terça-feira, 6 de julho de 2021

INGESTÃO DE PLÁSTICO POR ANIMAIS ATINGE NÚMEROS ALARMANTES.

 gaivota

Ingestão de plástico por animais atinge números alarmantes

Os pesquisadores estão pedindo intervenção humana para lidar com a extensão da ingestão de plástico na vida selvagem, com 1557 espécies em todo o mundo agora documentadas como tendo comido plástico.

O Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Cetáceos (CERG) da Universidade Massey, Dr. Gabriel Machovsky-Capuska, afirma que os novos números estão alarmantemente disseminados em todas as espécies terrestres e de água doce, não apenas na vida marinha.

“Ele demonstra ampla contaminação em vários ramos da árvore da vida; incluindo oito filos e mais da metade das ordens de vertebrados. ”

Publicado na prestigiosa revista Science , o novo artigo é o relatório abrangente mais atualizado sobre a ingestão de plástico de espécies em todo o mundo, incluindo ambientes terrestres, de água doce e marinhos.?

Coautor da revisão, o Dr. Machovsky-Capuska diz que por muitos anos a principal explicação para a ingestão de plástico era que os plásticos eram confundidos com presas que os animais consumiam, no entanto, a revisão mostra que é muito mais complicado do que isso.

“Existem muitos fatores a serem considerados, incluindo a disponibilidade de plástico no meio ambiente, o estado nutricional do animal e sua estratégia de forrageamento.

“Essas características ou traços desempenham um papel importante para a compreensão do risco de ingestão de plástico em cada espécie.”

Os plásticos podem ser considerados ‘armadilhas evolutivas’ porque os animais enfrentam o desafio de distinguir os plásticos como itens não alimentares, apesar das características físicas e químicas extremamente semelhantes.

O Dr. Machovsky-Capuska diz que há uma chance muito pequena de que as espécies possam começar a evoluir e se adaptar em resposta à poluição do plástico.

“Isso poderia potencialmente ocorrer em várias linhagens em diferentes escalas de tempo evolucionárias, portanto, a intervenção humana é desesperadamente necessária .”

Nova Zelândia phasing out mais simples – plásticos de uso em 2025 é exatamente a intervenção humana que o Dr. Machovsky-Capuska quer ver mais.

“Isso certamente reduzirá a disponibilidade de plástico no meio ambiente e, esperançosamente, diminuirá as chances de a vida selvagem encontrar e ingerir plástico. Embora ainda haja muito mais a ser feito, é um passo na direção certa. ”

A Diretora de Pesquisa do CERG, Professora Karen Stockin, acrescentou “A importância dos plásticos no meio ambiente é certamente reconhecida pelo governo da Nova Zelândia e por boas razões, como este novo estudo demonstra”

Referência:

Plastic ingestion as an evolutionary trap: Toward a holistic understanding
Robson G. Santos, Gabriel E. Machovsky-Capuska, Ryan Andrades
Science 02 Jul 2021:
Vol. 373, Issue 6550, pp. 56-60
DOI: 10.1126/science.abh0945

Article has an altmetric score of 64

 

Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de original da Massey University

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/07/2021

Nenhum comentário: