sábado, 2 de agosto de 2014

NOVA APOSTILA.

InfoEnem



Posted: 01 Aug 2014 12:51 PM PDT
Nossos leitores mais assíduos já sabem! Na próxima semana, mais especificamente no dia 05 de agosto, o maior portal do Enem lançará uma apostila totalmente inédita no mercado. Um material que tem como foco detalhar tudo que envolve a redação do exame mais importante do país.
E para você ter uma ideia da qualidade do produto, hoje daremos uma pequena amostra do que irá encontrar na próxima terça-feira!

Quem elaborou?

O conteúdo da apostila ficou por conta da professora Camila Dalla Pozza, colunista de redação do infoEnem, que separou, organizou e acrescentou diversos artigos, matérias e dicas fornecidas aos nossos leitores desde que começou a escrever para nosso portal. Camila, que é formada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi corretora de redação em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de muitos materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).

E o conteúdo?

A apostila trará todas as informações importantes quando o assunto é a redação do Enem. Análise de temas anteriores, competências avaliadas pela banca corretora, dicas de como começar a escrever o texto e muito mais! Para se ter uma ideia da quantidade de informação, o material contará com mais de 100 páginas falando só sobre redação!
E para não deixar dúvidas da qualidade, nada melhor que mostrar um pouco do material. Veja abaixo um trecho do capítulo onde a professora Camila mostra como devemos desenvolver a tese na hora da redação:
(…)
Como o ENEM sempre pede uma proposta de intervenção social, normalmente, o tema está inserido em uma problemática; caso ele não esteja, caso não haja um problema, problematize e depois intervenha.
A partir dessa reflexão você poderá iniciar o rascunho do seu texto, planejando-o. A sugestão proposta a partir do passo a passo acima é:
  • interrogue o tema;
  • responda com a opinião;
  • justifique com o argumento principal;
  • fundamente-o com os argumentos auxiliares;
  • apresente as estratégias argumentativas;
  • apresente a proposta de intervenção social e conclua.
Ao lermos as propostas de redação do ENEM, percebemos que elas vêm acompanhadas do tema e da coletânea de textos que tem a função de inspirar, motivar e expandir o seu raciocínio e a de fixar um padrão temático e não deixar que você fuja do que foi exigido. A coletânea não é um roteiro temático e sim um conjunto de possibilidades diversas de abordar a complexidade do tema com o qual, supõe-se, você, candidato, já teria tido algum contato. Os textos não possuem, entre si, uma hierarquia; eles podem e devem ser aproveitados de diferentes formas, conforme o modo de cada um mobilizar seu trabalho de leitura e escrita em função de seu projeto de texto.
(…)

Imagine agora uma apostila da com mais de 100 páginas revelando os segredos de uma redação nota 1000? Então não se esqueça! O lançamento é na próxima terça, 05 de agosto!


Veja a melhor maneira de estudar para o Enem 2014

    Artigo Original: Conheça mais da Apostila de Redação do infoEnem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014 / Gabarito do Simulado Enem 2014

Nenhum comentário: