domingo, 18 de julho de 2021

UMA ÚNICA ÁRVORE EM UMA RUA PODE FORNECER BENEFÍCIOS DE RESFRIAMENTO MENSURÁVEIS.

arborização urbana
Foto: Jornal da USP

Uma única árvore em uma rua pode fornecer benefícios de resfriamento mensuráveis

Quando uma única árvore faz a diferença – Árvores individuais em áreas urbanas fornecem resfriamento durante a noite, mostra a pesquisa

Uma única árvore ao longo de uma rua da cidade ou em um quintal pode fornecer benefícios de resfriamento mensuráveis, de acordo com um novo estudo da American University. A pesquisa mostra que as árvores “distribuídas”, aquelas que são isoladas e espalhadas pelos bairros urbanos, podem ajudar a reduzir o calor noturno. A pesquisa sugere que o plantio de árvores individuais pode ser uma estratégia para mitigar o calor urbano, especialmente em áreas onde os terrenos para parques podem ser escassos.

“Existem muitas boas razões para plantar árvores, mas nosso estudo mostra que não devemos subestimar o papel que as árvores individuais podem desempenhar na mitigação do calor em áreas urbanas”, disse Michael Alonzo, professor assistente de ciência ambiental e principal autor do novo estudar. “Os planejadores da cidade podem aproveitar os pequenos espaços que abundam nas áreas urbanas para plantar árvores individuais.” O estudo foi publicado na Environmental Research Letters .

Embora os parques urbanos forneçam um importante resfriamento do meio-dia para residentes e visitantes, a chave para o resfriamento de árvores individuais acontece à noite. No novo estudo, que foi conduzido em Washington, DC, os benefícios do resfriamento de árvores distribuídas ocorreram por volta das 18h ou 19h e após o pôr do sol. O estudo revelou temperaturas mais baixas em bairros onde pelo menos metade da área estava coberta por dossel de árvores distribuídas. As temperaturas eram 1,4 graus Celsius mais frias à noite, em comparação com áreas com poucas árvores. Mesmo antes do amanhecer, as áreas com cobertura de dossel distribuída apenas modesta (cerca de 20 por cento da área) eram mais frias do que aquelas sem árvores, mostrando que, em média, os efeitos do resfriamento da tarde e da noite duram até tarde da noite, acrescentou Alonzo.

Para chegar às conclusões, Alonzo e seus colegas examinaram as leituras da temperatura do ar. Os dados foram coletados em um dia quente de verão em 2018, em diferentes áreas em Washington, DC e em vários momentos ao longo do dia, resultando em mais de 70.000 leituras de temperatura do ar. Em sua análise, Alonzo e seus colegas examinaram a copa das árvores sobre superfícies pavimentadas, sobre superfícies não pavimentadas e ambos os trechos, como parques, e árvores distribuídas, como aquelas que se plantam nos quintais de trás ou da frente.

O novo estudo confirma que o plantio de árvores individuais deve ser considerado como parte de uma estratégia para combater o aumento da temperatura em áreas urbanas. Nos meses quentes de verão, muitas cidades dos Estados Unidos se transformam em ” ilhas de calor “. Devido ao efeito de ilha de calor urbana, as áreas urbanas, com menos espaços verdes e maior quantidade de superfície impermeável, ficam mais quentes em comparação com seus arredores rurais.

Em áreas urbanas, é mais provável que as pessoas vivam perto de árvores distribuídas do que em parques. Em DC, há muitos lugares para plantar árvores individuais onde o dossel irá sombrear superfícies pavimentadas ou não: em ruas com casas unifamiliares, ruas com casas geminadas, quintais ou plantações de pequenos parques, disse Alonzo. Isso abre caminhos para aumentar a equidade racial e socioeconômica do plantio de árvores, mas é necessário mais esforço para primeiro reduzir a cobertura de superfície impermeável nos bairros residenciais e comerciais mais construídos, acrescentou Alonzo. As cinco melhores árvores ao longo das ruas de DC incluem várias espécies de bordos, carvalhos e olmos, todos os quais fornecem sombra abundante.

Estudos climáticos mostram que as temperaturas urbanas estão aquecendo em todos os momentos do dia, incluindo à noite. Ainda assim, estudar os benefícios do resfriamento de árvores individuais, bem como seus benefícios durante as horas da noite, não foi amplamente pesquisado, disse Alonzo, e esta é uma área que os cientistas devem continuar a explorar. Mais pesquisas serão necessárias em outros locais nos Estados Unidos e sob diferentes condições climáticas. Alonzo também planeja conduzir mais pesquisas e coletou leituras de temperatura do ar de bicicleta em torno de DC durante a pandemia.

Embora o estudo tenha sido conduzido em DC, Alonzo disse que as descobertas são provavelmente aplicáveis ??ao longo da Costa Leste ou em outras cidades com clima semelhante.

“As noites não são a trégua do calor que tínhamos antes”, disse Alonzo. “Essas árvores distribuídas ajudam a cidade a se refrescar à noite e isso é importante para a saúde humana.”

Referência:

Spatial configuration and time of day impacts the magnitude of urban tree canopy cooling
Michael Alonzo, Matthew E Baker, Yuemeng Gao and Vivek Shandas
Environmental Research Letters (ERL), July 2021
DOI 10.1088/1748-9326/ac12f2

Article has an altmetric score of 54

 

Henrique Cortez, tradução e edição, a partir de informações da American University

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 13/07/2021 

Nenhum comentário: