sexta-feira, 5 de julho de 2013

BRASIL : TERRITÓRIO E SOCIEDADE

estradasecaminhos.blogspot.com 
Em seu livro Brasil: território e sociedade a partir do século XXI, Milton Santos e Maria Laura Silveira falam sobre o período em que as terras do que hoje chamamos de Brasil eram habitadas por diversos povos.

 "(...) Os pedaços da crosta terrestre utilizados pelos grupos humanos para desenvolver sua base material nos primórdios da história constituem o que estamos chamando de meio natural (ou pré-técnico?). Todavia, a presença do homem já atribui um valor às coisas, que, assim, passam a conter um dado social. Por outra parte, como toda ação supõe uma técnica, a ideia de meio geográfico não pode ser desvinculada dessa noção de técnica. Daí o relativismo de denominações como "natural" e "pré-técnico".

Como, porém, denominar esse meio que era, de um lado, ocupado por uma vasta e quase impenetrável floresta e, de outro, constituía o domínio do cerrado e da caatinga e onde a vida humana ocupava apenas os interstícios? Uma floresta de 1 milhão de quilômetros quadrados, a Mata Atlântica, associava-se a outra muito maior, a floresta Amazônica... Durante milhares de anos habitaram nelas caçadores-coletores e, depois, grupos que se alimentavam unicamente de ostras, sem desenvolver objetos e sem deixar outro vestígio além dos sambaquis...
Diversos instrumentos de trabalho e formas de fazer, lentamente elaborados, terão concorrido para a realização, aqui, de uma fase basilar da história do homem, isto é, a domesticação de plantas e animais. O despontar da agricultura foi também sinônimo de desmatamento. Todavia, esse processo não significou a implantação de próteses nos lugares, mas a imposição à natureza de um primeiro esboço de presença técnica, pois ritmos e regras humanas buscavam sobrepor-se às leis naturais. Todavia a natureza comandava, direta ou indiretamente, as ações humanas. A precariedade ou a pobreza das técnicas disponíveis constituía o corpo do homem como principal agente de transformação tanto na produção como no enfrentamento das distâncias, e ainda aqui a natureza triunfava e o homem se adaptava. Era um período de acomodação e morosidade na relação com o meio, pois se permitia que a floresta voltasse a crescer durante algumas décadas, antes de o plantio recomeçar num mesmo lugar.
Grupos étnicos diferentes, num desenvolvimento endógeno, criaram objetos dotados de eventual semelhança com técnicas de outros povos. (...) Constituindo dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, a matriz Tupi somava provavelmente um milhão de índios (F. Fernandes, 1949). Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Darcy Ribeiro, para quem os índios teriam sido vários milhões, explica (...) que eles 'falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam'.

A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo jê alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas. 
Os assentamentos humanos fundavam-se assim nas ofertas da natureza (Maria do Carmo C. Galvão, 1992), e as localizações econômicas resultavam da combinação entre as necessidades de cada produto e as condições naturais preexistentes. O caso do Recôncavo Baiano e do Nordeste (também açucareiro) ilustra esse tipo de relações nos séculos XVI, XVII e XVIII. Poder-se-ia dizer que o reino da necessidade balizava a reprodução harmoniosa da natureza.

Era, desse modo, um território caracterizado pelos tempos lentos, onde as diferenciações enraizavam-se na natureza e um tempo humano buscava timidamente ocupar os alvéolos de um tempo 'natural'. Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré. Os grupos encontravam pântanos de mangues e ostras de mangue. Coletavam os moluscos, alimentavam-se deles e atiravam as conchas por cima dos ombros. Essas acumulações de conchas foram denominadas sambaquis e testemunham um modo de vida que durou pelo menos 7 mil anos (W. Dean, 1997, p. 42-43).

SANTOS, Milton. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 28-30. (Adaptação)
Fonte : RSE - Páginas 60 e 61

ATIVIDADE:
1- DAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS"
- PRIMÓRDIOS
- INTERSTÍCIOS
- SAMBAQUIS
- BASILAR
- PRÓTESES
- ENDÓGENO
- DIALETOS
- BIPARTIA
- BALIZAVA
- ALVÉOLOS
2- APÓS A LEITURA DO TEXTO , ESCREVA SOBRE OS TUPIS:
3- QUAIS ERAM OS GRUPOS INDÍGENAS QUE OCUPAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?
4- EXPLIQUE A FRASE COLORIDA NO TEXTO :

119 comentários:

Anônimo disse...

1-
- PRIMÓRDIOS: O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa
- INTERSTÍCIOS: Pequeno intervalo, espaço ou fenda
- SAMBAQUIS: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele
- BASILAR: Que serve de base
- PRÓTESES: É o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos,objetos ou lugares que perderam alguma parte de seu corpo físico
- ENDÓGENO: Que se forma no interior
- DIALETOS: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua
- BIPARTIA: Partir ao meio ou em duas partes
- BALIZAVA: Marcar, determinar a direção
- ALVÉOLOS: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica

2-Os tupis tinham a capacidade de navegar os rios e cultivar a terra,após desalojarem os primeiros agricultores das áreas litorâneas e produziam excedentes.Habitavam as áreas da floresta amazônica e da floresta tropical,além da maior parte do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga.

3-Habitavam a floresta Amazônica: Tupis,Caraíbas,Tucanos,Aruaques e Panos

4-Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.Sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais,desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras e águas marinhas próximo da sua desembocadura.

Nome:Gabriel Eduardo Nº11 1ºD

Anônimo disse...

Nome: Rafael Espíndola
Nº: 31
Ano:1º B

1-PRIMÓRDIOS: Aquilo que é organizado inicialmente, ou seja, a origem, ao princípio, ao começo de tudo;
INTERSTÍCIOS:Espaço ou intervalo entre moléculas, células etc.
SAMBAQUIS: São montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra), esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
BASILAR: Básico, essencial;
PRÓTESES: Dispositivo permanente ou transitório que substitui total ou parcialmente um membro;
ENDÓGENO: Se desenvolve internamente;
DIALETOS: São variações de uma língua,ou são variedades regionais ou sociais de uma língua;
BIPARTIA: Partir ao meio;
BALIZAVA: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
ALVÉOLOS: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.

2- Tupi é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento, a referência clássica designa os povos que habitavam a estreita faixa da planície litorânea atlântica, eram agricultores e haviam de trezentos a dois mil habitantes em cada tribo;

3- Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Em muitas cidades litorâneas no nosso pais existem rios que são desembocados ao mar, ali podendo haver vários benefícios enconomicos a cidade.

Anônimo disse...

Nome: Isabela Leite nº: 17 1 ano BEM
1- PRIMÓRDIOS: O que foi organizado de antes dos demais; momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa (geralmente utilizado no plural); princípio.
- INTERSTÍCIOS: Intervalo de tempo entre a recepção de uma ordem sacra e a da seguinte.
- SAMBAQUIS: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
- BASILAR: Que serve de base.
- PRÓTESES: Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não.
- ENDÓGENO: Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra;referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais para fases minerais mais ou menos densas com emissão ou absorção de calor e poderosas movimentações de massas rochosas, magmas e fluidos no interior da Terra.
- DIALETOS: é a forma como uma língua é realizada numa região específica; variedade ou variante linguística.
- BIPARTIA: Partia ao meio ou em duas partes.
- BALIZAVA: Marcava por meio de balizas; separava; distinguia, marcava, determinava
- ALVÉOLOS: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2- A matriz Tupi somava provavelmente um milhão de. Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Darcy Ribeiro, para quem os índios teriam sido vários milhões, explica que eles 'falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam'.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos, Jê, Cariri e Charruas.
4- “Os grupos encontravam pântanos de mangues e ostras de mangue. Coletavam os moluscos, alimentavam-se deles e atiravam as conchas por cima dos ombros. Essas acumulações de conchas foram denominadas sambaquis e testemunham um modo de vida que durou pelo menos 7 mil anos.” Com as minhas palavras, eram a partir desses elementos que foi possível a auto sustentação e a manutenção da vida durante 7 anos;

Anônimo disse...

1- Primórdios:O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro; princípio; primeiro.
Interstícios:Intervalos.
Sambaquis:Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres, fraturadas e/ou amontoadas.
Basilar:Básico, essencial; Que tem origem na base.
Próteses: Algo artificial, que teve a necessidade de suprir algo.
Endógeno:Que se forma no interior.
Dialeto: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
Bipartia: Partir ao meio ou em duas partes.
Balizava:Separava; distinguia; marcava; determinava a direção.
Alvéolo:Larga porção de um vale fluvial onde se acumulam sedimentos.
2- Tupi é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento, também denominados tupinambás ou tupiniquins. Foi um povo indígena, que teve a iniciativa de desalojar os agricultores que habitavam o litoral,também eram capazes de cuidar dos rios e de cultivar a terra, aonde depois de todo o processo, estocavam. Eles ocupavam a maior parte da Floresta Amazônica.
3- Tupi, Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos, Cariri, Charruas.
4- "Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré." Nas áreas litorâneas, os recifes e bancos de areia(são acúmulos de areia no meio de um curso d'água) davam origem aos estuários (ambientes aquáticos de transição entre um rio e o mar), que daí possibilitavam a alimentação dos povos que ali habitavam.

Aluna: Mariana Caroline Pereira nº23 1ºC

Unknown disse...

Nome : Ingrid de Melo Ribeiro N.15 1 Ano C

Questões:

1- DAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS"
PRIMÓRDIOS: Aquilo que se organiza ou ordena primeiro.
INTERSTÍCIOS: Espaço que separa dois órgãos contíguos.
SAMBAQUIS: Depósito de conchas e de outros objetos manuseados pelo homem,acumulados, em tempos antiquíssimos no litoral brasileiro, e que têm grande interesse arqueológico.
BASILAR: Quem nasce,ou está situado na base.
PRÓTESES: Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. Constitui um ramo da medicina, particularmente em cirurgia ou odontologia.
ENDÓGENO: Originado no interior do organismo, ou por fatores internos.
DIALETOS: Variedade regional de uma língua BIPARTIA: Dividido ao meio; dividido em duas partes
BALIZAVA: Ato de discernir ou diferenciar
ALVÉOLOS: Célula, em que as abelhas depositam as larvas e o mel. Pequena cavidade, em que se inserem os dentes.

2- APÓS A LEITURA DO TEXTO , ESCREVA SOBRE OS TUPIS:
No século XVI, com a chegada dos colonizadores Europeus, alguns povos tupi-guaranis, como os temiminós e os tabajaras, ele se aliaram aos portugueses, enquanto outros, como os potiguares e tamoios, aliaram- se aos Franceses . Porém o resultado era sempre o mesmo: destruição das aldeias indígenas, escravização, doenças trazidas pelos europeus, fuga das populações indígenas para o interior do continente e para os aldeamentos criados pelos padres jesuíta.Os Tupis, que desabrigaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excesso e estocando-os. Moravam em amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.

3- QUAIS ERAM OS GRUPOS INDÍGENAS QUE OCUPAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?
Eram : Os Caraíbas, Tupis , Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.

4- EXPLIQUE A FRASE COLORIDA NO TEXTO :
A formação de estuários da maré ocorre por causa das ações climáticas. Através das rajadas de vento ocorre o transporte de areia ocasionando o assoreamento.O litoral brasileiro e favorecido pela mudança climática.

Unknown disse...

Nicole M. - nº 25 - 1ºA
1-
- PRIMÓRDIOS: O que começou primeiro, o que vem primeiro.
- INTERSTÍCIOS: O que separa dois órgãos ou dois corpos contíguos, mas não unidos.
- SAMBAQUIS: Depósito de materiais orgânicos e calcários que sofreram fossilização química, de origem humana pré-histórica, para a arqueologia. E para a geologia, Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
- BASILAR: Essencial, que serve de base.
- PRÓTESES: Algo que substitue o original.
- ENDÓGENO: Com origem no interior, que cresce pra dentro.
- DIALETOS: Variedade linguística de uma região.
- BIPARTIA: Dividido em duas partes.
- BALIZAVA: Limitar.
- ALVÉOLOS: Pequena cavidade, casulo.

2- Os tupis eram uma tribo com mais ou menos um milhão de índios, que desalojaram os primeiros agricultores do litoral. Pescavam e cultivavam. Habitavam áreas da floresta Amazônica e tropical, além da a maior parte do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga.

3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos e Tupis.

4- A frase diz que no litoral, os recifes ou bancos de areia permitiam a formação de um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar, que sofria a influência de marés.

Anônimo disse...

Nome: Bryan N°: 10 Ano:1°B
1-
- PRIMÓRDIOS: o que se forma ou organiza primeiro
- INTERSTÍCIOS: intervalo separativo das moléculas de um corpo
- SAMBAQUIS: depósitos de materiais orgânicos e calcários que sofreram fossilização química, de origem humana pré-histórica
- BASILAR: que serve de base (a um orgão)
- PRÓTESES: figura que consiste em juntar uma letra ou uma silaba no princípio de uma palavra (como em arruído por ruído)
- ENDÓGENO: que tem origem no interior, ou que cresce para dentro
- DIALETOS: variedade de uma língua própria de uma região
- BIPARTIA: que parte duas vezes
- BALIZAVA: separar
- ALVÉOLOS: célula em que as abelhas depositam o mel, ou cova do dente, ou cavidade de um órgão na botânica , pequena cavidade ou casulo
2- Os tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da Floresta Amazônica e da Floresta Tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do cerrado e da caatinga.
3- Os Tupis, Caraibas, Tucanos, Aruaques e Panos
4- Permitiam que se interligavam há locais que não era antes possível de se alcançar por causa do alto nível do mar. Com esses bancos de areia agora já se é possível fazer essa rota a pé.

Anônimo disse...

Martina 1°B N°36
1-Primórdio= começo, início
Interstícios= Intervalos/ espaço sem mata
Sambaquis= acumulações de conchas de moluscos
Basilar= Fase fundamental, onde o homem aprendeu a domesticar plantas e animais.
Endógeno=Quando o desenvolvimento ocorre a partir dos recursos que são da própria região
Dialetos= Maneira de um certo povo se comunicar entre eles, uma ‘’língua própria’’ deles.
Bipartia= dividir em 2
Alvéolos= Espaços
Próteses= Coisas prontas
Balizava= Passava por cima/acelerava o processo
2-Na matriz Tupi havia cerca de 1 milhão de índios, esses eram muito inteligentes sabiam cultivar a terra, produzindo mais do que o necessário, assim eles estocavam o que não precisavam pro momento. Eram capazes de navegas os rios e foram eles que expulsaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas. Habitavam a floresta Amazônica, a floresta tropical (a maior parte do litoral), Cerrado e a Caatinga. Eles tinham seu próprio dialeto.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos e Tupis.
4- Pois havia mar e rio, isso possibilitou o desenvolvimento de um estuário, que é formação uma bacia costeira semi-fechada a partir de quando a água do rio se mistura com água do mar.

Anônimo disse...

1- DAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS"
- PRIMÓRDIOS: Princípio, nascimento ou primeiro momento da existência.
- INTERSTÍCIOS: Espaço pequeno entre dois corpos ou entre partes do mesmo corpo.
- SAMBAQUIS: Conjunto de conchas, esqueletos de animais e de outros objetos manuseados pelo homem, é acumulado no litoral e em lagos e rios brasileiros por tribos pré-históricas.
- BASILAR: Que é parte da base.
- PRÓTESES: Peça ou dispositivo para reparar artificialmente a falta de um órgão ou de uma parte dele.
- ENDÓGENO: Que se origina ou que nasce no interior. Ou que é produzido por uma causa interna.
- DIALETOS: Variedade regional de uma língua.
- BIPARTIA: Não achei o significado nem na internet nem do dicionário da rede, mas o texto passa Bipartia como dividir, duas partes.
- BALIZAVA: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite
- ALVÉOLOS: Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios, constituindo a última porção da árvore brônquica, sendo os responsáveis pela estrutura de aspecto esponjoso do parênquima pulmonar. São pequenas bolsas, morfologicamente semelhantes a um favo de mel, abertas de um dos lados, possuindo uma parede altamente vascularizada.
2- APÓS A LEITURA DO TEXTO , ESCREVA SOBRE OS TUPIS:
Os tupis eram capazes de navegar nos rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e guardando-os. Habitavam grandes áreas da Floresta Amazônica, da Floresta Tropical, a maior parte do Litoral e boa parte do Cerrado e da Caatinga.

3- QUAIS ERAM OS GRUPOS INDÍGENAS QUE OCUPAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?

Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos
4- EXPLIQUE A FRASE COLORIDA NO TEXTO :
Nas áreas litorâneas, nos recifes ou bancos de areia era permitida a formação de transição entre rios e mares.
Anne Caroline Selbmann Nº 3
1ºD

Anônimo disse...

Matheus Werner de Arruda nº27 1ºD
1.-Primórdios: aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
-Interstícios:Fenda, Intervalo
-Sambaquis: são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
-Basilar: Básico, essencial;que tem origem na base.
-Próteses:componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumáticas ou não.
-Endógeno:Que se forma no interior
-Dialetos:Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
-Bipartia: divisão em dois.
-Balizava: demarcar um espaço, um limite.
-Alvéolos: estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.

2.Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. eles falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam.

3. A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4.Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura. As zonas entre marés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zonas cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.

Anônimo disse...

Nome: Alexandre Biu Ilkiu N°:01 Ano:1°B
Olá querida professora ai vai o meu trabalho! Espero que goste!

1- Significados das palavras:

Primórdios= Tempos primitivos ou inicio de tudo, tempo dos homens das cavernas.

Interstício= É um pequeno intervalo,espaço ou fenda em tecido, estrutura ou entre células. Espaço intercelular.

Sambaquis= São depósito antigo de cascas de ostras e outras conchas.

BASILAR= Liberdade de expressão é o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Próteses= Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não.

Endógeno= É um fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra.

Dialetos= Dialeto é uma variante linguística constituída por características fonológicas, sintáticas, semânticas e morfológicas próprias.

Bipartia: É tudo que se divide em duas partes.

Balizava= Bóias que balizam um canal.

Alvéolos: São pequenas evaginações em forma de saco, encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios.

2- Sobre os Tupis: O sentido genérico do termo remete aos índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falavam a língua tupi. O sentido específico do termo remete aos índios que habitavam a região da atual cidade de São Vicente, na mesma época. Quando os colonizadores portugueses aportaram em solo brasileiro e bateram de frente com cinco milhões de índios, logo perceberam que a comunicação seria praticamente impossível. Os “selvagens”, predominantes sobretudo no litoral, na faixa que vai do Ceará até Cananéia, em São Paulo, falavam o tupinambá, um dialeto do tupi-guarani essencialmente sonoro. Monossilábicos, os índios pronunciavam coisas como “caa” (que significa mato, planta), “soo” (animal, bicho) e “y” (qualquer tipo de líquido) ou palavras que, para o europeu, significavam uma frase inteira, como “paranapiacaba” (lugar de onde se vê o mar).

3- Constituindo dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, a matriz Tupi somava provavelmente um milhão de índios, a floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Essa frase afirma que é permitido a concentração de pessoas em leitos de águas salobras onde alimentavam-se deles e atiravam as conchas por cima dos ombros. Essas acumulações de conchas foram denominadas sambaquis e testemunham um modo de vida que durou pelo menos 7 mil anos.

Obrigado por ler a minha postagem! Beijos!

Anônimo disse...

Oi Conceição!!!
Aí vão as repsostas:

1- Significado das Palavras:

Primórdios: Relacionado a origem ou surgimento de alguma coisa. Início de tudo, aquilo que se organizou primeiro. Princípio de tudo.

Interstícios: Intervalo que separa meios distintos, poro, intervalo de tempo, de lugar, espaço vazio.

Sambaquis: Nome dado as camadas geológicas formadas por depósitos de conchas, ostras e restos de cozinha de índios pré históricos brasileiros encontrados no litoral.

Basilar: Que serve de base. Que nasce na base. A origem.

Próteses: Substituição de uma parte natural por uma peça artificial.

Endógeno: Que se forma no interior.

Dialetos: São as variedades regionais (ou sociais ou etárias) de uma língua. De um idioma.

Bipartia: Partir ao meio, em duas partes.

Balizava: Indicava uma passagem, sinal indicativo. Indicava o caminho a seguir. Geralmente Baliza é uma boia ou estaca que adverte os navegantes dos perigos de um banco de areia ou rochedo existente em baixo da agua.

Alvéolos: Pequena cavidade. Pequena depressão escavada em uma rocha devido a erosão.


2- Os Tupis foram uma nação indígena provavelmente formada por cerca de mais de 1 milhão de índios na sua matriz. Eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra produzindo e estocando sua produção. Habitavam a Floresta Amazônica, a Floresta Tropical, o litoral , parte do Cerrado e da Caatinga. Foram os responsáveis por desalojar os primeiros agricultores das áreas litorâneas. Eles falavam vários dialetos e se dividiam formando outros povos que depois se desentendiam e brigavam entre si.

3- Ocupavam a Floresta Amazônica: Os Tupis, os Caraíbas, os Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Estuário é um ambiente aquático onde o rio e o mar se encontram e se misturam e que sofrem ação das marés. É uma área rica em nutrientes geralmente composta por lama onde se desenvolvem muitas espécies. Então por isso, os primeiros índios do Brasil, se fixavam nestes lugares e quando a maré baixava, retiravam da lama seu alimento, sem precisar plantar nem nada, bem naturalmente, sem agredir a natureza, só esperando a maré baixar para retirar o alimento necessário para sobreviverem. E os restos dos moluscos que comiam ficavam ali e formaram os sambaquis.Isto a milhões de anos atrás.

Bjo .

Lucas Romaniello Costa. 1º D. nº 23.

Anônimo disse...

Vinicius S Nº 33 1A

1-Primórdios: No início, no começo da história.

Interstícios: Intervalos, partes daquela natureza.

Sanbaquis: Uma acumulação de conchas de moluscos e ostras de mangue.

Basilar: Que serviu de base, que foi a base de algo naquele período,que deu início a algo.

Próteses: No texto se encaixa como uma "muda", a prótese de uma floresta. Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituida.

Endógenos: Que vem de dentro para fora, como o desenvolvimento, você parte do ponto baixo para poder chegar então a um ponto alto.

Dialetos: A mesma língua porém com certas mudanças, diferenças que são dadas devido ao desenvolvimento daquele povo ou daquela população.

Bipartia: É quando se divide em dois, neste caso a língua de tal local e população que se bipartiu formando assim dialetos, a mesma língua porém com certas diferenciações.

Balizava: "Destacava" certos pontos, distinguia uns ods outros.

Alvéolos: Professora conceição, alvéolo é uma parte constituinte do pulmão.

2-Os tupis foram um dos primeiros povos indigenas que dominavam a agricultura, eles eram uma das maiores aldeias indigenas e continham inúmeras "aglomerações" sua matriz, sua principal aldeia, possuia segundo pesquisadores cerca de um milhão de índios.

3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Diz que apesar de os indios desmatreme evoluirem eles faziam apenaso necessário para a sobrvivência de seu povo, permitindo assim que a natureza evolua também e consga criar recursos novos para a procriação dos outros assim gerando um ciclo que estaria para sempre em equilíbrio.

Anônimo disse...

Comentário do blog (Brasil: território e sociedade)

1- primórdios: aquilo que se organiza ou ordena primeiro.
interstícios: pequeno intervalo entre as partes de um todo.
sambaquis: depósitos de conchas e de outros objetos manuseados pelo homem, acumulados, em tempos antiquíssimos no litoral brasileiro, e que tem grande interesse arqueológico.
basilar: que nasce, ou está situado na base.
próteses: substituto artificial de uma parte do corpo, perdida acidentalmente (dente, braço etc).
endógeno: é originado no interior do organismo, ou por fatores internos.
dialetos: variedade regional de uma língua.
bipartia: dividir algo em duas partes.
balizava: fazer uma limitação de algo, uma baliza.
alvéolos: são cavidades pequenas.

2- Os Tupis que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eles eram capazes de navegar nos rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Eles habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e na floresta Tropical, a maior parte do litoral e ainda parte da Cerrado e da Caatinga.

3- Os Tupis, os Caraíbas, os Tucanos, os Aruaques e os Panos.

4- Que nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários, ou seja, uma transição entre um rio e o mar, devido os mesmos se encontrarem.

Aluno: Gabriel da Silva Baptista;
Número: 11;
Série: 1 ano A.

Professora, faça com que eu tire uma nota boa, por favor!!!

Anônimo disse...

Eduardo Schmitz Rodrigues nº5 1ºC

1-
Primórdios:O início de algo, origem
Interstícios:Espaço entre dois locais
Sambaquis:Depósito natural de resíduos orgânicos
Basilar:Algo essencial, fundamental
Próteses:Algo para substituir uma perda que desenpenha a mesma função ou parte dela
Endógeno:Que tem origem no interior
Dialetos:Variedade de língua de uma região
Bipartia:Partir, cortar em duas partes
Balizava:Dar limites a algo
Alvéolos:Uma pequena cavidade

2-
Os tupis são índios que habitavam uma grande parte das florestas brasileiras, com números impressionantes em cada tribo, que mesmo tão próximas genéticamente, tinham costumes bem diferentes e culturas diferentes.

3-
Eram muitos, mas uns foram os Tupis, Tapajós, Juruna, Macuxis entre muitos outros.

4-
Que no litoral(no mar), onde haviam bancos de areia ou recifes, acontecia um fenômeno onde o local não era inundado pela água, e ficava livre de água, sendo atingido apenas na maré cheia.

Anônimo disse...

Aluno: William J. Furtado - N°35
Turma: 1°C

1)
- PRIMÓRDIOS: momento relacionado à origem ou surgimento de algo
- INTERSTÍCIOS: intervalo
- SAMBAQUIS: amontoado de conchas
- BASILAR: que serve de base
- PRÓTESES: substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial
- ENDÓGENO: que se forma no interior
- DIALETOS: variedade regional, ou etária, ou social de uma língua
- BIPARTIA: dividir em duas partes
- BALIZAVA: delimitar, demarcar, distinguir, separar
- ALVÉOLOS: pequena depressão escavada numa rocha homogênea, devida à erosão química ou mecânica

2) Grupo este indígena que possuía grande conhecimento na parte da agricultura, sendo os primeiros agricultores das áreas litorâneas no Brasil, que também navegavam os rios e cultivavam a terra, produzindo grande quantia de alimentos, tendo que estocar os mesmos. Uma explicação para os Tupis terem sido milhões é de que falavam dialetos de uma mesma língua, com isso, ao o grupo crescer se dividiam, formando outros dois novos povos, assim sucessivamente.

3) Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4) As áreas litorâneas formavam estuários, que são ambientes aquáticos de transição entre um rio e o mar, onde os mesmos sofrem a influência das marés. Muitas zonas são de ótimo desenvolvimento de espécies aquáticas, como os moluscos, estes presentes na alimentação de grupos indígenas.

Anônimo disse...

Nome: Gabriel L. C. Boemer Nº12
Série: 1ºA Data:10/07/2013

1- Primórdios: o inicio, o princípio.
Interstícios: Pequenas áreas
Sambaquis: os grupos antigos comiam moluscos e a concha que sobrava eles atiravam em algum local as conchas foram se acumulando e se tornaram sambaquis.
Basilar: Que é básica
Próteses: Algo que substitui alguma coisa original.
Endógeno: que vem do interior
Dialetos: São variedades regionais ou sociais de uma língua
Bipartia: partia em dois
Balizava: marcava, distinguia.
Alvéolos: pequena depressão escavada numa rocha por causa de uma erosão.

2- Foram índios que viviam na costa brasileira, na floresta amazônica e na floresta tropical, conseguiam cultivar plantas e atravessar rios. Quando cresciam se dividiam em dois povos que começavam a se diferenciar e dicavam hostis um com o outro.

3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Pano e Tupis.

4- Os recifes ou bancos de areia permitiam que existisse transição entre os rios e o mar, isso acontecia nas áreas litorâneas.

Anônimo disse...

1-
PRIMÓRDIOS= Primitivos, primeiros, que se originam dali, no caso do contexto é "no começo da história"
INTERSTÍCIOS= Significa intervalos que separa uma coisa da outra
SAMBAQUIS= Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiro
BASILAR= Que serve de base.
PRÓTESES= Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. Constitui um ramo da medicina, particularmente em cirurgia ou odontologia.
ENDÓGENO= Algo que se forma no interior.
DIALETOS= Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
BIPARTIA= Dividir-se em dois povos.
BALIZAVA= Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
Marcar, determinar a direção: bóias que balizam um canal.
ALVÉOLOS= Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2-
Os Tupis eram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3-
Os Tupis
4-
É que os recifes e areias permitiam que o mar se "encontrasse" com o rio

Aluno: Vitor Philippi
Turma: 1ºB
Numero: 35

Anônimo disse...

João Guilherme, número: 20 1° ano B.
1- Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente, origem ou surgimento de algo, princípio.
Interstício: Espaço ou intervalo entre dois órgãos contíguos, intervalo entre as moléculas ou células.
Sambaqui: Depósito antigo de cascas de ostras e outras conchas.
Basilar: Algo básico, essencial, necessário.
Prótese: Cirurgia, substituição de alguma parte do corpo por uma peça artificial.
Endógeno: Algo que se forma no interior.
Dialeto: Variedade regional de uma língua.
Bipartia: Dividir ao meio, separar em duas partes.
Balizava: Demarcar um espaço, limitar algo.
Alvéolo: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas, cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente, cavidade no tecido pulmonar.

2- Tupi é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento constituindo dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes

3- A floresta Amazônica era povoada pelos grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos.

4- Estuários são a parte terminal de um rio ou lagoa que se encontra em contato com o mar, sofrendo influência das marés e descargas de água doce de terra, possuindo água com mais sais dissolvidos que a água doce e em menor quantidade de sais que a água do mar

Anônimo disse...

Nome: Fernanda Número:7 série: 1C

1- Sambaquis: grupos que se alimentavam unicamente de ostras, sem desenvolver objetos e sem deixar outro vestígio
Primórdios: tempos primitivos ou inicio de tudo, tempo dos homens das cavernas.
Interstício: Espaço ou intervalo de algo, podendo ser moléculas e células, ou até de dois órgãos, ou o espaço que separa um dente do outro.
Basilar: que tem origem na base, que é básico, essencial.
Próteses: são peças artificialmente criadas para substituir partes do corpo perdidas ou inexistentes.
Endógenos: são fatores que referem-se à interação de forças internas da Terra.
Dialetos: , é a forma como uma língua é realizada numa região específica
Bipartia: Que foi ou se apresenta dividido em duas partes.
Balizava: É um objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
Alvéolos: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas.
2- Os tupis tinham grandes poderes sobre as áreas litorâneas, além de habitar em grande amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Foram os primeiros agricultores, podiam navegar os rios e também cultivar as terras.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- Que nas áreas litorâneas, nesse caso, nos mangues, recifes ou bancos permitia a formação de estuários de maré, que seria todas a correntes do rio que acabam atingindo o mar, que é quando o estuário recebe energia cinética e faz com que a maré entre.

Anônimo disse...

1.
*primórdios= origem, princípio, começo, início
*interstícios= intervalos
*sambaquis= nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
*basilar= a base de algo, que tem origem na base, essencial
*próteses= o que pode substituir um membro ou um órgão
*endógeno= que se forma no interior, que se desenvolve dentro da parede da célula, originado dentro do organismo
*dialetos= variedades regionais, sociais ou etárias de uma língua
*bipartia= dividia
*balizava= delimitava, demarcava, limitava
*alvéolos= pequenas cavidades
2. Os Tupis desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas e eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, assim produzindo excedentes e estocando-os. Era um grupo étnico diferente, num desenvolvimento endógeno e criaram objetos dotados de eventual semelhança com técnicas de outros povos. Falavam dialetos de uma mesma língua e habitavam áreas amplas da floresta Amazônica e da floresta Tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Constituíam dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, e sua matriz Tupi tinha aproximadamente 1 milhão de índios.
3. Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos e Tupis.
4. A frase quer dizer que nas áreas litorâneas, os recifes ou os bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré, ou seja, os recifes e bancos de areia, que são acúmulos de areia no meio de um curso de água, davam a possibilidade de formar um estuário, que é o lugar de encontro do rio com a maré. Quanto mais intensa a maré, mais largo é o estuário, que é característico de costas baixas.

Aluna: Mayara Ferreira Ricardo, número 28.
Ano: 1o D

Laryssa Cabral disse...

1 - Primórdio: Origem ; fonte; o que se organiza primeiro;início.
Interstícios: intervalo.
Sambaquis: Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres, fraturadas e/ou amontoadas. São encontrados em quase toda a costa brasileira e algumas zonas fluviais interiores, formando montes que atingem 10 a 20 m de altura.
Basilar: básico, essencial, base.
Próteses: Peça usada para repor a falta de um órgão ou parte do corpo.
Endógeno: Que se forma no interior.
Dialetos: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
Bipartia: se dividir em dois.
Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
Alvéolos: Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios, constituindo a última porção da árvore brônquica, sendo os responsáveis pela estrutura de aspecto esponjoso do parênquima pulmonar. São pequenas bolsas, morfologicamente semelhantes a um favo de mel, abertas de um dos lados, possuindo uma parede altamente vascularizada.

2- Tupi é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento, também denominados tupinambás ou tupiniquins. A referência clássica designa os povos que habitavam a estreita faixa da planície litorânea atlântica, desde o Estado do Rio de Janeiro, para o Norte, até o Estado da Bahia, ou segundo alguns autores, até o Estado do Pará ou Amazonas. Em um sentido mais amplo, por suas similitudes culturais e étnicas, foram reunindos aos guaranis que se restringiam ao sul e sudoeste do Brasil, (inclusive Paraguai e Bolívia) no grande grupo étnico e lingüístico denominado "Tupi-Guarani". Embora cultural e etnicamente similares às tribos que habitavam o interior do continente, estes e grande parte dos autores os distinguiam daqueles povos reunidos em outros sub-grupos, o principal o dos gês ou tapuias.

3- A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo jê alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.

4- Estuários da maré se formam por causa das ações do clima. Através das rajadas de vento, a areia é transportada, até acontecer o assoreamento. O litoral brasileiro é muito favorecido pela mudança climática.

Laryssa Cabral Denegredo - 16 - 1ºC

Vivian Rocha disse...

ATIVIDADE:
1- DAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS:

- PRIMÓRDIOS = Período inicial na existência de algo, primeiros tempos;
- INTERSTÍCIOS = Interval, espaço entre;
- SAMBAQUIS = Depósito de material organico;
- BASILAR = Essencial, fundamental;
- PRÓTESES = Dispositivo ou aparelho que tem por fim substituir;
- ENDÓGENO = Interior, que cresce para dentro;
- DIALETOS = Variedade de uma língua própria de uma região;
- BIPARTIA = Se partir em dois;
- BALIZAVA = Limitava;
- ALVÉOLOS = Cavidade.

2- APÓS A LEITURA DO TEXTO , ESCREVA SOBRE OS TUPIS:

Os Tupis utilizavam técinicas e criavam inumeros instrumentos. Eles deram origem á outras tribos. Seu total era de um milhão de indios. Os Tupis navegavam e cultivavam, estocando. Habitavam a floresta Amazônica e a floresta tropical, no litoral do Cerrado e da Caatinga. Como a matriz Tupi se dividiu, cada tribo se comunicava a partir de uma derivação da mesma língua. Havia diferenças e assim desacordos entre as tribos.

3- QUAIS ERAM OS GRUPOS INDÍGENAS QUE OCUPAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?

A floresta Amazônica era povoada pelos grupos indígenas: Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- EXPLIQUE A FRASE COLORIDA NO TEXTO :

A frase “Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de mare.” Explica o encontro e junção de coisas muito diferentes, que é o Tempo Natural e o Tempo Humano. De forma simbólica, uma vez que a água é essencial para ambos, já os “estuaries de mare” são a parte do rio, próxima à sua foz no mar, onde a água doce se confunde com a salgada.

Anônimo disse...

Maria Eduarda Mafra nº27 1ºB

1-*Primórdios: o inicio, princípio, começo, origem.
*Interstícios: intervalo, fenda.
*Sambaquis: São grandes montanhas localizadas próximas à locais com água (foz de rios, baías, praias), feitos de conchas, cascas de moluscos, foram feitas por homens, já que não é um processo natural.
*Basilar: algo que tem origem na base.
*Próteses: Substituição de algo por outra parte artificial.
*Endógeno: Algo que se forma no interior, dentro.
*Dialetos: variedade lingüística, a mesma pode ser regional, social ou etária.
*Bipartia: dividido em dois.
*Balizava: limitava.
*Alvéolos: depressões, buracos.

2-Os Tupis eram os índios que viviam no litoral do Brasil, em região de mata Atlântida, sendo eles divididos em um segundo nome, o da nossa região era o Guarani, também eram separados por etnias, e cultura, mas para ser um Tupi deveriam dominar a língua (tupi).

3- Os grupos: Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos, e os Tupi.

4- “Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré”: entendo que essa frase explique o local que os índios, em especial os tupis, segundo minha pesquisa, procuravam esses locais, pois ali se concentravam ostras e moluscos, os quais formavam grande parte de seu cardápio.

Anônimo disse...

Guilherme Luiz n12 1ºC

1-Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente, diz respeito à origem, princípio.
Interstício: Intervalo que separa dois órgãos ou dois corpos contíguos, mas não unidos.
Sambaquis: Depósito de materiais orgânicos e calcários que sofreram fossilização química
Basilar: é fundamental, essencial.
Prótese: Dispositivo ou aparelho que tem por fim substituir um órgão de que se faz ablação ou amputação.
Endógeno: Que tem a origem do interior
Dialeto: Variedade de uma língua própria de uma região.
Bipartia: Separação de 2 ou mais grupos.
Balizava: Limitar.
Alvéolo: Casulo.

2-Antigamente a linguagem não era igual para todos, havia os diferentes dialetos e formas de se comunicar, mas um grupo que se destacou por fortalecer apenas uma linguagem foi o Tupi, que com aproximadamente 1 milhão de índios conseguiam navegar, cultivar a terra e estocar o produto obtido. O seu modo de viver como sempre foi no meio da natureza, sendo que habitavam áreas da floresta Amazônica, tropical, Cerrado, Caatinga e regiões litorâneas. Infelizmente ao crescer, se bipartia, dividia em 2 grupos e um começava a odiar o outro.

3-Os Tupis como já foi dito, os Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos foram as tribos que povoaram a floresta Amazônica.

4-Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré... Essa frase se refere ao modo de vida das tribos perto dos rios ou as que usavam dele para se alimentar, ou seja, uma cultura que segue até hoje, “os grupos encontram um pântano de mangues e ostras, coletavam e se alimentam”.

Anônimo disse...

Tammy Hagers Abrahão n: 32 1D
1)primórdios=tempos primitivos ou inicio de tudo.tempo dos homens das cavernas
interstício: Intervalo de tempo necessário entre atos do procedimento legislativo. O interstício é contado por sessões ordinárias ou por dias úteis, conforme determinam os Regimentos Internos de cada Casa. Por exemplo, é de três dias úteis, no Senado, e de duas sessões, na Câmara, o interstício entre a distribuição de avulsos dos pareceres das comissões e o início da discussão ou votação correspondente.
sambaquis:São enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos - a própria origem tupi da palavra sambaqui significa "amontoado de conchas".
basilar:De, relativas ao, ou localizado em ou perto da base, especialmente a base do crânio: Artéria basilar.
proteses :
Próteses são aparelhos utilizados em substituição aos dentes ausentes que podem ser fixas ou retiradas e recolocadas na boca.
endogeno : Uma glândula era exógena qd produziam substancias que são jogadas para fora do corpo.
DIALETOS:Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
BIPARTIA:divide em dois de forma igual
balizava: Que teve sustentação ou apoio
alvéolos :Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.
2)Ao chegarem ao Brasil, os portugueses encontraram um território povoado. Seus habitantes, porém, desconheciam a escrita e não deixaram documentos sobre o próprio passado. O conhecimento que temos sobre os índios brasileiros do século 16 baseia-se principalmente em relatos e descrições dos viajantes europeus que aqui estiveram, na época. Particularmente, os livros do alemão Hans Staden e do francês Jean de Lery, que conviveram com os índios por volta de 1550.

Os dois apresentam detalhadamente o modo de vida indígena, relacionando aspectos que vão dos mais triviais, como as vestes e adornos, aos mais complexos, como as crenças religiosas. Sobre as épocas anteriores à chegada dos portugueses, os estudos históricos contam com a contribuição da antropologia e da arqueologia, que permitiram traçar um panorama abrangente, apesar da existência de lacunas.

O povoamento da América do Sul teve início por volta de 20.000 a.C., segundo a maioria dos pesquisadores. Existem indícios de seres humanos no Brasil datados de 16.000 a.C., de 14.200 a.C. e de 12.770 a.C., encontrados nas escavações arqueológicas de Lagoa Santa (MG), Rio Claro (SP) e Ibicuí (RS). A dispersão da espécie por todo o território nacional aconteceu em cerca de 9000 a.C., quando o número de homens aumentou muito.

3)Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4)Pois ali era litoral entao eles criaram um estuario onde um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.

Anônimo disse...

GIOVANNA, 14, 1D
1. PRIMÓRDIOS: Aquilo que é organizado inicialmente.
INTERSTÍCIOS:Intervalo
SAMBAQUIS: são montes compostos de moluscos, esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos.
BASILAR: Que serve de base.
PRÓTESES: é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumáticas ou não.
ENDÓGENO:Fenômeno geológico que se realiza no interior da Terra.
DIALETOS: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades
usuárias de um mesmo idioma-tronco.
BIPARTIA:Partir ao meio ou em duas partes.
BALIZAVA: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite
ALVÉOLOS: são espaços pré-definidos para acampar
2. Os Tupis eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3. Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4. Nesses locais acontece uma transição de mar e rio. Quando a maré sobe fica mais mar, quando a maré desce fica mais rio

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Guilherme Fontana De Andrade/Nº:15/1ºD
1) * Primórdios:Primeiros; primitivos; originários.
*Interstícios: Pequeno intervalo, espaço ou fenda em tecido
*Sambaquis: É o nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a *Basilar: Básico, essencial; que tem origem na base.
*Próteses:Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial
*Endógeno:Que se forma no interior.
*Dialetos: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
*Bipartia:Partir ao meio ou em duas partes.
*Balizava:Marcar com balizas,limitar.
*Alvéolos: Pequena Cavidade 2) Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga,falavam dialetos d euma mesma língua.
3) Tupis ,Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4) Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura. As zonas entremarés são geralmente constituídas de vazas (lama) ou ostreiras e outras zonas cobertas de sapais e pântanos que são ótimas zonas para o desenvolvimento de espécies aquáticas.

Anônimo disse...

1. SIGINIFICADOS
• Primórdios: Plural de primórdio: S.M. Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito à origem, ao princípio, ao começo de tudo
• Interstícios: intervalo
• Sambaquis: são montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra), esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
• Basilar: Que tem origem na base.
• Próteses: é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumáticas ou não.
• Endógeno: Que se forma no interior
• Dialetos: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco. No Brasil, admite-se a seguinte divisão dialetal classificada pelo filólogo Antenor Nascentes
• Bipartia: divisão entre dois sujeitos
• Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite. É muito conhecida como um nome para uma manobra de trânsito que todos devem saber obrigatoriamente para adquirir a carteira de habilitação, consistindo em estacionar um carro entre outros dois que já estejam estacionados.
• Alvéolos:cavidade pequena
2. Os povos indígenas que hoje vivem na América do Sul são originários de povos caçadores que aqui se instalaram, vindo da América do Norte através do istmo do Panamá, e que ocuparam virtualmente toda a extensão do continente há milhares de anos. De lá para cá, estas populações desenvolveram diferentes modos de uso e manejo dos recursos naturais e formas de organização social distinta entre si.
3. Tapajós, jurunas ,caiapós, aimorés, xavantes, omeguas, marubus, ticunas, machiparos, takanos, lanomâmis, macuxis, conduris, galibis...
4. Quer dizer que aquela região era favorável à criação de estuários

Paulo H. Schmitz 29 1D

Anônimo disse...

Pietra Molin Lorenzzoni ----- 1 A
Número 28
1- Primórdios: foi organizado antes dos de mais, veio primeiro
2- Interstícios:Fendas, intervalos
3- Sambaqui:camada geológica feita por depósitos de conchas, ostras e restos de cozinha dos índios pré-históricos.
4- Basilar: serve de base, apoio
5- Prótese: Substituição de parte natural do corpo por parte artificial
6- Endógeno: Se forma no interior
7- Dialeto:Variedade de uma língua (em área regional)
8- Bipartia: divisão em duas metades
9- Balizava: separava, distinguia
10- Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão

2- Estimasse que viviam em média 1000 tupis aqui, eles foram os primeiros agricultores a se desalojar nas áreas litorâneas. Capazes de navegar em rios e cultivar terras. Habitavam a floresta Amazônica e tropical, como também a maior parte do litoral, do cerrado e da caatinga.
3- Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- Os recifes e bancos de área permitiam com que a maré fosse baixa.

Anônimo disse...

1- - Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao principio, ao começo de tudo.
- Interstício: Intervalo, fenda.
- Sambaquis: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
- Basilar: Que nasce da base.
Próteses: Componente artificial que tem como função suprir algum tipo de necessidade.
-Endógeno: Formação que tem origem a se desenvolver no interior.
- Dialetos: É a forma como é realizada uma língua.
- Bipartia: Dividir, separar.
- Balizava: Separar, distinguir, marcar, determinar.
- Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.

2- Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Darcy Ribeiro, para quem os índios teriam sido vários milhões, explica (...) que eles 'falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam'.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos.
4- “Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré.”
Estuários são ambientes aquáticos de transição entre um rio e o mar. Um estuário sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.

Carolina Rocha, 03. 1°A

Anônimo disse...

Colégio Salesiano Itajaí
Nicole Rebello nº30 1ºB

1- PRIMÓRDIOS: O que foi organizado de antes dos demais, aquilo que se arruma primeiro. O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa.
- INTERSTÍCIOS: Fenda, intervalo. Qualificativo do espaço que separa um dente do outro.
- SAMBAQUIS: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
- BASILAR: Que serve de base.
- PRÓTESES: Cirurgia. Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
- ENDÓGENO: Que se forma no interior.
- DIALETOS: Conversa, conversação, discussão por perguntas e respostas; maneira de falar, linguagem própria de um país é a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística.
- BIPARTIA: Partir ao meio ou em duas partes.
- BALIZAVA: Marcar por meio de balizas, separar, distinguir. Marcar, determinar a direção.
- ALVÉOLOS: Uma cavidade.
2- Estudos bem fundamentados demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas, a língua tupi exerceu uma grande influência na formação do português brasileiro. Os tupis também influenciaram muitos outros aspectos da cultura brasileira contemporânea, como o uso de redes de dormir, a culinária e a peteca. Quando os navegadores europeus começaram a frequentar a costa brasileira, no século XVI, passaram a estabelecer relações de comércio com os tupis que a habitavam.
3- Eram os grupos indígenas que ocupavam a floresta amazônica. Os Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- “Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré.”- Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.

Anônimo disse...

1.
Primórdios: Que representa a origem, o começo de tudo, ou seja, algo que foi organizado inicialmente
Interstícios: Espaço que separa dois órgãos, intervalo entre células, moléculas
Sambaquis: São montanhas feitas pelo homem, compostas de esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, moluscos (de origem marinha, terrestre ou água salobra), conchas e utensílios feitos de pedras ou ossos
Basilar: Que serve de base, que é básico e essencial
Próteses: Substituição de alguma coisa (muitas vezes órgãos ou partes do corpo) por uma peça artificial
Endógeno: Que se forma no interior
Dialetos: Conjunto dos variados modos secundários e derivados de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades que falam o mesmo idioma
Bipartia: Divisão dos organismos em duas metades mais ou menos iguais
Balizava: Balizar significa marcar, separar, distinguir, limitar
Alvéolos: Pequena cavidade
2. A matriz Tupi tinha um milhão de índios, eles desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra. Habitavam grandes áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do Cerrado e da Caatinga.
3. A floresta Amazônica era ocupada pelos Caraíbas, Tucanos, Tupis, Aruaques e Panos
4. “Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré”. Está dizendo que nas áreas litorâneas com bancos de areia, formavam-se estuários, onde um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar, ele sofre a influência das marés e apresenta fortes gradientes ambientais, desde águas doces próximos da sua cabeceira, águas salobras, e águas marinhas próximo da sua desembocadura.

Luiza Candido Malburg 1ºB nº26

Anônimo disse...

Bruno nº 2 1º ano A
1:PRIMÓRDIOS: O que começou primeiro, o que vem primeiro.
INTERSTÍCIOS: O que separa dois órgãos ou dois corpos contíguos, mas não unidos.
SAMBAQUIS: Depósito de materiais orgânicos e calcários que sofreram fossilização química, de origem humana pré-histórica, para a arqueologia. E para a geologia, Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
BASILAR: Essencial, que serve de base.
PRÓTESES: Algo que substitui o original, seja um órgão ou objeto.
ENDÓGENO: Com origem no interior, que cresce pra dentro.
DIALETOS: Variedade linguística de uma região.
BIPARTIA: Dividido em duas partes.
BALIZAVA: Limitar.
ALVÉOLOS: Pequena cavidade.

2: Os tupis eram uma tribo com mais ou menos um milhão de índios, que desalojaram os primeiros agricultores do litoral. Pescavam e cultivavam. Habitavam áreas da floresta Amazônica e tropical, além da a maior parte do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga.
3: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos e Tupis.

4:Significa que no litoral, os recifes ou bancos de areia permitiam a formação de um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.

Anônimo disse...

Michael Fusão Número 24 1º A
1:
PRIMÓRDIOS: O que começou primeiro, o que vem primeiro.
INTERSTÍCIOS: O que separa dois órgãos ou dois corpos contíguos, mas não unidos.
SAMBAQUIS: Depósito de materiais orgânicos e calcários que sofreram fossilização química, de origem humana pré-histórica, para a arqueologia. E para a geologia, Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
BASILAR: Essencial, que serve de base.
PRÓTESES: Algo que substitui o original, seja um órgão ou objeto.
ENDÓGENO: Com origem no interior, que cresce pra dentro.
DIALETOS: Variedade linguística de uma região.
BIPARTIA: Dividido em duas partes.
BALIZAVA: Limitar.
ALVÉOLOS: Pequena cavidade.

2: Os tupis eram uma tribo com mais ou menos um milhão de índios, que desalojaram os primeiros agricultores do litoral. Pescavam e cultivavam. Habitavam áreas da floresta Amazônica e tropical, além da a maior parte do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga.
3: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos e Tupis.

4:Significa que no litoral, os recifes ou bancos de areia permitiam a formação de um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.

Anônimo disse...

Bruno Alexis M. Huaco nº7 1ºD

1 PRIMÓRDIOS: Origem, fonte, princípio.
- INTERSTÍCIOS: Fenda, intervalo.
- SAMBAQUIS: Montes feitos pelo homem compostos por cascas de moluscos, ossos e equipamentos.
- BASILAR: Básico, essencial, que tem origem na base.
- PRÓTESES: Componente artificial que supre necessidades e funções de indivíduos amputados.
- ENDÓGENO: Que se forma no interior, tem causa interna, cresce para dentro.
- DIALETOS: Linguagem
- BIPARTIA: Partir ao meio ou em duas partes.
- BALIZAVA: Diferenciar, separar, distinguir, maracar, diferenciar.
- ALVÉOLOS: Cavidade pequena.

2-Os tupis habitavam áreas da floresta amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga. Eles desalojaram os primeiros agricultores da áreas do litoral e eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes que eram estocados. Eles eram muitos e sua matriz somava um milhão de índios. Os grupos, ao crescer, se dividiam e começavam a se diferenciar, logo não se conhecendo mais e se hostilizando.

3-Além dos Tupis, os Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4-No litoral, recifes e bancos de areia permitiam a formação de ambientes de transição da rio para o mar, de água doce para água salgada, ambientes semi-fechados que são fortemente influenciado pelas mares e tem uma alta produtividade ecológica.

Anônimo disse...

1-
a-princípio de algo ex:desde os primórdios até atualmente.
b-Fenda. Intervalo.
c-Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
d-Que serve de base.
e- Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
f-Que se forma no interior.
g-algo que é dito no cotidiano.
h-Partir ao meio ou em duas partes
i-Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
j- Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2-Aproximadamente 1000 anos atrás, os Tupi - Guaranis se separaram em dois grupos linguísticos diferentes: Os Tupis e os Guaranis. Os Tupis instalaram - se a partir de Cananéia. (atual estado de São Paulo) para o norte, na região costeira tropical do Brasil e os Guaranis no sul de Cananéia, na parte subtropical.
3-tuknaos,machiparos,omiguas,tapajos,jurunas,corduris,macuxistaurepargues
4-As áreas litorâneas tinham um maior numero de mangues e pantanos onde eram formados os estuarios de mare onde varios grupos iam para se alimentar de moluscos.
Leonardo Reinert 1C

Anônimo disse...

Nome: Júlia Gallon Grupo: 1A
Número:18
1- Primórdio: O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro.
O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa (geralmente utilizado no plural); princípio: desde os primórdios até atualmente.
Interstício: Fenda. Intervalo.
Sambaquis: são montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra), esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
Basilar: Que serve de base.
Próteses: é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções.
Endógeno: Que se forma no interior.
Dialetos: é a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística. A variante dialetal é também chamada diatópica ou geolinguística.
Bipartia:
Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
Alvéolos:
2- Tupis: é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento, também denominados tupinambás ou tupiniquins. A referência clássica designa os povos que habitavam a estreita faixa da planície litorânea atlântica, desde o Estado do Rio de Janeiro, para o Norte, até o Estado da Bahia, ou segundo alguns autores, até o Estado do Pará ou Amazonas. Em um sentido mais amplo, por suas similitudes culturais e étnicas, foram reunidos aos guaranis que se restringiam ao sul e sudoeste do Brasil, (inclusive Paraguai e Bolívia) no grande grupo étnico e linguístico denominado "Tupi-Guarani". Embora cultural e etnicamente similares às tribos que habitavam o interior do continente, estes e grande parte dos autores os distinguiam daqueles povos reunidos em outros subgrupos, o principal o dos gês ou tapuias.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- A frase diz que no litoral, os recifes ou bancos de areia permitiam a formação de um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar, que sofria a influência de marés.

Anônimo disse...

André Felipe Trindade Silva
número : 4 1B

PRIMÓRDIOS : O que se forma ou organiza primeiro.

INTERSTÍCIOS :[Brasil] Intervalo entre duas discussões de um projeto parlamentar.

SAMBAQUIS :Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.

BASILAR : Essencial, fundamental, oque serve de base .

PRÓTESES : Dispositivo ou aparelho que tem por fim substituir um órgão de que se faz ablação ou amputação parcial ou total ou melhorar uma função

ENDÓGENO : Que tem origem no interior.

DIALETOS : Variedade de uma língua própria de uma região.

BIPARTIA : Bisseccionar

BALIZAVA : Marcar com balizas, limitar.

ALVÉOLOS :Pequena cavidade

2- Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.

3- A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos Tupis .

4- nas regiões litorâneas , as margens de rios foi onde povos puderam se desenvolver Os grupos encontravam pântanos de mangues e ostras de mangue. Coletavam os moluscos, alimentavam-se deles e atiravam as conchas por cima dos ombros

Anônimo disse...

Beatriz de Oliveira
Número: 4
Série: 1 ano D


1-
Primórdio: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.

Interstício: Intervalo, que separa as moléculas, células, etc.

Sambaquis: são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcários e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie; acabaram por sofrer uma fossilização química, já que a chuva deforma as estruturas dos moluscos e dos ossos enterrados, difundindo o cálcio em toda a estrutura e petrificando os detritos e ossadas porventura ali existentes.

Basilar: Que serve de base.

Próteses: É o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções à algum indivíduo.

Endógeno: Que se forma no interior.

Dialetos: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.

Bipartia: Partir no meio ou em duas partes.

Balizava: Marcar com balizas.
Limitar.

Alvéolos: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas.
Cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente.
Cavidade no tecido pulmonar.
Geomorfologia. Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
Botânica. Pequena cavidade em que se fixa um órgão.

2- O termo "tupis" possui dois sentidos: um genérico e outro específico. O sentido genérico do termo remete aos índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falavam a língua tupi. O sentido específico do termo remete aos índios que habitavam a região da atual cidade de São Vicente, na mesma época. Estudos bem fundamentados demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas. Alguns autores sustentam que, nesta trajetória, os tupis tenham enfrentado os tupinambás, que já habitariam o litoral; outros sustentam que apenas se tratava de levas sucessivas do mesmo povo, os posteriores encontrando os anteriores já estabelecidos. Certo é que, nesse processo, as tribos tupis derrotaram as tribos tapuias que já habitavam o litoral brasileiro, expulsando-as, então, para o interior do continente, por volta do ano 1000. Os tupis foram objeto de poesia e prosa no movimento literário romântico do Brasil do século XIX. Sobre isso, veja indianismo. Além disso, a língua tupi exerceu uma grande influência na formação do português brasileiro. Os tupis também influenciaram muitos outros aspectos da cultura brasileira contemporânea, como o uso de redes de dormir, a culinária e a peteca.

3- Grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo já alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.


4- Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré, pois são nessas áreas mais propicias para a formação de estuários, é uma zona afetada pelas marés, onde se mistura água doce e água salgada. Durante a maré vazia a corrente do rio e a descida das águas contribuem para a erosão do estuário. A formação de um estuário pode também ocorrer devido a um abatimento local da costa.

Anônimo disse...

Aluno:Leonardo Nascimento/ano:1c/N:18
1-PRIMÓRDÍOS:Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
- INTERSTÍCIOS:Interstício (histologia) Pequeno intervalo, espaço ou fenda em tecido, estrutura ou entre células. Espaço intercelular.
Interstício (religião) Intervalo de tempo entre a recepção de uma ordem sacra e a da seguinte.
Interstício (militar) Termo militar brasileiro que designa o tempo mínimo que um militar deve permanecer num posto ou graduação antes de ser promovido.
Interstício (trabalhista) É o intervalo de no mínimo 11 horas de descanso entre um turno de trabalho e outro.
Interstício (economia) É o ramo econômico que surge em função de uma inovação no mercado.
- SAMBAQUIS: também conhecidos como cascais, concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mounds, são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcáreos e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie; acabaram por sofrer uma fossilização química, já que a chuva deforma as estruturas dos moluscos e dos ossos enterrados, difundindo o cálcio em toda a estrutura e petrificando os detritos e ossadas porventura ali existentes.
- BASILAR:algo basico,essencial,que tem origem da base.
- PRÓTESES:Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não.
- ENDÓGENO: fenômeno ou processo geológico que se processa no interior da Terra.
- DIALETOS: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
- BIPARTIA:Partir ao meio ou em duas partes.
- BALIZAVA:Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
- ALVÉOLOS:Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas.
Cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente.
Cavidade no tecido pulmonar.
Geomorfologia. Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
Botânica. Pequena cavidade em que se fixa um órgão.
2-Tupi é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento antes da colonização, também denominados tupinambás ou tupiniquins.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4-A frase fala da formação de um estuário nas áreas litorâneas,ou seja a formação de um divisória entre o mar e o rio com areia,fazendo com que a maré fique alta ou baixa dependendo das condições.

Anônimo disse...

Nome: Peter Brendel
Número: 30
Ano: 1ºD

ATIVIDADE:
1- Dar o significado das palavras:

-PRIMÓRDIOS: Diz respeito a Origem, ao Princípio, ao começo de tudo.

-INTERSTÍCIOS: Pequeno espaço, Intervalo.

-SAMBAQUIS: Amontados naturais de Conchas, Marinhas ou Terrestres.

-BASILAR: Básico, Essencial. Que tem origem na base.

-PRÓTESES: Peça usada para repor a falta de um órgão ou parte do corpo

-ENDÓGENO: Que se forma no interior, Que cresce de dentro de.

-DIALETOS: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua.

-BIPARTIA: Partir ao meio ou em duas partes.

-BALIZA: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.

-ALVÉOLOS: Os alvéolos pulmonares são pequenas estruturas encontradas nos sacos alveolares

2-APÓS A LEITURA DO TEXTO, ESCREVA SOBRE OS TUPIS:

R.: Tupis eram uma tribo de aproximadamente um milhão de Índios, eles eram capazes de navegar, os rios, e cultivar a terra. Habitavam grande parte da floresta Amazônica e Tropical, uma grande parte do litoral, e parte da Caatinga e do Cerrado. Falavam dialetos de uma mesma língua, e ao crescer se bipartia, fazendo dois povos que se diferenciavam.

3- Eram: Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Aqueles locais permitiam a criação de Estuários de Maré, que é um ambiente onde a água transita entre um rio e o mar. Tem influencia das marés e apresenta água doce, água salobra, e água marinha. Essas zonas geralmente são constituídas de lama.

Anônimo disse...

Aluno: Gabriel Messias nº10 1ºD

1-Primórdios: No início, no começo da história.

Interstícios: Intervalos, partes daquela natureza.

Sambaquis: Uma acumulação de conchas de moluscos e ostras de mangue.

Basilar: Que serviu de base, que foi a base de algo naquele período,que deu início a algo.

Próteses: No texto, uma prótese de uma floresta. Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituída.

Endógenos: Que vem de dentro para fora, como o desenvolvimento, você parte do ponto baixo para poder chegar então a um ponto alto.

Dialetos: A mesma língua porém com certas mudanças, diferenças que são dadas devido ao desenvolvimento daquele povo ou daquela população.

Bipartia: É quando se divide em dois, neste caso a língua de tal local e população que se bipartiu formando assim dialetos, a mesma língua porém com certas diferenciações.

Balizava: Distingui uns dos outros.

Alvéolos: Alvéolo é uma parte constituinte do pulmão.

2- Tupis foram um dos primeiros povos indígenas a dominar a habilidade e tecnica da agricultura. em suas aldeias, constituídas de dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, a matriz Tupi somava provavelmente um milhão de índios, eram uma das maiores aldeias e continham inúmeras sua matriz.

3-Os grupos indígenas que ocupavam a floresta amazônica eram os: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Apesar de os indígenas evoluírem seu povo, faziam o necessário para sua sobrevivência, permitindo também que a natureza se desenvolva e consiga criar recursos e frutos novos para a procriação dos outros assim gerando um ciclo que estaria para sempre em equilíbrio.

Anônimo disse...

Guilherme Carboni, N11 1C

Questões:

1: Primórdios: É o que se diz respeito às origens.
Interstício: Intervalo; fenda.
Sambaquis: Depósitos construídos pelos povos que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses, formados de materiais orgânicos.
Basilar: Que serve de base.
Próteses: Componente artificial que supre as finalidades de um objeto inicial.
Endógeno: De uma causa interna.
Dialetos: Uma variedade linguística específica de um lugar ou cultura.
Bipartia: Partir ao meio.
Balizava: Demarcação de um espaço ou limite.
Alvéolos: No corpo humano, são estruturas localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.

2: Os Tupis habitavam a floresta Amazônica e a floresta tropical. Foram os primeiros agricultores das áreas litorâneas. Falavam dialetos de uma mesma língua, que acabava se bipartindo e criava dois povos que logo se desconheciam e se hostilizavam.

3: Os Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos e Tupis eram os grupos que ocupavam a floresta amazônica.

4: No litoral, os recifes e bancos de areia faziam com que a maré fosse amenizada, já que acabavam diminuindo a quantidade de água nas marés.

Anônimo disse...

Gustavo K. Raizer N°17 1EM-D

-Primórdios:Aquilo que diz respeito a origem,ao começo de tudo

-INTERSTÍCIOS:Que diz respeito a intervalo,fenda

- SAMBAQUIS:depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos,são como pequenas morros feitos pelo home

-BASILAR:Básico,algo que vem da Base

-PRÓTESES: componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de uma pessoa que teve algum membro amputado

-ENDÓGENO:uma causa interna

-DIALETOS:conversa ou discussão por perguntas e respostas

-BIPARTIA:Que se divide em duas partes

-BALIZAVA:Restringir,Diferenciar

-ALVÉOLOS:Cavidades do tecino pulmonar que ocupam regiões periféricas dos pulmões

2.Os tupis foram um dos primeiros povos de que se tem registro que habitam o litoral brasileiro e a floresta amazônica e eram capazes de navegar pelos rios da floresta amazônica,seu idioma teve influência na língua portuguesa de hoje em dia

3.Os Tupis ,Caraíbas, Tucanos, Aruaques e os Panos

4.Estuários são uma conexão entre os rios e os mares onde geralmente encontramos a água salobra(água salgada + água doce)ou seja eles ocupavam onde era possível de se viver

Anônimo disse...

Primórdio:O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro.
Interstício (trabalhista) É o intervalo de no mínimo 11 horas de descanso entre um turno de trabalho e outro.
Interstício (economia) É o ramo econômico que surge em função de uma inovação no mercado.
Sambaquis:São enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos - a própria origem tupi da palavra sambaqui significa "amontoado de conchas".
Basilar: Que serve de base.
Próteses:é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos
Dialeto:conversa, conversação, discussão por perguntas e respostas; maneira de falar, linguagem própria de um país) é a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística. A variante dialetal é também chamada diatópica ou geolinguística.
Bipartia:Bisseccionar.
Balizava:abalizava; delimitava; demarcava; limitava.Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
Marcar, determinar a direção: bóias que balizam um canal.
Alvéolo:Os alvéolos pulmonares são estruturas de pequenas dimensões, localizadas no final dos bronquíolos, onde se realiza a hematose pulmonar.
1-Um desses povos diferenciou-se dos demais e desenvolveu uma língua do grupo linguístico macro-tupi, no sul da Amazônia. De lá, ele se expandiu no início da era cristã pelo leste da América do Sul, dividindo-se em várias tribos: tupinambás, potiguares, tabajaras, temiminós, tupiniquins, caetés, carijós, guaranis, chiriguanos etc.
Pintura do neerlandês Albert Eckhout do século XVII retratando um índio tupi
Uma índia tupi e seu filho retratados por Albert Eckhout

Os macro-tupis começavam a desenvolver a agricultura, principalmente de mandioca, que era um dos alimentos básicos de sua dieta. A agricultura era praticada pelo sistema de queimada, que limpava e adubava com as cinzas o terreno para o plantio. A caça, a pesca e a coleta de frutas e raízes completavam sua dieta.
2-A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
3-Pois com a formação e o aumento das recifes ou bancos de areia e formavam as máres.

Bianca n7 1B

Anônimo disse...

Nome:Guilherme Nunes nº 15 turma: 1ºB

~1~

1-O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro.
2-Fenda. Intervalo
3-Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
4-Que serve de base.
5-Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos
6-Que se forma no interior
7-Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua
8-Partir ao meio ou em duas partes
9- Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
10-Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica

~2~

Um povo pobre em questões tecnológicas e tambem precario que se alimentavam de ostras e as jogavam por cima dos ombros, a acumulação de conchas doram denominadas sambaquis

~3~

Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos

~4~


Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de ambientes aquáticos de transição entre um rio e o mar

Anônimo disse...

Gustavo Estevão 1ºA nº 15
1.
- PRIMÓRDIOS: O que vem primeiro.
- INTERSTÍCIOS: O que separa dois órgãos ou dois corpos contíguos, mas não unidos.
- SAMBAQUIS: Depósito de materiais orgânicos e calcários que sofreram fossilização química, de origem humana pré-histórica, para a arqueologia. E para a geologia, Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
- BASILAR: Essencial, que serve de base.
- PRÓTESES: Algo que substitue o original.
- ENDÓGENO: Com origem no interior, que cresce pra dentro.
- DIALETOS: Variedade linguística de uma região.
- BIPARTIA: Dividido em duas partes.
- BALIZAVA: Limitar.
- ALVÉOLOS: Pequena cavidade, casulo.

2. Os tupis eram uma tribo com mais ou menos um milhão de índios, que desalojaram os primeiros agricultores do litoral. Pescavam e cultivavam. Habitavam áreas da floresta Amazônica e tropical, além da a maior parte do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga.
3. Aruaques e Panos, Tupis, Caraíbas e Tucanos,.

4. A frase diz que no litoral, os recifes ou bancos de areia permitiam a formação de um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.

Anônimo disse...

Aluno:Ian do Amaral Pimenta nº16
1º ano B 11/07/2013

1:

1-O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro.
2-Fenda. Intervalo
3-Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
4-Que serve de base.
5-Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos
6-Que se forma no interior
7-Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua
8-Partir ao meio ou em duas partes
9- Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
10-Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica

2:
Um povo pobre em questões tecnológicas e tambem precario que se alimentavam de ostras e as jogavam por cima dos ombros, a acumulação de conchas doram denominadas sambaquis

3:
Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos

4:
Nas áreas do litoral, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de ambientes aquáticos de transição entre um rio e o mar

Anônimo disse...

Respostas

1.
Primórdios- O que corresponde ao início de algo; origem; princípio.

Interstícios- Espaço ou intervalo entre moléculas, células, etc.

Sambaquis- Montes resultantes da acumulação de conchas, cascas de ostras, outros restos de cozinha e objetos dos habitantes pré-históricos.

Basilar- Básico; essencial; que serve de base.

Próteses- Componentes que tem como finalidade substituir algo e exercer a função do mesmo.

Endógeno- Que tem origem/se forma no interior.

Dialetos- Variedade de uma língua própria de determinada região.

Bipartia- Bipartir: partir ou dividir em duas partes.

Balizava- Balizar: separar; distinguir; diferenciar.

Alvéolos- Qualquer pequena cavidade ou depressão.

2.
Os tupis habitavam em amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta Tropical, a maior parte do litoral, além de parte do Cerrado e da Caatinga. Eles foram os responsáveis por desalojar os primeiros agricultores das áreas litorâneas, onde eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra produzindo excedentes e estocando-os. Outra característica que denominava esse grupo é o fato de falarem dialetos de uma mesma língua, o que ao decorrer do tempo provocava uma divisão em dois povos que se diferenciavam e se desconheciam.

3.
Além dos Tupis, a floresta Amazônica abrigava outros povos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4.
A frase apresenta que nas áreas litorâneas devido a presença de recifes e bancos de areia, ocorre a formação de estuários de maré que são ambientes aquáticos em que acontece a transição entre um rio e o mar.

Gabriela Lunardelli nº14 1ºB

Anônimo disse...

Aluno: Felipe Machado Guimarães
Número: 13 Série: 1ºB

1-

PRIMÓRDIOS= Primitivos, primeiros, que se originam dali, no caso do contexto é o que deu o inicio a história

INTERSTÍCIOS= Intervalos que separa uma coisa da outra

SAMBAQUIS= Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiro

BASILAR= Que serve de base. Que nasce da base de um órgão.

PRÓTESES= Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. Constitui um ramo da medicina, particularmente em cirurgia ou odontologia.

ENDÓGENO= Algo que se forma no interior.

DIALETOS= Variedade regional, social etária de uma língua.

BIPARTIA= Dividir-se em dois povos.

BALIZAVA= Marcar por meio de balizas; separar; distinguir. Marcar, determinar a direção: bóias que balizam um canal.

ALVÉOLOS= Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.

2- Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.

3- Os Tupis

4- Que os recifes e areias permitiam que o mar se ''encontrasse'' com o rio.

Anônimo disse...

Yasmin Oliveira Ruas - nº 34 - Ano: 1ºA
Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo
Interstícios: Fenda, intervalo.
Sambaquis: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios.
Basilar: Que serve de base.
Prótese - Cirurgia. Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. — Constitui um ramo da medicina.
Endógeno. Que se forma no interior.
Dialetos: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
Bipartir - Partir ao meio ou em duas partes.
Balizar - v.t. Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
Alvéolos: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas. Cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente.
2-Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo jê alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.
4-"Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré." No lugar onde a terra é banhada pelo mar, recifes ou banco de areias, dão espaço para um estuário de maré, que nada mais é do que um ambiente aquático onde acontece a transição entre o rio e o mar.

Anônimo disse...

Pietra Hensel Barreto - nº 27 - Ano: 1ºA
Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo
Interstícios: Fenda, intervalo.
Sambaquis: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios.
Basilar: Que serve de base.
Prótese - Cirurgia. Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. — Constitui um ramo da medicina.
Endógeno. Que se forma no interior.
Dialetos: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
Bipartir -
Partir ao meio ou em duas partes.
Balizar - v.t. Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
Alvéolos: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas. Cavidade dos ossos maxilares em que se engasta a raiz do dente.
2-Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo jê alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.
4-"Nas áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré." No lugar onde a terra é banhada pelo mar, recifes ou banco de areias, dão espaço para um estuário de maré, que nada mais é do que um ambiente aquático onde acontece a transição entre o rio e o mar.

Anônimo disse...

Julia de Noronha Nogueira n°21 1°D

1- - PRIMÓRDIOS: Plural de primórdio. Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo
- INTERSTÍCIOS: intervalo
- SAMBAQUIS: conhecidos como concheiros, são depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos homens pré-históricos e indígenas brasileiros. São encontrados, principalmente, em regiões litorâneas do Brasil.
- BASILAR: Básico, essencial. Que tem origem na base.
- PRÓTESES: é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados poramputações, traumáticas ou não.
- ENDÓGENO: Que se forma no interior.
- DIALETOS: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
- BIPARTIA: Partido em dois
- BALIZAVA: abalizava; delimitava; demarcava; limitava.
- ALVÉOLOS: Pequena cavidade em que se fixa um órgão.

3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos

4- Um estuário é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar, esses estuários se formam a partir dos movimentos da água tanto no rio tanto no mar, quando esta fazendo a transição para chegar ao aceano.

Anônimo disse...

Aluno: Matheus Guilherme Lemos nº28
Série: 1º B


1- * Primórdios são aquilo que é organizado inicialmente, ou seja, que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
* Interstício: Intervalo que separa dois órgãos ou dois corpos contíguos mas não unidos, entendo também por greta / separação de algo;
* Sambaquis são montes compostos de moluscos, esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
* Basilar é a base de algo, o primeiro fundamental direito, que pode gerar vários outros.
* Próteses: é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos sequelados por amputações, traumas, etc.
* Endógeno: Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra. Os agentes geológicos endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais, entre outros.
* Dialeto: conversa, discussão por perguntas e respostas; maneira de falar,(linguagem própria de um país). É a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade linguística.
* Bipartia: pode-ser entender pelo partir ao meio ou em duas partes.
* Balizava: Marcar, separar; distinguir, determinar a direção.
* Alvéolo: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica

2- Tupi: O sentido genérico do termo remete aos índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falavam a língua tupi. O sentido específico do termo remete aos índios que habitavam a região da atual cidade de São Vicente, na mesma época.

3- Os povos indígenas que habitavam a floresta amazônica eram: Taurepargues, Macuxis, Tulcanos, Lanomâmis, Machiparos, Omeguas, Ticunas, Marubus, Parintintias, Conduris, Oiampes, Galibis, Tapajós, Jurunas.

4- Os depósitos litorâneos são constituídos essencialmente por formações de dunas e areias de praia, estando condicionado ao desenvolvimento morfológico do litoral. Ocorrem por toda a linha da costa, ao longo das praias, ocupando faixas bastante variáveis e com características próprias, sendo bem individualizados nas imagens de radar. Os sedimentos de praia encontram-se também depositados na foz dos pequenos e médios cursos fluviais, logo após o estuário, ocorrendo apenas em uma estreita área na zona interdital de toda a faixa costeira.

Anônimo disse...

Victor Hugo Graf 1°c

1-Primórdio: início
Interstícios: Local sem mata
Sambaquis: acumulações de conchas de moluscos
Basilar: Fase fundamental, onde o homem aprendeu a domesticar plantas e animais.
Endógeno: crescimento do local a partir dos recursos que são da própria região
Dialetos: língua comum de um povo
Bipartia: dividir em dois
Alvéolos: Espaços
Próteses: -
Balizava: acelerava o processo
2-Havia cerca de 1 milhão de índios, eram muito inteligentes e sabiam cultivar a terra, produzindo mais do que o necessário, para poder estocar o que não utilizavam. Eram capazes de navegas os rios e foram eles que expulsaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas. Habitavam a floresta Amazônica, a floresta tropical (a maior parte do litoral), Cerrado e a Caatinga. Eles tinham sua própria língua.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos e Tupis.
4-a formação de uma bacia costeira semi-fechada a partir de quando a água do rio se mistura com a agua do mar, que é denominado de estuário, só acontece pois havia mar e rio ocupando o mesmo espaço

Anônimo disse...

Nome: Gustavo Grapp Furlanetto .Nº:16 1º ano A.

1-Primórdios: Aquilo que se diz respeito ao princípio, ao começo de tudo.
-Interstícios: Fenda, intervalo(no texto, as partes ocultas da floresta).
-Sambaquis: Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres, fraturadas e/ou amontoadas. São encontrados em quase toda a costa brasileira e algumas zonas fluviais interiores, formando montes que atingem 10 a 20 m de altura.
-Basilar: Básico, essencial, que tem origem na base(no texto, uma fase básica do homem).
-Próteses: Peça usada para repor a falta de um órgão ou parte do corpo(no texto, reflorestamento)
-Endógeno: Que se forma no interior.
-Dialetos: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco( no texto, as variações dialéticas das tribos)
-Bipartia: Selecionar e dividir duas partes( no texto é a divisão das tribos).
-Balizava: Utilização de objetos de demarcações de território.
-Alvéolos: Cavidades no tecido pulmonar( no texto significa os "buracos" onde se encaixavam).

2-Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.

3- Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4-Os estuários, corpos d’água costeiros, semiconfinados, onde ocorre a mistura de água doce, proveniente do continente, com água salgada do oceano, facilitavam a vida dos grupos, pois lá poderiam se alimentar de ostras e moluscos encontrados lá, por isso houve uma grande instalação dos grupos humanos nas áreas litorâneas.

Anônimo disse...

1-
primordios: O que corresponde ao início de algo.
interstício: Intervalo entre duas discussões de um projecto parlamentar. Fisga, greta.
sambaquis: Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
basilar: Essencial, fundamental.
protese: Dispositivo ou aparelho que tem por fim substituir um órgão de que se faz ablação ou amputação parcial ou total ou melhorar uma função
endógeno: Que tem origem no interior. Que cresce para dentro.
dialeto: Variedade de uma língua própria de uma região.
bipartia: Bisseccionar.
balizava: Marcar com balizas, limitar.
alvéolo: Pequena cavidade.
2-
Na época do descobrimento do Brasil, o povo que aqui habitava eram os chamados indios Tupis, também denominados tupinambás ou tupiniquins. Eeles habitavam uma extensa area, desde o Estado do Rio de Janeiro, para o Norte, até o Estado da Bahia e eram proximadamente um milhao de indios. Hoje em dia, suas aldeias estaos resumidas ao sul e ao sudoeste do Brasil, e em partes do paraguai e da bolivia.
3- Acre: - Amawáka - Arara - Deni - Nawa
Amapá: - Karipuna - Palikur - Wayampi
Amazonas: - Kambeba - Jarawara - Korubo - Wanana
Pará: - Anambé - Jaruna - Kayapó - Munduruku
Rondônia: - Arara - Aruá - Nambikwara - Tupari
Roraima: - Macuxi - Yanomami - Waiwai - Ingaricô
Tocantins: - Apinaye - Guarani - Karaja - Kraho - Xerente
4- Acredito que ela se refere as especies de animais e plantas marinhos q ali se alojavam, como ostras, mariscos, algas, moluscos e outros, formando um "pedacinho de mar", tao povoado como as profundezas, porem em bancos de areia em areas litoraneas, o que para os admiradores seria considerado um santuário da beleza que o mar esconde nas areas que nao podemos ver.

Martha Julia, 1º ano D, numero 25

Anônimo disse...

1-
primordios: O que corresponde ao início de algo.
interstício: Intervalo entre duas discussões de um projecto parlamentar. Fisga, greta.
sambaquis: Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
basilar: Essencial, fundamental.
protese: Dispositivo ou aparelho que tem por fim substituir um órgão de que se faz ablação ou amputação parcial ou total ou melhorar uma função
endógeno: Que tem origem no interior. Que cresce para dentro.
dialeto: Variedade de uma língua própria de uma região.
bipartia: Bisseccionar.
balizava: Marcar com balizas, limitar.
alvéolo: Pequena cavidade.
2-
Na época do descobrimento do Brasil, o povo que aqui habitava eram os chamados indios Tupis, também denominados tupinambás ou tupiniquins. Eeles habitavam uma extensa area, desde o Estado do Rio de Janeiro, para o Norte, até o Estado da Bahia e eram proximadamente um milhao de indios. Hoje em dia, suas aldeias estaos resumidas ao sul e ao sudoeste do Brasil, e em partes do paraguai e da bolivia.
3- Acre: - Amawáka - Arara - Deni - Nawa
Amapá: - Karipuna - Palikur - Wayampi
Amazonas: - Kambeba - Jarawara - Korubo - Wanana
Pará: - Anambé - Jaruna - Kayapó - Munduruku
Rondônia: - Arara - Aruá - Nambikwara - Tupari
Roraima: - Macuxi - Yanomami - Waiwai - Ingaricô
Tocantins: - Apinaye - Guarani - Karaja - Kraho - Xerente
4- Acredito que ela se refere as especies de animais e plantas marinhos q ali se alojavam, como ostras, mariscos, algas, moluscos e outros, formando um "pedacinho de mar", tao povoado como as profundezas, porem em bancos de areia em areas litoraneas, o que para os admiradores seria considerado um santuário da beleza que o mar esconde nas areas que nao podemos ver.

Anônimo disse...

1-significado de primórdio:O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa
1.1-significado de interstício: intervalo distância entre algo
1.2-significado de sambaquis- Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros encontrados no litoral.
1.3-significado de basilar:Básico, essencial.Que tem origem na base.
1.4-significado de prótese:substituição de algo por um novo.
1.5-significado de endógeno: fatores que ocorrem de dentro para fora(endo= dentro, interior)
1.6-significado de dialetos: variedade social, cultural de uma língua
1.7-significado de bipartia: dividir ao meio dividir em dois.
1.8-significado de balizava: cercar,algo que sirva para demarcar um limite.
1.9significado de alvéolos:um espaço delimitado.
2-O grupo índigena dos Tupis desaloram os primeiros agricultores do litoral,eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga
3-os grupos índigenas que ocupavam a floresta amazônica eram os:tukanos, ianomâmis, macuxis, taurepargues,oiampis, galibis, ticunas, maiubus, oméguas,corduris, machiparos, tapajós, jurunas, caiapós, aumorés, xavantes, mhamb quaras
4- Em áreas de litoral(onde o mar se encontra com a cidade)bancos de areia (acumulo de areia no meio de um curso de água) e recifes(acumulo de corais e algas) formam um fenômeno chamado de estuário de maré que é quando um rio atinge um lago ou o mar, isto é, quando atinge o seu nível de base, forma a desembocadura. Se esta ocorre num mar com correntes costeiras e com correntes de maré importantes, forma-se um estuário.

nome:Ederson n:8 1D

Anônimo disse...

Eduardo Kugler Pamplona No 4 1oc

1- Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
INTERSTÍCIOS: espaço que separa dois órgãos ou duas moléculas.
SAMBAQUIS: varias conchas amontoadas, marinha ou terrestres, algumas quebradas.
BASILAR: básico, essencial, que tem origem na base.
PRÓTESES: peça usada para repor órgãos do corpo humano.
ENDÓGENO: o que e formado no interior.
DIALETOS: linguas, modo de falar.
BIPARTIA: dividir em duas partes iguais.
BALIZAVA: objeto que serve para demarcar um espaço.
ALVÉOLOS: pequenas estruturas encontradas nos sacos alveolares, no pulmão.

2- podiam produzir seu próprio alimento, em plantações e estoca-lo para quando precisassem, falavam uma mesma lingua e habitavam as florestas.

3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos e Tupis.

4- quando, a mare nao esta tao alta, os bancos de areia, ou os recifes, bloqueiam os peixes, e nao deixam eles irem para o mar, deixando a captura de peixes.

Anônimo disse...

Aluno:Gustavo Gonçalves Rodrigues
n:14
1C

A-Aquilo que é organizado inicialmente (Origem)

B-Intervalo Fenda

C-Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.

D-Que serve de base

e-Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial

f-Que se forma no interior

g-Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua

h-determinar a direção: bóias que balizam um canal.

i-Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica

2-Tupis um aproximadamente um milhão de índios os tupis conseguiam navegar entre os ruis, cultivar as terras habitavam terras da Amazônia e da floresta tropical

3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos e tupis

4-áreas litorâneas, recifes ou bancos de areia permitiam a formação de desembocadura de rios que se
encontra sob a influência das marés.os deixandos mais largos

Aluno:Gustavo Gonçalves Rodrigues
n:14
1C

Artmann disse...

1-
PRIMÓRDIOS: O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro.
INTERSTÍCIOS: Intervalo, que separa moléculas ou órgãos.
SAMBAQUIS: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros.
BASILAR: Liberdade de expressão é o direito de manifestar opiniões livremente. É um conceito basilar nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.
PRÓTESES: Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
ENDÓGENO:Que se forma no interior.
DIALETO: É a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística.
BIPARTIA: Dividir ao meio.
BALIZAVA:Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
ALVÉOLOS: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas.
TUPIS: Os tupis tiraram os primeiros agricultores das área onde há praia. Eram capazes de navegas pescar e caçar. Viviam em grande parte da floresta amazonica, grande parte do Cerrado e da Caatinga.
QUAIS ERAM OS GRUPOS INDÍGENAS QUE OCUPAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA: Além dos tupis, os Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
EXPLICAÇÃO DA FRASE: É por que quando a maré baixa, os peixes ficam num tipo de lago pequeno, fazendo com que facilite a pesca.

Gustavo Artmann nº 13.

Anônimo disse...

1.
Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo
Interstícios: Intervalo, fenda.
Sambaquis: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
Basilar: Básico, essencial.
Próteses: Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades iniciais da parte substituída.
Endógeno: Que se forma no interior.
Dialetos: São variações de uma língua, ou são variedades regionais ou sociais de uma língua.
Bipartia: Partir em dois.
Balizava: Marcar, determinar a direção.
Alvéolos: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas.
2.
Os Tupis, os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3.
Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4.
Esse tipo de formação nas áreas litorâneas possibilita o encontro dos rios com o mar dependendo do estado das marés.

Gabriel Martins Corrêa, nº8, 1ºC

Anônimo disse...

Nome: Eduardo Mello N°:11 Ano:1°B

1- PRIMÓRDIOS: O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa.
- INTERSTÍCIOS: Intervalo, que separa as moléculas, células, etc.
- SAMBAQUIS: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios.
- BASILAR: Que serve de base.
- PRÓTESES: Cirurgia. Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
- ENDÓGENO: Que se forma no interior.
- DIALETOS: Um dialeto é a forma como uma língua é realizada numa região específica. Trata-se de uma variedade ou variante linguística.
- BIPARTIA: Partir ao meio ou em duas partes.
- BALIZAVA: Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
- ALVÉOLOS: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas.

2- Tupi é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento. A referência clássica designa os povos que habitavam a estreita faixa da planície litorânea atlântica, desde o Estado do Rio de Janeiro, para o Norte, até o Estado da Bahia, ou segundo alguns autores, até o Estado do Pará ou Amazonas. Em um sentido mais amplo, por suas similitudes culturais e étnicas, foram reunidos aos guaranis que se restringiam ao sul e sudoeste do Brasil, (inclusive Paraguai e Bolívia) no grande grupo étnico e linguístico denominado "Tupi-Guarani". Embora cultural e etnicamente similares às tribos que habitavam o interior do continente, estes e grande parte dos autores os distinguiam daqueles povos reunidos em outros subgrupos, o principal o dos gês ou tapuias.

3-A floresta Amazônica era ocupada pelos seguintes grupos: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Estuários são formados no encontro de rios e com o oceano, na parte que fica mais perto do rio a água é doce, no ‘’meio’’ é salobra, e na parte próxima ao oceano é salgada. Esse ecossistema, devido as suas condições ambientais, favorece a reprodução de vários seres, seres estes que servem de alimento para a população indígena.

Anônimo disse...

Mariana Beatriz Thomsen Nº 24 Série: 1 ano D

Primórdios: Momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa que geralmente é utilizada no plural, significa também o princípio.
Interstícios: Intervalo, que separa as moléculas, células, órgãos, dentes, é o espaço que separa.
Sambaquis: É o nome dado as camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, que são encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
Basilar: Aquilo que serve como base.
Prótese: Substituição de algo natural por uma peça artificial.
Endógeno: O que se forma no interior.
Dialetos: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
Bipartia: Partir ao meio ou em duas partes.
Balizava: Sinal indicador de uma passagem, orientador.
Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2- Foram os Índios Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores presentes nas áreas litorâneas, estes, possuíam a capacidade de cultivar a terra e navegar pelos rios, produzindo e cultivando. Eram a floresta Amazônica, tropical, Caatinga e o Cerrado seus locais de habitat. Possuíam diversos dialetos mas todos baseados em uma mesma língua.
3- Durante muito tempo a Floresta Amazônica fora habitada por caçadores-coletores, grupos que se alimentavam apenas de ostras e sem deixar outros vestígios além dos sambaquis.
4- Estuários são locais de transição entre um rio ou mar, com as marés ele sofre muitas influências, e são geralmente constituídas de lama ou ostreiras. Podendo ser formadas pelos locais citados na frase colorida.

Anônimo disse...

Leonardo Henrique Souza Remer - 1º C
Número: 17

1.
Primórdios: Relativo à origem, formação inicial de algo.

Interstícios: Dentro seus diversos significados, interstício significa espaço restante, intervalo, fenda.

Sambaquis: São montanhas de sedimentos, formadas principalmente por conchas de moluscos, artefatos de homens pré - históricos (no caso do Brasil, os índios) e até mesmo esqueletos destes. Com o intemperismo e a sedimentação, essas montanhas acabam calcificando e tornando - se quase que enormes rochedos.

Basilar: Relativo à base de algo, algo básico, de formação essencial.

Próteses: Aquelas que substituem, repõem algo.

Endógeno: Que se forma dentro; próprio, nativo.

Dialetos: São as variantes de línguas, que se forma pela regionalização, pela influência de um meio social ou de forma etária.

Bipartia: Partir em duas partes.

Balizava: Delimitava; demarcava.

Alvéolos: Dentro todos os seus significados, alvéolo representa sempre um buraco, uma cavidade, uma depressão.

2. Os Tupis são classificados como um grupo maior de índios, formados por vários grupos étnicos, somavam por volta de 1 milhão de indivíduos. Pela semelhança, esse povos são classificados como Tupis, sendo que possuíam técnicas parecidas. Navegavam nos rios e cultivavam, desalojando assim os agricultores primordiais do litoral. Habitavam grande parte da Floresta Amazônica, das florestas tropicais, do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga. Uma das justificativas para essa unificação seria a língua, que era falado em diferentes dialetos e posteriormente, dava origem à outros povos.

3. Eram Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos, Tapajós, Ticunas, Machiparos, Macuxis, Galibis, Conduris, Taurepangues, Jurunas, entre outros.

4. Significa que os rochedos submersos (recifes) e essas formações mais elevados de areia (bancos) favorecem à influências das marés nas desembocaduras dos rios, levando ao aparecimento de estuários (áreas de desembocadura de rios, que ao encontrarem - se com o mar, sofrem a influência de sua maré, gerando uma grande biodiversidade e condições relativamente, favoráveis à vida).




Anônimo disse...

Lucas Vieira de Medeiros
1ºC Nº: 21
1- Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
Interstícios: Intervalo, fenda.
Sambaquis: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
Basilar: Básico, essencial.
Próteses: Prótese é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades iniciais da parte substituída.
Endógeno: Que se forma no interior.
Dialetos: São variações de uma língua, ou são variedades regionais ou sociais de uma língua.
Bipartia: Partir em dois.
Balizava: Marcar, determinar a direção.
Alvéolos: Cada uma das cavidades que formam o favo de mel das abelhas.
2- Os Tupis, os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- As áreas litorâneas tem uma formação capaz de levar o rio em direção ao mar

Anônimo disse...

1- primórdios = tempos primitivos, ou inicio de tudo. Tempo dos homens das cavernas
Interstício = Intervalo, que separa as moléculas, células, etc.
Anat. Intervalo, entre órgãos contíguos.
Fenda. Intervalo.
Sambaquis = povo semi-nômade onde construirão montanhas de conchas, em Florianópoles exite uma de mais ou menos 300 metros
Basilar = algo muito simples, algo de base, ex: na democracia, a livre expressão é basilar.
Próteses = próteses são algo que substitui o original tentando dar a mesma função do original.
Endógeno = algo que se forma no interior.
Dialetos = forma de conversa de um mesmo nível de pessoa, ex: dialetos de médico, dialetos de gamers etc.
Bipartia = dividir algo igual em dois ou mais vezes.
Balizava = demarcar, limitar impor um separamento.
Alvéolos = depressões ou cavidades em solo e rochas.
2-: Tupis

Tupi é a designação mais comum da etnia da maioria dos povos que habitavam o Brasil na época do descobrimento, também denominados tupinambás ou tupiniquins.
A referência clássica designa os povos que habitavam a estreita faixa da planície litorânea atlântica, desde o Estado do Rio de Janeiro, para o Norte, até o Estado da Bahia, ou segundo alguns autores, até o Estado do Pará ou Amazonas.
Em um sentido mais amplo, por suas similitudes culturais e étnicas, foram reunindos aos guaranis que se restringiam ao sul e sudoeste do Brasil, (inclusive Paraguai e Bolívia) no grande grupo étnico e lingüístico denominado "Tupi-Guarani".
Embora cultural e etnicamente similares às tribos que habitavam o interior do continente, estes e grande parte dos autores os distinguiam daqueles povos reunidos em outros sub-grupos, o principal o dos gês ou tapuias.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos e Tupis.
4-"Nas áreas litorâneas,recifes ou bancos de areia, permitiam a formação de estuários de maré." como nas áreas litorâneas nos recifes e bancos de areias possuem fatores favoraveis a criação de estuarios de mares, que são ambientes aquaticos que possuem uma transição de rio com mares.

Anônimo disse...

Ingo Ramos nº:19 1ºD EM

1- PRIMÓRDIOS- diz respeito a origem, ao princípio.
INTERSTÍCIOS- Intervalo, fenda.
SAMBAQUIS- Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres.
BASILAR- Básico, essencial.
PRÓTESES- Usada para repor a falta de outra.
ENDÓGENO- Que se forma no interior.
DIALETOS- Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua.
BIPARTIA- Que foi ou se apresenta dividido em duas partes.
BALIZAVA- marcava, determinava.
ALVÉOLOS- cavidades, buracos.
2- Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3- A floresta Amazônica era povoada pelos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Panos e Tupis.
4- Essas áreas são onde o rio e o mar se encontram, ou seja, nelas isso é possível acontecer.

Anônimo disse...

1-significado de primórdio:O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa
1.1-significado de interstício: intervalo distância entre algo
1.2-significado de sambaquis- Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros encontrados no litoral.
1.3-significado de basilar:Básico, essencial.Que tem origem na base.
1.4-significado de prótese:substituição de algo por um novo.
1.5-significado de endógeno: fatores que ocorrem de dentro para fora(endo= dentro, interior)
1.6-significado de dialetos: variedade social, cultural de uma língua
1.7-significado de bipartia: dividir ao meio dividir em dois.
1.8-significado de balizava: cercar,algo que sirva para demarcar um limite.
1.9significado de alvéolos:um espaço delimitado.
2-O grupo índigena dos Tupis desaloram os primeiros agricultores do litoral,eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga
3-os grupos índigenas que ocupavam a floresta amazônica eram os:tukanos, ianomâmis, macuxis, taurepargues,oiampis, galibis, ticunas, maiubus, oméguas,corduris, machiparos, tapajós, jurunas, caiapós, aumorés, xavantes, mhamb quaras
4- Em áreas de litoral(onde o mar se encontra com a cidade)bancos de areia (acumulo de areia no meio de um curso de água) e recifes(acumulo de corais e algas) formam um fenômeno chamado de estuário de maré que é quando um rio atinge um lago ou o mar, isto é, quando atinge o seu nível de base, forma a desembocadura. Se esta ocorre num mar com correntes costeiras e com correntes de maré importantes, forma-se um estuário.

nome:Bernardo Rebelo n:1 1:A

Anônimo disse...

Primordios= Inicio.
Exemplos: Desde os primordios o ouro sempre foi o metal mais precioso para os seres humanos.
Interstícios= intervalo.
Sambaquis= literalmente.
Basilar= Que tem origem na base, essencial.
Protese= ultilizado para suprir necessidades.
Endógeno= Que se forma no interior.
Dialeto= uma forma de língua que tem seu proprío vocabulario.
Bipartia= dividido em duas partes.
Baliza=Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
Os alvéolos são estruturas elásticas, formadas por uma membrana (ficam no pulmão).
2-Tupis= Os tupis se compunham de tribos compostas de unidades menores, as aldeias, que mantinham entre si interesses comuns. Nas aldeias, havia, normalmente, de quinhentas a seiscentas pessoas, que viviam em grandes habitações ou malocas coletivas, cuja estrutura de madeira recebia uma cobertura de folhas de palmeira. Em geral, o número de habitações variava de quatro a sete por aldeia, cada uma delas abrigando um grande grupo familiar.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos, Cariri e Charruas.
4-No estuario de areas litoraneas se cruzavam rios e mares.

Anônimo disse...

Augusto dos Santos Oliveira Nº: 05 Ano:1ªB

1- DAR O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS"
- PRIMÓRDIOS:O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro.

- INTERSTÍCIOS:Intervalo, que separa as moléculas, células, etc.

- SAMBAQUIS:Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.

- BASILAR:Que serve de base.
Anatomia. Vértebra basilar, a última das lombares.Apófise basilar, ângulo inferior do occipital.Botânica. Que nasce na base de um órgão.Anatomia. Que forma a base de um órgão.

- PRÓTESES: Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.

- ENDÓGENO:Que se forma no interior.Botânica. Diz-se de um elemento anatômico que se forma no interior do órgão que o engendra.

- DIALETOS: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.

- BIPARTIA:Partir ao meio ou em duas partes.

- BALIZAVA:abalizava; delimitava; demarcava; limitava.

- ALVÉOLOS: Destruição dos alvéolos dentários; piorreia alveolar.

2- APÓS A LEITURA DO TEXTO , ESCREVA SOBRE OS TUPIS:
R:Um povo brasileiro pobre em questões tecnológicas e também vivia uma vida razoavelmente precária e se alimentavam de ostras jogando-as por cima dos ombros, o monte de conchas era tanto que foram denominadas sambaquis.Segundo as informações da internet foi o povo nativo brasileiro.

3- QUAIS ERAM OS GRUPOS INDÍGENAS QUE OCUPAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?
R:Tucanos,Caraíbas, Panos e Aruaques.

4- EXPLIQUE A FRASE COLORIDA NO TEXTO :Em ecossistemas litorâneos, recifes ou bancos de areia permitiam a criação de ambientes aquáticos de passagem entre um rio e o mar.

Anônimo disse...

Gabrielle Andrade 09 1ºC
1-
- PRIMÓRDIOS: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
- INTERSTÍCIOS:Intervalo.
- SAMBAQUIS:Depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcáreos e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie
- BASILAR:Que nasce ou esta situado no Brasil.
- PRÓTESES:Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. Constitui um ramo da medicina, particularmente em cirurgia ou odontologia.
- ENDÓGENO:interação de forças internas da Terra.
- DIALETOS: Variedade regional de uma língua.
- BIPARTIA:dividido em duas partes.
- BALIZAVA:diferenciar.
- ALVÉOLOS:Pequena cavidade, em que se inserem os dentes.
2- Que apos a chegada dos europeus no Brasil, junto com eles vieram varios problemas como: destruição das aldeias indígenas, escravização, doenças trazidas pelos europeus, fuga das populações indígenas para o interior do continente e para os aldeamentos criados pelos padres jesuíta.Eles eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excesso e estocando-os.
3- Os Caraíbas, Tupis , Tucanos, Aruaques e Panos. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.
4-A formação de estuários da maré ocorre através das rajadas de vento ocorre o transporte de areia ocasionando o assoreamento.O litoral brasileiro e favorecido pela mudança climática.

Anônimo disse...

Aluna: Amanda Zimmermann - nº: 01 - série: 1ºD
Atividade blog
1) a) Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo
b) Espaço, intervalo, fenda
c) Acúmlos de conchas de moluscos, eram denominados sambaquís
d) Básico, essencial, que tem origem na base.
e) Acrescimo de algo, repor algo que não há.
f) Que se forma no interior, pode ser no interior da terra, ou de outro lugar.
g) variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
h) Partir ao meio ou em duas partes.
i) demarcar um espaço, um limite
j) O alvéolo é uma das partes dos pulmões. mais especificamente, sacos microscópicos.
2) São os índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falavam a língua tupi. Somavam aproximadamente 1 milhão de pessoas. Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Darcy Ribeiro, para quem os índios teriam sido vários milhões, explica (...) que eles 'falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam'.
3) grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo jê alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.
4) Eram as regiões que os idígenas habitavam, quer dizer que eles se locomoviam até mesmo nos pântanos, e lagos, nas águas...

Anônimo disse...

1- Primórdios: Aquilo que acontece inicialmente, o início, começo de algo, os primeiros acontecimentos de algo. Interstício: Intervalo de algo, o meio, pequena parte. Sambaquis: Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres, fraturadas e/ou amontoadas. Basilar: Básico, essencial, que tem origem na base. Próteses: Peça usada para repor a falta de algo, manuseada para reposição. Endógeno: Algo que necessita de outro corpo/objeto para se desenvolver, que não é “independente”. Dialetos: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco. Bipartia: Algo dividido em duas partes, duas bifurcações, ou dois pedaços, um bipartia. Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite. Alvéolos: São pequenas bolsas, localizadas em uma parte do pulmão morfologicamente semelhantes a um favo de mel, abertas de um dos lados, possuindo uma parede altamente vascularizada.

2-Os tupis foram os primeiros índios encontrados no Brasil pelos europeus. Habitavam aqui a muitos anos, desde meados do século XVI e foram desalojados pelos portugueses após serem mortos ou servidos como escravos aos mesmos. Eram excelentes navegadores e cultivadores, sabendo “na palma da mão” todos os caminhos longos por florestas, rios e manguezais. Foram explorados e abusados pelos portugueses na época da colonização. Eram nômades, e divididos em alguns “grupos”, tais como: os tupinambás, tupiniquim, tamoio, tabajara entre outros... Existem poucos deles até hoje.

3-Os Tupis ocupavam a maior parte da floresta amazônica, mas também existiam outros grupos indígenas, como os Jurunas, Tucanos, Tapajós, Machiparos, Caraíbas, Aruaques, Panos, entre outros, representados na imagem do tema.

4-Os estuários são um tipo de ecossistema encontrado no Brasil, e se formam principalmente em regiões litorâneas e próximas a manguezais, recifes ou bancos de areia, como a frase no texto disse.

Daniel Wippel Lemos / 1ºA / N 05

Anônimo disse...

1-Primórdios: No início, no começo da história.
Interstícios: Intervalos, partes daquela natureza.
Sambaquis: Uma acumulação de conchas de moluscos e ostras de mangue.
Basilar: Que serviu de base, que foi a base de algo naquele período,que deu início a algo.
Próteses: No texto se encaixa como uma \\\"muda\\\", a prótese de uma floresta. Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituída.
Endógenos: Que vem de dentro para fora, como o desenvolvimento, você parte do ponto baixo para poder chegar então a um ponto alto.
Dialetos: A mesma língua porém com certas mudanças, diferenças que são dadas devido ao desenvolvimento daquele povo ou daquela população.
Bipartia: É quando se divide em dois, neste caso a língua de tal local e população que se bipartiu formando assim dialetos, a mesma língua porém com certas diferenciações.
Balizava: "Destacava" certos pontos, distinguia uns os outros.
Alvéolos: alvéolo é uma parte constituinte do pulmão.
2-Os tupis foram um dos primeiros povos indígenas que dominavam a agricultura, eles eram uma das maiores aldeias indígenas e continham inúmeras \\\"aglomerações\\\" sua matriz, sua principal aldeia, possuía segundo pesquisadores cerca de um milhão de índios.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- Diz que apesar de os índios da região evoluírem eles faziam apenas necessário para a sobrevivência de seu povo, permitindo assim que a natureza evolua também e consiga criar recursos novos para a procriação dos outros assim gerando um ciclo que estaria para sempre em equilíbrio.
Lucas Girardi 1ºC nº 20

Anônimo disse...

- PRIMÓRDIOS: Aquilo que se organiza ou ordena primeiro.
- INTERSTÍCIOS: Espaço que separa dois órgãos contíguos.
- SAMBAQUIS: Depósito de conchas e de outros objetos manuseados pelo homem,acumulados, em tempos antiquíssimos no litoral brasileiro, e que têm grande interesse arqueológico.
- BASILAR: Quem nasce,ou está situado na base.
- PRÓTESES: Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. Constitui um ramo da medicina, particularmente em cirurgia ou odontologia.
- ENDÓGENO: Originado no interior do organismo, ou por fatores internos.
- DIALETOS: Variedade regional de uma língua
- BIPARTIA: Dividido ao meio; dividido em duas partes
- BALIZAVA: Ato de discernir ou diferenciar
- ALVÉOLOS: Célula, em que as abelhas depositam as larvas e o mel. Pequena cavidade, em que se inserem os dentes.
2- Grupos étnicos diferentes, num desenvolvimento endógeno, criaram objetos dotados de eventual semelhança com técnicas de outros povos. (...) Constituindo dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, a matriz Tupi somava provavelmente um milhão de índios (F. Fernandes, 1949). Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Darcy Ribeiro, para quem os índios teriam sido vários milhões, explica (...) que eles 'falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam'.
3- A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo jê alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.
4- A formação de estuários da maré ocorre por causa das ações climáticas. Através das rajadas de vento ocorre o transporte de areia ocasionando o assoreamento. O litoral brasileiro e favorecido pela mudança climática.

Giovanna Dias - 10 - 1ºC

Anônimo disse...

Nathália Rodi - nº27 - 1ºC

1-Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio.
Interstícios: Fenda, intervalo.
Sambaquis: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
Basilar: Fundamental, básico.
Próteses: É um componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções do qual está substituindo.
Endógeno:O que tem origem e desenvolvimento no interior.
Dialetos: É a forma como uma língua é realizada numa região específica.
Bipartia: Dividir em dois.
Balizava: Determinar a direção.
Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica; casulos.

2- Os Tupis habitavam grandes áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda uma pequena parcela do Cerrado e da Caatinga. Desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas; eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Haviam dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, a matriz Tupi somava provavelmente um milhão de índios.

3- Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- As formações de estuários da maré ocorrem devido as ações climáticas. Através de rajadas de vento ocorre a movimentação da areia ocasionando o assoreamento.O litoral brasileiro é favorecido pela mudança climática.

Anônimo disse...

Ana Clara Minella - n° 1 1°ano C

1-
•Primórdios: começo de tudo; origem de tudo.
•Interstícios: pequena área, orifício ou espaço existente na estrutura de um órgão ou tecido orgânico.
•Sambaquis: nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
•Basilar: básico. Que nasce de base.
•Próteses: dispositivo ou aparelho que tem por fim substituir um órgão de que se faz ablação ou amputação parcial ou total ou melhorar uma função.
•Endógeno: Que se forma no interior.
•Dialetos: conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
•Bipartia: partir ao meio ou em duas partes.
•Balizava: marcar por meio de balizas; separar; distinguir, marcar, determinar.
•Alvéolos: pequena cavidade.

2- a civilização tupi-guarani é somada em cerca de um milhão de índios, marcados pelo trabalho em cultivo de terras e navegação em rios, sempre produzindo excedentes e estocando-os. Habitaram boa parte da Floresta Amazônica e da Floresta tropical, e ainda um pouco do cerrado e da caatinga.

3- Eram os grupos indígenas Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos, além dos Tupis.

4- Nessas áreas se formavam estuários, pois a maré se juntava com a água do rio, uma transição entre o rio e o mar.

Anônimo disse...

Oi Conceição!
1- PRIMÓRDIOS: O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa.
INTERSTÍCIOS: Pequena área, orifício ou espaço existente na estrutura de um órgão ou tecido orgânico.
SAMBAQUIS: Depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos homens pré-históricos e indígenas brasileiros.
BASILAR: Que serve de base.
PRÓTESES: É um componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções do qual está substituindo.
ENDÓGENO: Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra.
DIALETOS: Modo de falar em determinada região.
BIPARTIA: Divisão.
BALIZAVA: Marcar, determinar a direção.
ALVÉOLOS: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2- Eram indigenas que habitavam areas da floresta Amazônica, da floresta tropical, algumas areas litoraneas e grande parte do Cerrado e da Caatinga. Eles eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo a mais e estocando. Desabrigaram os primeiros agricultores das areas litorâneas.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos, além dos Tupis.
4- Que a formação de estuários da maré acontece devido as ações climáticas. Pelas rajadas de vento que ocorre o transporte de areia ocasionando o assoreamento. O litoral brasileiro é privilegiado pela mudança climática.

Beijos,
Natália Danna Vicente
1º ano C - número 26

Anônimo disse...

1- PRIMÓRDIOS: tempos primitivos, primeiros períodos da história.

INTERSTÍCIOS: Pequenos espaços.

SAMBAQUIS: Camadas geológicas formadas por acumulo de "cascas" de ostras.

BASILAR: A base, ou a base de algo no período, que foi essencial.

PRÓTESES: No contexto, é aplicada como algo que poderia ser colocado para suprir a falta de uma outro.

ENDÓGENO:É usado para sinalizar o desenvolvimento crescente.

DIALETOS: Variedade de uma mesma língua.

BIPARTIA: Dividir em duas partes.

BALIZAVA: Marcar, distinguir.

ALVÉOLOS:"Buracos", lugares no tempo.

2- Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.Falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam.

3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos, Tupis.

4- Formava a maré baixa, não permitindo que a maré subisse, e se instalavam próximos.

HERNANI FERREIRA Nº18 1ºD

Anônimo disse...

Sthefany Reis n°30 1°A
1-Primórdios: tempos primitivos ou inicio de tudo, tempo dos homens das cavernas.
Interstício: espaço que separa dois órgãos contíguos;Intervalo;Fenda.
Sambaqui: Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres, fraturadas e/ou amontoadas.
Basilar: Básico e essencial;
que tem origem na base.
Prótese: Peça usada para repor a falta de um órgão ou parte do corpo.
Endógeno: Que se forma no interior.
Dialetos: Variações linguisticas.
Bipartir: Partir ao meio ou em duas partes.
Balizava: Marcar por meio de balizas; separar; distinguir.
Alvéolos: São pequenas bolsas, morfologicamente semelhantes a um favo de mel, abertas de um dos lados, possuindo uma parede altamente vascularizada.
2- Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo. Algumas tribos chegavam a enterrar o corpo dos índios em grandes vasos de cerâmica, onde além do cadáver ficavam os objetos pessoais. Isto mostra que estas tribos acreditavam numa vida após a morte. São comuns os ritos de passagem, como as provas de coragem que permitem ao rapaz assumir as responsabilidades dos adultos e aproveitar dos privilégios dessa condição. As meninas também são submetidas a certas práticas que marcam sua passagem para a condição de mulher, apta ao casamento. Quando os colonizadores portugueses aportaram em solo brasileiro e bateram de frente com cinco milhões de índios, logo perceberam que a comunicação seria praticamente impossível.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos. O grupo jê alcançava uma ampla extensão do Cerrado, da Caatinga e da área mais meridional da Mata Atlântica, enquanto o grupo Cariri circunscrevia-se à Caatinga. Nos Campos do Sul, na atual vizinhança com o Uruguai, habitavam os Charruas.
4- Quer dizer que naquelas áreas eles conseguiam permitir a formação para estuarios de maré.

Anônimo disse...

Amanda- numero 02 1º B

1- primórdios: "primórdios da história": inicio da história, começo.
Interstícios: intervalos, entremeio
Sambaquis: acumulações de conchas de ostras; povo sambaqui: populações pra-históricas, pertencentes a uma tribo.
Basilar: básico, essencial, fundamental.
Próteses: algo que substitua, no caso do texto, algo da natureza.
Endógeno: "desenvolvimento endógeno": desenvolvimento interior, que se forma no interior.
Dialeto: diferentes formas da mesma língua, variando de lugar ou tribo a outro.
Bilartia: bipartir: partir em dois
Balizava: balizar: marcar por meio de balizas, separar.
Alvéolos: cavidade, seja alvéolo de mel, ossos, dentes, etc.
2- Os tupis foram um dos primeiros grupos tribais a ocupar a floresta amazônica e mata atlântica, eram aproximadamente 1 milhão de índios, e navegavam e cultivavam a terra, produzindo frutos e estocando-os, falavam vários dialetos de uma mesma língua-mãe, porém foram dividindo-se e recriando dialetos entre si.
3- Grupos indigenas: Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- Essas formações, estuários da maré, ocorriam apenas em áreas litorâneas, sendo um espaço aquático entre um rio e o mar que possibilitava a reprodução de espécies aquáticas. Ou seja, é basicamente um mangue.

Anônimo disse...

Jose Paulo Numero: 17 1A

1.
PRIMÓRDIOS: início de algo, COMEÇO.
INTERSTÍCIOS: Intervalo entre duas discussões.
SAMBAQUIS: Depósito de materiais orgânicos que sofreram fossilização química.
BASILAR: Que serve de base.
PRÓTESES: Algo que substitui membros, objetos, locais
ENDÓGENO: Que tem origem no interior.
DIALETOS: diferentes dialetos, mesmo que diferentes línguas.
BIPARTIA: que se parte em dois.
BALIZAVA: marcar, limitar.
ALVÉOLOS: cavidade, ou casulo.
2. Tupis = tribo indigina, a primeira a fazer a producao agricola em regiao litoranea, habitavam grande area da floresta amazonica alem da floresta tropical, maior parte da area litoranea e um pouco do cerrado e da caatinga.
3.Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4.estuario é um tipo de ecossistema como um mangue por exenplo, por isso a "permissao" para se formarem.

Anônimo disse...

Seguem minhas respostas.. Elisa, numero 12, primeiro ano B
1-Sanbaquis: Uma acumulação de conchas de moluscos e ostras de mangue.
Basilar: Que serviu de base, que foi a base de algo naquele período,que deu início a algo.
Próteses: No texto se encaixa como uma "muda", a prótese de uma floresta. Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituida.
Endógenos: Partir do ponto baixo para poder chegar então a um ponto alto. Desenvolvimento.
Dialetos: A mesma língua porém com certas mudanças, diferenças que são dadas devido ao desenvolvimento daquele povo ou daquela população.
Bipartia: É quando se divide em dois, neste caso a língua de tal local e população que se bipartiu formando assim dialetos, a mesma língua porém com certas diferenciações.
Balizava: "Destacava" certos pontos, distinguia uns dos outros.
Alvéolos: Parte constituinte do pulmão.
2-Os tupis foram um dos primeiros povos indigenas que dominavam a agricultura, eles eram uma das maiores aldeias indigenas e continham inúmeras "aglomerações" sua matriz, sua principal aldeia, possuia segundo pesquisadores cerca de um milhão de índios.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- Diz que apesar de os indios desmatarem e evoluirem eles faziam apenas o necessário para a sobrevivência de seu povo, permitindo assim que a natureza evolua também e conseguia criar recursos novos para a procriação dos outros assim gerando um ciclo que estaria para sempre em equilíbrio.

Anônimo disse...

Nome: Victor Nicolas Marcos / N: 31
Turma: 1 ano A / Professora: Conceição
Colégio Salesiano Itajaí.


1-

- PRIMÓRDIOS: O que se diz respeito a origem, ao que se criou inicialmente.

- INTERSTÍCIOS: Intervalo, um espaço que separa alguma coisa de outra.

- SAMBAQUIS: Depósitos de casca de ostra, conchas, e restos de artefatos largados pelo homem.

- BASILAR: Algo que é básico, necessário; Que se inicia na base de algo.

- PRÓTESES: Substituição de uma parte do corpo por outra artificial.

- ENDÓGENO: Algo formado no interior.

- DIALETOS: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua

- BIPARTIA: Dividir ao meio ou em duas partes.

- BALIZAVA: Marcar por meio de balizas; separar; distinguir, marcar, determinar

- ALVÉOLOS: Espaços em formas circulares; Espaços não preenchidos; Cavidade no tecido pulmonar.

2-
Os tupis foram povos indígenas que habitaram a região da estreita faixa de planície litorânea atlântica, desde o RJ ate BH. Acredita-se que esse povo indígena teve aprox. 1 milhão de pessoas.
Os tupis desalojaram os primeiros agricultores do litoral e eram capazes de navegar os rios e cultivar terras. Habitavam amplas áreas da Floresta Amazônica e Tropical.

3-
Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos e Tupis.

4-
No litoral, os recifes ou bancos de areia permitiam a formação de um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar, que sofria a influência de marés.

Anônimo disse...

1-
Primórdios: No início, no começo da história.

Interstícios: Intervalos, partes daquela natureza.

Sanbaquis: Uma acumulação de conchas de moluscos e ostras de mangue.


Basilar: Que serviu de base, que foi a base de algo naquele período,que deu início a algo.

Próteses: No texto se encaixa como uma \\\"muda\\\", a prótese de uma floresta. Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituida.

Endógenos: Que vem de dentro para fora, como o desenvolvimento, você parte do ponto baixo para poder chegar então a um ponto alto.

Dialetos: A mesma língua porém com certas mudanças, diferenças que são dadas devido ao desenvolvimento daquele povo ou daquela população.

Bipartia: É quando se divide em dois, neste caso a língua de tal local e população que se bipartiu formando assim dialetos, a mesma língua porém com certas diferenciações.

Balizava: \\\"Destacava\\\" certos pontos, distinguia uns ods outros.

Alvéolos: Professora conceição, alvéolo é uma parte constituinte do pulmão.

2-Os tupis foram um dos primeiros povos indigenas que dominavam a agricultura, eles eram uma das maiores aldeias indigenas e continham inúmeras \\\"aglomerações\\\" sua matriz, sua principal aldeia, possuia segundo pesquisadores cerca de um milhão de índios.

3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Diz que apesar de os indios desmatreme evoluirem eles faziam apenaso necessário para a sobrvivência de seu povo, permitindo assim que a natureza evolua também e consga criar recursos novos para a procriação dos outros assim gerando um ciclo que estaria para sempre em equilíbrio.
Nome:Leonardo n23 1B

Anônimo disse...

aluna:Gabrielly n°13 1°A
Atividades
1- PRIMÓRDIOS- esta relacionado a origem, ao principio, ao começo de tudo.- INTERSTÍCIOS- intervalo de tempo entre duas coisas
- SAMBAQUIS- montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História.
- BASILAR- direito de manifestar opiniões livremente
- PRÓTESES- componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduo
- ENDÓGENO- interação de forças internas da Terra .
- DIALETOS-conjuntos de variações em uma língua
- BIPARTIA-partir ao meio
- BALIZAVA-limitava
2- foram os primeiros agricultores, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra. Habitavam uma ampla área da floresta amazônica e da floreta tropical. Possuíam um dialeto da mesma língua.
3- era povoada pelos tupis,caraíbas,tucanos,aruaques e panos.
4- nessas áreas litorâneas formava-se um acumulo de moluscos e conchas devido o encontro do mar e do rio .

Anônimo disse...

Vera 1ºD 33
1) *Primórdios: Aquilo que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
*Interstícios: Intervalo, fenda.
*Sambaquis: Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres.São encontrados em quase toda a costa brasileira.
*Basilar: Básico, essencial ou que tem origem na base.
*Prótese: Nos texto pode ser substituída por "muda", a prótese de uma floresta. Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituída.
*Endógeno: Que provoca fenômenos geomorfológicos cuja origem reside no interior da Terra.
*Dianlétos: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua
*Bipartia: Partir ao meio
*Balizava: Balizar significa marcar por meio de balizas, separar, distinguir.
*Alvéolos: Pequena cavidade.
2)Sua principal aldeia possuía, segundo pesquisadores, cerca de 1 milhão de índios, e foram o primeiro povo indígena à dominar a agricultura.
3)Panos, Caraíbas,Aruaques e os Tucanos.
4)Acredito que quer dizer que os índios desmatavam sim, mas nada além de para sua sobrevivência, permitindo que a natureza evolua e crie então recursos para a procriação dos outros, gerando um ciclo, deixando a natureza em equilíbrio.

Anônimo disse...

Bruna Furtado- nº09- 1B

1-Primórdios: o momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa.
*Interstícios: pequena área, orifício ou espaço existente na estrutura de um órgão ou tecido orgânico.
*Sambaquis: depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos homens pré-históricos e indígenas brasileiros.
*Basilar: que serve de base.
*Próteses: é um componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções do qual está substituindo.
*Endógeno: fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra.
*Dialetos: modo de falar em determinada região.
*Biparta: divisão.
*Balizava: marcar, determinar a direção.
*Alvéolos: pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.

2-"Grupos étnicos diferentes, num desenvolvimento endógeno, criaram objetos dotados de eventual semelhança com técnicas de outros povos. (...) Constituindo dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, a matriz Tupi somava provavelmente um milhão de índios (F. Fernandes, 1949). Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Darcy Ribeiro, para quem os índios teriam sido vários milhões, explica (...) que eles 'falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam'."

3-Tupis, Aruaques, Caraíbas e Tucanos.

4-Parte de um rio antes da foz, em geral com a forma de funil. É uma zona afetada pelas marés, onde se mistura água doce e água salgada. Durante a maré vazia a corrente do rio e a descida das águas contribuem para a erosão do estuário. A formação de um estuário pode também ocorrer devido a um abatimento local da costa.
Quando um rio atinge um lago ou o mar, isto é, quando atinge o seu nível de base, forma a desembocadura. Se esta ocorre num mar com correntes costeiras e com correntes de maré importantes, forma-se um estuário.
Alguns estuários resultam da invasão pelo mar do vale do curso do rio, originando rias que são verdadeiros braços de mar na maré alta e um imenso lodaçal durante a maré baixa.

Anônimo disse...

Lauro nº19 1ºA

PRIMÓRDIOS:início, começo de tudo
INTERSTÍCIOS:Espaço, intervalo de tempo ou local
SAMBAQUIS: São depósitos de lixo orgânico ,formada de pedras , calcários e conchas
BASILAR:Algo essencial, que tem inicio na base
PRÓTESES:Algo de criação , que serve para substituir alguma nessecidade
ENDÓGENO: Formação ou localização da parte interna
DIALETOS:Diferentes modos de falar e representar algum idioma
BIPARTIA: Metade de algum objeto
BALIZAVA:Algo para marcar o limite , regular algo
ALVÉOLOS:Parte interna do pulmão, ramificação dos brônquios
2- Eram índios que sobreviviam apenas com os recursos da natureza , como a pesca,caça e plantação,como tempo foram se dividindo e formando diferentes populações , cada um criando uma nova forma de se expressar e criando uma rivalidade.
3-Eram povoados pelos,Caraíbas, Tucanos,Aruaques e Panos
4-Aproveitavam os estuários de maré, que é a transiçao entra rios e mares , tendo muitos moluscos e ostras para se alimentar.

Unknown disse...

1-Primórdios: No início, no começo da história.
Interstícios: Intervalos, partes daquela natureza.

Sanbaquis: Uma acumulação de conchas de moluscos e ostras de mangue.

Basilar: Que serviu de base, que foi a base de algo naquele período,que deu início a algo.

Próteses: No texto se encaixa como uma \\\"muda\\\", a prótese de uma floresta. Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituida.

Endógenos: Que vem de dentro para fora, como o desenvolvimento, você parte do ponto baixo para poder chegar então a um ponto alto.

Dialetos: A mesma língua porém com certas mudanças, diferenças que são dadas devido ao desenvolvimento daquele povo ou daquela população.

Bipartia: É quando se divide em dois, neste caso a língua de tal local e população que se bipartiu formando assim dialetos, a mesma língua porém com certas diferenciações.

Balizava: \\\"Destacava\\\" certos pontos, distinguia uns ods outros.

Alvéolos: Professora conceição, alvéolo é uma parte constituinte do pulmão.

2-Os tupis foram um dos primeiros povos indigenas que dominavam a agricultura, eles eram uma das maiores aldeias indigenas e continham inúmeras \\\"aglomerações\\\" sua matriz, sua principal aldeia, possuia segundo pesquisadores cerca de um milhão de índios.

3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Diz que apesar de os indios desmatreme evoluirem eles faziam apenaso necessário para a sobrvivência de seu povo, permitindo assim que a natureza evolua também e consga criar recursos novos para a procriação dos outros assim gerando um ciclo que estaria para sempre em equilíbrio.

Aluno: Guilherme Faraco 1ano D
Numero 16

Anônimo disse...

Mariana Machado nº24 1ºC
Questão 1-
Primórdios: Aquilo que foi organizado inicialmente. Referente ao começo.
Interstícios: Intervalo, fenda ou espaço entre células ou estruturas.
Sambaqui: Conhecidos também por concheiros ou casqueiros, sambaquis são montes de conchas, moluscos, ossos. Serviam de lugar onde os homens antigos comiam moluscos.
Basilar: Que serve de base. Essencial.
Prótese: Algo não natural implantado em um ambiente.
Endógeno: que se forma no interior. Florescendo de dentro para fora.
Dialetos: as diferentes formas de linguajar, dialetos diferentes que, no contexto, causavam hostilidade e falta de entendimento.
Bipartia: se dividia em duas partes, bipartia-se. Separava.
Balizava: marcar por meio de balizas, separar, distinguir, delimitar, demarcar.
Alvéolos: na geomorfologia, alvéolos são pequenas depressões escavadas numa rocha homogênea (devido a erosão química ou mecânica).
Questão 2- Os tupis constituíam-se de mais de 1 milhão de índios, que não dominavam metodologias avançadas para caçar, cultivar, civilizar ou comer, conseguiram desalojar os primeiros agricultores litorâneos. Eles moravam aqui quando a Mata Atlântica ainda possuía proporções de mais de 1 milhão de km². Porém, aos poucos, o ser humano evoluiu e construiu formas de lazer e utensílios presentes em nosso cotidiano até hoje, a domesticação de plantas e animais, por exemplo.
Questão 3- Os Caraíbas, Tucanos, Aruaques e os Panos.
Questão 4-Em termos geológicos, estuário é a terminação de um vale afogado durante eventos transgressivos, que recebe sedimentos tanto de fontes fluviais quanto marinhas. Por isso a citação de “recifes ou áreas litorâneas".

Anônimo disse...

1-PRIMÓRDIOS= Primitivos, primeiros, que se originam dali, no caso do contexto é o que deu o inicio a história
INTERSTÍCIOS= Intervalos que separa uma coisa da outra
SAMBAQUIS= Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiro
BASILAR= Que serve de base. Que nasce da base de um órgão.
PRÓTESES= Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial. Constitui um ramo da medicina, particularmente em cirurgia ou odontologia.
ENDÓGENO= Algo que se forma no interior.
DIALETOS= Variedade regional, social etária de uma língua.
BIPARTIA= Dividir-se em dois povos.
BALIZAVA= Marcar por meio de balizas; separar; distinguir. Marcar, determinar a direção: bóias que balizam um canal.
ALVÉOLOS= Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2- Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3- Os Tupis
4- Que os recifes e areias permitiam que o mar se ''encontrasse'' com o rio

Gabriel Bonfá Nº10 1ºA

Anônimo disse...

1-PRIMÓRDIOS:O momento relacionado à origem ou surgimento de algo.
-INTERSTÍCIOS: Pequeno intervalo ou espaço.
-SAMBAQUIS:Camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros.
-BASILAR: Algo que nasce da base, ou seja, do começo.
-PRÓTESES: Substituição de plantas para algo artificial.
-ENDÓGENO: Que se forma no interior.
-DIALETOS:Variedade regional de uma língua.
-BIPARTIA: Dividia.
-BALIZAVA:separar; distinguir.
-ALVÉOLOS: Cavidade;
2-Os Tupis, foram os que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas. Tinham a capacidade de navegar rios e cultivar a terra, produzindo sobras e estocando-os.
Habitavam áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
Foram muito importantes para a história brasileira, sendo muito importantes para a cultura brasileira.
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- Os bancos de areia permitiam a criação de estuários de maré que são nada mais que um ambiente aquático de transição entre o rio e o mar.
Manuela Schatt nº21 1ºano A

Anônimo disse...

Ana Luiza de M. Mendes 1ºC nº2
1-

- PRIMÓRDIOS:
Tempos onde algo se iniciou; começo.

- INTERSTÍCIOS:
Intervalo.

- SAMBAQUIS:
São as camadas geológicas formadas por conchas, cascos de ostras e outros itens utilizados pelos índios brasileiros pré-históricos. Localizam-se no litoral e em suas proximidades.

- BASILAR:
Básico; a base de algo.

- PRÓTESES:
Substituir uma parte do corpo por outra artificial.

- ENDÓGENO:
Que se forma no interior.

- DIALETOS:
Variações de uma língua, podendo depender da região ou do nível social do indivíduo/grupo.

- BIPARTIA:
Dividir em duas partes ou ao meio.

- BALIZAVA:
Separar; Distinguir; Delimitar.

- ALVÉOLOS:
Cavidade do tecido pulmonar, dos ossos maxilares ou do favo de mel das abelhas.

2- Os Tupis conseguiam navegar em rios e cultivar alimentos, produzindo-os em excesso e os estocando, habitavam a maior parte do litoral, da floresta Amazônica e da tropical, além do Cerrado e a Caatinga, falavam a mesma língua com dialetos diferentes e quando cresciam se separavam em dois outros grupos que se diferenciavam e brigavam. Além disso, eles expulsaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas e sua matriz tinha aproximadamente um milhão de índios.

3- Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Os estuários são uma área afetada pelas marés onde a água doce se encontra com a água salgada ou, em outras palavras, o último destino de algum rio. Normalmente se formam nas áreas litorâneas. Os bancos de areia, ou acúmulos de areia também são lugares onde o ecossistema pode se formar, nele também podem se formar recifes.

Anônimo disse...

Aluna:Gabriela Rocha Série:1°D N°:12


Q1- Primórdio:O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa.
Interstícios: Intervalo, espaço que separa.
Sambaquis: São montanhas artificiais erguidas por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História, formados principalmente de cascas de moluscos, conchas, esqueletos e utensílios.
Basilar: Domesticação de plantas e animais.
Endógeno: Fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior da Terra.
Dialetos: Variedade linguística regional ou social.
Bipartia: Partir em duas partes iguais.
Balizava: Distinguir, marcar, separar por meio de balizas.



Q2-Os Tupis faziam objetos utilizando as matérias-primas da natureza. Vale lembrar que índio respeita muito o meio ambiente, retirando dele somente o necessário para a sua sobrevivência.
Desta maneira, construíam canoas, arcos e flechas e suas habitações (ocas ). A palha era utilizada para fazer cestos, esteiras, redes e outros objetos.
A cerâmica também era muito utilizada para fazer potes, panelas e utensílios domésticos em geral.
Penas e peles de animais serviam para fazer roupas ou enfeites para as cerimônias das tribos. O urucum era muito usado para fazer pinturas no corpo.

Q3- A floresta Amazônica era povoada pelos seguintes povos: Caraíbas, Tucanos, Aruaques, Tupis e Panos.




Q4-Parte de um rio antes da foz, em geral com a forma de funil. É uma zona afetada pelas marés, onde se mistura água doce e água salgada. Durante a maré vazia a corrente do rio e a descida das águas contribuem para a erosão do estuário. A formação de um estuário pode também ocorrer devido a um abatimento local da costa.
Quando um rio atinge um lago ou o mar, isto é, quando atinge o seu nível de base, forma a desembocadura. Se esta ocorre num mar com correntes costeiras e com correntes de maré importantes, forma-se um estuário. Os bancos de areia e recife protegiam a costa, podendo se formar estuários.

Mateus disse...

1.
- Primórdios: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.
- Interstícios: Espaço entre, Fenda.
- SAMBAQUIS Amontoados naturais de conchas, marinhas ou terrestres, fraturadas e/ou amontoadas. São encontrados em quase toda a costa brasileira e algumas zonas fluviais interiores, formando montes que atingem 10 a 20 m de altura.
- BASILAR Básico, essencial, Que tem origem na base.
- PRÓTESES Peça usada para repor algo, no caso, na mata
- ENDÓGENO Que se forma no interior.
- DIALETOS Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
- BIPARTIA Se divide em dois.
- BALIZAVA separar; distinguir.
- ALVÉOLOS Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica
3. A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4. Que a formação de estuários da maré ocorre por causa das ações climáticas. Através das rajadas de vento ocorre o transporte de areia ocasionando o assoreamento.O litoral brasileiro e favorecido pela mudança climática.

Mateus O. Nº25 1ºC

Anônimo disse...

NOMA: Luana Pereira Nº 20 ANO: 1ºA

1- Primórdios: primórdio é tempo inicial da existência de algo, sinônimo de princípio.
Interstício: espaço, fenda, intervalo.
Sambaquis: Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
Basilar: que serve de base, fundamental.
Prótese: membro artificial que substituirá as funções da parte original (perdida)
Endógeno: fenômeno ou processo que ocorre no interior
Dialeto: Variedade de uma língua própria de uma região.
Bipartia: que foi dividido em duas partes.
Balizava: marcar, determinar limites.
Alvéolos: cada parte de um inteiro.

2- índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falavam a língua tupi. Teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas. desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4- era um local onde água doce e salgada entravam em contato, e lá eles poderiam encontrar melhores condições de alimento

Anônimo disse...

1) - PRIMÓRDIOS: O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa
- INTERSTÍCIOS: Intervalo, entre órgãos contíguos.
- SAMBAQUIS: depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos
- BASILAR: Básico, essencial
- PRÓTESES: componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não.
- ENDÓGENO: Que se forma no interior.
- DIALETOS: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco
- BIPARTIA: Dividido ao meio; dividido em duas partes.
- BALIZAVA: Marcar, determinar a direção
- ALVÉOLOS: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2) São grupos tribais, somando aproximadamente 1 milhão de índios. Foram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, navegando os rios, cultivando a terra e produzindo bem. Habitavam florestas tropicais, a Amazônia e parte do Cerrado. Falavam dialetos de uma mesma língua, e conseguiam se entender.
3) Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4) Durante a maré vazia a corrente do rio e a descida das águas contribuem para a erosão do estuário. A formação de um estuário pode também ocorrer devido a um abatimento local da costa.

Laís Puff - nº 22 - 1º D

Anônimo disse...

André Felipe Schurt nº:03 1ºB

Primórdio: Aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.

Interstício: Pequeno intervalo, espaço ou fenda em tecido, estrutura ou entre células. Espaço intercelular.

Sambaquis: também conhecidos como cascais, concheiros, casqueiros, berbigueiros ou até mesmo pelo termo em inglês shell-mounds, são depósitos construídos pelo homem constituídos por materiais orgânicos, calcáreos e que, empilhados ao longo do tempo vem sofrendo a ação de intempérie.

Próteses: Peça usada para repor a falta de um órgão ou parte do corpo.

Basilar: Básico, essencial.

Endógeno: Que se forma no interior.

Dialetos: Conjunto de vários modos secundarios e derivativos de falar.

Bipartia: Que divide em dois

Balizava: Ato de demarcar uma determinada área, impondo limites geográficos

Alvéolo: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.

2-Ao chegarem ao Brasil, os portugueses encontraram um território povoado. Seus habitantes, porém, desconheciam a escrita e não deixaram documentos sobre o próprio passado. O conhecimento que temos sobre os índios brasileiros do século 16 baseia-se principalmente em relatos e descrições dos viajantes europeus que aqui estiveram, na época. Particularmente, os livros do alemão Hans Staden e do francês Jean de Lery, que conviveram com os índios por volta de 1550.

3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Os recifes e bancos de areia contribuem para a formação de estuários. Estuários são lugares naturais de transição dos rios para os mares.

Anônimo disse...

Beatriz de Souza Gonçalves - Nº: 05 – 1D

1.
Primórdios: Aquilo que é originado, iniciado antes dos demais.
Interstícios: Intervalo, espaço que separa.
Sambaqui: São montanhas artificiais erguidas por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História, formados principalmente de cascas de moluscos, conchas, esqueletos e utensílios.
Basilar: Básico, essencial; Que serve de base;
Próteses: Aparelho que substitui integral ou parcialmente uma parte do corpo; Qualquer aparelho que auxilie ou aumente uma função orgânica.
Endógeno: É aquilo que se forma e inicia no interior.
Dialetos: Variedade linguística regional ou social.
Bipartia: Partir em duas partes iguais.
Balizava: Distinguir, marcar, separar por meio de balizas.
Alvéolos: Qualquer cavidade pequena.
2. Os Tupis foram um grupo de índios que, há algum tempo atrás, habitaram parte do território brasileiro, falando a língua tupi. Alguns se concentravam em regiões litorâneas, o que facilitava o contato com o mar, e outros na região amazônica. Sobreviviam de caça, coleta, pesca e também praticavam a agricultura. Utilizavam de redes, lanças e arco e flecha para conseguir sua fonte de alimento, também sendo artefatos de guerra, feitos de madeira e pedra. A divisão de trabalho era feita por gênero de sexo, pertencendo ás mulheres o trabalho agrícola. Guerrilhavam frequentemente com grupos locais, vingando os parentes que foram mortes, e realizavam os rituais antropofágicos (consumo de partes humanas), simbolizando a lembrança de seus bravos.
3. Os povos indígenas que ocupavam a Floresta Amazônica eram os Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4. Estuário é onde a água doce dos rios encontra a água salgada dos mares. Os recifes ou bancos de areia possibilitam a formação de estuários de maré.

Anônimo disse...

1º ano A - número 04

1- Primórdios: Tempos primitivos ou inicio de tudo. Tempo dos homens das cavernas.

Interstício: Intervalo de tempo necessário entre atos do procedimento legislativo. O interstício é contado por sessões ordinárias ou por dias úteis, conforme determinam os Regimentos Internos de cada Casa. Por exemplo, é de três dias úteis, no Senado, e de duas sessões, na Câmara, o interstício entre a distribuição de avulsos dos pareceres das comissões e o início da discussão ou votação correspondente.

Sambaquis: Sambaquis diferente de que muita gente pensa não é um monte de lixo.
Os povos sambaquieiros viviam ao longo do litoral e na margem de rios também se alimentando principalmente de peixes e conchas.Tinham o costume de então colocar as conchas e fazer montes nos quais eles próprios construiam suas casas em cima e enterravam seus mortos. Tinham um artesanato riquissimo e muito bem trabalhado.O interessante é que eles eram semi-nomades ou seja quando a comida acabava eles iam para outro lugar já conhecido em cima de outro monte de conchas, depois de um tempo voltavam para o ponto inicial. Os Sambaquis as vezes ficavam enormes fazendo verdadeiros morros a exemplo do que existe em Florianópolis que chega a uns 300 metros! O interessante que antigamente até o século XIX os Sambaquis eram usados para fazer cal que era misturado com óleo de baleia para a fabricação de argamassas para construção, vc pode notar em ruinas antigas na união das rochas pequenos pedaços de conchas oriundos dos Sambaquis.

Basilares: O conjunto de pessoas que praticam alguma atividade produtiva ou população economicamente ativa estão distribuídos nos três setores da economia, esses são: setor primário, setor secundário e setor terciário.

Prótese: é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não.
Quando uma pessoa perde algum membro do corpo, no lugar é posto uma prótese mecânica. Essa prótese responde a qualquer impulso nervoso, virando um substituto ideal, com a vantagem de ser mais resistente.
As próteses podem também ser internas, para substituiçao de articulações ósseas (operação da anca). Geralmente são prescritas por médicos, odontólogos, veterinários, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Endógeno: é um dos fatores são aqueles que afetam o indivíduo de dentro pra fora (hormônios, por exemplo).

Dialeto: é uma variante linguística constituída por características fonológicas, sintáticas, semânticas e morfológicas próprias. Um dialeto, para ser considerado como tal, tem de ser falado por uma comunidade regional. As características da língua que não são específicas de um grupo regional são consideradas socioletos (variedades próprias de diferentes grupos sociais, etários ou profissionais) ou idioletos (variedades próprias de cada indivíduo).
As regiões dialetais são estabelecidas por linhas de fronteira virtuais a que se dá o nome de isoglossas.

Bipartia: Partir ao meio ou em duas partes.

Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.

Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.

2- O termo Tupis possuem dois sentidos, que seriam um genérico, e o outro específico. O primeiro sentido (genérico) remete aos índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falam a língua Tupi. Já o segundo sentido (especifico) remete aos índios que habitavam a região da atual cidade de São Vicente, na mesma época.

3- Uma floresta de 1 milhão de quilômetros quadrados, a Mata Atlântica, associava-se a outra muito maior, a floresta Amazônica... Durante milhares de anos habitaram nelas caçadores-coletores e, depois, grupos que se alimentavam unicamente de ostras, sem desenvolver objetos e sem deixar outro vestígio além dos sambaquis...

4- Era, desse modo, um território caracterizado pelos tempos lentos, onde as diferenciações enraizavam-se na natureza e um tempo humano buscava timidamente ocupar os alvéolos de um tempo 'natural'.

Anônimo disse...

Thaianny de Oliveira- 1 ano B - n°32
questão 1:
-Primórdio: O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa.
-Sambaqui: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
-Prótese: Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
-Interstícios: Intervalo, que separa as moléculas, células, etc...
-Basilar: Que nasce na base de um órgão.
-Endógeno: Diz-se de um elemento anatômico que se forma no interior do órgão que o engendra.
-Dialeto: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
-Bipartido: Partido ou dividido em duas partes.
-Alvéolo: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
-Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço.
Questão 2:
-Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
Questão 3:
-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
Questão 4:
- A frase colorida na minha interpretação mostra quais são as principais condições para que surjam os sambaquis e para que eles se desenvolvam.

Anônimo disse...

Vitor Max, nº 35 1ºD

1 - Primórdios: O que foi organizado de antes dos demais; aquilo que se arruma primeiro.

Interstício: Fenda. Intervalo.

Sambaqui: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros

Basilar: Que serve de base.

Próteses: Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.

Endógeno: Que se forma no interior.

Dialetos: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.

Bipartia: Partir ao meio ou em duas partes.

Balizava: Boia ou estaca que adverte os navegantes dos perigos de um banco de areia ou de um rochedo submerso.

Alvéolo: Cavidade no tecido pulmonar.

2 - Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Darcy Ribeiro, para quem os índios teriam sido vários milhões, explica (...) que eles 'falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam

3 - Tupi

4 - Nessas áreas, se formava a ligação entre o rio e o mar.

Anônimo disse...

BEATRIZ PELEGRINI MELLO - N6 - 1B

1-
- PRIMÓRDIOS: O que se organiza primeiro.
- INTERSTÍCIOS: Pequeno intervalo, espaço ou fenda em tecido, estrutura ou entre células. Espaço intercelular
- SAMBAQUIS: são depósitos de cascas de ostras, conchas e restos de artefatos deixados pelos homens pré-históricos e indígenas brasileiros. São encontrados, principalmente, em regiões litorâneas do Brasil
- BASILAR: Que tem origem na base.
- PRÓTESES: é o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos seqüelados por amputações, traumáticas ou não.
- ENDÓGENO: Os agentes geológicos endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra
- DIALETOS:Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
- BALIZAVA; Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite
- ALVÉOLOS: Alvéolos são expansões saculiformes revestidos por um epitélio capaz de realizar trocas gasosas.
___
2- Os tupis ocupavam a a costa brasileira no século XVI e falavam a língua tupi.Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar pelos rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.
3- "A floresta Amazônica era ainda povoada por outros grupos indígenas: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos."
4- Os recifes e bancos de areia contribuem para a formação de estuários, que são lugares de transições dos ris os para os mares. Os bancos de areia facilitam a passagem dos indígenas para no caso de uma migração.

Anônimo disse...

1-Primórdios: aquilo que diz respeito a origem, ao princípio, início, que é organizado no começo.
Interstícios: intervalos entre continuidades, no caso do texto pequenas formas de vida humana entre grandes intervalos do meio natural.
Sambaquis: grandes depósitos formados por depósitos orgânicos e calcários, conchas no geral, em forma de montes, e muitas vezes utilizadas como lar e local onde viviam os povos primitivos que os produziam.
Basilar: básico, essencial, que tem origem na base. No texto refere-se a uma fase primordial e básica, necessária para o desenvolvimento humano(domesticação de plantas e animais).
Próteses:organização, ser, "peça" artificial, não natural do ambiente, que substitui algo natural, parte natural.No texto referindo-se a espécies e plantas substituas, não existentes antes ali.
Endógeno:que se forma no interior, no texto referindo a grupos que se desenvolveram no próprio meio, dentro dos grupos.
Dialetos:modos variados e secundários de falar de uma língua, de acordo com as variações culturais e regionais.
Bipartia: partia ao meio em duas partes, no texto referente a formação de de povos que pariam do mesmo início, base e se diferenciavam após isso.
Balizava: distinguia, marcava, dava direção, demarcava, determinava. No texto se referindo ao fato de a necessidade determinar a reprodução harmoniosa da natureza.
Alvéolos:cavidades, no texto se referindo à ocupação de espaços pequenos num tempo natural.

2-Visto o cenário tanto quanto primitivo, os Tupis eram um dos povos mais desenvolvidos e numerosos, sendo capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes para estoque. Ocupavam grandes regiões das florestas, principalmente da amazônica e das tropicais, maioria no litoral. Apesar da aparente unidade, divergências eram formadas e tribos derivadas da matriz base surgiam. Controlavam e tinham capacidade de guerra, desalojando os primeiros agricultores das áreas litorâneas.

3- Povos Tupi, caribas, tucanos, aruaques e panos.

4- estuários são ambientes aquáticos de transação entre um rio e o mar.Através das rajadas de vento ocorre o transporte de areia ocasionando o assoreamento, e certos recifes também proporcionam tal ocorrência, formando zonas com caráter pantanoso, rico em biodiversidade.

Otávio Almeida, nº28, 1ºC

Anônimo disse...

Nome:Maria Eduarda Pickerng n°22
1°D

1-
-INTERSTÍCIOS-Intervalo, fenda
- SAMBAQUIS-Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios.
- BASILAR-Que serve de base
- PRÓTESES-Substituição de uma parte natural por um artificial.
- ENDÓGENO- se forma no interior
- DIALETOS- formar diferantes de linguajar,
- BIPARTIA- dividia em duas partes
- BALIZAVA- separar;distinguir. Marcar,determinar a direção
- ALVÉOLOS- são pequenas depressões escavadas numa rocha homogênea (devido a erosão química ou mecânica).
2- ...
3-Os Caraíbas, Tucanos, Aruaques e os Panos.
4-Que a formação de estuários da maré ocorre por causa das ações climáticas. Através das rajadas de vento ocorre o transporte de areia ocasionando o assoreamento.O litoral brasileiro e favorecido pela mudança climática.

Anônimo disse...

Ana Paula Garcia n°: 02
Ano: 1°D

1 - PRIMÓRDIOS: Tudo aquilo que é organizado inicialmente. Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo.

- INTERSTÍCIOS: Pequeno intervalo.

- SAMBAQUIS: Montes compostos de moluscos, esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. Resultado de ações humanas.

- BASILAR: Serviu de base para algo, Básico, essencial. Que tem origem na base.

- PRÓTESES: Dentro do texto, prótese significa algo que falta e pode ser substituído, algo novo, que renove.

- ENDÓGENO: Sai do interior para alcançar o exterior, sai de dentro pra fora, do menor para o maior.

- DIALETOS: Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças linguísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma.

- BIPARTIA: Partir ao meio ou em duas partes.

- BALIZAVA: Marcar, determinar a direção, separar, distinguir.

- ALVÉOLOS: Espaço (lugar).

2- Constituindo dezenas de grupos tribais que moravam em aldeias de trezentos a dois mil habitantes, os Tupis somavam provavelmente um milhão de índios (F. Fernandes, 1949). Os Tupis, que desalojaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excedentes e estocando-os. Habitavam amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga. Eles falavam dialetos de uma mesma língua, cada um dos quais, ao crescer, se bipartia, fazendo dois povos que começavam a se diferenciar e logo se desconheciam e se hostilizavam.

3- Tupis, Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- A frase fala a respeito do litoral, onde os recifes ou os bancos de areia permitiam a formação de estuários de maré. Os recifes e os bancos de areia são acúmulos de areia no meio de um curso de água, davam a possibilidade de formar um estuário que é um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar. Quanto mais intensa a maré, mais largo é o estuário, que é característico de costas baixas.

Anônimo disse...

1-
-PRIMÓRDIOS: O que começou primeiro, o que vem primeiro.
- INTERSTÍCIOS: O que separa dois órgãos ou dois corpos contíguos, mas não unidos.
- SAMBAQUIS: Depósito de materiais orgânicos e calcários que sofreram fossilização química, de origem humana pré-histórica, para a arqueologia. E para a geologia, Depósito natural de cascas de ostras e outras conchas.
- BASILAR: Essencial, que serve de base.
- PRÓTESES: Algo que substitue o original.
- ENDÓGENO: Com origem no interior, que cresce pra dentro.
- DIALETOS: Variedade linguística de uma região.
- BIPARTIA: Dividido em duas partes.
- BALIZAVA: Limitar.
- ALVÉOLOS: Pequena cavidade, casulo.

2- Os tupis eram uma tribo com mais ou menos um milhão de índios, que desalojaram os primeiros agricultores do litoral. Pescavam e cultivavam. Habitavam áreas da floresta Amazônica e tropical, além da a maior parte do litoral e parte do Cerrado e da Caatinga.
3- Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos e Tupis.

4- A frase diz que no litoral, os recifes ou bancos de areia permitiam a formação de um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar, que sofria a influência de marés.

Aluna: Giulia V. Garcia Maes
Numero: 14
1A

Anônimo disse...

Primórdio: o que vem primeiro, no principio, origem da história
Interstício: espaços vazios
Sambaqui: conchas ou concheiras agrupados em grande quantidade
Basilar: básico ou essencial, serve de base ou fundamento
Próteses: aparelho que substitue algo no local
Endógeno: interior
Dialetos: modos variados de falar
Bipartia: partir
Balizar:Pode-se dizer como distinguir ou restringir
- ALVÉOLOS: divisão

Os tupis era uma tribo indígena que habitava, e ainda habitam,o norte e o nordeste do Brasil. Viviam da pesca e da caça. São muito importantes pois são considerados os primeiros habitantes do Brasil, mesmo antes do mesmo ser reconhecido.


A floresta amazônica era habitada pelas tribos Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos

A parte em que a Agua doce e a Agua salgada se encontrem, no caso mar e rio, forma se um estuário de maré, o que também facilita a formação de bancos de areia e recifes.


NATHALIA COZER F. 29 1ano B

Anônimo disse...

Luis Henrique Siquela
nº 24
1º ano B

1 - Primórdio: Primeiro; primitivo; originário.
Interstícios: Intervalo.
Sambaquis: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele.
Basilar: Que serve de base.
Endógeno: Que se forma no interior.
Prótese: Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
Dialetos: Variedade regional (ou social, ou etária) de uma língua.
Bipartia: dividido em duas partes.
Balizava: separar; distinguir.
Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.
2 - Um grupo de índios, primeiros agricultores litorâneos e bons produtores. Navegavam os rios e cultivavam a terra, falando dialetos diferenciados e habitando florestas.
3 - Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos
4 - Os estuários formados aconteciam devido à habitação dos índios, para sua própria sobrevivência, a alimentação.

Anônimo disse...

Gabriella Zajankauskas Ferreira n°13 1°D

1-
- PRIMÓRDIOS: Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo
- INTERSTÍCIOS:Fenda. Intervalo.
- SAMBAQUIS:Colina resultante da acumulação de conchas, cascas de ostras e outros restos de cozinha dos habitantes pré-históricos do Brasil.
- BASILAR:Que tem origem na base.
- PRÓTESES:Figura que consiste em juntar uma letra ou uma sílaba no princípio de uma palavra
- ENDÓGENO: Que cresce para dentro.

- DIALETOS:Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
- BIPARTIA:Partir ao meio ou em duas partes.
- BALIZAVA
- ALVÉOLOS
2- APÓS A LEITURA DO TEXTO , ESCREVA SOBRE OS TUPIS:
3- QUAIS ERAM OS GRUPOS INDÍGENAS QUE OCUPAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA ?
4- EXPLIQUE A FRASE COLORIDA NO TEXTO :
Gabriella Zajankauskas Ferreira n°13 1°D

1-
- PRIMÓRDIOS: Que diz respeito a origem, ao princípio, ao começo de tudo
- INTERSTÍCIOS:Fenda. Intervalo.
- SAMBAQUIS:Colina resultante da acumulação de conchas, cascas de ostras e outros restos de cozinha dos habitantes pré-históricos do Brasil.
- BASILAR:Que tem origem na base.
- PRÓTESES:Figura que consiste em juntar uma letra ou uma sílaba no princípio de uma palavra
- ENDÓGENO: Que cresce para dentro.

- DIALETOS:Conjunto dos variados modos secundários e derivativos de falar uma língua, de acordo com as diferenças lingüísticas regionais ou nacionais das comunidades usuárias de um mesmo idioma-tronco.
- BIPARTIA:Partir ao meio ou em duas partes.
- BALIZAVA: abalizava; delimitava; demarcava; limitava.
- ALVÉOLOS:cavidades.
2- Os tupis eram uma grande tribo indígena no Brasil, estima-se que eram milhões.
Ocupavam partes da amazônia, caatinga e cerrado e seu dialeto é usado até hoje no português para dar nome a algumas coisas
3-Jurunas, tapajós,macuxis, conduris, tukanos,galibis, oméguas.
4- Quando o rio se junta com o mar juntos formam a desembocadura.

Unknown disse...

1-
- PRIMÓRDIOS: Aquilo que diz respeito a origem, ao começo de tudo.
- INTERSTÍCIOS: Intervalo, que separa as moléculas, células, etc.
- SAMBAQUIS: montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra)
- BASILAR: Básico, essencial;
- PRÓTESES: peça artificial que substitui um órgão do corpo ou parte dele
- ENDÓGENO: Que se forma no interior.
- DIALETOS: Conjunto de vários modos secundarios e derivativos de falar
- BIPARTIA: se dividia em duas partes, bipartia-se. Separava.
- BALIZAVA: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
- ALVÉOLOS: são pequenas depressões escavadas numa rocha homogênea (devido a erosão química ou mecânica).

2 Eram índios que se constituíam em mais de 1 milhao, não dominavam métodos muito avançados para caçar, pescar, plantar desalojaram vários agricultores litorâneos. Eles habitavam a Mata Atlantica. Possuiam inúmeras tribos espalhadas pela floresta porem possuíam uma matriz onde ficavam a maioria dos índios
3-Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.
4-Em termos da geografia, um estuário é uma terminação de um vale alagado durante eventos que transgridem , que recebe sedimentos tanto de fontes fluviais quanto marinhas. Por causa disso a menção de “recifes ou áreas litorâneas”.


Joao Marcelo Heusi 1EM- D
numero 20

Anônimo disse...

Nome: Emily Colzani Número: 8 Série: 1ºA
1) - Primórdios: Tempos primitivos; início dos tempos;
- interstícios: Resumidamente, intervalo.
-Sambaquis: Depósito antigo de cascas de ostras e outras conchas
- Basilar: Básico, essencial.
- Próteses: Cirurgia; Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
- Endógeno: Que se forma no interior; Botânica.
- Dialetos: Variedade regional de uma língua.
-Bipartia: Que foi ou se apresenta dividido em duas partes.
- Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
- Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devido à erosão química ou mecânica.
Nome: Emily Colzani Número: 8 Série: 1ºA
1) - Primórdios: Tempos primitivos; início dos tempos;
- interstícios: Resumidamente, intervalo.
-Sambaquis: Depósito antigo de cascas de ostras e outras conchas
- Basilar: Básico, essencial.
- Próteses: Cirurgia; Substituição de uma parte do corpo por uma peça artificial.
- Endógeno: Que se forma no interior; Botânica.
- Dialetos: Variedade regional de uma língua.
-Bipartia: Que foi ou se apresenta dividido em duas partes.
- Balizava: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
- Alvéolos: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devido à erosão química ou mecânica.
2) Resumidamente, os tupis são índios que habitavam a costa brasileira no século XVI e que falavam a língua tupi, e, uma de suas principais características é a utilização de matéria prima para suprir suas necessidades, assim como a água e artezanatos. São muito populosos

3) Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4) Nessas regiões, são formadas o rio e o mar.


Rafael 1D disse...

1-Primórdios:no começo da história.
Interstícios: Intervalos, partes daquela natureza.
Sanbaquis: varias conchas de moluscos e ostras.
Basilar:que deu início a algo.
Próteses: Uma parte que antes faltava e que pode ter sido substituida.
Endógenos:vem de dentro para fora.
Dialetos: A mesma língua porém com certas diferenças.
Bipartia: É quando se divide em dois, neste caso a língua de tal local e população que se bipartiu formando assim dialetos, a mesma língua porém com certas diferenciações.
Balizava:distinguia uns dos outros.
Alvéolo:são pequenas depressões escavadas numa rocha homogênea.
2-Os tupis foram um dos primeiros povos indigenas que dominavam a agricultura, eles eram uma das maiores aldeias indigenas e continham inúmeras aglomerações sua matriz, sua principal aldeia, possuia segundo pesquisadores cerca de um milhão de índios.
3-Tucanos, Aruaques,caraíbas e Panos.
4- Em termos geológicos, estuário é a terminação de um vale afogado durante eventos transgressivos, que recebe sedimentos tanto de fontes fluviais quanto marinhas. Por isso a citação de “recifes ou áreas litorâneas”.

Anônimo disse...

1- PRIMÓRDIOS: O momento relacionado à origem ou surgimento de alguma coisa
- INTERSTÍCIOS: Pequeno intervalo, espaço ou fenda
- SAMBAQUIS: Nome dado às camadas geológicas constituídas por depósitos de conchas, cascos de ostras e outros restos de cozinha dos índios pré-históricos brasileiros, e encontradas ao longo do litoral ou de rios e lagoas próximos a ele
- BASILAR: Que serve de base
- PRÓTESES: É o componente artificial que tem por finalidade suprir necessidades e funções de indivíduos,objetos ou lugares que perderam alguma parte de seu corpo físico
ENDÓGENO: Se desenvolve internamente;
DIALETOS: São variações de uma língua,ou são variedades regionais ou sociais de uma língua;
BIPARTIA: Partir ao meio;
BALIZAVA: Objeto que serve para demarcar um espaço, um limite.
ALVÉOLOS: Pequena depressão escavada numa rocha homogênea, e devida à erosão química ou mecânica.

2 - Com a chegada dos colonizadores Europeus no século XVI, alguns povos tupi-guaranis, como os temiminós e os tabajaras, ele se aliaram aos portugueses, enquanto os potiguares e tamoios, aliaram- se aos Franceses . Porém o resultado era sempre o mesmo: destruição das aldeias indígenas, escravização, doenças trazidas pelos europeus, fuga das populações indígenas para o interior do continente e para os aldeamentos criados pelos padres jesuítas. Os Tupis que desabrigaram os primeiros agricultores das áreas litorâneas, eram capazes de navegar os rios e cultivar a terra, produzindo excesso e estocando-os. Moravam em amplas áreas da floresta Amazônica e da floresta tropical, a maior parte do litoral e ainda parte do Cerrado e da Caatinga.

3- A Amazônia era povoada por grupos como: Caraíbas, Tucanos, Aruaques e Panos.

4- Estuários da maré se formam por causa das ações do clima. Através das rajadas de vento, a areia é transportada, até acontecer o assoreamento. O litoral brasileiro é muito favorecido pela mudança climática.


Nome: João Antônio Rosa
Nº: 19 Série: 1ºB