terça-feira, 25 de agosto de 2015

SECAS NO SUDESTE.

Artigos de pesquisadores do INPE diagnosticam as condições de seca no Sudeste

Publicado em agosto 25, 2015 

O texto foi publicado na versão online da revista Theoretical and Applied Climatology
Pesquisadores da Divisão de Operações, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), publicaram dois trabalhos científicos sobre as condições de seca recentemente registradas na região sudeste do Brasil.
O primeiro trabalho publicado na versão online da revista Theoretical and Applied Climatology em Julho 2015 apresenta um diagnóstico das condições de déficit de chuva observados sobre o sudeste do Estado de São Paulo, que inclui a região metropolitana de São Paulo, durante os dois últimos verões (2013/2014 e 2014/2015). Este trabalho responde a uma série de questões demandas por diversos setores da sociedade quando da manifestação de eventos extremos de seca como o observado durante o verão de 2013/2014. Entre as questões abordadas pelo estudo estão: Quanto choveu (ou deixou de chover) na região? É comum a região sofrer com condições climáticas anormais? Quando condições climáticas de seca semelhantes foram observadas no passado? Como vem se comportando o padrão de chuvas na região nos últimos anos? Quão severo/raro foi o evento de seca observado durante o verão 2013/2014? Quando a estação chuvosa tipicamente tem seu início e fim na região sudeste do Estado de São Paulo? Como se comportaram essas características (início e fim) durante as estações chuvosas 2013/2014 e 2014/2015? Os resultados das pesquisas revelaram a excepcionalidade do déficit de chuva observado durante o verão 2013/2014 quando comparado com outros verões desde 1961/62, e que a região estudada vem sofrendo com déficit de chuva desde o final da década de 90. Eventos de seca semelhantes foram observados no passado, porém de menor magnitude em termos de déficit de chuva. Um dos fatores que contribuiu para o déficit expressivo de precipitação durante o verão 2013/2014 foi o término exageradamente antecipado da estação chuvosa.
 Análises semelhantes às apresentadas nesse estudo para a região sudeste do Estado de São Paulo, encontram-se disponíveis para 124 regiões sobre o Brasil nas seguintes páginas:
•Evolução das Chuvas: http://clima1.cptec.inpe.br/evolucao/pt
•Distribuição Climatológica das Chuvas: http://clima1.cptec.inpe.br/distribuicao/pt
•Índice Padronizado de Precipitação: http://clima1.cptec.inpe.br/indice/pt
•Estação Chuvosa: http://clima1.cptec.inpe.br/estacaochuvosa/pt
No segundo trabalho publicado na versão online da revista Climate Dynamics em Agosto 2015 são propostos os mecanismos causadores da seca ocorrida durante o verão de 2014 sobre a região sudeste do Brasil. Este trabalho, realizado em colaboração com pesquisadores da Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Itajubá, apresenta um diagrama esquemático com a cadeia de mecanismos que, segundo as análises realizadas pelos autores, explicam a ocorrência do déficit de chuvas que levou ao estabelecimento de condições de seca sobre a região sudeste do Brasil. O referido diagrama destaca que a seca sobre a região sudeste durante o verão 2014 teve como raiz as condições de chuvas anômalas na região tropical ao norte da Austrália, desencadeando uma sequencia de processos conectando a região tropical e extra-tropical do oceano Pacífico, até atingir a região sudeste do Brasil e oceano Atlântico adjacente. Como resultado houve o estabelecimento de um sistema anômalo de alta pressão sobre o oceano Atlântico adjacente aquecido, que forçou os sistemas frontais a realizar trajetórias oceânicas, favoreceu a manutenção do aquecimento oceânico através da incidência de radiação solar, transportou umidade da Amazônia para o sul do Brasil, e desfavoreceu a formação de eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul, um dos principais mecanismos de produção de chuva sobre a região sudeste do Brasil.
Os dois trabalhos podem ser acessados por assinantes das revistas nos seguintes endereços:
Precipitation diagnostics of an exceptionally dry event in São Paulo, Brazil
Autores: Caio A. S. Coelho, Denis H. F. Cardoso, Mári A. F. Firpo
http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00704-015-1540-9
The 2014 southeast Brazil austral summer drought: regional scale mechanisms and teleconnections
Autores: Caio A. S. Coelho, Cristiano Prestrelo de Oliveira, Tércio Ambrizzi, Michelle Simões Reboita, Camila Bertoletti Carpenedo, José Leandro Pereira Silveira Campos, Ana Carolina Nóbile Tomaziello, Luana Albertani Pampuch, Maria de Souza Custódio, Lívia Marcia Mosso Dutra, Rosmeri P. Da Rocha, Amanda Rehbein
http://link.springer.com/article/10.1007/s00382-015-2800-1

Informações do INPE, in EcoDebate, 25/08/2015

Nenhum comentário: