sábado, 25 de maio de 2013

MATA CILIAR EM PERIGO.

Falta de saneamento básico, de mata ciliar e de hábitos dos brasileiros ameaça rios.

www.itapemirim.es.gov.br 


Milhões de reais destinados à despoluição de rios nas cidades poderiam ser economizados se os

governos tivessem investido efetivamente no tratamento de esgoto e a sociedade brasileira mudasse padrões culturais, na avaliação da bióloga Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica.

O alerta será uma das bandeiras do Encontro Nacional pela Mata Atlântica, conhecido como Viva a Mata, que ocorrerá às vésperas do Dia Nacional da Mata Atlântica, em 27 de maio. As palestras e debates da nona edição do evento, organizado para sensibilizar as pessoas sobre a importância da floresta, terão como foco os direitos e deveres ambientais no país.

A reportagem é de Carolina Gonçalves e publicada pela Agência Brasil, 24-05-2013.

O encontro começa hoje (24) na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, com atividades também no Museu de Arte Moderna (MAM). Na abertura do evento, que termina domingo (26), será lançada campanha pelo cumprimento do Código Florestal.

Para Malu Ribeiro, a situação das bacias e rios do bioma deve entrar nas discussões. A partir de dados do governo, a bióloga disse que a falta de saneamento básico e a ausência de mata ciliar nos rios e nascentes têm levado algumas regiões ao colapso. Segundo ela, o Sudeste é uma das que mais sofrem com as consequências desse cenário.

“A população desses estados perde o efeito regulador de clima proporcionado pelas florestas. É esse serviço que, no período de seca, faz com que a vegetação contribua para manter o nível dos lençóis freáticos e, na época de chuva, evita a erosão de encostas”, explicou. “Nunca tínhamos visto uma seca extrema no Rio Grande do Sul como tem ocorrido nos últimos anos, com produtores enfrentando problemas graves e tendo que receber água de caminhão-pipa”, completou.

Malu Ribeiro disse que em todas as capitais dos 17 estados que abrangem a Mata Atlântica há rios contaminados. “A perda da mata ciliar tem gerado grandes contaminações provocadas por restos de metais pesados dos chorumes, substâncias que vêm de cemitérios e que o subsolo acaba levando para os rios”, explicou.

Nas áreas rurais, segundo ela, o problema é o uso intenso de agrotóxicos que acabam chegando aos rios, e, nas zonas urbanas, a falta de tratamento de esgoto, a poluição e os resíduos lançados a céu aberto.

Nas cidades, segundo ela, os brasileiros não mostram preocupação com a escassez de água e nem com o desperdício. “É um luxo cultural negativo do Brasil, que acha que tem muita água. Precisamos lembrar que a água não é distribuída igualitariamente, por exemplo. A gente vive a cultura da abundância e do desperdício: canta no chuveiro, lava calçadas, brinca no tanque. Mudar esse comportamento é muito difícil”, disse.

Para a bióloga, o novo Código Florestal pode representar uma ameaça ao bioma. A lei, aprovada há um ano, deve ocupar grande parte das discussões previstas para o sábado e o domingo no Ibirapuera e no auditório do MAM.

Representantes de várias organizações não governamentais vão lançar uma campanha nacional com o lema “Cumpra-se”, pelo cumprimento do Código Florestal e a instalação do grupo de acompanhamento do código em São Paulo.

Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, explicou que o objetivo é mobilizar as pessoas para acompanhar a implementação da lei. Esta semana, a organização e outras entidades voltadas para as questões ambientais lançaram um observatório na internet que será usado para monitorar tudo o que está sendo feito nos estados, nos municípios e pelo governo federal, como o cadastramento dos imóveis rurais do país e a regulamentação dos incentivos financeiros para os produtores que preservam.

“Já que as regras estão valendo, queremos acompanhar a implementação. O CAR [Cadastro Ambiental Rural] tem dois anos para ser criado e quem vai implementar e quais são os gargalos? Queremos saber isso”, disse Mantovani.

“No caso da Mata Atlântica, temos uma lei específica, mais restritiva, que é o código para a região e que está valendo. Não permite, por exemplo, tirar um remanescente de floresta de secundário estágio sem fazer uma documentação mostrando claramente o interesse social e a utilidade pública da obra, como estradas”.

Mantovani lembrou que cada um dos 17 estados tem dificuldades e características particulares. O Rio de Janeiro tem 90 mil propriedades para serem cadastradas. Na Bahia e no Paraná, o número de imóveis rurais chega a quase 400 mil.

“Em São Paulo, a questão da cana-de-açúcar é muito forte. Na Mata Atlântica, não há mais conversão de floresta para agricultura porque os locais disponíveis hoje são de difícil uso. Vamos ter que fazer um programa mais voltado para a regularização do que existe”, explicou.
1- 


2-

3-



FONTE : ENVOLVERDE

ATIVIDADE: PESO 2
1- Dar o conceito de mata Ciliar, outros nomes que a mata Ciliar recebe e qual sua importância ?
2- Principais diferenças entre o antigo e o novo Código Florestal ?
3-É possível aumentar a produtividade sem aumentar a área de desmatamento ? Justifique sua resposta.
4- Observe a tabela do desflorestamento 2010-2011 ( em ha ) e registre uma conclusão.
5- Assista um dos vídeos e escreva sua opinião.

57 comentários:

Anônimo disse...

Aluna: Tainá Cristine S. Nuss
nº 39 - 3º"A"

1 - Conceito: Mata ciliar é a designação dada a vegetação que percorre todo o entorno de um rio, é a floresta de preservação contínua de qualquer curso de água. Tais florestas não podem ser tratadas de forma a sofrerem cortes rasos, pois além de evitar o assoreamento do leito dos rios, a mata consiste em um ecossistema, que abriga milhares de espécies florísticas e faunísticas, cuja importância é manter o equilíbrio de uma região. Outros Nomes: Floresta latifoliada tropical: Se desenvolve nas vertentes das serras, à retaguarda do mar, não influenciadas diretamente pela umidade marítima. Floresta latifoliada úmida da encosta: Predominando em regiões de clima quente e úmido, com verões brandos, surge nas encostas das serras litorâneas. Floresta Ombrófila Densa: É uma formação com vegetação característica de regiões tropicais com temperaturas elevadas e com alta precipitação pluviométrica bem distribuída durante o ano.

2 - 3 são as mudanças no Código Florestal: Anistia para Desmatadores – No antigo Código Florestal previa uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa de até 100 salários mínimos para aquele que foram pegos desmatando área protegida. Já no novo Código Florestal é dada a anistia para aqueles que desmataram até 22 de julho de 2008. Áreas de Preservação Permanente (APPs) - Antes toda a área de APP’s como várzeas, mangues, matas de encosta, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800m não podia ser utilizada de maneira alguma para atividades econômicas. Já no novo Código a utilização destas áreas para atividades econômicas é permitida. Reserva Legal (RL) – No Código antigo excluía-se da Reserva Legal a APP’s e exigia a averbação da RL em cartório. No novo código a APP’s é incluída na área livre para exploração e a necessidade da averbação em cartório é retirada e também é permitida a exploração econômica da RL.

3- Sim, o que se tem que fazer é buscar novas alternativas técnicas para aumentar a produtividade e a lucratividade das lavouras sem degradar o meio ambiente. Dentre essas técnicas agrícolas podem ser citadas a utilização eficaz de corretivos e fertilizantes químicos com base na análise do solo, utilização de adubação orgânica, uso e aplicação correta de agrotóxicos e implantação de um planejamento conservacionista dentro da propriedade agrícola, evitando com isso o desperdício de insumos e reduzindo a erosão. Como consequência dessas práticas corretas, seria possível evitar a necessidade de aumento da área plantada próxima às matas ciliares.

4 - Em Minas Gerais, onde a Mata Atlântica já cobriu 46% do território total do Estado, hoje restam apenas 3.087.045 ha do bioma original. Os resultados mostram que Minas Gerais e Bahia foram os Estados que mais desmataram. A Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do Brasil: restam somente 7,9% de remanescentes florestais em fragmentos acima de 100 hectares, representativas para a conservação da biodiversidade. Considerando todos os pequenos fragmentos de floresta natural acima de 3 hectares, o índice chega a 13,32%.

5 - Vídeo 2: O novo código florestal coloca ambientalistas e proprietários rurais em uma disputa que pode se arrastar por anos. Áreas de Preservação Permanente: atualmente a lei protege no mínimo 30 metros nas margens dos rios, áreas de encosta e topos de morros e as várzeas. Pelo projeto do novo código a proteção mínima cai para 7,5 metros nas margens dos rios. - Reserva Legal: atualmente os produtores são obrigados a manter a vegetação nativa em pelo menos 20% das propriedades; na floresta amazônica, o percentual vai a 80%. A recomposição deve ser feita com espécies nativas. - Regularização Ambiental: atualmente quem não registrou reserva legal e desmatou áreas de proteção permanente está sujeito a multas e embargo da produção. Pelo projeto do novo código florestal estados têm cinco anos para definir programas de regularização ambiental e poderão desobrigar desmatadores a recompor área abatida até julho de 2008.

Anônimo disse...

Matheus de Oliveira Rossetto
3B. No 37

1-Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes.

2- O novo codigo florestal virá para substituir o feito em 65. Ele simplesmente tornou mais rígido o código e diminuiu o tamanho de terra que pode ser desmatado principalmente na amazônia.

3- Sim desde que haja um planejamento sustentável, pois já existe tecnologia para que isso ocorra, porém o interesse econômico não deixa estas tecnologias serem aprimoradas.

4- Que o desflorestamento ja passou dos limites e não há como recuperar tudo que foi destruído, apenas parar de destruir o pouco que existe.

5- Vídeo 2 mostra as novas normas do código florestal, como áreas de preservação ao lado de áreas produtivas, áreas de preservação permanentes, entre outras.

Anônimo disse...

Mariana Busarello de Souza / nº 34 / 3º B

1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes e são importantes pois auxiliam na preservação das margens dos rios.
2- as principais diferenças entre o antigo e o novo código florestal são: áreas de preservação permanente, reservas legais, áreas rurais consolidadas, competências para emitir licença para desmatamento, e punições.
3- Sim, buscando fontes, atividades e recursos renováveis e que não prejudicam a natureza, e por isso é importante que essas industrias patrocinem pesquisas e e projetos que buscam inovações na área de biotecnologia e apliquem isso em seu trabalho.
4- A tabela compara a área do bioma original, e quanto sobrou dela em 2010 e 2011, mostrando também quanto dessa mata foi destruída entre 2010 e 2011.
5- O Planeta Terra é Você: Este vídeo foi criado com o único propósito de tocar a consciência sobre a conservação do nosso planeta. O vídeo mostra que desde os primórdios dos tempos estamos destruindo nosso planeta e não estamos buscando soluções suficientes para deter isso!

Anônimo disse...

1-Mata Ciliar é a vegetação que se desenvolve as margens os rios, riachos, córregos, lagoas ou outros corpos d’água, sendo de grande importância para proteção dos recursos hídricos, pois atua como uma barreira natural. A mata ciliar recebe outros nomes. Os mais comuns são mata de galeria e mata ripária
2-O Novo Código Florestal Brasileiro traz pequenas diferenças em relação ao antigo. Como nas áreas de preservação permanentes que agora tem como parâmetro o nível regular da água, a reserva legal que agora tem 20% em campos gerais, áreas rurais consolidadas, competência para emitir, licença para desmatamento e punições que foi totalmente reformulado,
3- Sim, mas os primeiros dizem que em algum momento será necessário abrir mais áreas para aumentar a produção, os segundos afirmam que a área existente em pastagem degradada é mais do que suficiente para promover esse aumento na produtividade. Vários pesquisadores calcularam o tamanho desse passivo e o potencial que ele tem para ser ocupado, mas as associações de produtores costumam argumentar que o custo seria muito alto.
4-Observando a tabela, percebi que o estado de Minas Gerais tem o maior desflorestamento nesse período, com uma área UF de 58.697.565. Já São Paulo que é uma metrópole tem área UF de 24.873.203, ocupando o sexto lugar na tabela. Santa Catarina onde vivemos esta em quarto lugar com uma área UF de 9.591.012. E em décimo lugar o estado de Goiás com área UF de 34.127.082.
5- Eu escolhi o vídeo 3, achei o vídeo muito legal. A humanidade todo deveria ver esse vídeo, para perceberem que temos que cuidar do nosso planeta, que nos mesmos estamos acabando com ele, e um dia ele não vai mais ter nem uma forma de vida se continuar com esse desmatamento, matando animais, poluindo e entre outras coisas que nos fizemos de errado. Esse vídeo tem o propósito de tocar a consciência sobre a conservação do nosso planeta.
Larissa H. Batista n°28 3°B

pollyanna disse...

Pollyanna Campanile n 41 3 B

1- é a vegetação que margeia os cursos de água, caracterizada por espécies bem adaptadas a abundancia de agua, e as frequentes inundações. importantes na proteção das margens contra a erosão e na manutenção da fauna. servem também como barreira evitando que atritos das margens atinjam a calha do rio. seus nomes podem ser vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola

2- áreas de preservação permanentes, reserva legal, áreas rurais consolidadas, competência para emitir licença para desmatamento e a punição. Antigo: 80% Amazônia legal, cerrado 35%, demais regiões, 20%. Novo Amazônia 50 %cerrado 35% demais regiões 20%.

3- sim, o Brasil não depende de novas áreas para poder crescer, muitos locais como por exemplo a produção de alimentos pode dobrar se as áreas hoje ocupadas com pecuária de baixa produtividade forem melhor aproveitadas. muitas áreas ocupadas com pastagens poderiam ser convertidas em produção agrícola.

4- observa-se que esta em estado critico Bahia e Minas Gerias. Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, levam, a 3, 4, 5 posição respectivamente, com desmatamento de 588 ha, 568 ha, 364 ha. pode-se perceber uma queda acentuada de taxas de desmatamento para estados da região sul.

5- os dois primeiros vídeos, comentam muito sobre os códigos florestais, suas mudanças, opiniões de alunos de universidades, estudiosos e explicam como funciona e como será feita a manutenção das leis. insistem na manutenção do equilíbrio ecológico, dando enfoque que o código pode garantir ao proprietário e exportadores que eles podem usar áreas de reservas legais, junto a isso dando autonomia ao estado para legislar. concordo que no primeiro vídeo quando aborda que não podem ser diminuídas as áreas , mas sim não podemos mais desmatar e ter a melhor utilização do espaço, sem que precise de outros.
O ultimo vídeo retrata o que nos homens vivenciamos neste momento, a autodestruição. o ser humano, esta destruindo o mundo, nossa casa, nosso lugar. simplesmente ignorando a situação de desmatamento, destruição de locais ou extinção de animais, por apenas serem assassinos cheios de ambição, pensar apenas no lucro que isto ira me trazer futuramente e não pensa no coletivo, no bem para todos. todos nos estamos morrendo com o planeta, e se não pararmos e melhorarmos a situação tudo estará acabado para todos. portanto que a indiferença não te vença. que o ser humano não tenha vergonha de começar agora e fazer sua parte.

Anônimo disse...

Camila Silveira Medeiros – 14 ( 3º B)

1 - É um tipo de cobertura vegetal nativa, que fica às margens de rios, igarapés, lagos, nascentes e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem muito importantes para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos. As matas ciliares também são conhecidas como mata de galeria, vegetação ribeirinha ou vegetação ripária.
As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento e a força da águas que chegam a rios ,lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático.

2 – Redução das APPs nas margens dos rios, fim das pequenas propriedades, redução da porcentagem de reserva legal na Amazônia e anistia aos desmatamentos ocorridos.

3 – Sim, aumentando a produtividade da agropecuária além de corrigir falhas de políticas que desencorajam o investimento nessas áreas e outras que estimulam o desmatamento. A cobrança devida do ITR, por exemplo, inibiria a ocupação da terra para uso especulativo, estimulando o uso produtivo e aumentando a arrecadação do Estado.

4- Mato Grosso do Sul, Santa Cantarina e Espírito Santo levam, respectivamente, as 3a, 4a e 5a posições, com o desmatamento de 588 ha, 568 ha e 364 ha. A esses números, somam-se desflorestamentos de 216 ha em São Paulo, 111 ha no Rio Grande do Sul, 92 ha no Rio de Janeiro, 71 ha no Paraná e 33 ha em Goiás.
Em Minas Gerais, onde a Mata Atlântica já cobriu 46% do território total do Estado (27.235.854 ha de um total de 58.697.565 ha), hoje restam apenas 3.087.045 ha do bioma original. No período 2010-2011, foram desflorados 6.339 ha.
A Bahia conquistou a segunda posição do ranking com o desflorestamento de 4.686 ha. Hoje, restam no Estado 2.408.648 ha de Mata Atlântica, o que, originalmente, já correspondeu a 18.875.099 ha.

5 – De acordo com o primeiro vídeo, as mudanças propostas no projeto de reforma do Código Florestal trazem, prejuízos e impactos para comunidades florestais, rurais e urbanas, ecossistemas, florestas, biodiversidade e para a própria agricultura, que depende de solo, água e clima para ser produtiva. É possível a agricultura aumentar sua produtividade sem que haja novos desmatamentos. Para isso, é preciso investir na recuperação de áreas degradadas.

Anônimo disse...

1- Mata ciliar ou floresta ripária, é chamado as florestas ou matas/vegetação que ocorre às margens de rios,lagos, águas,represas,igarapés,etc.Ela é importante para o meio ambiente pois diminui os riscos de erosão do solo, protege e mantém a qualidade das águas de rios e lagos, permite que animais silvestres se desloquem de uma região para outra (tanto em busca de alimento ou acasalamento),agem como espécie de filtro,mantendo o nível nas bacias hidrográficas e regula a quantidade de nutrientes no curso d’água
2- Antigo Código Florestal (1965) – instiui as APP como topos de morros e margens de rios, a RL parte de mata nativa que deve ser conservado para a manutenção da vida e perpetuação da espécie natural
Novo Código Florestal (1999, aprovado em 2012) – redução das APP de margens dos rios de 30 para 15 metros, fim da RL para pequenas propriedades e redução das RL na Amazonia e a anistia para os desmatamentos até 22 de julho de 2008.

3- Sim,pois as áreas onde há baixa produtividade e são pouco utilizadas podem ser feitos investimentos para que a porcentagem de produção aumente. Assim,novos espaços não terão necessidade de serem desmatados e ocupados, e sim aproveitar e dar novo incentivo aos lugares de pouca produção.
4- Em um período de tempo tão pequeno (apenas 1 ano) os números são assustadores, o desmatamento foi muito grande. Em SC, um local onde a área original do bioma contemplava 100% do território, foram desmatados quase que 76% da mata, este que é um estado de intensa produção e atividades agrícolas e pecuárias. Os estados sofreram uma grande perda em um tempo tão pequeno, principalmente ocasionado por ações antrópicas relacionados as atividades humanas e o mercado capitalista.
5- (Vídeo 3) O ser humano ainda não se deu conta de que a natureza não pode ser tratada com indiferença, ou explorada de forma descontrolada para que atendam as nossas necessidades de conforto e qualidade de vida. Devemos contribuir e aprender a viver em harmonia com as paisagens naturais, os animais e todas as espécies para que possamos viver em um mundo com conforto e ao mesmo tempo,com a consciência de que esse conforto perdurará por muito tempo,atendendo as gerações futuras e proporcionando qualidade a todos os seres vivos. Falta consciência ,incentivo, ação! Enquanto a população não se mexer, estará matando,destruindo,explorando, por ambição e procura de lucros, quando se der conta será tarde demais,por isso devemos começar a agir agora, para cuidar do planeta.

Eduarda Flores 18
3B 2013

Anônimo disse...

Dora Carolina Diedrich Saldanha
Número: 17
3ºB

1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento.

2- Alvo de muitas polêmicas, o Novo Código Florestal Brasileiro traz pequenas diferenças em relação ao antigo, poucas palavras adicionadas ou retiradas, mas que trazem grandes mudanças. São elas: Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL), Áreas rurais consolidadas, Competência para emitir licença para desmatamento e punição.


3- Sim. Com o uso racional e inteligente do solo, reflorestamento, controle biológico de pragas e investimento nesse setor e em pesquisas para a criação de tecnologia para aumentar a produtividade sem aumentar o desmatamento.

4- Em Minas Gerais, onde a Mata Atlântica já cobriu 46% do território total do Estado (27.235.854 ha de um total de 58.697.565 ha), hoje restam apenas 3.087.045 ha do bioma original. No período 2010-2011, foram desflorados 6.339 ha.

A Bahia conquistou a segunda posição do ranking com o desflorestamento de 4.686 ha. Hoje, restam no Estado 2.408.648 ha de Mata Atlântica, o que, originalmente, já correspondeu a 18.875.099 ha.

Mato Grosso do Sul, Santa Cantarina e Espírito Santo levam, respectivamente, as 3a, 4a e 5a posições, com o desmatamento de 588 ha, 568 ha e 364 ha. A esses números, somam-se desflorestamentos de 216 ha em São Paulo, 111 ha no Rio Grande do Sul, 92 ha no Rio de Janeiro, 71 ha no Paraná e 33 ha em Goiás.



5- O vídeo “O Planeta Terra é você” trás uma reflexão sobre como os seres humanos tem destruído a própria casa. As vezes esquecemos que não somos os únicos que vivem aqui, que muitas vezes as coisas que fazemos para melhorar nosso estilo de vida, acaba matando outros seres vivos. O planeta está morrendo, e nós estamos morrendo com ele.

Anônimo disse...

CAMILA-13 3B-EM

1)Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.

2)Conceição, achei difícil de entender o Código Florestal então achei essas duas tabelas falando das principais diferenças, que eu pude compreender melhor:

http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2012/10/novo-codigo1.png

http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2012/10/codigo-florestal1.png

3)Sim, acho possível. Com tanta tecnologia que temos hoje em dia, acredito que possa ser encontrado um jeito de melhorar essa produtividade sem prejudicar o que nos resta. São tantas inovações e gente especializada no assunto que acho que isso seria possível se dessem mais atenção ao assunto e seguissem as regras e leis impostas pelo estado, alem de a própria cobrança do estado ser muito relevante nessa área.

4)Através da tabela podemos perceber que houve um grande e intenso desflorestamento em um tempo extremamente curto, de apenas um ano (2010-2011). Por exemplo, no estado de MG a área original do bioma era de 27.235.854, que em 2011 passou a ser apenas de 3.087.045. Em áreas como de SC, ES e RJ, onde a unidade federal era a mesma que a área do bioma; respectivamente de 9.591.012, 4.614.841 e 4.394.507, os remanescentes florestais passaram a ser 2.322.891, 512.590 e 861.086.

5)Achei o vídeo ‘’O Planeta Terra é Você’’ o mais comovente pois mostra uma realidade que muitos não conseguem ver. Nos falamos do planeta Terra como se fosse apenas algo, um objeto, mas não percebemos que nos somos ele também. Fazemos parte disso e esta em nossas mãos cuidar dele para que gerações futuras possam viver aqui de forma harmonizada.

Letícia Machado, 29, 3ºB disse...

1. Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. Sua importância está no fato de proteger os cursos de água do assoreamento.
2. Redução das APPS nas margens dos rios (de 15 metros para 30 metros)além de instituir reserva legal que deve ser conservada nas propriedades, entre outros.
3. Sim, essa tendência vem ocorrendo desde 2007. O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade, especialmente da pecuária, que é o principal uso das áreas desmatadas.
4. Apesar de parcialmente avaliados, através da tabela é possível perceber que estados como a Bahia e Minas Gerais foram os que foram mais afetados com o desflorestamento. Mas ainda assim, estados como Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul sofrem bastante com o problema.
5. O segundo vídeo mostra os conceitos, de forma bastante clara, de RL, APP etc. e explica do que se tratam cada um deles. Se torna muito mais fácil a compreensão quando os conceitos são exemplificados e destacados como no vídeo. Com certeza, o novo código florestal vem para beneficiar a preservação da natureza e conservação dos elementos naturais.

Anônimo disse...

1-Tambem conhecida como mata de galeria, mata de vársea, vegetação ou floresta ripária, a mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes.
Quais os danos ambientais decorrentes da redução da cobertura florestal e das matas ciliares?

- perda de qualidade da água
- erosão e perda de nutrientes do solo
- aumento de pragas das lavouras.
- assoreamento dos rios e enchentes
- alterações e desequilíbrios climáticos(chuva e aumento da temperatura)
- redução da atividade pesqueira
(http://www.mataciliar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=10)


2-O novo código não permite exploração econômica da Reserva Legal, nem mesmo se aprovada pelo Sisnama.
Áreas consolidadas
Área de preservação permanente e de reserva legal que foram degradadas ou são utilizadas para atividades produtivas.
• Devem ser recompostas, regeneradas ou compensadas.
Como punição há possibilidade de cadeia, de três meses a um ano e multas de 1 a cem salários mínimos.
(http://www.alquimidia.org/neamb/index.php?mod=pagina&id=11907)

3-Sim, porém será necessário o investimento e bom aproveitamento das áreas de plantação. Além disso é possível reflorestar periodicamente, para ter matéria prima para sempre. Porém o melhor é mudar os costumes do mercado consumidor, utilizando somente papeis caixas e sacolas recicláveis e evitando o desperdício do produto.

4-Há grande desflorestamento nas regiões do país. No PR antigamente, 98% da áreas geral eram florestas, enquanto hoje restam cerca de 10%. SC era 100% e teve um decréscimo gigantesco, sobrando cerca de um quarto. Minas Gerais se analisarmos pela área total, os biomas hoje em dia representam somente 5% (antigamente era 46%)

5-Segundo vídeo: 1965 foi criado o código de reflorestamento para conservar a vegetação. Esse aplica dois conceitos:
APP arra de preservação permanente: nos rios, d 30 ate 500 metros e nos topos dos morros.
RL reserva legal, que preserva a mata nativa (Amazônia: 80%, Cerrado: 35%, Outras: 20%). Pode-se também compensar o espaço em outra área do mesmo bioma. Isso para o superávit ser maior que o déficit (90 milhões de ha contra 56,6 milhões)

Fernanda número 23, 3ºB

Anônimo disse...

Amanda Faria Wiggers dos Santos, numero 2, 3ºA
1) Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Permite o escoamento da chuva, penetração e armazenamento desta no lençol freático, previne a erosão e assoreamento, garante a pureza da agua, pois impede que detritos e assoreamento poluam a agua, etc.
2) As principais diferenças entre os códigos estão nesses fatores, presentes no novo código, que foram adicionados ou modificados em relação ao primeiro: permissão para o cultivo em áreas de preservação permanente (APP); anistia aos agricultores que desmataram; a diminuição da conservação da flora em margens de rios; liberação do cultivo no topo de morros.
3) Sim, fazendo bom uso de áreas que estão improdutivas, realocando pastos de baixa produtividade, desta forma alcançasse maior produtividade do que através do desmatamento de novas áreas.
4) Através dos dados da tabela, é possível perceber que a vegetação no país já está defasada, vitima do extrativismo exacerbado pouco do que era original se preservou, a exemplo tem-se o Estado de Santa Catarina, que possuía aproximadamente 10 milhões de área original do Bioma, e em 2010 a área remanescente era de aproximadamente 2,5 milhões. O Brasil encontra-se numa situação alarmante quanto a preservação da natureza.
5) O Brasil já possui dois hotspots, o desmatamento é exacerbado, as areas de bioma original cada vez diminuem mais, então é inconcebível que se aprove o novo código florestal, que permite maiores abusos contra a natureza, e pior, sem nenhuma explicação verdadeiramente plausível para tal feito, uma vez que os problemas com agricultura podem ser resolvidos através do aproveitamento de areas ate então improdutivas. Pode-se perceber que esse novo código florestal é criado em função de uma serie de interesses econômicos, advindos de uma visão capitalista, portanto não pode ser aceito, afinal chegará um momento que o meio ambiente não surportará tanta agressão e sucumbirá, e nós, os que extraímos e destruímos a natureza, sucumbiremos junto.

Anônimo disse...

Nome: Pedro Cardoso de Sales Filho Nº37 3ºA

1- Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

2- As principais diferenças estão nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legal (RL), Áreas Rurais Consolidadas, Competência para emitir licença para o desmatamento e a punição. O Código Florestal Brasileiro aprovado pela Câmera difere do antigo nas vegetações nativas obrigatórias, nas áreas de preservação e na autonomia dos estados, sendo que os mesmos poderão permitir a regularização de áreas que não estiverem em risco. Em relação às punições o novo código ficou mais maleável em relação aos proprietários rurais, concedendo isenção de multas e suspensão de sansões administrativos.

3- É possível aumentar a produção, desenvolver a economia sem aumentar o desmatamento. É necessário um maior investimento nas áreas, promovendo um crescimento dos setores, que consequentemente aumentara a produção, suprindo assim a demanda de mais terras desmatadas.

4- Analisando gráfico pode-se concluir que os estados cuja área corresponde ao total da área original do bioma, tiveram um decremento menor em relação aos outros cuja a área não corresponde ao total do estado, menor. Em contra partida estados como MG, BA e ES tiveram um percentual de preservação muito baixos, opondo-se aos demais.

5- O vídeo 2 é muito interessante, pois explica de forma resumida as áreas de preservação, caracterizando o Código Florestal Brasileiro. Explica as áreas de produção agrícola e como o governo situa-se diante deste tema. É importante ressaltar a musicalidade, o canto do Uirapuru, ave da flora brasileira ameaçada em extinção.

Anônimo disse...

1- É uma formação vegetal nas margens de rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Pode ser chamada também de mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária e é extremamente importante pois no período de seca, faz com que a vegetação contribua para manter o nível dos lençóis freáticos e, na época de chuva, evita a erosão de encostas e pelo código florestal já é considerada área de preservação permanente.

2- Principais diferenças entre o antigo e o novo Código Florestal ? E relação as áreas de preservação permanente (APPs) o novo código aceita o uso de determinadas atividades econômicas e agropastoris, e a planície pantaneiro de uso restrito, e também inclui as APPs cmo parte das reservas legais. As reservas legais tem alta proteção obrigatório a certas áreas de cada bioma, admite a recomposição que é o plantio de mudas no lugar da área desmatada.

3- É possível aumentar a produtividade sem aumentar a área de desmatamento ? Justifique sua resposta. È possível sim, mas o problema em questão seria o investimento sobre a produção que seria gerada, podendo ser de milhões a bilhões de reais, aumentando a produtividade ( e até mesmo a qualidade) superando as demandas mas sem efetuar mais áreas desmatadas, mas seria preciso investir muito, precisaria de muita tecnologia, e o mais fácil( o atual) acaba sendo mais compensador para aqueles que lucram com essas atividades.

4- Observe a tabela do desflorestamento 2010-2011 ( em ha ) e registre uma conclusão. È altamente significativo as mudanças nas áreas dos biomas brasileiros da sua estrutura original e a diminuição com o tempo, é um desmatamento e exploração desenfreada que visa sempre o lucro, e as necessidades do progresso econômico, social, rural. Enfim os biomas não podem nascer de novo, não podem aparecer novamente, e com esse desmatamento exorbitante e crescente indica o escasso total desses biomas se restrições e proibição não forem tomadas.

5- Assista um dos vídeos e escreva sua opinião. Video 3- Depois de várias eras e depois de bilhões de anos, não se sabe certamente se Adão e Eva foram os primeiros, mas os humanos chegaram nesse planeta, e desde então a coisa mais importante para ele é a ambição. Uma palavra pequena que engloba tantas outras, passa na frente de tudo e de todos, esse todos que representa todas as outras coisas vivas que vivem nesse planeta e que já existem antes do ser humano, que perdem cada dia uma parte de seus territórios e seus companheiros. O planeta Terra não é do ser humano, mas ele faz questão de estragar e matar, extinguir, aniquilar, maltratar, banir, torturar, explorar, sugar toda a essência do planeta apenas por necessidades humanas. È incrível como toda a natureza existe e é perfeita, sem erros, é a prova de que a perfeição existe, não, é a prova de que até mesmo a perfeição falha, a ponto de criar seu próprio destruidor. Parece irônico esse ciclo, mas é a realidade, e através do pessimismo acredito que esse ciclo nunca se completará, pois o planeta vai acabar, e vai levar todos os egoístas juntas, sem dó, sem remorso, e então toda essa destruição não terá nem ao menos valido a pena.

Marianna Siqueira de Oliveira Nº: 36 Série: 3ºB

Anônimo disse...

1- Vegetação que se localiza na margem de rios, lagoas e etc. Ela serve como proteção para enchentes e contra obstruções no curso de águas. Pode ser chamada também de vegetação ribeirinha, ripária ou ripícola.
2- As principais diferenças são encontradas nas áreas de preservação permanente, na reserva legal, e até mesmo na forma de punição, antes o proprietário poderia ser preso, hoje apenas paga multas.
3- Em minha opinião sim, as matas ciliares são de enorme importância à produção deve ser mais bem organizada e planejada para que possa haver um aumento. Além da procura de outros locais para a produção, usufruindo outras maquinas como auxiliar.
4- É chocante com certeza esses dados, comparando a área original com as remanescentes florestais é um resultado assustador. Se continuar assim, haverá cada vez mais poluição e um dia essas matas irão sumir. A fiscalização mais rigorosa pode ser a solução mais viável no momento. Pois as leis já existem basta o cumprimento delas.
5- Vídeo número 3: Concordo com o vídeo, esse planeta não nos pertence, o homem acaba cada vez mais com ele apenas por dinheiro, ganancia. Nos invadimos a terra, pois antes já existiam milhares de espécies que não destruíam do jeito que destruímos, se temos a capacidade de pensar, somos seres racionais porque destruímos o planeta? Questão hoje é que o homem só pensa no beneficio próprio.

Maria Eduarda Oliveira de Lima (33) 3ºB

Anônimo disse...

Camilla Rosalia de Souza 3ª A EM Nº8
1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes. Mata Atlântida, conhecida como viva mata. Ela é importante pois sua ausência ocasiona demoronamento, arroreamento, dentruição dos ecossistemas do leito do rio, das margens, aumento da temperatura da água e dimunuição do oxigênio e fim dos alimento para a ictiofauna.

2- o novo código florestal Desde que foi apresentado pela primeira vez, o projeto de lei sofreu diversas modificações. As principais diferenças entre o atual projeto e o código antigo dizem respeito:
- À área de terra em que será permitido ou proibido o desmate: uma das principais alterações eleva de 20% ou 35% para até 50% a área de conservação obrigatória em determinados cenários;
- Ao tipo de cultivo permitido em áreas protegidas: no novo código, atividades enquadradas como de "interesse social", de "utilidade pública" e de "baixo impacto" estão liberadas. Alguns setores, como o dos produtores de cacau, querem ser encaixados nesses parâmetros;
- À recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs, leia mais abaixo): a autorização para compensar desmatamento ilegal (realizado antes de 2008) passa a ser válida também para os grandes produtores.
3- Para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade daagropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal usode áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas.

Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentandoa produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.

Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010. A produção adicional sem desmatamento aindaempregaria aproximadamente 39 mil pessoas, segundo estimativas do Imazon. Seria necessário investir até R$ 1 bilhão por ano até 2022 – e este nível de investimento seria viável considerando que seria equivalente a cerca 70% do crédito rural anual médio concedido no bioma Amazônia para a pecuária entre 2005 e 2009.
4- Apesar da redução do desmatamento no Brasil, a Floresta Amazônica continua a desaparecer do mapa em ritmo alarmante no continente. Em dez anos, de 2000 a 2010, a Amazônia perdeu cerca de 240 mil quilômetros quadrados de cobertura florestal, uma área do tamanho do Reino Unido e pouco menor que o Estado de São Paulo, que tem 248.222 quilômetros quadrados. Oitenta por cento desse desmatamento ocorreu no Brasil, que tem - de longe - a maior área de floresta do continente (62%).
5- Sou contra o novo código florestal já que stão destruindo grosseiramente as florestas, e ainda querem mais espaço.
Se a população ainda fosse beneficiada, com preço baixo na alimentação, seria algo para se pensar, mas concerteeza não será esse o caso, mais sim, visar mais lucros a fazendeiros.
A Amazônia, por exemplo, cada vez mais devastada, e não há uma fiscalização rigorosa, pois se houvesse boa parte de nossa maior floresta,não seria cada vez mais devastada.
Isso é um absurdo, diminuir as Matas Ciliares, vemos cada vez mais desmoronamentos em encostas por causa da erosão do solo, pois invadem cada vez mais as beiras dos rios e lagos.

Anônimo disse...

Nome: Rômulo N:42 Série: 3B

1- Mata Ciliar é a vegetação que corre nas margens de rios e mananciais. Ela recebe outros nomes também, como: vegetação ribeirinha, vegetação ripária, vegetação ripícola ou mata de galeria. Ela protege os rios, lagos e mananciais tal como os cílios são para nossos olhos, são fundamentais para o equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento e a força da águas que chegam a rios ,lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático.

2- As principais diferenças entre o novo Código Florestal e o que está em vigor estão relacionadas à área de terra em que será permitido o desmate, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou.

3- Com certeza, basta os agricultores investirem em solos mais férteis, novas técnicas de irrigação (como a de gotejamento), em sementes melhores e claro em tecnologia. Porém tudo isso não é de interesse dos agricultores, pois acabaria aumentando os custos de produção e a margem de lucro seria menor, por conta disto preferem o desmatamento.

4- Os dois estados com maior área de bioma original, apresentaram um maior número de desmatamento nos anos de 2010-2011. O que surpreendesse é os remanescentes florestais desses estados, um número muito baixo e que mesmo assim há o desmatamento dessas áreas.

5- O vídeo 3 fala tudo, o que realmente os seres humanos são nesse lindo planeta. Apenas buscamos o que é de nosso interesse, mas essa ambição tem consequências, os outros seres que vivem com nós acabam sofrendo e sem saber os próprios seres humanos estão se matando. Ainda da tempo de reverter este quadro, basta querermos.

Anônimo disse...

Aluna:Karoline Andreia Maciel Ribeiro - 3º A - nº 24
1- Dar o conceito de mata Ciliar, outros nomes que a mata Ciliar recebe e qual sua importância ? Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e nascentes.
2- Principais diferenças entre o antigo e o novo Código Florestal ?Anistia para Desmatadores – Código de 1965
Pena de três meses a um ano de prisão simples e multa de 1 a 100 vezes o salário mínimo.
Anistia para Desmatadores – Código de 2012
Isenta os proprietários rurais das multas e sanções previstas na lei em vigor por utilização irregular de áreas protegidas até 22 de julho de 2008.
No antigo Código Florestal previa uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa de até 100 salários mínimos para aquele que foram pegos desmatando área protegida. Já no novo Código Florestal é dada a anistia para aqueles que desmataram até 22 de julho de 2008. O seja, nada será feito com aqueles que utilizaram de maneira irregular as áreas protegidas.
Áreas de Preservação Permanente (APPs) – Código de 1965
Proteção da vegetação nativa de margens de rios, lagos e nascentes, tendo como parâmetro o período de cheia. Várzeas, mangues, matas de encostas, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800 metros não podem ser exploradas para atividades econômicas.
Áreas de Preservação Permanente (APPs) – Código de 2012
Proteção da vegetação nativa de margens de rios, lagos e nascentes, tendo como parâmetro o nível regular da água. Várzeas, mangues, matas de encostas, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800 metros podem ser utilizadas para determinadas atividades econômicas.
Antes toda a área de APP’s como várzeas, mangues, matas de encosta, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800m não podia ser utilizada de maneira alguma para atividades econômicas. Já no novo Código a utilização destas áreas para atividades econômicas é permitida.
Reserva Legal (RL) – Código de 1965
Na Amazônia Legal (Amazônia livre para exploração): 80% em área de florestas, 35% em área de cerrado, 20% em demais regiões e biomas do país. Cálculo da reserva legal excetua APPs. Averbação da RL em cartório.
Reserva Legal (RL) – Código de 2012
Na Amazônia Legal: 80% em área de florestas, 35% em área de cerrado, 20% em demais regiões e biomas do país. Cálculo da reserva incluia APPs. Imóveis de até quatro módulos fiscais não precisam recompor a RL. Fim da exigência de averbação da RL em cartório. Permissão de exploração econômica da RL com autorização do Sisnama.
No Código antigo excluía-se da Reserva Legal (área livre para exploração) a APP’s e exigia a averbação da RL em cartório. No novo código a APP’s é incluída na área livre para exploração e a necessidade da averbação em cartório é retirada e também é permitida a exploração econômica da RL.
3-É possível aumentar a produtividade sem aumentar a área de desmatamento ? Justifique sua resposta. Sim. É só ocupar uma area do territorio e utiliza-lá de forma correta , aproveita-le bem.
4- Observe a tabela do desflorestamento 2010-2011 ( em ha ) e registre uma conclusão. Que todos os estados estão com um alto indice de desflorestamento, e que isso deve mudar.
5- Assista um dos vídeos e escreva sua opinião
Assisti ao video 3, e concordo que devemos nos tocar e ver que nosso planeta esta morrendo.Devemos cuidar dele , ama-lo e agradecer por tudo que ele nos dá. Nosso planeta é lindo,e nós só sabemos destrui-lo, temos que criar conciencia e acabar com essa destruição.

Anônimo disse...

1-Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. São sistemas que funcionam como reguladores do fluxo de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático. Essas matas desempenham o papel de filtro, o qual se situa entre as partes mais altas da bacia hidrográfica, desenvolvida para o homem para a agricultura e urbanização e a rede de drenagem desta, onde se encontra o recurso mais importante para o suporte da vida que é a água. A sua ausência ocasiona o desmoronamento, assoreamento, destruição dos ecossistemas do leito do rio, das margens, aumento da temperatura da água e diminuição do oxigênio, fim dos alimentos para ictiofauna.
2- As principais diferenças entre o novo Código Florestal e o que está em vigor estão relacionadas à área de terra em que será permitido o desmate, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou. Segundo o novo texto, as propriedades que utilizam topos de morros e encostas, terrenos conhecidos como APPs, para plantio de maçã, café e uva, por exemplo, além de pastoreio extensivo, continuam onde estão localizadas, sem serem consideradas irregulares. Outras exceções de ocupação de APPs seriam tratadas no decreto presidencial. Outro ponto que é bastante discutido no novo texto trata sobre as plantações em margens de rios. A medida de conceder ao governo a prerrogativa de autorizar plantações nestas áreas desagrada a oposição, que entende isto como "um cheque em branco". No entanto, a medida foi acordada entre o primeiro relator, deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP), os líderes da base e o Executivo.
3- O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas. Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007. Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões
4- Observa-se que todos os estados possuem Biomas e que quase toda essa área original foi destruída, conforme a coluna “remanescentes florestais” somente em 2011. O Estado de MG, por exemplo, possuía quase 50% de sua área original um Bioma, e que esse número de hectares diminui drasticamente em 2011, embora a diminuição em relação ao ano anterior representou pouco em relação ao total de floresta remanescente. Assim o referido Estado passou de 27.235.854(ha) para um número significativamente pequeno de 3.087.045(ha).
5- Nossa existência não pode diminuir a capacidade natural do planeta, devemos evoluir com o planeta e não no planeta. A humanidade precisa entender que a ganância e os interesses próprios não devem prevalecer aos interesses da coletividade. Vivemos hoje uma grande crise de percepção, segundo Capra.
HELENA JENICHEN PROVESI (15) 3A

Maria Clara Riede Ferreira disse...

Maria Clara Riede Ferreira, 32, 3oB
1- Dar o conceito de mata Ciliar, outros nomes que a mata Ciliar recebe e qual sua importância ?
As matas ciliares, segundo o site WWF Brasil, são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos. Também podem ser chamadas de matas de galeria e de várzea.
2- Principais diferenças entre o antigo e o novo Código Florestal ?
O novo prevê anistia para aqueles que desmataram até 22 de julho de 2008,antes toda a área de APP’s como várzeas, mangues, matas de encosta, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800m não podia ser utilizada de maneira alguma para atividades econômicas. Já no novo Código a utilização destas áreas para atividades econômicas é permitida.
3-É possível aumentar a produtividade sem aumentar a área de desmatamento ? Justifique sua resposta.
Sim, agronomia esta em constante evolução, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, através de melhoramentos genéticos e estudos físicos.
4- Observe a tabela do desflorestamento 2010-2011 ( em ha ) e registre uma conclusão.
A área de desflorestamento das matas ciliares é grande, principalmente nos estados da Bahia e Minas Gerais, com um número muito maior do que nos demais estados. Os estados com maiores remanescentes florestais são o Paraná e Santa Catarina.Por seu grande importância ecológica esse desmatamento deve ser freado, para evitar maiores desequilíbrios.
5- Assista um dos vídeos e escreva sua opinião.
O vídeo 3 nos faz refletir sobre tudo o que o planeta nos proporciona, e o que damos em troca, será que estamos colaborando para o maravilhoso espetáculo da vida, ou estamos o transformando em um show de morte?

Anônimo disse...

1) 1) Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

2) 2) As principais diferenças entre o antigo e o novo códigos estão relacionadas à área de terra em que será permitido o desmate, ao tipo de produtor que poderá fazer isso, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou. Um dos pontos mais polêmicos é o fato de o novo texto facilitar a ocupação ou regularização de propriedades que mantêm plantações e pastos nas chamadas Áreas de Preservação Permamente (APPs), como o topo de morros, encostas em declive e margens de rios e nascentes. Essas áreas são as mais vulneráveis por terem maior probabilidade de serem palco de deslizamento, erosão ou enchente e, portanto, precisam ser protegidas. E também as tabelas verdes do site: http://www.colegioweb.com.br/vestibular/novo-codigo-florestal-brasileiro.html

3) 3) O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade, especialmente da pecuária, que é o principal uso das áreas desmatadas. Estimamos que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando-se a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007. Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010. Para que a produção agropecuária cresça apenas nas áreas já desmatadas o poder público deverá corrigir falhas de políticas que desencorajam o investimento nessas áreas.

4) 4) Minas Gerais por sem um estado da região Sudeste com uma área de 58.697.565 é onde tem mais desmatamento no Brasil, cerca de 46% entre os anos de 2010 e 2011. Em seguida vem a Bahia com 33%, Mato Grosso do Sul com 18%. Esta semana, a organização e outras entidades voltadas para as questões ambientais lançaram um observatório na internet que será usado para monitorar tudo o que está sendo feito nos estados, nos municípios e pelo governo federal, como o cadastramento dos imóveis rurais do país e a regulamentação dos incentivos financeiros para os produtores que preservam.

5) 5) O consumismo exagerado, exaurindo os recursos naturais, e o uso de combustíveis fósseis, põe em perigo nosso planeta. Ele já da sinal que não aguenta mais, e que sua capacidade suporte está prestes a acabar. Hoje, devemos nos preocupar muito com nossas ações cotidianas, e não com previsões catastróficas de fim de mundo. A continuidade dos seres humanos na Terra depende das coisas que eu faço, das que você faz e , principalmente das que todos nós fazemos, sendo assim, temos chance de garantir a sobrevivência de todos os seres vivos na Terra, ou acelerar o nosso fim. O aquecimento do Planeta Terra, proveniente das ações humanas cria uma bomba que pode explodir e acabar com a raça humana num futuro próximo. E o que temos feito para frear isto? Quase nada, já que nossos representantes e parte da sociedade estão mais preocupados com o “agora” e com o poder, e não com o futuro. Essa Era de Cristal chama a todos a se reconciliarem consigo, com os outros e com o Planeta, e a viverem em harmonia. Sei que não será fácil, dependerá do empenho de todos em fazer o bem a todos seres irmãos, além de adotarem hábitos sustentáveis: usando a água racionalmente; consumindo o necessário e com responsabilidade; descartando corretamento seu lixo; apreciando e preservando nossa flora e fauna, etc.

Bruna Vicente nº11 3ºB

Anônimo disse...

Janaína Nespolo dos Santos nº18 3ºA

1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes.
Além disso, as matas ciliares e outras áreas de preservação permanente permitem ao proprietário diminuir os problemas de erosão do solo e manter a qualidade das águas dos rios e lagos da propriedade. Por fim, as matas nas propriedades particulares da Amazônia produzem muitos alimentos de grande importância para a fauna e para o homem. O equilíbrio ecológico só é possível, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservação do meio ambiente.

2- http://www12.senado.gov.br/codigoflorestal/infograficos/principais-diferencas-entre-a-legislacao-atual-e-o-texto-aprovado-na-camara
Codigo Florestal (1965) - Na Amazônia Legal (Amazônia livre para exploração): 80% em área de florestas, 35% em área de cerrado, 20% em demais regiões e biomas do país. Cálculo da reserva legal excetua APPs. Averbação da RL em cartório.
Codigo florestal (2012) - Na Amazônia Legal: 80% em área de florestas, 35% em área de cerrado, 20% em demais regiões e biomas do país. Cálculo da reserva incluia APPs. Imóveis de até quatro módulos fiscais não precisam recompor a RL. Fim da exigência de averbação da RL em cartório. Permissão de exploração econômica da RL com autorização doSisnama.

3- “O Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia) conseguiu calcular a possibilidade de se aumentar a produção agropecuária sem desmatar novas áreas. Segundo os estudos da instituição, caso o Brasil conseguisse aumentar a produtividade em apenas cerca de 24% do pasto existente em 2007 com potencial agronômico para a intensificação da pecuária, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção do setor em até 4 bilhões de reais.”.

4- Em alguns estados a área original do bioma é do mesmo tamanho da área uf, outras a área do bioma é menor, como por exemplo, o estado de Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul. No estado de Goiás (3%) a porcentagem de uf é muito menor que o estado de Santa Catarina(100%).

5- O homem invadiu o espaço dos animais, que eles estão destruindo seus espaços, matando não só a si mesmo, mas tudo que está a sua volta. Destruindo os animais e seus lares. O homem é o único animal racional, mais ele não sabe se aproveitar disso, usa sua inteligência não só para criação mais também para a destruição das raças.

Anônimo disse...

Augusto Kuipers 3ºB nº 47
1-O termo “mata ciliar” refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento que quase sempre estão sujeitas a inundações. Sua função é basicamente essa, suportar as áreas com grande influencia de inundações.
Vegetação ribeirinha, vegetação ripária e vegetação ripícola são outros nomes que podem ser atribuídos à Mata Ciliar
2- Houve uma mudança nos seguintes temas: Reserva Legal (RL), Áreas de Preservação Permanente (APPs), Mata Ciliar (pertinente às APPs), Área rural consolidada e Anistia.
3- Sim, aumentar a produtividade não significa desmatar, porque há muitas maneiras de recolocarmos o que tiramos da natureza, sendo então, que podemos buscar cada vez mais da natureza sim, mas só se recolocarmos.
4- O desflorestamento dessas áreas demarcadas na tabela foram demarcantes, infelizmente isso não acarreta boas características para o bioma no país.
5- Assisti o vídeo 3 e ele tenta nos conscientizar ainda mais para as questões naturais da terra, do ciclo natural que ela possui. Todos temos que fazer nossa parte, porque o planeta terra é todos nós!

Anônimo disse...

Eduardo Deglmann 20 3ºB

1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola. ela protege os cursos de água do assoreamento.
2- "Antes toda a área de APP’s como várzeas, mangues, matas de encosta, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800m não podia ser utilizada de maneira alguma para atividades econômicas. Já no novo Código a utilização destas áreas para atividades econômicas é permitida." Entre outras mudanças.
3-Sempre é possível criar mais sem precisar destruir. Um exemplo são as empresas que focam no crescimento ecológico.
4-Pode -se notar uma maior taxa de desmatamento em algumas regiões devido a localidade e a facilidade da extração da madeira sem fiscalização.
5-O Planeta Terra é Você - Mostra a necessidade que façamos algo para cuidar do planeta. E que não sejamos uma raça equivocada e que o nosso destino seja a extinção.

Anônimo disse...


1-A Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes, conhecida também como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.A mata ciliar reduz o assoreamento dos rios, deixa a água mais limpa, facilitando a vida.Elas possibilitam que as espécies, tanto da flora, quanto da fauna, possam se deslocar, reproduzir e garantir a biodiversidade da região.

2- Principais diferenças entre ele e o código em vigor dizem respeito à área de terra em que será permitido o desmate, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou.

3-É possível sim, aumentar a produtividade sem desmatamento, mas devem estar envolvidos, incluindo o setor privado, ONGs e o governo.E além disso, investimentos iniciais são necessários para permitir mudanças nas práticas agrícolas, que no futuro levarão a aumentos de produtividade.

4-Nas áreas originais comparando com as áreas de agora, ocorreu muito desmatamento.Com esse novo código florestal, "ajudou" a esse número de desmatamento aumentar, nada mudou com a lei, porque o governo federal tem até esse prazo para publicar um decreto que regulamenta o Programa de Regularização Ambiental e as regras do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

5-Concordo com o Novo
Código Florestal, mas do que adianta ter isso e não fiscalizar corretamente?Essa lei foi aprovada a mais de 1 ano, parece que nada mudou. "Novo Código Florestal fez país perder até 40% de áreas protegidas, diz ONG" segundo o g1 noticias, a implementação do novo Código Florestal, um ano após a sua aprovação, aponta que o Brasil perdeu entre 15% e 40% de áreas previstas para conservação obrigatória, mas ganhou uma legislação mais fácil de ser aplicada na prática, que permite maior preservação efetiva, mostram dados da organização não-governamental The Nature Conservancy (TNC).
Mirelle nº38 3ºB

Anônimo disse...

Cícero Weber. 3B. 15.

1- São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.Essas matas de modo geral são chamadas de “formação ribeirinha”, têm sido comuns em algumas literaturas por suas características edáficas (floresta de brejo, de várzeas ou aluvial).

2- Para a bióloga, o novo Código Florestal pode representar uma ameaça ao bioma. A lei, aprovada há um ano, deve ocupar grande parte das discussões previstas para o sábado e o domingo no Ibirapuera e no auditório do MAM. Atual código : Amazônia legal 80 %. Novo código Amazônia legal 50 %.

3- Sim é possível. Hoje a produção brasileira gira em torno de muito desperdício. Desde o começo da produção até o final da entrega. Com um plano de estudo bem feito e um melhor aproveitamento das áreas, eles teriam um maior lucro, pois com uma redução do desperdício mais dinheiro receberiam. Com esse capital em mãos se preocupariam com o desmatamento, e poderiam assim reduzílo.

4- O gráfico mostra o sistema caótico que está implantado no país. Uma área enorme, com remanescentes florestais mínimos, chega a assustar. Cada vez mais nota-se que o verde do dinheiro se sobressai pelo verde da natureza, porém a população está mudando seus conceitos, um exemplo são as manifestações sobre o Canto do Morcego.

5- "Em 1934 o código foi aprovado por um decreto, em 64 foi aprimorado por lei. As APPS (áreas de preservação permanente) garente a proteção de áreas essenciais para a conservação do solo e recursos hídricos, também institui a reserva legal, uma porção da mata que deve ser conservada nas propriedades rurais." O novo código florestal, é uma vergonha para qualquer cidadão brasileiro, o que prova que o dinheiro está falando mais alto. Vai além da derrubadas de árvores, está passando por cima dos cidadãos e matando um país. O Brasil é famoso por sua diversidade florestal, com esse código a fauna e a flora serão muito abaladas.

Anônimo disse...

Vitor montibeller Nº 45 3°B

Mata Ciliar

1- Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

2- As principais diferenças entre velho e o novo Código Florestal são as Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RL), Áreas Rurais consolidadas, Competência para emitir licenças para desmatamentos e as Punições.



3- Sim, e combater o desmatamento promovendo o crescimento deste setor da economia já é uma tendência desde 2007.o fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas.Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.


4- Pode-se observar que os 2 primeiros estados que estão na tabela possuem metade de seu território como biomas, mas já desmataram 80% do bioma. Isso mostra o grande descuido que o Brasil tem sobre suas matas. Já os outros estados tem seu território todo como bioma mais já desmataram boa parte dele.


5- 3° Vídeo - O vídeo fala sobre como nós, estamos destruindo o planeta terra, e que na verdade estamos aqui na Terra como visitantes, maltratando os animais que vivem aqui e mesmo assim eles nos acolhem e fazem de nos seus donos dando amor e carinho. Isso mostra como nos precisamos conscientizar – mos, que devemos mudar nossas ações e parar de destruir a terra e nos mesmo, pois sem a Terra nós também morreremos.

Anônimo disse...

Thiago Dutra Lopes 3°A n°44

(1)Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.
(2)As principais diferenças entre velho e o novo Código Florestal são as Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RL), Áreas Rurais consolidadas, Competência para emitir licenças para desmatamentos e as Punições.
(3)Sim, e combater o desmatamento promovendo o crescimento deste setor da economia já é uma tendência desde 2007.o fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas.Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.
(4)Pode-se observar que os 2 primeiros estados que estão na tabela possuem metade de seu território como biomas, mas já desmataram 80% do bioma. Isso mostra o grande descuido que o Brasil tem sobre suas matas. Já os outros estados tem seu território todo como bioma mais já desmataram boa parte dele.
(5)"3° Vídeo": O vídeo fala sobre como nós, seres humanos estamos destruindo nosso planeta, e que na verdade estamos aqui no planeta Terra como visitantes, maltratamos os animais que vivem aqui e mesmo assim eles nos fazem seus donos dando amor e carinho. Então vamos nos conscientizar que devemos mudar nossas ações e parar de nos destruir, pois sem a Terra nós também morreremos.

Anônimo disse...

Thiago Reinert Nº43 3ºA

1- Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

2- Àreas de preservação permanentes (AAPs),Reserva Legal(RL),Áreas rurais consolidadas,Competência para emitir licença para desmatamento,Punição

3- O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas.

Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.

Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010. A produção adicional sem desmatamento ainda empregaria aproximadamente 39 mil pessoas, segundo estimativas do Imazon. Seria necessário investir até R$ 1 bilhão por ano até 2022 – e este nível de investimento seria viável considerando que seria equivalente a cerca 70% do crédito rural anual médio concedido no bioma Amazônia para a pecuária entre 2005 e 2009.

4-Os estados perderam muita floresta e se continuar assim irão perder cada vez vez levando a escassez dos recursos naturais dos biomas do Brasil.

5-O mundo esta em destruição e o humano é corrupto e n respeita a casa dos seres vivos, a nossa casa.Mais ainda a tempo de mudar n podemos ficar na mesma e sermos egoístas com os donos da casa planeta terra, os seres vivos.

Anônimo disse...

Mariana Scharf - 35 - 3B

1. São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.Essas matas de modo geral são chamadas de “formação ribeirinha”, têm sido comuns em algumas literaturas por suas características edáficas (floresta de brejo, de várzeas ou aluvial).

2. Para a bióloga, o novo Código Florestal pode representar uma ameaça ao bioma. A lei, aprovada há um ano, deve ocupar grande parte das discussões previstas para o sábado e o domingo no Ibirapuera e no auditório do MAM. Atual código : Amazônia legal 80 %. Novo código Amazônia legal 50 %.

3. O Iamazon já se questionou disso anteriormente, e criou o programa "Como desenvolver a economia rural sem desmatar a Amazônia". A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas. Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007. Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010. A produção adicional sem desmatamento ainda empregaria aproximadamente 39 mil pessoas, segundo estimativas do Imazon. Seria necessário investir até R$ 1 bilhão por ano até 2022 – e este nível de investimento seria viável considerando que seria equivalente a cerca 70% do crédito rural anual médio concedido no bioma Amazônia para a pecuária entre 2005 e 2009.

4. O gráfico mostra o sistema caótico que está implantado no país. Uma área enorme, com remanescentes florestais mínimos, chega a assustar. Cada vez mais nota-se que o verde do dinheiro se sobressai pelo verde da natureza, porém a população está mudando seus conceitos, um exemplo são as manifestações sobre o Canto do Morcego, em Itajaí.

5. "Em 1934 o código foi aprovado por um decreto, em 64 foi aprimorado por lei. As APPS (áreas de preservação permanente) garente a proteção de áreas essenciais para a conservação do solo e recursos hídricos, também institui a reserva legal, uma porção da mata que deve ser conservada nas propriedades rurais." O novo código florestal, é uma vergonha para qualquer cidadão brasileiro, o que prova que o dinheiro está falando mais alto. Vai além da derrubadas de árvores, está passando por cima dos cidadãos e matando um país. O Brasil é famoso por sua diversidade florestal, com esse código a fauna e a flora serão muito abaladas.

Anônimo disse...

Nome: Júlia Hobolt nº22 3ºano A.

1: As matas ciliares, também conhecida como mata de galeria, são florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

2: Entre as principais diferenças entre os códigos florestais, pode-se citar a anistia para desmatadores e as faixas mínimas de preservação previstas pelas APPs (Áreas de Preservação Permanente.
No antigo código florestal, previa a prisão e multa para os desmatadores, proteção da vegetação nativa de margens de rios, lagos e nascentes, tendo como parâmetro o período de cheia. Várzeas, mangues, matas de encostas, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800 metros não podem ser exploradas para atividades econômicas. Já o novo código florestal isenta os proprietários rurais das multas e sanções previstas na lei em vigor por utilização irregular de áreas protegidas até 22 de julho de 2008 e prevê a proteção da vegetação nativa de margens de rios, lagos e nascentes, tendo como parâmetro o nível regular da água e várzeas, mangues, matas de encostas, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800 metros podem ser utilizadas para determinadas atividades econômicas.

3: O ideal seria recuperar essas áreas desmatadas, evitando os efeitos negativos que esse desmatamento proporciona e o consequente gasto de recursos para a recuperação de rios e cidades, mesmo que isso afete a produção.

4: O gráfico aponta os dados da diminuição do desflorestamento em determinados estados. O estado que lidera é Minas Gerais, seguida da Bahia e do Mato Grosso do Sul. Santa Catarina vem em seguida, e em décimo lugar aparece o estado de Goiás.

5: O vídeo 3 fala que, por mais inteligentes e soberanos que os seres humanos possam ser, usam desses artifícios para dominar os outros seres vivos do Planeta Terra, mal tratando-os e sendo indiferentes à importância deles para as nossas próprias vidas. Esquecem que antes de o planeta ser habitado por nós, já era habitado por outros seres, e que ambos tem direito a ele. Tenta conscientizar as pessoas de que o planeta Terra somos nós, e que nós devemos melhorá-los, usando nossas incríveis habilidades para o bem de todos, e não só da minoria.

Anônimo disse...

Aluno: Lucas Eduardo Azarias do Nascimento, Nº 27 - 3ºA
1 - Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes. Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes
2 - No Código antigo excluía-se da Reserva Legal (área livre para exploração) a APP’s e exigia a averbação da RL em cartório. No novo código a APP’s é incluída na área livre para exploração e a necessidade da averbação em cartório é retirada e também é permitida a exploração econômica da RL. Antes toda a área de APP’s como várzeas, mangues, matas de encosta, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800m não podia ser utilizada de maneira alguma para atividades econômicas. Já no novo Código a utilização destas áreas para atividades econômicas é permitida. No antigo Código Florestal previa uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa de até 100 salários mínimos para aquele que foram pegos desmatando área protegida. Já no novo Código Florestal é dada a anistia para aqueles que desmataram até 22 de julho de 2008. Ou seja, nada será feito com aqueles que utilizaram de maneira irregular as áreas protegidas.
3 – Sim, segundo dados dos vídeos postados no blog tem-se que aproveitar áreas já degradadas e não degradar novas áreas, assim aumentando a produtividade sem aumentar a degradação.
4 – A tabela deixa nítido o contrate entre os estados. E mostra o quanto BA e MG estão a frente dos outros em relação aos resultados apresentados, e o quanto ES, RJ e até mesmo SC estão com valores baixos.
5 – O terceiro vídeo nos traz uma mensagem muito forte, onde é passado a realidade a qual infelizmente nos encontramos atualmente. O homem foi tomado pela ambição e ultrapassou todos os limites, não respeitando a natureza, causando imensa degradação aos seres vivos, que são os pioneiros deste planeta, e nós simplesmente não respeitamos isso. O planeta precisa da nossa ajuda, temos que tomar consciência de que se o planeta chegar ao fim, consequentemente chegaremos ao fim também, pois ela é primordial para absolutamente todas nossas atividades diárias presentes em nosso cotidiano. Precisamos nos posicionar, criando leis, incentivar a fiscalização dessas, etc. E isso precisa ser feito rápido, pois não temos tempo sobrando.

Anônimo disse...

1. Mata ciliar é a formação da vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais.
Mata ciliar/mata de galeria/mata de várzea/vegetação ribeirinha/vegetação ripária/vegetação ripícola
Para garantir a recomposição florestal e a qualidade da água.
2. As faixas mínimas de preservação previstas pelas APPs (Áreas de Preservação Permanente), as zonas de RL (Reserva Legal) e a Anistia para Desmatadores.
3. Sim, aumentando a produtividade da agropecuária. A área existente em pastagem degradada é suficiente aumentar. "Grupo de pesquisadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) calculou que, se fosse aumentada a produtividade em cerca de 24% do pasto existente em 2007 com potencial agronômico para a intensificação da pecuária, até 2022 seria possível aumentar, sem desmatar." De acordo com o site http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2013-01-30/aumento-de-produtividade-daria-lucro-sem-desmatamento.html
4. As áreas abaixo 300 ha, em 2010 o desflorestamento é maior do que em 2011, já áreas maiores que 300, em 2011 houve um aumento significativo, passando dos números de 2010.
5. Assistindo o vídeo, "O planeta Terra é você" Diz que o ser humano é a espécie mais inteligente e capaz de tudo. Tudo, de matar, desflorestar e tirar do planeta o mais precioso. Mas também é capaz de preservar e salvar. Já que não se trata somente do futuro do ser humano, que fora privilegiado, deve cuidar também, de todas as espécies.
Fabiana número: 21 3ºanoB

Anônimo disse...

1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola são alguns dos nomes dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. É importante pois a manutenção da qualidade da água em microbacias agrícolas depende da presença da mata ciliar; A remoção da mata ciliar resulta num aumento da quantidade de nutrientes no curso de água; Esse efeito benéfico da mata ciliar é devido à absorção de nutrientes do escoamento subsuperficial pelo ecossistema ripário.
2- Entre algumas mudanças estão: permissão para o cultivo em Áreas de Preservação Permanente(APP); a diminuição da conservação da flora em margens de rios; a isenção de multa e penalidade aos agricultores que desmataram; liberação do cultivo no topo de morros; redução das APP’s nas margens dos rios de 30m para 15m.
3- É possível sim. Aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas. Para que a produção agropecuária cresça apenas nas áreas já desmatadas, o poder público deverá corrigir falhas de políticas que desencorajam o investimento nessas áreas e outras que estimulam o desmatamento.
4- É triste ver um quadro desse, mostrando que, aquilo que um dia já foi abundante, hoje em dia temos que nos preparar para registrar estes momentos, pois nossos netos podem já não ver mais isto. No período de um ano (2010-2011) grande parte do bioma foi explorado e se continuar assim,estará extinto em poucos anos.
5- Novo código florestal mostra que os interesses econômicos estão acima de qualquer coisa. E que o meio ambiente e a harmonia do ser humano com a natureza fica em segundo plano. Algo que era para garantir a proteção de áreas essenciais para conservação do solo e dos recursos hídricos, vira um jogo de política em que o único interesse é o aumento do lucro.

David Sanmartin Martins nº 16 3ºB

Anônimo disse...

Nome: Lucas Reiser n:30 serie 3°B
1- é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes.Mata ciliar pode ser chamado vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola
2- O codigo florestal foi reformado, adicionando novas reservas: adicionaram as reservas APPs, Permite a supressão de vegetação em APPs e atividades consolidades até 2008, desde que por utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, incluídas atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural.
3-
4- é possivel perceber que os paises compostos na tabela, a maioria são compostos na area da mata atlantica, que nos ultimos anos foi muito desmatada. exemplos :Mg que esta em 1 na tabela.
5- o segundo video que aborda sobre o novo codigo florestal, que mostra algumas matas que não podem ser desmatadas por causa do novo código, alguns morros também pelo fato de ocorrer deslisamentos. essas areas são de proteção do governo apos a aprovação do código florestal.

Anônimo disse...

Henrique Veloso Santiago Nº:26 3ºB

1- A mata ciliar é a mata presente às margens dos rios, ela tem fundamental importância pois, ela evita a erosão de encostas e faz com que a vegetação contribua para manter o nível dos lençóis freáticos.

2- O novo código florestal tem algumas vantagens em relação ao antigo, mas o que mais chama a atenção são as mudanças negativas como o fim das reservas legais que são as áreas de preservação ambiental presentes nas propriedades.

3- É possível aumentar a produção sem aumentar a área de desmatamento, mas para isso ocorrer é necessário aproveitar melhor as áreas determinadas para o plantio sem prejudicar as áreas mais privilegiadas e importantes para o correto funcionamento dos biomas.

4- No gráfico é possível perceber que o desmatamento esta cada vez mais presente nos estados brasileiros, e os biomas não estão presentes nas áreas de origem.

5- O vídeo 1 mostra as principais alterações realizadas do antigo código florestal para o mais recente, e é possível perceber que algumas alterações foram negativas e as alterações que deveriam ter maior destaque são as alterações positivas, assim não deixando nenhuma mudança negativa no código florestal.

Anônimo disse...

1-Mata ciliar é o nome que se dá a vegetação ribeirinha nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, onde protege os cursos de água do assoreamento e são frequentemente inundadas. Ela por sua vez recebe diversos nomes como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.

2-O novo Código Florestal, foi alvo de muitas polêmicas e traz pequenas diferenças em relação ao antigo, porém traz grandes mudanças. O novo Código Florestal pode ser uma ameaça a mata ciliar.

3-Com certeza é possível, mas para isso é necessário um capital maior ou seja vai haver mais gastos, muitas coisas há como se fazer sustentavelmente, porém é mais viável economicamente falando desmatar e usar de outros meios que não haja gastos.

4-Durante o período apresentado no mapa (2010-2011) o Brasil passou por um elevado momento de desmatamento onde muitos estados apresentaram um nível muito grande de áreas desmatadas na tabela podemos assim observar os remanescentes florestais e a área original, podendo assim concluir que o Brasil está em um grande desmatamento perdendo muita parte do que era antes.

5-Novo Código Florestal criado em 1964, e em 1965 aprimorado e consolidado, ele protege grande parte de nossas matas através da APP, as chamadas áreas de preservação permanente. O vídeo 1 (Novo Código Florestal) explica como funciona e faz uma crítica sobre as mudanças do atual código, onde essas novas mudanças acabam por prejudicar nossas matas.

Luís Paulo Hemmer Nº29 3ºA

Anônimo disse...

Vinicius de Menezes Schiefferdecker
3ºA - nº:46

1- Mata Ciliar é a vegetação que fica à beira de rios e mananciais. Este termo (Ciliar), deve-se ao fato de que esta, pode ser tomada como uma espécie de cílio, pois protege os cursos da água do assoreamento.
Pode ser chamada também de:
Vegetação ribeirinha; Vegetação ripária; Vegetação ripícola e Mata de galeria.
Estas matas são muito importantes para os rios e lagos, elas oferecem proteção para as águas e os solos, pois reduzem o assoreamento (como já foi dito) e "impedem" a entrada de poluentes.

2- Áreas de Preservação Permanente (Apps)
Reserva Legal (RL)
Áreas rurais consolidadas
Competência para emitir licença para desmatamento
Punição
http://www12.senado.gov.br/codigoflorestal/infograficos/principais-diferencas-entre-a-legislacao-atual-e-o-texto-aprovado-na-camara

3- Na minha opinião, é necessário desmatar para aumentar sua área de cultivo. Porém, se houvesse um controle regulamentado não teríamos tantos problemas com perdas de áreas dessas matas. Infelizmente, isso começou antigamente, a séculos atrás, e existem situações difíceis de serem mudadas.

4- Conseguimos observar que o estado de MG é o que mais tem área desta mata e logo em seguida está BA, SP e SC, ou seja, este espaço de mata ciliar não é algo homogênio, e quando digo homogênio quero dizer de regiões, ou seja, não é a região sul, nem a sudeste que tem mais áreas e sim os estados específicos, que inclusive estão distantes uns dos outros (exceto MG e SP).

5- O vídeo 2 traz a todo momento os benefícios que vieram com o código florestal em 1965. Ex.: Trouxe as APPs e a RL. Mostra em uma parte do vídeo que para que o código florestal cumpra seus objetivos é necessário implementar mudanças, das quais destaca-se a "Permissão e regularização de propriedades rurais." Ao final do vídeo diz-se respeito uma frase: "Compensar faz sentido do ponto de vista econômico e ambiental."

Anônimo disse...

Gabriel Soares Aguilar n°13 3°ano A
1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é o nome dado a vegetação que se encontra nas beiras dos rios ou mananciais. Tem importante papel na formação e assentamento de barrancos nas margens dos rios, assim reduzindo o assoreamento.
2- as principais mudanças no novo código florestal é:
permissão para o cultivo em Áreas de Preservação Permanente(APP);
a diminuição da conservação da flora em margens de rios;
a isenção de multa e penalidade aos agricultores que desmataram;
liberação do cultivo no topo de morros.
3- sim, com mão-de-obra especializada, áreas próprias para o extrativismo, sendo assim sustentável, rendendo mais sem aumentar a devastação.
4- O desflorestamento continua numa crescente, e isto deve parar, com a aplicação do código florestal e punição a estes que destroem nossas florestas.
5- vídeo 3- O vídeo faz uma reflexão que o mundo não é só nosso, e o homem age como se tudo fosse dele, desmata e aniquila por ganancia, que sua unica missão parece ser destruir. Que o homem não pode agir como se o mundo fosse dele, mas sim cuidar, tratar bem e repeitar o mundo que faz parte(da natureza ao animais).

Anônimo disse...

Bruno Franco, 12, 3º ano B

1) Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

2) As principais diferenças entre o antigo e o novo códigos estão relacionadas à área de terra em que será permitido o desmate, ao tipo de produtor que poderá fazer isso, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou. Um dos pontos mais polêmicos é o fato de o novo texto facilitar a ocupação ou regularização de propriedades que mantêm plantações e pastos nas chamadas Áreas de Preservação Permamente (APPs), como o topo de morros, encostas em declive e margens de rios e nascentes. Essas áreas são as mais vulneráveis por terem maior probabilidade de serem palco de deslizamento, erosão ou enchente e, portanto, precisam ser protegidas. E também as tabelas verdes do site: http://www.colegioweb.com.br/vestibular/novo-codigo-florestal-brasileiro.html

3) O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade, especialmente da pecuária, que é o principal uso das áreas desmatadas. Estimamos que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando-se a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007. Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010. Para que a produção agropecuária cresça apenas nas áreas já desmatadas o poder público deverá corrigir falhas de políticas que desencorajam o investimento nessas áreas.

4) Minas Gerais por sem um estado da região Sudeste com uma área de 58.697.565 é onde tem mais desmatamento no Brasil, cerca de 46% entre os anos de 2010 e 2011. Em seguida vem a Bahia com 33%, Mato Grosso do Sul com 18%. Esta semana, a organização e outras entidades voltadas para as questões ambientais lançaram um observatório na internet que será usado para monitorar tudo o que está sendo feito nos estados, nos municípios e pelo governo federal, como o cadastramento dos imóveis rurais do país e a regulamentação dos incentivos financeiros para os produtores que preservam.

5) O consumismo exagerado, exaurindo os recursos naturais, e o uso de combustíveis fósseis, põe em perigo nosso planeta. Ele já da sinal que não aguenta mais, e que sua capacidade suporte está prestes a acabar. Hoje, devemos nos preocupar muito com nossas ações cotidianas, e não com previsões catastróficas de fim de mundo. A continuidade dos seres humanos na Terra depende das coisas que eu faço, das que você faz e , principalmente das que todos nós fazemos, sendo assim, temos chance de garantir a sobrevivência de todos os seres vivos na Terra, ou acelerar o nosso fim. O aquecimento do Planeta Terra, proveniente das ações humanas cria uma bomba que pode explodir e acabar com a raça humana num futuro próximo. E o que temos feito para frear isto? Quase nada, já que nossos representantes e parte da sociedade estão mais preocupados com o “agora” e com o poder, e não com o futuro. Essa Era de Cristal chama a todos a se reconciliarem consigo, com os outros e com o Planeta, e a viverem em harmonia. Sei que não será fácil, dependerá do empenho de todos em fazer o bem a todos seres irmãos, além de adotarem hábitos sustentáveis: usando a água racionalmente; consumindo o necessário e com responsabilidade; descartando corretamento seu lixo; apreciando e preservando nossa flora e fauna, etc.

Anônimo disse...

Victoria Hostin Pezzini (44) - 3°B
1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes.

2-As principais diferenças entre o novo Código Florestal e o que está em vigor estão relacionadas à área de terra em que será permitido o desmate, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou. Segundo o novo texto, as propriedades que utilizam topos de morros e encostas, terrenos conhecidos como APPs, para plantio de maçã, café e uva, por exemplo, além de pastoreio extensivo, continuam onde estão localizadas, sem serem consideradas irregulares. Outras exceções de ocupação de APPs seriam tratadas no decreto presidencial.

3- Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.

Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010. A produção adicional sem desmatamento ainda empregaria aproximadamente 39 mil pessoas, segundo estimativas do Imazon. Seria necessário investir até R$ 1 bilhão por ano até 2022 – e este nível de investimento seria viável considerando que seria equivalente a cerca 70% do crédito rural anual médio concedido no bioma Amazônia para a pecuária entre 2005 e 2009.

4-Infelizmente, o desmatamento e desflorestamento dos biomas brasileiros está cada dia mais grave, tomando conta de praticamente quase toda a área original do bioma. É horrível pensar que fazemos parte disso. Está cada vez pior.

5-O vídeo "O planeta terra é você" nos faz ver o quão ignorante a raça humana é em relação ao planeta que a gerou. O futuro da Terra está em nossas mãos e ainda somos capazes de matar animais, poluir e acabar com o planeta, e ainda por cima nos denominar "a espécie mais evoluída e racional". Como podemos dizer que somos todos irmãos enquanto vemos o sofrimento e simplesmente o tratamos com indiferença?! É incrível como um vídeo pode tocar não somente a nossa consciência, mas também o nosso coração, nos deixando com um sentimento muito mais profundo e verdadeiro do que a compaixão.

Anônimo disse...

Nome: Maria Eduarda da Silva; Nº: 31; Série: 3ºA.

1- Mata ciliar são faixas de matas ou florestas que ocorrem nas margens de cursos de água, tais como rios, riachos, açudes, lagoas etc. A mata ciliar pode ser chamada também de vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou ripícola. A mata ciliar tem uma grande importância ambiental. Devido à sua posição, em regiões com topografia acidentada, exercem a proteção do solo contra os processos erosivos. Com a chuva, em locais desprovidos de mata ciliar, a terra é carreada para os rios, açudes e lagoas, os quais ficam assoreados, tendendo a ficar cada vez mais rasos e, portanto, com menor capacidade de acumulação de água. Isso também diminui a qualidade da água, afetando os ecossistemas aquáticos, acarretando no desequilíbrio das relações ecológicas da região. Essa mata funciona também como filtro, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água.

2- As principais diferenças entre o atual código e o código antigo dizem respeito: À área de terra em que será permitido ou proibido o desmate: uma das principais alterações eleva de 20% ou 35% para até 50% a área de conservação obrigatória em determinados cenários. Ao tipo de cultivo permitido em áreas protegidas: no novo código, atividades enquadradas como de "interesse social", de "utilidade pública" e de "baixo impacto" estão liberadas. Alguns setores, como o dos produtores de cacau, querem ser encaixados nesses parâmetros. À recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs): a autorização para compensar desmatamento ilegal (realizado antes de 2008) passa a ser válida também para os grandes produtores. À anistia: um novo grupo de agricultores pode ficar isento de recompor áreas preservadas que desmatarem se suas propriedades tiverem até quatro módulos fiscais. Entre as emendas e destaques propostos pelos senadores e efetivamente acatados, quais os mais relevantes? Um dos destaques determina que áreas desmatadas irregularmente até 2008, em geral, não podem ser consideradas consolidadas, como previa o texto original. Isso quer dizer que esse tipo de desmatador não pode ser anistiado e deve recuperar as áreas de preservação desmatadas. O mesmo vale para os responsáveis por áreas que foram alvos de queimadas.

3- Depende do produto. O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade, especialmente da pecuária, que é o principal uso das áreas desmatadas. Estimamos que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022aumentando-se a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007. Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010. Para que a produção agropecuária cresça apenas nas áreas já desmatadas o poder público deverá corrigir falhas de políticas que desencorajam o investimento nessas áreas e outras que estimulam o desmatamento.

4- Observando a tabela, podemos concluir que o bioma faz parte de vários estados brasileiros, principalmente de Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná. E os estados onde o bioma é pouco encontrado, são Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia.

5- O planeta terra é você: Maravilhoso vídeo. Espero que assim como eu, todos sintam-se tocados pelo vídeo. Somos privilegiados em ter esse planeta, ele é nosso e nós somos dele. Porém, não damos o devido valor e estamos cada vez mais o destruindo, acabando com suas espécies, poluindo-o. Mas ainda é tempo, se cada um fizer sua parte, podemos mudar essa situação.

Anônimo disse...

Nome: Allyson Paulo nº:04 3ºB
1-Vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. Elas estão sujeitas a inundações frequentes. Outros nomes: vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola.
2-O primeiro código florestal brasileiro foi instituído no ano de 1935 e determinava a preservação de ¾ da mata nativa de um imóvel rural. Trinta anos depois aconteceu a criação do código que esteve em vigor até os dias de hoje, que definiu a proteção da Área de Preservação Permanente (APP) e a criação de uma reserva legal de 50% na Amazônia e 20% no restante do país.Com o novo código, muitas coisas mudaram. A presidente Dilma Rousseff aprovou a mudança de 32 artigos e vetou outros nove. A anistia para quem desmatou ilegalmente até 2008, por exemplo, está mantida na lei.Outra alteração aparece no Crédito Ambiental. A proposta apresentada pela Câmara concedia crédito a quem havia desmatado antes de 22 de julho de 2008. Agora, no entanto, o proprietário tem cinco anos para recuperar a APP ou não poderá receber o crédito.
3-Sim, segundo pesquisas, seria aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas.Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões – um aumento de 16% do valor da produção agropecuária em 2010.
4- Percebe-se que em MG, temos o maior índice de desflorestamento, seguindo BA, depois MS e em 4º lugar o nosso Estado.
5- O Planeta Terra é você: É um vídeo que nos faz refletir sobre a situação do nosso Planeta. Que os culpados da situação que ele se encontra somos nós, e sabemos disso, mas muitos não se importam nem um pouco. Ainda há tempo de mudarmos a nossa Terra, para que um dia se a nossa espécie não existir mais e alguma outra encontrar nosso planeta, perceberem que erramos, mas que levantamos e concertamos nossos erros.

Anônimo disse...

Nome: Alisson Fernando
Série: 3ºB EM
Nº 01

1-R: Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.

2-R: As principais diferenças entre velho e o novo Código Florestal são as Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RL), Áreas Rurais consolidadas, Competência para emitir licenças para desmatamentos e as Punições.

3-R:Sim, e combater o desmatamento promovendo o crescimento deste setor da economia já é uma tendência desde 2007.o fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas.Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.

4-R: 4- Pode-se observar que os 2 primeiros estados que estão na tabela possuem metade de seu território como biomas, mas já desmataram 80% do bioma. Isso mostra o grande descuido que o Brasil tem sobre suas matas. Já os outros estados tem seu território todo como bioma mais já desmataram boa parte dele.

5-R: Video 3 - mostra que o planeta terra não é só de nós humanos , e sim das outras espécies. E fazemos extinção delas , só para viver mais ou por diversão, Se foi nos dado a capacidade de pensar, ajudar , criar, porque simplesmente nos calamos? Devemos aprender a conviver com outras espécies , tornando um planeta de paz

Anônimo disse...

1-R: Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa etc.

2-R: As diferenças entre velho e o novo Código Florestal são as Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RL), Áreas Rurais consolidadas, Competência para emitir licenças para desmatamentos e as Punições.

3-R: Sim, e combater o desmatamento promovendo o crescimento deste setor da economia já é uma tendência desde 2007.o fator crítico para elevar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial ideal. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, é equivalente a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas. Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007.

4-R: Pode-se observar que os 2 primeiros estados que estão na tabela possuem metade de seu território como biomas, mas já desmataram mais de 879% do seu bioma. Isso mostra o grande descuido que o Brasil tem sobre suas matas. Já os outros estados tem seu território todo com bioma mais já desmataram boa parte dele.

5-R: Vídeo 3 -> Os seres humanos estão cada vez mais destruindo seu próprio lar, e até animais que viviam aqui muito antes de nós. Nós nos consideramos os seres vivos mais espertos desse planeta, mas só estamos fazendo besteira e acabando com esse lugar que provavelmente nem é nosso, como pensamos. Como é citado no vídeo, nós literalmente invadimos o lar deles(outros animais) e estamos acabando com tudo que existe no Planeta Terra.

Colégio Salesiano Itajaí
Nome: Manoel Pedro 3°A Nº: 30

Anônimo disse...

José Victor da Veiga Bueno de Andrade n° 21 3° A.

1- Mata Ciliar,vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é o nome dado a toda vegetação que margeia os cursos de água (rios, lagos, etc.). Sus importância é a proteção das margens além da manutenção da fauna. Faz arborização evitando o aquecimento da água e a aeração do solo.

2- A formação das áreas de preservação permanente (APPs), criação de reservas legais (RL), consolidação de novas áreas rurais e a necessidade de haver competência para receber a licença para desmatamento de alguma área, sendo essa lei desrespeitada acarreta a novas punições para tal crime contra o código florestal.

3- Sim é possível, se haver um bom planejamento em relação a produtividade do terreno (ou produto em questão), não haveria necessidade de desmatar novas áreas para futuras produções, pois com a reutilização de áreas já desmatadas se forem recuperadas( e novamente ficarem férteis) o problema com a produtividade já será solucionado.

4- Pode-se concluir que houve um decréscimo muito grande das áreas originais desse bioma, consequentemente restando poucos remanescentes florestais, dando ainda mais enfoque na questão do ação humana sobre o ambiente, além da necessidade de começar a existir consciência de preservação e sustentabilidade.

5-VIDEO 2) Na minha opinião o novo código florestal juntamente com o apoio de biólogos e ambientalistas, irá fazer o código valer de verdade, porém é preciso que não ó essas pessoas tenham essa iniciativa, mas que sim toda a população pare com ideologia capitalista (de consumo e individualismo)e comece a pensar no meio ambiente e nas implicâncias que ocorrerá no planeta se caso esses biomas vierem a desaparecer, assim as APPs e RL iram satisfazer no que diz respeito a monitoramento e melhor visão do que realmente está acontecendo com essas determinadas regiões citadas no vídeo.

José Victor n° 21 3° A

Anônimo disse...

Henrique Veber Nº16 3ºA


1- Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento.

2- O novo código florestal implantou ou chamados APP, além da implantação das reservas legais,onde toda propriedade rural tem que ter um espaço destinado a preservação da biodiversidade.

3- Sim, basta realocar os pastos de baixa produtividade para o cultivo agrícola, fazendo assim com que não haja desmatamento em áreas de proteção. Estudos apontam que com apenas esta medida pode-se quase duplicar a produção agrícola do Brasil sem que haja efeitos colaterais.

4- Observando a tabela pode-se tirar informações conclusivas. Onde estados como MG,BA,MS,SC e ES lideram o ranking de desmatamento entre 2010 e 2011. Outra informação de grande destaque é GO, que aparece como estado que menos desmatou. Os números apontam que nosso país ainda deixa muito a desejar, e que o caminho da preservação ainda é distante.

5- Os vídeos 1 e 2 apontam as diferenças entre o antigo e o novo código florestal, em minha opinião é que a fiscalização é o melhor caminho para inibir práticas ilegais envolvendo a natureza, porém temos pouco efetivo para que isto aconteça. O vídeo 3 aponta a destruição causada pelo ser humano ao planeta Terra, o mesmo procura conscientizar nós ao mal que causamos ao planeta e pede mudanças.

Anônimo disse...

1 – Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é chamada de mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária e vegetação ribeirinha. Sua importância é de oferecer proteção para as águas e o solo, reduz o assoreamento e a força das águas que chegam a esses lugares, impedir a entrada de poluentes para os rios, lagos, entre outros.
2 – Há mudanças em trechos como nas áreas de preservação permanentes, na reserva legal em que neste novo código a Amazônia legal tem que ter 20% em caso de campos gerais, na competência para emitir licença ára supressão de vegetação nativa, no registro da reserva legal, nas áreas consolidadas e nas punições mais rigorosas.
3 – Acredito que não, pois para ter uma maior produtividade tem que se produzir mais e pra que isto ocorra a plantação tem que ser maior, sendo assim desmatando mais áreas.
4 – O estado de Minas Gerais possui a maior área original do bioma como também a maior remanescente florestal em 2011 e o maior decremento. O estado brasileiro que menos tem áreas originais de biomas é o de Goiás que possui apenas 3% de bioma comparado ao território do estado, onde seu decremento foi de 33 há. Podemos perceber que no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Santa Catarina a área do estado era coberta por toda o bioma original, ou seja, sendo uma porcentagem de 100% das áreas do estado com as áreas do bioma original.
5 – No vídeo “o planeta terra é você” vemos a importância de proteger, cuidar e preservar o que é de todos, o nosso planeta possui diversas belezas, diversas espécies da fauna e flora e nos oferece muitas outras coisas, nosso dever é preservar e respeitar ele, pois muitas das destruição da Terra é por ação do ser humano, pela busca cada vez maior do lucro e da modernização. Hoje a natureza pede “socorro”, as espécies estão em extinção, os biomas quase não existem mais e o verde que o nosso planeta possuía em excesso está desaparecendo, o humano tem que tomar atitudes e iniciativas para ajudar o planeta a voltar a ser o de antes ou é este mesmo que irá sofrer com as “defesas” do planeta Terra.
Helena 24 3ºB

Anônimo disse...

BIANCA LINHARES N°09 3°B
1-Exercem a proteção do solo contra os processos erosivos. Com a chuva, em locais desprovidos de mata ciliar, a terra é carreada para os rios, açudes e lagoas, os quais ficam assoreados, tendendo a ficar cada vez mais rasos e, portanto, com menor capacidade de acumulação de água. Isso também diminui a qualidade da água, afetando os ecossistemas aquáticos, acarretando no desequilíbrio das relações ecológicas da região. Essa mata funciona também como filtro, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água.

2-Ficou preservada a exigência, nas disposições para o futuro e para as propriedades que não possuem desmatamentos, do mínimo de 30 m de APP ribeirinha e o máximo de 500. Nas grandes propriedades, com mais de 10 módulos fiscais - devem ser recuperados 30 m nas margens de rios com até 10 m de largura; em rios mais largos, será exigida a recomposição de 30 a 100 m

3-Uso melhorado de áreas já desmatadas, por meio do aumento de produtividade – com foco na pecuária, onde a maior parte do aumento potencial de produtividade se encontra, incremento de áreas de múltiplos usos e implementação de planejamento do uso da terra.

4-Nos últimos 27 anos, a Mata Atlântica perdeu 1.826.949 hectares, ou 18.269 km2 – o equivalente à área de 12 cidades de São Paulo. Isso demonstra o descaso com a natureza, tendo o lucro como o maior objetivo.

Anônimo disse...

Nome: Jurandir Coelho Júnior Nº:23 Série: 3º A

Respostas:

1 - A Mata Ciliar é uma formação vegetal associada aos cursos d’água, a vegetação percorre as margens dos rios, dos mananciais, córregos, lagos e represas. Existe diversos nome para esse tipo de vegetação, entre eles, Mata de Galeria, Vegetação Ripária, Vegetação Ribeirinha. O nome Mata Ciliar veio a partir da comparação entre a vegetação e os cílios que tem o papel de proteger os olhos. Essa mata é de extrema importância, pois previne e evita a erosão e o assoreamento dos rios. Funciona como um filtro, impedindo que detritos sejam levados até o rio, poluindo-o, além de permitir o escoamento da água da chuva, contribuindo para a infiltração da água no solo e armazenando nos lençóis freáticos.

2 – Pode-se dizer que a mudança para o nome código florestal, foi em parte um retrocesso, que ocorreu influenciado pela bancada ruralista, muito influente no país. As medidas sancionadas beneficiam o grande latifundiário, entre as diferenças, se encontram a anistia aos agricultores que haviam desmatado. Antigamente os estados deveriam estabelecer as faixas de recomposição para as Áreas de Preservação Permanente, porém agora as multas foram isentadas, como também a liberação para cultivar em topos de morros.

3 – Sim, é possível aumentar a produtividade na agricultura, sem alterar a área desmatada, segundo estudos a Pecuária é uma área com baixa produtividade, que equivale a 1/4 de técnicas mais adequadas. Outro modo seria reposicionar as áreas para agricultura, recuperando lugares improdutivos, para evitar o desmatamento de novas áreas.

4 – Esta tabela mostra a área do estado, e a área ocupada pelo bioma predominante inicial, alguns estados como Santa Catarina tinham 100% do estado ocupados pela vegetação, outro dado fornecido é o número de hectares que ainda possuem de vegetação cada estado, o que revela uma triste realidade, o grande número de desmatamentos. Vítimas do extrativismo predatório onde pouco foi preservado, no estado de Minas Gerais de 27 milhões de hectares, restam apenas 3 milhões.

5 – O vídeo mostra o novo código florestal, onde a APP (Áreas de Preservação Permanente) eram espaços onde não poderia ser desmatado, principalmente perto de rios e em morros. O novo código diminui as margens de 30 para 15 metros ao longo do rio, diminui a porcentagem da Amazônia Legal, desse modo vejo que a reformulação do código foi algo inviável, pois o nosso país, já vem sofrendo muito com o extrativismo e o desmatamento, sempre por falta de fiscalização, agora com leis que favorecem aqueles que desmatam a situação irá piorar, até chegar um ponto em que o homem sucumbirá junto com a natureza.

Anônimo disse...

Aluna: Iara Rosa nº17 3ºA

1-Mata ciliar, vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. São sistemas que funcionam como reguladores do fluxo de água, sedimentos e nutrientes entre os terrenos mais altos da bacia hidrográfica e o ecossistema aquático. Essas matas desempenham o papel de filtro, o qual se situa entre as partes mais altas da bacia hidrográfica, desenvolvida para o homem para a agricultura e urbanização e a rede de drenagem desta, onde se encontra o recurso mais importante para o suporte da vida que é a água. A sua ausência ocasiona o desmoronamento, assoreamento, destruição dos ecossistemas do leito do rio, das margens, aumento da temperatura da água e diminuição do oxigênio, fim dos alimentos para ictiofauna.
2- As principais diferenças entre o novo Código Florestal e o que está em vigor estão relacionadas à área de terra em que será permitido o desmate, ao reflorestamento dessa área e à punição para quem já desmatou. Segundo o novo texto, as propriedades que utilizam topos de morros e encostas, terrenos conhecidos como APPs, para plantio de maçã, café e uva, por exemplo, além de pastoreio extensivo, continuam onde estão localizadas, sem serem consideradas irregulares. Outras exceções de ocupação de APPs seriam tratadas no decreto presidencial. Outro ponto que é bastante discutido no novo texto trata sobre as plantações em margens de rios. A medida de conceder ao governo a prerrogativa de autorizar plantações nestas áreas desagrada a oposição, que entende isto como "um cheque em branco". No entanto, a medida foi acordada entre o primeiro relator, deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP), os líderes da base e o Executivo.
3- O fator crítico para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade da agropecuária que, apesar dos avanços, ainda está abaixo do potencial. A produtividade média da pecuária, principal uso de áreas desmatadas, equivale a apenas um quarto do que poderia ser produzido usando as técnicas mais adequadas. Os pesquisadores estimaram que seria possível suprir o aumento da demanda de carne projetada até 2022 aumentando a produtividade em torno de apenas 24% do pasto com potencial agronômico para a intensificação existente em 2007. Assim, sem desmatar, até 2022 seria possível aumentar o valor da produção agropecuária em cerca de R$ 4 bilhões.
4-Observando a tabela sobre desflorestamento - período 2010-2011 observa-se que as áreas com maior indice de desflorestamento são: Santa Catarina, Espirito Santo, Parana e Rio de Janeiro.
5-O vídeo 3 faz uma referência direta a nós, seres humanos que estamos desmatando frequentemente nosso planeta, que por sinal é o único que possui presença de vida. O planeta terra não é mais o mesmo e não voltara a ser, pois passamos por inteirações tecnológicas e urbanas que impedem sua estabilidade, fato é que não podemos fazer nada, o planeta vai piorando seu estado, pois viciamos no uso do meio ambiente para nosso dia a dia hoje dificilmente nos vemos sem toda a tecnológica que nos cerca.

Anônimo disse...

Nome Lucas Orsi de Borba nª28 3 A EM
1-Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície, não permitindo sua infiltração e armazenamento no lençol freático. Trazendo outros problemas como erosão e assoreamento.
2-O novo código florestal pretende suspender as multas aplicadas a proprietários rurais que desmataram até julho de 2008. Também flexibiliza a extensão e o uso de áreas, especialmente nas margens de rios já ocupadas. Novo Código que isenta a recomposição da reserva legal para pequenos produtores.
3-A agricultura e a pecuária tem baixa produtividade no momento, mas sempre é possível melhorar a produção sem aumentar a terra, pois no Brasil ainda falta muita tecnologia e investimento de qualidade. Com uso sustentável nas mesmas.
4- O desflorestamento é constante, há estados que já desmataram 80% do bioma. O descaso com a situação é alarmante, o Brasil esta perdendo sua riqueza natural, suas belezas, sua qualidade de vida.
5- A questão do código florestal, o mesmo esta desatualizado já que foi criado em 1965. Porem a atualização do mesma causa polemica, já que ajuda ruralistas a terem mais terras ara aumentar a produção. Tudo movido pelo capitalismo, já os ambientalistas são contra, já que as riquezas naturais do pias estão se perdendo.

Anônimo disse...

Ana Paula Andrade nª4 3ºA
1- É a designação dada a mata está presente na beira de rios e mananciais. Também conhecida como vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola. Tem como função de proteger os cursos de água do assoreamento, funcionam justamente como “cílios”.
2- O código agora permite que as propriedades com floretas dentro da Amazonia Legal possam reduzir para 50% a área de reserva desde que o estado possua mais de 65%. Antes o rio não podia ser desmatado, agora rios com mais de 10 metros de largura o proprietário deverá recompor uma faixa de, no mínimo 15 metros, sem definição de regras para rios maiores.
3- Pode ser acontecer o desmatamento, mas nada impede que depois disso a pessoa possa plantar novas arvores e reflorestar... Mas quando se trata de expansão da sociedade, como aumento de população e etc, a necessidade de mais espaço para viver, aumento de território leva também a necessidade de desmatar para construção.
4- A tabela mostra que os dois estados com maior área de bioma original, apresentam um número muito grande de desmatamento nos anos de 2010-2011.
5- O primeiro e o segundo vídeo trazem a questão do código florestal, falando suas regras atuais pois houve uma mudança. Já o terceiro deixa clara uma reflexão para o ser o humano, que além de estar destruindo o planeta, talvez esteja destruindo um planeta que nem é “seu”, pois antes aqui já existiam outras espécies a qual até elas estamos matando ao ponto de extingui-las

Anônimo disse...

Pedro Ern N: 36 Série: 3A

1-vegetação ribeirinha, vegetação ripária ou vegetação ripícola. Funciona como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento.

2-O Antigo Código Florestalfoi instituído no ano de 1935 e determinava a preservação de ¾ da mata nativa de um imóvel rural, ou seja, estabelece algumas normas, regras e limites quanto ao uso de certa propriedade. O novo define a Amazônia Legal( 80% da amazônia e 35% do cerrado e os restantes dos biomas com 20%), os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa.

3-“Será necessário aproveitar melhor as terras já desmatadas, ou seja, aumentar a produção nestas áreas, além de melhoria da genética do gado, de melhor manejo dos solos e do pasto”, afirmou Barreto pesquisador sênior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

4-Alguns estados como SC, ES e RJ tinha sua área original com 100% da ocupação com o bioma desse local e atualmente o bioma ocupa uma mínima área.

5-O Primeiro código florestal vei com o intuito de preservar uma área (mata nativa) de um terreno, com a APP (área de preservação permanente) e RL (reserva legal), como exemplo a vegetação nos morros( evitando desmoronamento) e beiras dos rios e nascentes

Anônimo disse...

1- Mata ciliar é a formação vegetal localizada nas margens dos nos, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura do rio, lago, represa ou nascente.
Sem a mata ciliar: ESCASSEZ DA ÁGUA, EROSÃO E ASSOREAMENTO, PRAGAS NA LAVOURA, QUALIDADE DA ÁGUA, IMPEDE A FORMAÇÃO DE CORREDORES NATURAIS.
Preservação da mata: - Reter/filtrar resíduos de agroquímicos evitando a poluição dos cursos d’água
- Proteger contra o assoreamento dos rios e evitar enchentes
- Formar corredores para a biodiversidade
- Recuperar a biodiversidade nos rios e áreas ciliares
- Conservar o solo
- Auxiliar no controle biológico das pragas
- Equilibrar o clima
- Melhorar a qualidade do ar, água e solo
- Manter a harmonia da paisagem
- Melhorar a qualidade de vida.
A mata ciliar recebe outros nomes. Os mais comuns são mata de galeria e mata ripária.

2-O código novo deu a permissão para que as propriedades que tenham floretas dentro da Amazonia possam reduzir para 50% a área de reserva desde que o estado possua mais de 65%. Antes o rio não podia ser desmatado, agora rios com mais de 10 metros de largura o proprietário deverá recompor uma faixa (15 metros, o mínimo) sem definição de regras para rios maiores.

3- Sim, com a produção sustentável. para aumentar a produção sem desmatar é aumentar a produtividade, especialmente da pecuária, que é o principal uso das áreas desmatadas.

4- - A diferença de percentual e da área. Estados com maiores áreas são os que mais tem decremento e também são os que mais tem remanescentes florestais.

5- O vídeo 3 fala o que realmente os seres humanos são diante do dia a dia, da forma de tratar o nosso planeta. Apenas buscam o que vai de acordo com nossa necessidade e interesse, mas como toda ação gera uma consequência e como a ação do ser humano é efetivada com muita ambição, os outros seres que vivem no mesmo planeta que o nosso acabam sofrendo varias consequências também, assim sem notar o ser humano esta próprio se matando. Porém se todos batalhássemos para a mudança desse quadro, conseguiríamos reverter


ALUNA: ana luiza roncelli back
SERIE: 3a
NUMERO: 03

Anônimo disse...

1- Dar o conceito de mata Ciliar, outros nomes que a mata Ciliar recebe e qual sua importância ?
R: Mata ciliar é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. Além de Mata ciliar, recebe outros nomes como: vegetação ribeirinha, vegetação ripária, vegetação ripícola ou mata de galeria. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem muito importantes para a proteção de rios e lagos tal como são os cílios para nossos olhos.
As matas ciliares são fundamentais para o equilíbrio ecológico oferecendo proteção para as águas e o solo, reduzindo o assoreamento e a força da águas que chegam a rios, lagos e represas, mantendo a qualidade da água e impedindo a entrada de poluentes para o meio aquático.

2- Principais diferenças entre o antigo e o novo Código Florestal ?
R: No antigo Código Florestal previa uma pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa de até 100 salários mínimos para aquele que foram pegos desmatando área protegida. Já no novo Código Florestal é dada a anistia para aqueles que desmataram até 22 de julho de 2008. Ou seja, nada será feito com aqueles que utilizaram de maneira irregular as áreas protegidas.

*Antes toda a área de APP’s como várzeas, mangues, matas de encosta, topos dos morros e áreas com altitude superior a 1800m não podia ser utilizada de maneira alguma para atividades econômicas. Já no novo Código a utilização destas áreas para atividades econômicas é permitida.

*No Código antigo excluía-se da Reserva Legal (área livre para exploração) a APP’s e exigia a averbação da RL em cartório. No novo código a APP’s é incluída na área livre para exploração e a necessidade da averbação em cartório é retirada e também é permitida a exploração econômica da RL.

3-É possível aumentar a produtividade sem aumentar a área de desmatamento ? Justifique sua resposta.
R: Sim, se aumentassem a produtividade de forma correta e legal da forma menos agressiva, seria possível produzir sem desmatar. Mas infelizmente não é isso que acontece, a produção é desenfreada e totalmente agressiva ao meio ambiente de forma que acaba resultando no desmatamento.

4- Observe a tabela do desflorestamento 2010-2011 ( em ha ) e registre uma conclusão.
R: Os diferentes estados possuem diferentes biomas no qual a tabela relata os índes de desflorestamento dos mesmos. É grande o número de estados com desflorestamento 100%, infelizmente.

5- Assista um dos vídeos e escreva sua opinião.
R: Vídeo: O Planeta terra é você
Achei o vídeo incrível, nos faz pensar muito a respeito de nossas atitudes em relação ao mundo, aos animais e ás outras pessoas. Devemos rever nossos conceitos e ações e ajudar o mundo a ser melhor.

Nome: Isadora Wanderhec
Nº: 27 Série: 3ºB

Anônimo disse...


Thais Rosana C. Machado Nº:42 3ºAno A
1- Mata ciliar é a vegetação localizada nas margens dos rios e lagos. Também é chamada de mata de galeria, mata de várzea, vegetação ribeirinha e vegetação ripária. Tem a função de proteger contra poluição e processos erosivos que mudem curso das águas.
2- As principais mudanças no documento atual são: áreas de vegetação nativa dentro da Amazônia Legal devem ser preservadas 80% da propriedade; 35% no cerrado; e 20% em outras regiões.Mas permite a redução da reserva para 50% em estados com mais de 65% das suas áreas em reservas ambientais, desde que a redução seja autorizada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.
O documento reduz de 30 metros para 15 metros de recuperação de mata para rios com largura de até 10 metros.
Propriedades rurais nas margens dos rios, formadas até 2008, podem usar APPs para alguns tipos de cultivos, como maçã e café.
Grandes produtores rurais que desmataram até o mês de julho de 2008 podem converter multas com reflorestamento da área.
Pequenos agricultores poderão manter suas atividades desde de que apresente baixo impacto ambiental em APPs e de reserva legal, porém a propriedade tem de estar inscrita no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e que as atividades sejam declaradas ao órgão ambiental.
Incentivação econômica para o agricultor que preserve áreas de vegetação nativa.
3- Sim por meio de ações sustentáveis(uma vez que não supram todos os recursos naturais da região),como reflorestamento, métodos que não agridam o meio ambiente e não modifiquem a fauna e flora da região.
4- Estados com maior desenvolvimento nas áreas da agricultura e pecuária como Minas Gerais tem maior desmatamento uma vez que as atividades são desenvolvidas sem planejamento e grandes áreas são totalmente modificadas para o cultivo desejado. Enquanto São Paulo e outras grandes cidades tem suas áreas urbanas mais concentradas em regiões especificas.
5- A reposição das áreas desmatadas é uma ótima opção para a recuperação da fauna e da flora do local, ainda que a total recuperação seja demorada e muito difícil. Um fator muito positivo do novo Código Florestal é o incentivo de atividades agrícolas mais sustentáveis.