sexta-feira, 12 de setembro de 2014

DITADURA MILITAR EM 8 FILMES.

InfoEnem



Posted: 12 Sep 2014 09:54 AM PDT
Em 1964, instaurava no Brasil a Ditadura Militar que permaneceria até 1985. Pelo golpe ter ocorrido há 50 anos, existe grande possibilidade de ser um tema recorrente na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
Para revisar esse conteúdo histórico tão importante, preparamos uma lista de filmes sobre o tema. Aproveite-os para relaxar e fazer uma pipoca entre uma lista de exercícios e outra.
1) Pra Frente, Brasil (1982): Retrata a história de um homem que, ao ser confundido com um “subversivo”, é submetido a sessões de tortura para confessar seus supostos crimes.
2) Ação entre Amigos (1998): Conta a história de quatro amigos, ex-guerrilheiros, que se reencontram 25 anos após o fim da ditadura, para refletir sobre o legado do regime aos brasileiros.
3) O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006): Mostra os efeitos da ditadura nas famílias brasileiras, através do olhar de um garoto que foi deixado pelos pais, militantes de esquerda, na casa da avó, na época da Copa do Mundo.
4) Tatuagem (2013): Protagonizado por um grupo teatral, o filme aborda a censura realizada durante a ditadura.
5) Batismo de Sangue (2007): Conta a história de frades dominicanos que, movidos por ideais cristãos, abrigaram o grupo da Ação Libertadora Nacional (ALN) em um convento.
6) Zuzu Angel (2006): Baseada na verídica história de Zuzu Angel, mãe do militante Stuart Jones, que foi torturado e assassinado por militares.
7) Lamarca (1994): Conta a biografia do guerrilheiro Carlos Lamarca, um dos mais conhecidos do país, que foi morto aos 33 anos.
8) Cidade de Deus (2002): Mostra o processo de favelização do Rio de Janeiro, dominada pela corrupção e tráfico de drogas, na ausência de autoridades públicas, nos anos 70, em pleno autoritarismo militar.
Quer mais dicas sobre o assunto? Então acesse nossa página do Enem 2014!

Nenhum comentário: