domingo, 28 de setembro de 2014

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA FALTA DE ÁGUA.

Chuvas Aliviam Problemas, Mas Não Resolvem

Chuvas diminuem naturalmente com o retorno do período seco no outono

(Fonte: http://jornaldotempo.uol.com.br Por: Aline Cardoso)

Foto: Sergio Castro/Estadão Conteúdo
A falta de chuva e o calor recorde têm trazido sérios problemas para uma das maiores matrizes de abastecimento de água do mundo. A capacidade dos reservatórios do Sistema Cantareira atingiu o menor nível em toda história. O Sistema, que é formado por quatro represas e abastece 47% da Grande São Paulo, atingiu a marca preocupante de 19,4%, segundo a Sabesp. Isso acontece porque a chuva tem sido insuficiente sobre as nascentes das principais Bacias Hidrográficas do Sudeste.
Para se ter uma ideia, em dezembro de 2013 choveu apenas 62,9mm, quando o normal de chuva para o mês era de 226,8mm, segundo dados da Sabesp. Esse foi o pior mês de dezembro desde que a medição começou a ser feita, há 84 anos. A chuva acumulada sobre a cidade de São Paulo tem pouca importância para o aproveitamento no Sistema de distribuição de águas da Sabesp, já que a maior parte dos municípios que compõem o Sistema estão entre o norte da Grande São Paulo e o sul de Minas Gerais.
Apesar de dias seguidos com tempo quente e seco, a precipitação na Capital paulista ficou dentro da média climatológica em janeiro, que é de 238,7mm. Já nas regiões que alimentam o Sistema Cantareira, como os principais rios e suas nascentes, o acumulado em janeiro ficou abaixo do normal. Entre Camanducaia-MG e Mairiporã-SP, área de grande importância dentro do Sistema Cantareira, o volume acumulado foi 87,8 mm, sendo que a média é de 260mm. Além da falta de chuva, outro fator contribuiu para o desabastecimento: o mês de janeiro foi o mais quente da história em São Paulo, o que ajudou elevar o consumo de água em toda a Região Metropolitana. Neste mês de fevereiro, houve escassez de chuva. Foram poucos episódios de pancadas fortes e em pontos isolados, o que também ajudou para o cenário atual.

A previsão da Somar Meteorologia indica retorno das chuvas ainda esta semana
Para aliviar a situação dos reservatórios do Sistema Cantareira, seria necessário uma sequência de dias chuvosos entre o sul de Minas Gerais até o norte de São Paulo. Essa área engloba os municípios de Joanópolis, Extrema, Piracaia, Itapeva, Nazaré Paulista, Monte Verde e Mairiporã. São nessas localidades que se encontram as nascentes dos principais rios que alimentam os quatro grandes reservatórios do Sistema: Represas de Paiva Castro, Águas Claras, Cachoeira, Atibainha, Jaguari e Jacareí.
“A previsão é de que as chuvas mais generalizadas e homogêneas devam começar a se intensificar entre o final de fevereiro e o início de março” – afirma o meteorologista Willians Bini da Somar. Esse cenário deve aliviar a queda nos níveis dos reservatórios, mas não será suficiente para recuperá-los até o final da estação chuvosa, que se encerra entre março e abril. Durante o período seco, entre junho e agosto, é normal mais uma vez o desabastecimento dos reservatórios, e a expectativa de uma nova recuperação viria apenas com as chuvas que se iniciam entre outubro e novembro.
O mês de janeiro de 2014 foi extremamente atípico, especialmente quanto ao calor e a distribuição de chuva, devido a um bloqueio atmosférico. Esse sistema que está sobre o Sudeste e Sul do país impede a passagem de frentes frias. De acordo com as projeções da Somar Meteorologia, esse bloqueio deve ser rompido a partir de sexta-feira, e as frentes frias devem finalmente avançar sobre a Região Sudeste. “O modelo mostra que em meados do dia 20, teremos outra frente fria que consegue organizar toda a umidade da amazônia, e assim teremos dias mais chuvosos, com precipitações mais fortes e generalizadas” – comenta o meteorologista Celso Oliveira. A chuva deve recuperar pouco o nível das represas, o que não é suficiente para recuperar o deficit hídrico.
Fonte : Jornal Gazeta

3 comentários:

JOÃO disse...

Muito bom o artigo e o papinha!!! :)

Unknown disse...

Gostaria de saber quais são as causas desse bloqueio o qual o texto refere?

Anônimo disse...

Muito bom. Pois vai me ajudar em um trabalho da escola : Sobre a feira Cultural.