sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GEOLOGIA

GEOLOGIA

1) (UNICAMP-2009) Em 1883, a violenta erupção do vulcão indonésio de Krakatoa riscou do mapa a ilha que o abrigava e deixou em seu rastro 36 mil mortos e uma cratera aberta no fundo do mar. Os efeitos da explosão foram sentidos até na França; barômetros em Bogotá e Washington enlouqueceram; corpos foram dar na costa da África; o estouro foi ouvido na Austrália e na Índia (Simon Winchester. Krakatoa — o dia em que o mundo explodiu. São Paulo: Objetiva, contracapa, 2003).
a) Explique por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões, diferentemente do que ocorre no território brasileiro.
b) Alguns vulcões, como o Krakatoa, são extremamente explosivos, enquanto outros, como o Kilauea, no Havaí, não apresentam fortes explosões. Por que isso ocorre?

2) (UNICAMP-2006) “O Paquistão não tem condições de realizar os trabalhos de resgate e atendimento às vítimas do terremoto. A afirmação é do presidente do país, Pervez Musharraf. Dezenas de milhares de pessoas no norte do Paquistão e da Índia passaram a noite a céu aberto por causa da devastação causada pelo terremoto. A área mais afetada pelo terremoto fica no alto das montanhas, onde a temperatura cai bastante à noite.” 
(http://www.estadao.com.br/internacional/noticias/2005/out/10/4.htm) 
a) O terremoto a que se refere o texto alcançou, no Paquistão e na Índia, aproximadamente 7,5 graus na escala Richter. Como são ocasionados terremotos como este ocorrido na Ásia? 
b) Estabeleça a diferença entre escala Richter e a escala de Mercali utilizadas para medições de terremotos. 
c) Explique as diferenças entre bordas convergentes e bordas divergentes das placas tectônicas. 

3) (FATEC-2008) Leia as afirmações a seguir sobre as características das grandes estruturas geológicas da Terra. 
I. Os continentes são constituídos basicamente por escudos cristalinos, bacias sedimentares e dobramentos modernos. 
II. Os escudos cristalinos aparecem de forma residual nos continentes, pois são formações muito antigas e, por isso, muito desgastadas pela erosão. 
III. As bacias sedimentares foram formadas pela deposição contínua e posterior sedimentação de materiais erodidos de rochas dos escudos cristalinos. 
IV. Os dobramentos modernos constituem a maior porção dos continentes, aparecendo sob a forma de 
planaltos, planícies e cadeias de montanhas. 
Está correto o que se afirma em 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) III e IV. 

4) (PUC-SP-2000) No século XX, muitas dúvidas sobre a estrutura de nosso planeta começaram a ser explicadas de forma convincente e sedutora. Uma das teorias mais importantes que vão nessa direção é a célebre teoria da deriva continental. Verificando que os contornos da América do Sul e da África correspondiam, Alfred Wegener, geofísico alemão, admitiu a hipótese de um continente único (Pangéia), no passado, que teria se dividido em duas partes, devido ao movimento de 
deslocamento das massas sólidas sobre massas líquidas. 
Essa hipótese abre caminho para a teoria das placas tectônicas. Assim, juntando-se a teoria da deriva 
continental à teoria das placas tectônicas, temos o apoio explicativo para um conjunto de fenômenos de nosso planeta. 
Assinale a alternativa incorreta. 
A) A teoria da deriva continental ajuda, em muitos casos, a explicar as semelhanças e as diferenças de espécies animais e vegetais distribuídos nos cinco continentes do planeta. 
B) A teoria das placas tectônicas explica a gênese dos dobramentos modernos (Andes, Montanhas Rochosas, Himalaia etc.), que teriam ocorrido a partir do choque dessas placas. 
C) Apoiado na teoria das placas tectônicas, o entendimento da dinâmica dos terremotos se torna mais 
claro, assim como a identificação das áreas mais afeitas a essas ocorrências. 
D) A divisão do continente único até a configuração atual modificou a distribuição das superfícies sólidas e líquidas do planeta, resultando em mudanças climáticas ao longo do tempo.
E) Os processos erosivos que esculpem os relevos, dando - lhes formas conhecidas no interior dos continentes, são explicados, fundamentalmente, com base na teoria das placas tectônicas.


5) (Vunesp-2005) O processo que gerou a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra resultou da fragmentação e do afastamento das terras emersas que, no princípio, constituíam um único bloco chamado Pangéia. Duas teorias tentam explicar esse processo. São elas: 
A) a das placas tectônicas e a da descontinuidade de Mohorovicic. 
B) a da deriva continental e a da descontinuidade de Gutemberg. 
C) a das placas tangenciais e a das placas continentais. 
D) a das placas tectônicas e a da deriva continental. 
E) as das descontinuidades de Mohorovicic e de Gutemberg. 


 6) (Fuvest-2005)
www.youtube.com Adaptada por Geo-Conceição
   a) Identifique o relevo submarino, apontado pela letra A, na ilustração. 
   b) Explique sua formação, considerando a dinâmica da crosta terrestre. 

7- (Fuvest-1996) As massas continentais que conhecemos não são fixas, mas se separam, se chocam, abrem fendas a levantam montanhas. Com base na teoria da Deriva dos Continentes, aperfeiçoada pela teoria da Tectônia de Placas, é possível admitir que 
a) o material magmático que sobe para a crosta terrestre, sendo que o "Chifre da África" se separe do restante do continente africano. 
b) os continentes, massas flutuantes sobre um mar de magma, tendem a se agrupar em um único megabloco, denominado Pangéia. 
c) o "anel de fogo" do Pacífico sofrerá os efeitos do terremoto Big One, exceto a Califórnia situada na borda da placa Norte-Americana, onde a energia acumulada é menor. 
d) a África e a América do Sul estão se distanciando, com o alargamento do Oceano Atlântico a o deslocamento da placa Sul-Americana em direção à de Nazca. 
e) o surgimento dos Apalaches e das fossas do Pacífico resultou do choque entre as placas Americana e Asiática no período terciário da era atual. 

8- (Unirio-1999) Poucos anos após a cidade de Kobe ser praticamente destruída por um terremoto, o Japão foi novamente atingido por este fenômeno já tão familiar à sua população, cuja ocorrência está corretamente explicada numa das opções abaixo. Marque-a. 

A) Há predominância de formações geológicas antigas, da Era Primária, que ainda sofrem os efeitos da tectônica de placas. 
B) O território japonês localiza-se numa das áreas de instabilidade geológica do planeta, representadas pelas faixas de contato entre as placas tectônicas. 
C) O arquipélago japonês está localizado no centro de uma das placas tectônicas que, com o peso do relevo de altitudes elevadas, sofre o efeito de abalos sísmicos constantes. 
D) O Japão, sendo um arquipélago geologicamente estável, sofre os efeitos da movimentação das placas tectônicas com o deslocamento das ilhas. 
E) Sendo um território montanhoso e de clima úmido, a intensa erosão contribui para uma grande concentração de sedimentos, cuja pressão resultante provoca abalos sísmicos constantes. 

9- (Unirio-1999) Quanto à estrutura geológica do Brasil, podemos afirmar que: 
I - as formações geológicas cristalinas, consolidadas ao longo do Pré-Cambriano, possuem importantes reservas de minerais metálicos; 
II - os derrames vulcânicos ocorridos na era mesozoica, no sul e sudeste do país, acabaram por originar solos de alta fertilidade conhecidos como terra roxa; 
III - as bacias sedimentares, formadas na era cenozoica, apresentam grandes reservas minerais de manganês e estanho. 

É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativas(s): 
A) I apenas. 
B) I e II apenas. 
C) I e III apenas. 
D) II e III apenas. 
E) I, II e III


10- (Vunesp-2002) Estudos recentes revelam ocorrência de movimentos tectônicos na paisagem do sudeste brasileiro.Tais movimentos provocam ascensão e erosão em áreas de altitudes mais elevadas e afundamento em áreas mais planas, muitas vezes com assoreamento. Estas ocorrências estão vinculadas 
A) ao alargamento das fossas tectônicas marinhas. 
B) ao Círculo do Fogo e presença de grande número de vulcões. 
C) aos frequentes terremotos que ocorrem no Japão. 
D) à separação dos continentes devido ao movimento das placas tectônicas. 
E) à existência de cadeia montanhosa em águas profundas do Atlântico sul. 


11- (Fuvest-2000) O arquipélago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martin Vaz e os rochedos São Pedro e São Paulo são ilhas oceânicas brasileiras. Considerando que essas ilhas não guardam nenhuma relação com o relevo continental. 
 a) Explique a formação dessas ilhas :

12- (Geo-Conceição- 2014) 

a) Qual o nome do movimento das placas tectônicas apresentado na imagem ?

b) Explique seu funcionamento e consequências :

13-(Geo- Conceição 2014) 
geografalando.blogspot.com

 Alfred Wegener( 1880-1930) , meteorologista alemão, defende a noção de que os continentes ou terras emersas flutuam sobre o magma ou astenosfera, da mesma forma que a madeira ou o gelo flutuam na água. Em vista disso, os continentes se deslocam ou se movimentam, ou melhor, estão à deriva.
Quais foram os elementos comprovatórios  apontados por Wegener?

14-( Geo-Conceição 2014) Observe  a figura
www.midisegni.it 



a) na figura coloque o nome das  partes do vulcão.
b) coloque o nome dos materiais expelidos pelos vulcões e uma característica de cada material.













15- ( Geo-Conceição 2014)
fonte da imagem : (UTFPR)
Com o auxílio da imagem :
a) coloque o nome das camadas internas da Terra 
b) escreva as principais características das camadas
I-
II-
III-
IV-

GABARITO 

1) a) O sudeste da Ásia localiza-se na região de contato da Placa Indiana com a Placa do Pacífico. O atrito entre essas placas origina uma zona de alta instabilidade onde ocorrem numerosos e intensos terremotos, maremotos e erupções vulcânicas. O Brasil, ao contrário, localiza-se no 
meio da Placa Sul-americana, zona de relativa estabilidade. 
b) Os vulcões podem expelir magma bastante ácido, com elevada percentagem de sílica e com solidificação rápida (pouco fluida), o que leva à obstrução de suas chaminés e os torna explosivos, como o Krakatoa. Ao contrário, os vulcões como o Kilauea têm magma básico, com pouca sílica, o que permite que a lava escorra rapidamente e se espalhe, criando vulcões mais baixos e menos explosivos. 

2) a) Os terremotos são ocasionados pelo movimento das placas tectônicas, que geram atritos nas suas zonas de contato, promovendo o acúmulo lento de tensões, que são liberadas rapidamente em certos instantes. 
b) A escala Richter mede a magnitude do terremoto pela energia liberada. Já a escala de Mercali classifica a intensidade do tremor, conforme os efeitos por ele causados. 
c) As placas tectônicas têm bordas convergentes e divergentes. Nos limites convergentes, as placas colidem com a mais densa sofrendo subducção (afundamento) e a outra se sobrepondo. Já nos limites divergentes, as placas afastam-se, gerando aberturas que levam à formação de novas porções da crosta. 

3- B
4- E
5- D
6- a) A unidade do relevo marinho destacada é a cordilheira Meso-Oceânica ou Dorsal Atlântica. 
b) A origem dessa cordilheira está relacionada à dinâmica 
da tectônica de placas. O afastamento entre as placas Sul-Americana e Africana, em conseqüência das correntes de convecção do magma que determina a formação de um extenso dobramento moderno que se estende de norte a sul ao longo do Oceano Atlântico. 
7- D
8- B
9- B
10- D
11- C
12- a) O movimento é orogenético transformante
b) uma placa esbarra na outra ( atrito), liberando grande energia e formando falhas, como é o caso da falha de San Andreas.
13- a coincidência entre a linha de recorte do litoral oeste da África e a do litoral leste da América do Sul (Brasil), mostrando que esses recortes se encaixam como peças de um quebra-cabeça;
- a concordância entre estratos rochosos dos litorais da África e do Brasil.
- semelhança  de flora e fauna, fato que não poderia existir caso os continentes ou as terras emersas fossem separadas no passado geológico como são nos dias atuais. Wegener explicava a existência de fósseis tropicais na ilha ártica de Spitsbergen, admitindo que devia ter havido uma só massa continental e que ela se partiu por forças geológicas.
14- a) 
- edifício vulcânico ou cone, que é, como vimos, a montanha formada pelo acúmulo dos materiais magmáticos oriundos do interior da Terra;
- cratera, isto é, cavidade superior (boca) que se forma devido às explosões ocorridas na fase inicial da atividade vulcânica;
- chaminé ou conduto, abertura ou fenda através da qual os materiais magmáticos são expulsos do interior para a superfície;
- caldeira ou câmara magmática, bolsão ou cavidade profunda preenchida pelo magma.

b) - lavas, material magmático em estado de fusão derramado na superfície terrestre;
- material piroclástico, fragmentos de rochas lançados pela atividade vulcânica (blocos, bombas) ;
- gases e vapores, os mais comuns são os vapores de água ( 80 a 95% do total);
 - fumarolas, verdadeiras nuvens ardentes com temperaturas que podem alcançar até 800ºC.

GÊISERES- são fontes que expelem jatos de água quente, de forma contínua ou intermitente.Sua ocorrência está associada às áreas vulcânicas.
15-  I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.

Nenhum comentário: