domingo, 7 de setembro de 2014

REFORMA POLÍTICA , BANCADA RURALISTA E O AGRONEGÓCIO.

Começa nessa segunda o Plebiscito Popular pela Reforma Política

“A Reforma Política está longe de resolver nossos graves problemas do sistema política, mas pode ser um início”, afirma Cesar Sanson, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, em artigo para o sítio do IHU.
Eis o artigo.
Três notícias, entre tantas, nesse domingo, 31-08-2014, revelam a importância de uma Reforma Política.
1 - Roberto Rodrigues, “cacicão” do agronegócio em entrevista ao El País disse que “nunca o agronegócio foi tão bem tratado no Brasil como hoje". Segundo ele, “eu tenho 50 anos de agronegócios, e posso te dizer que nós sempre procuramos os candidatos a presidente da República para pedir algo. Desta vez, tem sido ao contrário”.
O que significa: que a bancada ruralista tornou o nosso sistema política refém do agronegócio. Exemplos: Código Florestal, Código da mineração, Demarcação de Terras Indígenas, Transgênicos etc etc
2 - Marcelo Odebrecht, todo poderoso da empreiteira Odebrecht diz em entrevista à Folha que é “obrigação do empresariado influenciar o governo” e defende o financiamento privado nas campanhas. 
O que significa: Ele – junto com os outros empresários - não esconde que defende uma reforma trabalhista que se ajuste aos seus interesses. Quem paga as campanhas, cobra depois a fatura.
3 – Reportagem da Gazeta do Povo desse domingo revela quem ‘banca a eleição’. Surpreendentemente – ou não? – entre os 10 maiores arrecadadores de todo o país está Henrique Alves, presidente da Câmara e candidato a governador do Rio Grande do Norte. Alves fica apenas atrás de Dilma, [Eduardo Campos] Marina, Aécio... e à frente na arrecadação de candidatos a governador de MG e BA, entre outros.
O que significa: Que eventualmente eleito irá agradar os generosos doadores de sua campanha, como já se observa com o seu projeto na Chapada do Apodi (RN), bom para o agronegócio e péssimo para os trabalhadores rurais.
A Reforma Política está longe de resolver nossos graves problemas do sistema política, mas pode ser um início.
Fonte : Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário: