quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

AS 10 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

Saber quais são e onde ficam as melhores faculdades ou universidades do Brasil pode ajudar você a decidir onde estudar. Separamos as 10 melhores universidades do Brasil segundo o QS World University Ranking, que publicou a lista das melhores universidades da América Latina (em junho de 2012).
O QS World University Ranking analisa critérios como a qualidade da produção científica, a empregabilidade dos formandos, a qualidade de ensino e a projeção internacional da instituição para montar a lista das melhores universidades.
Este ano, mais uma vez, a Universidade de São Paulo (USP) ficou em primeiro lugar entre as melhores da américa latina. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em terceiro no ranking.

Veja as Top 10 Universidades do Brasil que apareceram no ranking:

1. Universidade de São Paulo (USP)
Classificada pelo segundo ano consecutivo como a melhor universidade da América Latina, a USP tem mais de 90 mil alunos que frequentam seus campi nas cidades de: São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga e Lorena.
A USP produz 22% dos artigos científicos do Brasil e tem 42 escolas/faculdades, 240 cursos de graduação e mais de 220 programas de pós-graduação. Por ano, a instituição forma 2.300 doutores.
2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Seus campi estão localizados em Campinas, Piracicaba, Limeira e Paulínia. A Unicamp oferece 66 cursos de graduação e 142 de pós-graduação (entre mestrados, doutorados e especializações), tem quase 18 mil alunos matriculados e cerca de 1.700 professores.  Está em terceiro lugar na lista geral das melhores da América Latina.
3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A UFRJ tem três campi na cidade do Rio de Janeiro e um campus no município de Macaé, a 185 km da capital. Criada em 1920, oferece 156 programas de graduação, 94 de mestrado e 75 de doutorado e tem mais de 5 mil alunos na modalidade a distância (EAD).
4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Em Belo Horizonte a UFMG tem dois campi, Pampulha e Saúde. Em Montes Claros fica o campus dedicado às Ciências Agrárias. São mais de 40 mil alunos e 2.600 professores. A UFMG oferece 75 cursos de graduação, 58 cursos de doutorado e 68 de mestrado.
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A UFRG tem mais de 35 mil alunos, distribuídos em 89 cursos de graduação presenciais e 8 a distância, 71 programas de doutorado e 68 de mestrado. A UFRGS possui quatro campi: do Centro, do Vale, Olímpico e da Saúde.
6. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
A Unifesp tem 8 campi distribuídos em São Paulo, Baixada Santista, Guarulhos, Diadema, São José dos Campos e Osasco. Oferece 43 cursos de pós-graduação e 70 cursos de graduação.
7. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(Unesp)
A Unesp forma cerca de 5.600 alunos por ano e está presente em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã. São oferecidos 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação.
8. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
A PUC-Rio oferece 36 cursos de graduação e 26 programas de pós-graduação e pesquisa em  seu campus da Gávea na cidade do Rio de Janeiro.
9. Universidade de Brasília (UnB)
A UnB conta com 4 campi no Distrito Federal, 105 cursos de graduação, 147 cursos de pós-graduação stricto sensu e 22 cursos de especialização lato sensu.
10. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
A PUC-SP tem campi nos bairros de Perdizes, Consolação e Ipiranga, na cidade de São Paulo, e também os campi de Barueri e Santana. São 16 mil alunos de graduação, 28 programas de pós-graduação e 157 grupos de pesquisa.

Nenhum comentário: