Júlia !

Anônimo disse...

Oi Conceição !!
Júlia nº16 7ºA

1) Se Localiza nos Países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Sendo Sua maior Parte no Brasil onde ocupa os estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.
2)Possuí Apelidos como: Inferno Verde e Hiléia Brasiliense e ainda o mais conhecido "Pulmão do Mundo".
3)O solo não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes.
4) Mata de Terra Firme: Nunca é inundada.
Mata De Várzea: Inundação Temporária, apenas na cheia dos Rios.
Mata de Igapó: Sempre inundada.
5)A Amazônia enfrenta problemas de: Queimadas,a Biopirataria,Desmatamento e a Poluição nos Rios.
6)O vídeo mostra que em 2050 sofreremos com altas temperaturas principalmente na Região tropical da América do Sul sendo que na Amazônia poderá aumentar de 2ºC a 6ºC e grandes desastres naturais como ciclones,secas,enchentes e etc...
O pior poderá vir a acontecer com a Amazônia além de Grandes queimadas tornará seus Ecossistemas mais Frágeis. Além disto o grande aumento na temperatura deste local será principalmente por causa da sua distância do Oceano, por estar mais quente seu solo então perderá sua umidade podendo se tornar um solo Seco, baixa umidade poderá afetar o processo de evaporação que por sua vez resfria o ambiente, caso isso não ocorra as temperaturas poderão subir ainda mais.Ainda estima-se que de 15% a 20 % da Amazônia poderá virar uma savana.Em 2005 houve a maior seca registrada em 60 anos e secas como essa poderão vir a ser mais frequentes matando árvores e plantas facilitando entrada dos raios solares aumentando as queimadas, que quando ocorrem liberam todo o gás carbônico que havia na árvore prejudicando a camada de ozônio.

Beijos
Júlia nº16 7ºA

Anônimo disse...

Guilherme A. Crispim, nº 15, 7ºC

1- Qual a localização da floresta Amazônica ? (países e estados).
A floresta Amazônica está localizada no Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa e nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e Maranhão.

2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
Os apelidos são "pulmão do mundo", Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-Como são os solos da floresta Amazônica ?
O solo da floresta Amazônica não é muito rico, porque tem uma fina camada de nutrientes, que é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais características ? Dê um exemplo para cada mata.
a) mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
b) mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira;
c) mata de terra firme: ocupam a maior parte da região, não são inundadas pelas cheias dos rios e é a mais rica em biodiversidade. É uma formação densa, úmida e escura. Ex.: guaraná.

5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia ?
Poluição dos rios que prejudica os índios, a biopirataria e o desmatamento.

6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo .
Se não tomarmos algumas atitudes o clima de 2050 poderá trazer ventos fortes, muitas chuvas com inundações e muito calor com mais secas no Nordeste. Com o aquecimento global a Amazônia e o Centro Oeste podem ter um aumento de 2º a 6º C acima do normal, causando incêndios e transformando a floresta em savana. Sem a Amazônia o aquecimento global seria maior. A amazônia é o ar condicionado da Terra.

Anônimo disse...

Cristhielen n*:3 7*D
a) América do Sul: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. A maior parte da floresta fica no território brasileiro: estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.

b)Mata de igapó, mata de várzea e mata de terra firme. A mata de igapó é uma mata submersa,mata de várzea é de inundação temporária e a mata de terra firme é a que ocupa a maior parte e não são inundadas.

c)Problemas: Desmatamento, queimada, biopirataria e contaminação do rio.

d)O vídeo fala do que vai acontecer em 2050: O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc, tirando a vida das florestas e dos animais que habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana, que é uma região bem mais seca do que as outras. Se mudarmos nosso habito e começar a não poluir, podemos evitar isso.

Anônimo disse...

Brenda Sauchuk n:4 7ºA

1- Qual a localização da floresta Amazônica? (países e estados)?
-Bolivia, Brasil, Colonbia,Eequador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriame e Venezuela.
2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
- Pumao do mundo e Inferno verde
3-Como são os solos da floresta Amazônica?
- O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes.
4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica? Suas principais características? Dê um exemplo para cada mata.
-Florestas Tropicais=que se localiza na Austrália uma delas !
Florestas Temperadas= que se localiza no Canadá, região do hemisfério norte, nos EUA, uma delas!
5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia?
-Um dos pricipais problemas, sem dúvida, é o desmatamento irregular que ocorre em suas matas, além da matança de animais, e da extinção deles.
6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo.
--No futuro com a poluição entre outros problemas nos pode sofrer muito por causa do calor que foi feito por o desmatamento e podemos sofrer de escassez de água pois não usamos ela como deve ser usada.Vamos tomar muito cuidado e agudar o mundo!

Anônimo disse...

Oi Conceição!!

1-A floresta Amazônica fica no norte do Brasil,Venezuela,Equador,Bolívia,
Guiana,Guiana Francesa,Peru.

2-Pulmão do mundo,ar condicionado,floresta Equatorial da Amazônia,Hiléia Amazônica.

3-O solo é pobre em nutrientes.

4- A Floresta Amazônica é a floresta equatorial que forma a maior parte da Amazônia. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. A Hiléia Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas, situadas a aproximadamente 50 metros do solo.

5-Desmatamento,queimadas.

6-Quando eu assisti o video fiquei muito assustada porque fala sobre as coisas catastróficas em 2050.
Primeiro falava que iria aumentar
5ºC ,os ventos vão enfraquecer na linha do Equador ,também vão acontecer redemoinhos.

Letícia Schneider Lima Nº:22
Série:7ºC

Anônimo disse...

Ulian Werner Nº:30 7ºD grupo: Onça Pintada


1- Qual a localização da floresta Amazônica ? (países e estados).
R:Situada na região norte da América do Sul é espalhada pelos territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)
2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
R:Pulmão do Mundo,Inferno verde, Hileia Brasiliense.
3-Como são os solos da floresta Amazônica ?
R: O solo da FA é pobre, mas ele tem uma fina camada de nutrientes formados por animais mortos, folhas que caem e frutas que caem das arvores.
4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
R:Matas que formam a FA(floresta amazônica):
-Mata de Igapó. Floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios.Ex: Vitória Régia
-Mata de Várzea. Mata de Inundação temporária. Ex: Seringueira, Jatobá, Maçaranduba.
-Mata de terra firme. Ocupam a maior parte da região e não são inundadas nas cheias dos rios.Ex: Guaraná, Castanha do Pará

5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia ?
A Biopirataria e o desmatamento ilegal.
6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo .
O vídeo mostra como pode ser a Amazônia daqui a muito tempo, ela poderá ter secas por causa do desmatamento e das queimadas naturais, sendo que no futuro a máxima em Manaus será de 40 graus celsius, e em Palmas a temperatura poderá chegar a 43 graus. Até o ano de 2050, entre 15 e 20% da Amazônia deve virar uma savana, e sem a Amazônia o aquecimento global tornaria-se ainda mais grave.

Anônimo disse...

Sofia Boulet nº 32
7º ano C

1-Qual a localização da floresta Amazônica?

R:A floresta Amazônica localiza-se, principalmente, na região Norte do Brasil. Ela abrange todo o estado do Amazonas, Pará e Acre, e também ocupa parte dos estados de Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. A floresta Amazônica ocupa cerca de 47% do território nacional e também territórios internacionais, sendo eles: Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?

R:
-Hiléia brasilienses(nome científico);
-inferno verde(por causa da sua insalubridade);
-condicionador de ar do mundo(durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de "pulmão do mundo", contudo, hoje se sabe que a quantidade de oxigênio que a floresta produz durante o dia, pelo processo de fotossíntese, é consumido por ela à noite);
-esponja( o sistema florestal da região, além de evitar a erosão, absorve substâncias trazidas pelos ventos e pelas chuvas, sob a forma de poeira e partículas, da África e do Atlântico) e
- caixa preta da biodiversidade.

3-Quais são os solos da floresta Amazônica?

R:Os solos da floresta Amazônica não são muito ricos, pois possuem somente uma fina camada de nutrientes(húmus).O húmus é formado pelo processo de decomposição de folhas, frutos e animais mortos que se depositam sobre o solo, e ele é essencial para o desenvolvimento das plantas e árvores da floresta.

4-Quais as matas que formam a floresta Amazônica? Suas principais características. Dê um exemplo para cada mata.

R:
a)Mata de igapó: são áreas permanentemente inundadas pelas águas dos rios, contudo, como a água dos rios que inundam estas áreas são pobres em minerais e nutrientes, a flora e a fauna desta parte da Amazônia não é tão rica quanto as demais.
Exemplo de vegetação: vitória-régia.
b)Mata de várzea: são áreas periodicamente inundadas, e como a água dos rios que percorrem estas áreas são ricas em minerais e suspensões orgânicas, a fauna e a flora desta parte da Amazônia é uma das mais ricas e produtivas.
Exemplos de vegetação: seringueira, jatobá e maçaranduba.
c)Mata de terra firme: ocupa a maioria dos 7 milhões de km² da Amazônia. É uma floresta que nunca se inunda e se extende sobre uma grande planície. Com árvores altas, que chegam a 65 metros de altura, suas copas formam uma barreira à luz, deixando o interior da floresta quente e úmido.
Exemplos de vegetação:castanha-do-pará, caucho, guaraná, seringueira-branca e cedro.

5-Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia?

R:O desmatamento predatório e ilegal, as queimadas (que têm como objetivo ampliar as áreas de cultivo de fazendeiros), a biopirataria e a contaminação dos rios (que se deve a descoberta de ouro na região e consequentemente, a utilização de uma substância altamente poluente no garimpo, o mercúrio).

6-Elabore uma síntese com as informações do vídeo.

R:O vídeo nos alerta para o fato de que se não fizermos nada para combater as mudanças climáticas que estão em curso no nosso planeta, em meados deste século vamos sofrer ainda mais com os fenômenos extremos da natureza, como tempestades e secas rigorosas, por exemplo.
Quanto à Amazônia, especialistas alertam que o pior cenário, com relação ao aquecimento global, ficará reservado para esta parte do planeta. A Amazônia, junto com parte do Centro-Oeste, é a região do Brasil onde a temperatura deve aumentar mais até o final deste século(entre 2°C e 6°C). Se isto acontecer, a floresta Amazônica passará por um processo de SAVANIZAÇÃO, ou seja, estima-se que entre 15% e 20% dela deva se transformar em savana até 2050.

Anônimo disse...

Nome:Cauê Piske Rosa
Série:7°C
N°:8

1:Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.Estados brasileiros:Amazonas,Amapá,Rondônia,Acre,Pará,Roraima.

2:Inferno Verde,Hiléia Brasiliense e Pulmão do Mundo.
3:O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4:mata de igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
• mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
• mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5:Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).

6:SE nós não pararmon de poluir,desmatar.Em 2050 nosso futuro vai ser em enchentes,queimadas,aumento na temperatura e outros fenomenos naturais.E poderemos perder nossa querida Floresta Amazõnica.

Anônimo disse...

Olá conceição...
1 ) A floresta Amazônica é localizada no Brasil, na região norte e no estado amazônico.
2 ) Alguns dos apelidos que a floresta Amazônica recebe é:
* Inferno Verde
* Amazônia Legal
* Hiléia Brasiliense ou Hiléia amazônica.
3 )O solo da floresta amazônica é em geral bastante arenoso. Possui uma fina camada de nutrientes que se forma a partir da decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Esta camada é rica em húmus, matéria orgânica muito importante para algumas espécies de plantas da região.
4 )A Amazônia está localizada ao norte do continente sul-americano. Aproximadamente 67% de sua área pertence ao Brasil, sendo o restante distribuído entre a Venezuela, Suriname, Guianas, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.
E a floresta Equatorial que tem a ciclagem de nutrientes que ocorre de forma muito rápida e os nutrientes são reabsorvidos pelos vegetais antes mesmo que ocorra o processo de lixiviação (processo natural de escoamento dos minerais dissolvidos pela água da chuva ou dos rios e que pode causar erosão) garantindo o equilíbrio entre a demanda e a oferta de nutrientes.
5 )Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
6 )O vídeo fala da previsão da floresta Amazônica daqui a 48,5 anos e meio.
Também fala que o aquecimento Global fará com que ela aumente entre 3 e 6 graus celcios.

Bjs de Ellen Knippenberg Shcwambach n:10 7 ano C.

Anônimo disse...

1R:A floresta Amazonica se espalha pelos territorios do Brasil,Colombia Peru,Bolivia,Equador,Suriname,Guiana e Guiana Fracesa e grande parde dela se encontra em territorio brasileiro passando pelos estados de Amazonas,Acre,Amapa,Rondonia,Acre,Para,Roraima,Tocantis,Norte do Mato Grosso e Osete do Maranhão.

2R:Pulmão do Mundo,Inferno Verde,Maior Ar-Condicionado do Mundo e Hileia Brasiliense.

3R:O solo da Amazonia não e rico porque contem uma fina camada de nutrientes que è formada pela decomposição de folhas,frutos e animais mortos.Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4R:Mata de Igapo: fica o ano todo alagada e submersa Ex:Vitoria Regia.
Mata de várzea:mata que quando acontece uma inundação fica alagada Ex: seringueira, jatobá e maçaranduba.
Mata de Terra Firme:nunca è inundada pela cheias dos rios e costitue da maior parte Ex: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5R:Problemas atuais enfrentados pela floresta Amazônica: é o desmatamento ilegal e predatório,madereiras que se estalam na região cortam e vendem troncos de arvores nobres,existem fazendeiros que queimam arvores para aumentar sua area de cultivo,tambem existe a biopirataria que cientistas entram na Amazonia sem autorização para obter amostras de platas e de animais.

6R:Em 2050 as temperaturas serão 5 graus acima do normal,os ventos na linha do equador iram se enfraquecer provocando o mega euninho,as catastrofes naturais serão mais frequentes e mais desastrosas,o foco de aumento de temperatura por causa do aquecimento global sera na America do Sul e principalmente na Amazonia, em climas tropicais quanto mais longe do mar maior fica a temperatura,estimase que entre 15% e 20%da Amazonia ira virar savana atè meados deste seculo.

Arthur Bruno 7C Nº04 disse...

1.) Fica na região norte da América do Sul, em territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. No Brasil está presente nos estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Norte do Mato Grosso e Oeste do Maranhão.

2.) Os apelidos da floreta Amazônica são: Pulmão do Mundo, Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3.) O solo da floresta Amazônica não é muito rico, possui apenas uma fina camada de nutrientes que é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Essa camada de nutrientes (húmus) é essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem na região.

4.) A floresta Amazônica tem três tipos de matas, conforme sua proximidade em relação aos rios: mata de igapó, mata de várzea e mata de mata de terra firme. Mata de igapó é a floresta submersa, sempre está alagada pelos rios; exemplo: vitória-régia. Mata de várzea é a mata de inundação temporária, com composição vegetal variável; exemplos: seringueira, jatobá e maçaranduba. Mata de terra firme é a mais rica em biodiversidade, ocupa a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma floresta com formação densa, úmida e escura; exemplos: castanha-do-pará, caucho e guaraná.

5.) Os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia são: o desmatamento ilegal, a biopirataria e o garimpo descontrolado. O desmatamento ocorre com as madeireiras na venda de troncos de árvores nobres e os fazendeiros que provocam queimadas para ampliar suas áreas de cultivo. Na biopirataria cientistas estrangeiros obtêm patentes de substâncias desenvolvidas a partir de amostras de plantas e de espécies animais obtidas ilegalmente, sem a autorização do governo brasileiro. O garimpo polui com mercúrio rios e peixes da região, que são importantes para a sobrevivência das tribos.

6.) O vídeo fala de um possível cenário para o ano de 2050. Com o aquecimento global teremos mais e maiores secas, inundações e incêndios florestais. Teremos refugiados ambientais. Boa parte da floresta será queimada e se transformará em savana. A queima da floresta libera gás carbônico, que aumenta o aquecimento global.

Arthur Bruno 7º ano C Nº 04

Anônimo disse...

Vinicius Hugo Praun 7 ano C N.35


1 ¤ Os países que possuem parte dela são: Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Guiana, Equador, Colômbia, Suriname e Guiana Francesa.
Já os estados são: Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Rondônia.

2 ¤ A Floresta Amazônica recebe os apelidos de: Inferno Verde, Pulmão do Mundo e Hiléia Brasiliense.

3 ¤ O solo da floresta tem apenas uma fina camada de nutrientes e não podemos dizer que é um solo rico. Em compensação tem camadas de folhas que geram nutrientes para a biodiversidade.

4 ¤ Mata de Igapó: Floresta submersa, sempre, sem nenhuma excessão, inundada.
Exemplo: Vitória-Régia.
Mata de Várzea: Mata que inunda temporariamente etem mais diversidade de vegetação.
Exemplo: Seringueira, Jatobá.
Mata de terra firme: Como diz o nome, a mata de terra firme não é inundadada nenhuma vez por ano e há mais animais vivendo nesse tipo de mata.
Exemplo: Caucho, Guaraná.

5 ¤ Problemas ocorridos na Floresta Amazônica: Desmatamento ilegal e predatório, incendios para a ampliação da agricultura e pecuária da região, biopirataria e extração de ouro usando mercúrio, que contamina os rios.

6 ¤ Um cientista previu que, para 2050, os fenômenos naturas sejam mais intensos e as temperauras na Terra serão maiores, além de que, com a temperatura acima do normal, a Floresta Amazônica irá perder umidade, fazendo as folhas do chão ficarem secas e mais inflamáveis, depois as folhas pegam fogo, que faz as plantas morrerem, e com iss as árvores soltam CO2 (gás carbonico) que aumenta a temperatura mais ainda. A situação piora cada vez mais a partir desse ponto.

[ ]
[ ]
[ ]
Þ = = = = = = ¥

Anônimo disse...

Victor Vechi,N:34 7 ano C
Oi Conceição,
1-Ela se localiza no:Brasil, Bolívia,Venezuela,Equador, Colômbia,Suriname,Guiana Francesa e Guiana.Estados do Brasil: Amazônia, Amapá,Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.
2-Os seus apelidos são: Pulmão do mundo,Inferno verde,Ar-condicionado do mundo...
3-Seu solo é pobre,por isso possui apenas uma fina camada de nutrientes.
4-Suas matas são: mata de igapó: floresta submersa, sempre alagada pelos rios. Ex.: vitória-régia;
mata de várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: seringueira, jatobá e maçaranduba.
mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura
Ex.: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
5-os principais problemas são: desmatamento,as queimadas que estao sendo comum nesta floresta,que futuramente poderá ter sérios problemas.Como mostra a imagem de desmatamento.
Bjs.

Anônimo disse...

Victor Vechi,N34,7ano C
Continuação:
6-O vídeo fala principalmente sobre a elevação das temperaturas,o desmatamento,as queimadas focando no futuro onde as temperaturas no nordeste estao semi-árido,enfim o vídeo e para nos analisar como vai ser o problema no futuro.
Desculpe esqueci de realizar esta pergunta mas esta ai tudo completo agora
tchau,tchau.

Anônimo disse...

Marcela Heusi n°25 7°anoC

1- A Floresta Amazônica se encontra na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7mil quilômetros quadrados, espalhados por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.Mas a maior parte se encontra em alguns territórios Brasileiros (estados do Amazônia, Amapá, Rondônia, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Norte do Mato Grosso e no Oeste do Maraão.

2- Os apelidos são: Pulmão do Mundo, Inverno Verde e Hiléia Brasiliense.

3- O solo é pobre, pois não é rico em humos.

4- As matas que formam a Floresta Amazônica são as seguintes:

*Igapó: uma mata submersa, ali nascem alguns frutos como a Vitória Régia.
*Vaizea: é uma mata temporiariamente inundada, ali nascem tipos de frutos como a Seringueira.
*Terra Firme: uma mata densa, ali nascem muitos frutos como a Castanha do Pará.

5- A descoberta do ouro na região muitos rios estão sendo prejudicados (contaminados). Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, existem substâmcias que estão contaminando os rio, peixes.Índios que habitam a floresta amazônica também estão sendo prejudicadas, por causa da estração do ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

6- O vídeo fala que em 2050 a temperatura vai subir para mais 5C° fora do normal, em quase todo o litoral Brasileiro.O enfraquecimento da linha do Equador e o aquecimento do Oceano Pacifico, indicam a continuidade do mega eninho , que teve ínicio na primavera.O clima vai ficar seco no semirio do Nordeste, que está sofrendo uma seca a mais de 2anos.Na Amazônia a seca não acaba, a queima de arvores e plantas, continua.Houve ciclones que afetaram o litoral catarinense e o do Rio Grande do Sul, desde Setembro.Em 2050 as temperaturas vão ser severas, as secas eram extremas no Nordeste.os maiores aumentos da temperatura serão na Amárica do Sul Tropical, principalmente.

Beijinhos!

Anônimo disse...

1.Brasil,Venezuela,Colômbia,Bolívia, Equador,Suriname,Guiana e Guiana francesa.no território brasileiro els se localiza nos estados do Amazonas,Amapá,Rondônia,Acre,norte Mato grosso,oeste do Maranhão,Pará,Roraima,tocantins.
2.Pulmão do mundo,inferno verde,biodiversidade.
3.O solo desta floresta não é muito rico,pois possui uma fina camada de nutrientes.Esta é formada pela decomposição de folhas,frutos e animais mortos.
4.Mata de várzea,mata de igapó e mata de terra firme.Várzea:mata de inundação temporária,de composição vegetal variável. EX:jatobá.
Igapó:Floresta submersa,permanentemente alagadas pelos rios. EX:Vitória-régia.
Terra firme:Ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.É formação densa, escura e úmida.EX:Guaraná.
5.O vídeo mostra as consequências da poluição que esta sendo causada no mundo atualmente e isso é só um pouco dos muitos problemas que iremos ter no futuro.No Brasil a região nordeste se destaca pelas secas na região norte o desmatamento da amazônia e na sul e sudeste os ciclones,tempestades e enchentes.

Anônimo disse...

Gabriela Hoeppers dos Santos. Nº11
7º ano A.

Respostas:
1-Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.Maior parte da floresta se localiza em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão).

2-Pulmão do Mundo,Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Este solo é formado pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região.

4-Mata de Igapó: floresta submersa.
Ex:Vitória-régia.
Mata de Várzea: mata de inundação temporária.
Ex:Seringueira.
Mata de terra Firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios.
Ex:Guaraná.

5-Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório.
Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres.
Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais.
Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.

6-O aquecimento global vai aumentar, causando secas, incêndios florestais etc., tirando a vida das florestas e dos animais que ha habitam. Estima-se que 15% a 20% da floresta Amazônica vire savana.
Com as mudanças climáticas que estão acontecendo no mundo daqui há alguns anos poderemos sofrer consequências drásticas como temperaturas elevadas, o enfraquecimento dos ventos na linha do Equador, entre outros. Os solos da Amazônia perderão muita água o que fará com que a temperatura aumente de 2Cº a 6ºC. Com o aumento de temperatura ha mais secas o que significa mais destruição.
E assim botando em risco a vida de todos os seres vivos.

Fonte:Blog Geo - Conceição.

Anônimo disse...

R-1:A floresta Amazônica se localiza em vários países, e eles são:Brasil(onde está a maior parte),Bolívia,Guiana,Guiana Francesa,Peru,Equador,Colômbia,Venezuela e Suriname.
No Brasil a floresta amazônica se encontra nos estados de: Amazônia, Amapá, Rondônia, acre, para, Roraima e Tocantins.
R-2:Pulmão do mundo, Inferno Verde e Hiléia
R-3:O solo não é muito rico, pois possui uma fina camada de nutrientes. Esta camada esta formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.
R-4: MATA DE IGAPÓ:Esta sempre inundada pois se localiza em um plano muito baixo (perto do rio)
Ex: vitória-régia
MATA DE VÁRZEA: Esta inundada só em épocas de cheias.
Ex: seringueira, jatobá e maçaranduba.
MTA DE TERRA FIRME: Nunca inunda, pois esta localizada em um planalto, longe do rio.
Ex: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
R-5:
1-O desmatamento ilegal e predatório.
2-Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores.
3-Fazendeiros provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo.
4-E a biopirataria
R-6:O video fala que daqui em alguns anos o clima no Verão vai aumentar 5° acima do normal.Assim podendo causar secas podendo permanecer por mais de 2 anos.As temperaturas podem varias de 40° e 43° graus. E se nads for feito para combater as mudnças climaticas que estao ocorrendo a previsao para o futuro se feia.

Anônimo disse...

R-1:A floresta Amazônica se localiza em vários países, e eles são:Brasil(onde está a maior parte),Bolívia,Guiana,Guiana Francesa,Peru,Equador,Colômbia,Venezuela e Suriname.
No Brasil a floresta amazônica se encontra nos estados de: Amazônia, Amapá, Rondônia, acre, para, Roraima e Tocantins.
R-2:Pulmão do mundo, Inferno Verde e Hiléia
R-3:O solo não é muito rico, pois possui uma fina camada de nutrientes. Esta camada esta formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.
R-4: MATA DE IGAPÓ:Esta sempre inundada pois se localiza em um plano muito baixo (perto do rio)
Ex: vitória-régia
MATA DE VÁRZEA: Esta inundada só em épocas de cheias.
Ex: seringueira, jatobá e maçaranduba.
MTA DE TERRA FIRME: Nunca inunda, pois esta localizada em um planalto, longe do rio.
Ex: castanha-do-pará, caucho e guaraná.
R-5:
1-O desmatamento ilegal e predatório.
2-Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores.
3-Fazendeiros provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo.
4-E a biopirataria
R-6:O video fala que daqui em alguns anos o clima no Verão vai aumentar 5° acima do normal.Assim podendo causar secas podendo permanecer por mais de 2 anos.As temperaturas podem varias de 40° e 43° graus. E se nads for feito para combater as mudnças climaticas que estao ocorrendo a previsao para o futuro se feia.

Ana Terra N°:4 7°B

Anônimo disse...

Victoria Romeiro Magalhães nº38 7ºD
a)Região Norte do Brasil, Venezuela, Peru, Bolívia, Suriname, Guiana francesa e Equador
b)Mata de terra firme, ocupam a maior parte da região,ex:guarana.
mata de várzea, parcialmente inundada,ex:jatobá.
mata de igapó, totalmente alagada,ex:vitória régia
c)Os principais problemas são desmatamento, as queimadas e a biopirataria.
d)A Amazônia continua a sofrer com a seca e o desmatamento esta agravando mais ainda o problema. Muitos refugiados ambientais estão sofrendo com as chuvas, enchentes e temporais que afetam a região sudeste.
Em 2050 nos sofreremos muito com a as temperaturas e problemas ambientais. E o lugar que mais sofrera com problemas ambientais será a Amazônia.
Os solos da Amazônia perderão muita água oque fara com que a temperatura aumente de 2Cº A 6ºC, principalmente porque com as queimadas e o desmatamento o aquecimento global poderá aumentar.
Com o aumento de temperatura ha mais secos o que significa mais destruição mais mortes.
Com a morte de plantas o co² contido nela é liberado, e supondo que toda a floresta fosse derrubada o gás carbônico liberado seria o mesmo que o gás produzido pelos pessoas em 15 anos.
E como as arvores utilizam o color para transformá-las em vapor d'água se elas fossem derrubadas a terra sofreria um grande aumento de temperatura

Anônimo disse...

Camila Simioli n.42 3A 14/05/2012


1-A maioria das florestas está contida dentro do Brasil (Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima) com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13% e com pequenas quantidades na Colômbia, Venezuela,Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e França (Guiana Francesa). Estados ou departamentos de quatro nações têm o nome de Amazonas por isso.
3-O solo amazônico apresenta baixos índices de nutrientes, é ligeiramente ácido e bastante arenoso, características que permitem classificá-lo como extremamente pobre. A presença de grande quantidade de matéria orgânica, carregada desde os Andes pelos rios, faz das várzeas as únicas áreas agricultáveis da Amazônia.
Na verdade, como em toda mata tropical, os nutrientes minerais encontram-se quase totalmente na biomassa vegetal ficando uma pequena quantidade no solo, sobretudo na camada superficial de húmus. A rápida reciclagem desses nutrientes, decompostos pelos micro-organismo do solo e reabsorvido pelas árvores, garante o equilíbrio necessário a manutenção da floresta. A única função revelante do solo é a de dar suporte físico à vegetação. De acordo com estudos do projeto Radam – Brasil, apenas pouco mais de 10% da Amazônia possui solo de fertilidade compatível com as atividades agrícolas.
4- Matas de igapó, que se localizam nas áreas baixas, próximas de rios e que estão constantemente inundadas. Nelas, as árvores têm cerca de 20 metros de altura e estão adaptadas para viver em terrenos alagados.
- Matas de várzea: ficam em terrenos um pouco mais elevados, que são inundados apenas temporariamente.
- Matas de terra firme: estendem-se nas regiões mais elevadas e sempre secas. Compõem 80% da floresta. Árvores que têm em média 30m de altura formam florestas compactas, cujo interior é úmido e escuro.
5- Um dos pricipais problemas, sem dúvida, é o desmatamento irregular que ocorre em suas matas, além da matança de animais, e da extinção destes. A Amazônia, atualmente, vêm sendo duramente castigada, pelo homem, suas matas estão ficando totalmente devastadas, como já disse, devido a irregularidade de desmatamentos que estão ocorrendo.
2-"pulmão do mundo", Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

Anônimo disse...

1- Qual a localização da floresta Amazônica ? (países e estados).
Espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Maior parte nos estados brasileiros. Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão.

2-Quais são os apelidos da floresta Amazônica?
"pulmão do mundo", Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.

3-Como são os solos da floresta Amazônica ?
O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos.

4- Quais as matas que formam a floresta Amazônica ? Suas principais característica ? Dê um exemplo para cada mata.
*mata de Igapó: floresta submersa, sempre alagada pelos rios. Exemplo: Vitória-Régia.
*mata de Várzea: mata de inundação temporária, alta biodiversidade. Exemplos: Seringueira, Jatobá e Maçaranduba.
*mata de terra firme: ocupam maior parte da região e devido a altitude que são encontradas não são inundadas. É uma formação densa, úmida e escura. Exemplos: Castanha-do-Pará, Caucho e Guaraná.

5- Quais são os principais problemas que tem ocorrido na Amazônia ?
Desmatamento ilegal e predatório.
Fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo.
Biopirataria na floresta Amazônica.

6- Elabore uma síntese com as informações do vídeo.
Ambos falam sobre o aquecimento global, porem com opiniões opostas. O Fantástico da ênfase que existe sim o aquecimento global, onde esta gerando o derretimento de gelo, onde o agente causador principal é o homem, com as emissões de CO2, geradas pelas industrias, auto moveis... Já o entrevistado no Jô diz que o aquecimento global é apenas uma hipótese. E que o derretimento do gelo não pode ser explicado por isso, já que por sua vez ele possui um ciclo.

Camila Garcia - 05 - 3ºA

Anônimo disse...

Lediane Goulart nº 27 3º A
1 - Situada na região norte da América do Sul, a floresta Amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 milhões quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima,Tocantins,Norte do Mato Grosso e o Oeste do Maranhão)
2 - Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo", Inferno Verde e Hiléia Brasiliense.
3 - O solo desta floresta não é muito rico, pois possui apenas uma fina camada de nutrientes. Esta é formada pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. Este rico húmus é matéria essencial para as milhares de espécies de plantas e árvores que se desenvolvem nesta região. Outra característica importante da floresta Amazônica é o perfeito equilíbrio do ecossistema. Tudo que ela produz é aproveitado de forma eficiente.
4 - Mata de Igapó: floresta submersa, permanentemente alagada pelos rios. Ex.: Vitória-Régia.Mata de Várzea: mata de inundação temporária, de composição vegetal variável. Ex.: Seringueira, Jatobá e Maçaranduba.Mata de terra firme: ocupam a maior parte da região e não são inundadas pelas cheias dos rios. É uma formação densa, úmida e escura (a copa das árvores forma um telhado que pode reter até 95% da luz solar). Ex.: Castanha-do-Pará, Caucho e Guaraná.
5 - "Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal e predatório."
"Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta."
"Outro problema é a biopirataria na floresta Amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território."
"Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão sendo contaminados. Os garimpeiros usam o mercúrio no garimpo, substância que está contaminando os rios e peixes da região. Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extração de ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos."
6 - O video se refere ao aquecimento global, que foi estudado detalhadaente em cada região do Brasil, ele diz que a Amazônia será a região em que a temperatura elevará ainda mais do que as outras regiões, devido a isso a floresta tende a desaparecer em poucas décadas.