quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

PLANO PESSOAL DE ESTUDO



 A criação de um cronograma de estudos torna-se fundamental. É exatamente isso que ensinaremos no texto de hoje.
O cronograma funcionará como um roteiro de estudo que deverá ser seguido fielmente. Ele determinará quais dias da semana você irá estudar, quantas horas por dia e quais/quantas disciplinas dentro de um mesmo dia.
Dessa forma, o primeiro passo é elaborar uma tabela (no computador, smartphone, caderno etc.) com os dias da semana e as horas que consegue dispor por dia. Depois disso, defina quantas horas irá, de ato, estudar por dia (recomendamos no mínimo duas horas por dia da semana mais algumas horas em um dos dias do final de semana). Pronto, o esqueleto da sua tabela já está pronto e você terá algo como a imagem abaixo.
O passo seguinte é definir quais disciplinas serão dedicadas em cada dia da semana. Uma boa dica é procurar não estudar mais que duas matérias diferentes por dia, e, de preferência, intercalar matérias de áreas diferentes no mesmo dia. Assim, você evita o cansaço e o estresse de se estudar Matemática e Física na mesma sessão de estudos, por exemplo.
Veja na imagem abaixo um exemplo de cronograma para quatro horas de estudo diárias.
Tenha em mente que a proposta deste artigo não é fornecer uma “receita” pronta de cronograma. Você pode (e deve) adequá-lo a sua realidade, possibilidades e tempo disponível para estudo. Portanto, os modelos das imagens consistem apenas em exemplos para lhe dar uma noção de como elaborar seu próprio cronograma, o que não significa que deva ficar exatamente igual a eles. Também é fundamental reservar no mínimo uma data no mês para realização de simulados e resolução de provas anteriores (clique aqui para obter as últimas 5 edições do Enem resolvidas).
Sugerimos ainda que leia este artigo para ver outras dicas para iniciar sua preparação para o maior exame do Brasil. Não se esqueça de que este é apenas o primeiro passo de uma longa caminhada para um ótimo resultado no Enem 2014. Você ainda terá que suar muito para chegar lá!

Nenhum comentário: