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 Praticamente
 às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013, nossa principal 
recomendação aos candidatos é descansar o corpo e a mente, além de tomar
 alguns cuidados com relação às regras do exame. E é exatamente sobre 
este último assunto que trataremos hoje.Posso usar lápis na prova do Enem? E relógio? Comida e bebida? Responderemos a estas e outras dúvidas neste artigo, deixando claro o que é e o que não é permitido antes e durante o exame, para que você não se complique e não coloque tudo a perder. Antes, porém, iremos mostrar o que você DEVE fazer nos dias 26 de 27 próximos. 1- Confira com antecedência o local onde fará a prova. Consulte seu cartão de inscrição (impresso) ou virtual (via site do Inep) e veja o endereço em que realizará o exame. Se possível, visite o local no dia anterior ao Enem para saber exatamente como chegar e não correr risco de imprevistos; 2- Não se atrase. Muita atenção com o horário! Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, sempre no horário de Brasília. Nenhum candidato entrará no local de prova após este horário. Não adianta chorar nem espernear. A dica aqui é para que você chegue no local com uma hora de antecedência ao início do exame. Caso seu estado possua fuso horário em relação ao de Brasília ou não utilize o horário de verão, dê uma olhada nesta matéria; 3- Providencie a documentação necessária. De nada adianta chegar no local e horário corretos com a documentação errada. Leia este artigo que publicamos ontem e tire todas as suas dúvidas sobre os documentos que serão aceitos no momento da prova; 4- Levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Além disso, o candidato deve marcar, no cartão de respostas, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões, bem como transcrever a frase apresentada na capa do mesmo. Informadas suas obrigações, vejamos agora o que você pode fazer/levar no Enem 2013. 
 Agora, leia com atenção nos tópicos abaixo o que você NÃO pode fazer/levar nas provas, sendo alguns deles inclusive passíveis de eliminação no exame. 
 Conheça as melhores apostilas para o Enem 2013! Artigo Original: O que pode e o que não pode no Enem 2013? Baixe gratuitamente o e-Book: Manual para o Enem 2013  | 
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Posted: 24 Oct 2013 08:21 AM PDT 
 Olá, leitores do InfoEnem!
Tudo bem com vocês? 
Chegamos, finalmente, a última publicação sobre as 
propostas de redação passadas do ENEM e na semana do ENEM 2013! 
Esperamos que todos os textos sobre a prova de produção escrita tenham 
ajudado e orientado nos seus estudos e estimulado vocês a estudarem mais
 e melhor, a escrever mais e melhor, refletindo sobre o processo de 
autoria. 
Releiam os nossos textos nestes dias que antecedem o 
exame e, no domingo, leiam a proposta de redação com calma e paciência, 
planejem seu texto no rascunho, escrevam com letra legível (de forma ou 
cursiva, não importa, desde que seja legível) e não se arrisquem 
produzindo as chamadas redações kamikazes, isto é, redações que 
até atendem ao tema, mas de um modo totalmente inesperado pela banca 
avaliadora e, consequentemente, com chances enormes de serem anuladas, 
já que fogem do propósito e do tipo textual pedido. Não se esqueçam, 
também, de administrar bem o tempo; reservem um período adequado para a 
redação, para não fazê-la com pressa e não fiquem presos à coletânea de 
textos motivadores; pensem além sobre o tema, estabeleçam relações e não
 deixem de propor a sugestão de intervenção social, pois muitas pessoas 
têm suas notas baixas porque zeram nesta competência. 
Agora, começaremos a análise da última prova de produção escrita, a do ENEM 2012, cujo tema foi O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. A proposta apresentava-se da seguinte forma: 
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e
 com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija
 texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa 
sobre o tema O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI, 
apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. 
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e
 fatos para defesa de seu ponto de vista. 
Ao desembarcar no Brasil, os imigrantes trouxeram
 muito mais do que o anseio de refazer suas vidas trabalhando nas 
lavouras de café e no início da indústria paulista. Nos séculos XIX e 
XX, os representantes de mais de 70 nacionalidades e etnias chegaram com
 o sonho de “fazer a América” e acabaram por contribuir expressivamente 
para a história do país e para a cultura brasileira. Deles, o Brasil 
herdou sobrenomes, sotaques, costumes, comidas e vestimentas. 
A história da migração humana não deve ser encarada 
como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade
 de tratar sobre deslocamentos mais recentes. 
Disponível em: http://www.museudaimigracao.org.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado). 
 Acre sofre com invasão de imigrantes do Haiti 
 Nos
 últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente
 no Brasil pelo Acre, elevando para 1.400 a quantidade de imigrantes 
daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o 
secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique 
Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do 
estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não 
providenciou abrigo.
A imigração ocorre porque o Haiti ainda não se 
recuperou dos estragos causados pelo terremoto de janeiro de 2010. O 
primeiro grande grupo de haitianos chegou a Brasileia no dia 14 de 
janeiro de 2011. Desde então, a entrada ilegal continua, mas eles não 
são expulsos: obtêm visto humanitário e conseguem tirar carteira de 
trabalho e CPF para morar e trabalhar no Brasil. 
Segundo Corinto, ao contrário do que se imagina, não 
são haitianos miseráveis que buscam o Brasil para viver, mas pessoas da 
classe média do Haiti e profissionais qualificados, como engenheiros, 
professores, advogados, pedreiros, mestres de obras e carpinteiros. 
Porém, a maioria chega sem dinheiro. 
Os brasileiros sempre criticaram a forma como os 
países europeus tratavam os imigrantes. Agora, chegou a nossa vez — 
afirma Corinto. 
Disponível em: http://www.dpf.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado). 
Trilha da Costura 
Os imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais
 de 3 milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de 
pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114º de acordo 
com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da 
América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada 
miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes 
dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos. 
Assim sendo, este é o quadro social em que se 
encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já demonstram 
que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas 
econômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os 
trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais 
fácil acesso. 
OLIVEIRA, R.T. Disponível em: http://www.ipea.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2012 (adaptado). 
INSTRUÇÕES: 
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. 
• A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero. 
• A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero. 
• A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero. 
• A redação que 
apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de 
Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de 
correção. 
Antes de iniciarmos a análise da proposta de redação 
do ENEM 2012, olharemos um pouco para as instruções da prova, pois elas 
nos dão várias orientações acerca da realização da mesma; portanto, não 
as deixem de ler. 
O rascunho deve ser feito no espaço destinado ao 
rascunho, isto é, prestem atenção onde escreverão o rascunho e o texto 
em definitivo; não troquem as folhas, ou seja, não façam o rascunho na 
folha do texto definitivo e vice e versa. A segunda instrução refere-se,
 justamente, ao texto definitivo e complementa e primeira instrução; ele
 deve ser redigido na folha destinada a ele e ter, no máximo, 30 linhas.
 Respeitar este limite demonstra planejamento, que é fundamental. 
O atendimento ao tema e ao tipo textual 
(dissertação-argumentativa) são destacados, assim como a elaboração de 
uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos; 
assim, não fujam do tema, escrevam uma dissertação-argumentativa e não 
desrespeitem os direitos humanos em nenhum momento. Não só no ENEM, mas 
na vida, não sejam preconceituosos e discriminatórios. 
O papel da coletânea também é enfatizado, pois os 
candidatos não devem copiar trechos dos textos motivadores nem das 
questões, passíveis de desconsideração das linhas copiadas na correção. 
Agora sim, vamos à análise da redação do ENEM 2012. 
O primeiro texto motivador relembra o movimento 
imigratório de cidadãos europeus para o Brasil no início do século XIX 
até o século XX, o que, aliás, faz parte da história familiar e de vida 
de milhares de candidatos, que possuem como avós e bisavós italianos, 
espanhóis, portugueses, alemães etc, principalmente nas regiões sul e 
sudeste do país. Isto poderia ser usado nos textos, de alguma forma, 
como por exemplo, iniciando a redação com um trecho narrativo que conte 
sobre a vinda destas pessoas para cá. 
O texto extraído do site do Museu da 
Imigração, localizado em São Paulo, capital, enfatiza que os imigrantes 
europeus não trouxeram apenas mão de obra, mas também costumes, 
culturas, tradições (na culinária, na música, na moda), línguas diversas
 que contribuíram na Língua Portuguesa do Brasil etc, fato que não deve 
ficar no passado e sim deve ser trazido para o presente, pois a 
imigração continua, mas hoje por outros motivos. 
Este texto, assim, aborda as contribuições e razões 
do movimento imigratório europeu para o nosso país passado, mas deixa 
uma lacuna para vocês pensarem sobre as contribuições e razões de um 
europeu ou um cidadão de outro continente vir para cá, já que a Zona do 
Euro passa por uma crise financeira que fez aumentar o desemprego na 
Espanha, em Portugal e na Grécia, por exemplo, já que a Primavera Árabe,
 nos países muçulmanos asiáticos e africanos fez crescer conflitos e 
guerras, como na Síria e no Egito e desastres naturais como o último 
grande tsumani que atingiu o Japão fez com que famílias se mudassem. 
O segundo texto motivador fala, especificamente, 
sobre a imigração em massa de haitianos, por meio do estado do Acre, 
devido aos dois grandes terremotos que assolaram o já castigado Haiti em
 2011. Juntamente com o gráfico que mostra o caminho dos cidadãos 
haitianos até o Brasil, o texto conta como eles são recebidos e o que o 
governo está fazendo para ajudá-los, já que eles vêm em busca de uma 
vida melhor com educação, emprego e saúde. 
Sobre isto, vocês poderiam dissertar sobre o papel do
 governo brasileiro e criar a proposta de intervenção social que 
possibilitasse uma recepção mais adequada a estas pessoas. 
O último texto motivador aborda mais um caso 
específico de imigração: o de bolivianos que vêm para o Brasil em busca 
de melhores condições de vida e acabam como trabalhadores escravos em 
confecções, na cidade de São Paulo, que vendem, aliás, para grandes 
marcas, como a espanhola Zara, como foi denunciado e noticiado na época.
 Propostas de intervenção social que objetivassem o combate à exploração
 destas pessoas, por meio de maiores fiscalizações, por exemplo, seriam 
bem vindas. 
O porque do Brasil ser um dos destinos favoritos de 
imigrantes latinos e do resto do mundo é um ponto fundamental da 
discussão, pois embasa todo este debate. O nosso crescimento econômico, 
nosso destaque do cenário político mundial, nossa condição ambiental, 
livre de grandes desastres são algumas das razões que atraem os 
estrangeiros. 
Tangenciou o tema o candidato que que abordou a 
imigração de maneira geral, sem a associação ao movimento imigratório do
 século XXI ou que abordou a questão da situação e da presença do 
imigrante no Brasil, sem a associação a sua vinda ao país; fugiu 
totalmente do tema o candidato que, por exemplo, escreveu sobre êxodo 
rural ou urbano, migração, emigração ou outros assuntos variados. 
Esta foi a última prova de redação do exame, a do 
ENEM 2012. Não percam nossas publicações sobre o tema da redação do ENEM
 2013 e boa sorte! Esperamos que todos os objetivos sejam alcançados! 
Boa prova! 
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é 
graduada em Letras/Português pela UNICAMP – Universidade Estadual de 
Campinas/SP – Atua na área de Educação exercendo funções relativas ao 
ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de 
redação na 1ª fase e de Língua Portuguesa na 2ª fase do vestibular 2013 
da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas/SP. Participou de 
avaliações e produções de diversos materiais didáticos, inclusive 
prestando serviço ao Ministério da Educação. 
**Camila também é colunista semanal sobre redação do 
infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos 
leitores! Suas publicações serão sempre às quintas-feiras, não percam!Veja mais artigos da professora Camila Conheça as melhores apostilas para o Enem 2013! Artigo Original: Análise de Tema de Redação – ENEM 2012 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual para o Enem 2013  | 
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recomendação aos candidatos é descansar o corpo e a mente, além de tomar
 alguns cuidados com relação às regras do exame. E é exatamente sobre 
este último assunto que trataremos hoje.
Olá, leitores do InfoEnem!
Nos
 últimos três dias de 2011, uma leva de 500 haitianos entrou ilegalmente
 no Brasil pelo Acre, elevando para 1.400 a quantidade de imigrantes 
daquele país no município de Brasileia (AC). Segundo o 
secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre, José Henrique 
Corinto, os haitianos ocuparam a praça da cidade. A Defesa Civil do 
estado enviou galões de água potável e alimentos, mas ainda não 
providenciou abrigo.
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