domingo, 1 de novembro de 2015

TREINANDO ACAFE 2015 - VESTIBULAR 100%.

AULA DE REVISÃO TREINANDO PARA O  VESTIBULAR DA ACAFE
PROJETO VESTIBULAR 100% DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ
DISCIPLINA : GEOGRAFIA                                                                           
PROFESSORA : Conceição Aparecida Fontolan
Tema: Treinando para o vestibular da ACAFE

01- A orientação e a localização no espaço geográfico são aspectos importantes não só para a Geografia, mas também para outras atividades humanas. Sobre estes aspectos, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) O sistema preciso de localização GPS (Global Positioning System) fornece as coordenadas geográficas a partir de sinais captados por satélites artificiais que giram em torno da Terra.
(B) Qualquer ponto da superfície terrestre pode ser localizado com auxílio das coordenadas geográficas baseado em linhas imaginárias, que são os paralelos e os meridianos.
(C) A latitude e a longitude são importantes apenas determinar a localização exata de um lugar, sendo que a segunda determina as zonas térmicas ou climáticas da Terra.
(D) A longitude é essencial para saber as diferenças de horário de um lugar para outro, diferenças estas que dependem do lugar em relação ao meridiano de Greenwich.

02- A litosfera é a camada sólida mais superficial de nosso planeta. Ela é formada por rochas e minerais e faz parte do cenário onde se desenvolve a vida, juntamente com outras camadas ou esferas.
Sobre a litosfera, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) A litosfera está dividida em placas tectônicas que flutuam sobre um material pastoso e cujos limites estão sempre em movimento, provocando instabilidades geológicas como vulcanismo e abalos sísmicos.
(B) As relações entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera não interferem no modelado terrestre, não afetam o ciclo das águas e nem os fenômenos meteorológicos, pois cada camada ou esfera age independente uma da outra.
(C) Das três estruturas geológicas que aparecem na crosta terrestre, ou seja, os maciços ou escudos antigos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos, somente a terceira estrutura não existe no Brasil.
(D) As bacias sedimentares resultam de acúmulos de sedimentos em depressões a partir da era Paleozoica e nelas são encontrados os combustíveis fósseis como o carvão mineral e o petróleo.

03- A água é um recurso renovável, porém limitado.O seu uso vem aumentando consideravelmente, trazendo junto enorme preocupação. Cidade como São Paulo vem sentindo neste segundo semestre a falta desse líquido precioso.
Sobre a água, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) A região hidrográfica Amazônica, a mais extensa do Brasil, é atravessada pela bacia do rio Amazonas, dotada do maior potencial hidrelétrico, ainda pouco utilizado, mas já gerador de projetos polêmicos como a usina de Belo Monte, no rio Xingu.
(B) O modelo atual de desenvolvimento assegura a equidade no acesso à água em todo o mundo e, desta maneira, não há necessidade de alteração do processo em curso, cujas projeções futuras são favoráveis a todas as gerações.
(C) O aumento populacional do globo, o crescimento das cidades sem planejamento, o desperdício e a poluição dos recursos hídricos vêm reduzindo cada vez mais a disponibilidade de água no planeta.
(D) A utilização inadequada, a distribuição irregular na superfície terrestre e o consumo desigual entre os países e entre setores econômicos tornam o abastecimento de água mais preocupante para as futuras gerações.

04- Em setembro de 2000 foram aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova
York, as resoluções da Declaração do Milênio. Nesse encontro, foram estabelecidas as Metas do Desenvolvimento do Milênio.
Sobre essas metas, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) O relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em setembro de 2014, apontou avanços na luta global contra a insegurança alimentar e colocou o Brasil fora do mapa da fome, embora ainda existam pessoas que sofrem restrição alimentar.
(B) A educação básica universal, uma das metas do Desenvolvimento do Milênio, deve ser buscada todos os dias e ela aparece na composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, juntamente com a saúde e a renda per capita.
(C) A fome é uma das principais consequências da extrema pobreza e envolve também questões relacionadas à insegurança alimentar e à saúde, colocando-a, por isso, como o primeiro objetivo da Declaração do Milênio.
(D) Os avanços para atingir as Metas do Desenvolvimento do Milênio têm sido equilibrados e
iguais nas diferentes regiões do planeta, o que demonstra o empenho de todas as nações em alcançar e garantir a sustentabilidade para todos.

05- A evolução do processo histórico catarinense foi marcada por múltiplas determinações de ordem natural e humana, responsáveis pela estrutura socioeconômica que caracteriza o estado.
Sobre Santa Catarina, analise as afirmações a seguir.
I- A partir da vila de São Paulo, homens de posse deslocam-se com escravos e agregados pelo
litoral, na segunda metade do século XVIII, fundando ao longo da costa núcleos como São
Francisco do Sul (1658), Desterro (1673) e Laguna (1676), no atual litoral de Santa Catarina.
II- O avanço dos fluxos de povoamento pelas vastas extensões do planalto no sul do Brasil fez-se através das manchas de campos que, a partir de São Paulo, serviram de pontos de parada para descanso e alimentação do gado e dos tropeiros, responsáveis em Santa Catarina pelo surgimento de cidades como Lages.
III- Ao iniciar o Brasil independente, os vales fluviais da vertente do Atlântico começam a ser ocupados por imigrantes europeus a partir de 1829 quando estabelecem São Pedro de Alcântara e, anos depois, Blumenau e Brusque, no vale do Itajaí, além de Joinville no nordeste catarinense e de novas frentes que fundam colônias menores.
IV- A bacia do rio Itajaí-Açu sofre constantes inundações motivadas pela configuração da bacia, pela alta declividade de alguns cursos d’água que nascem na serra Geral e pela baixa declividade que existe desde Blumenau até a foz, além da alteração na vegetação e da ocupação desenfreada de encostas e de solos urbanos.
V- O caminho dos Príncipes é um roteiro turístico catarinense importante que preserva costumes e tradições dos imigrantes alemães, com destaque para Lages, cidade e polo industrial importante, onde são realizadas a Festa do Pinhão e da Maçã, sendo tal roteiro um ótimo destino para quem aprecia as águas termais existentes em vários municípios.
Todas as afirmações corretas estão em:
(A) II - III - IV
(B) III - V
(C) III - IV - V
(D) IV - IV

06- Com relação a atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) O Brasil sediou em julho de 2014, na cidade de Fortaleza (Ceará), a cúpula dos BRICS, sigla que representa o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, na qual ficaram estabelecidos os acordos reforçadores com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, bem como medidas facilitadoras para a Organização Mundial do Comércio.
(B) O Oriente Médio, berço de três religiões monoteístas mais praticadas no mundo, é uma região muito importante do ponto de vista econômico, por abrigar imensos recursos naturais, e do ponto de vista geopolítico, por se localizar entre a Europa, África e Ásia, além de ser palco de conflitos étnico-religiosos.
(C) O desejo de soberania, de ter seu próprio território e administrar seu próprio destino, leva comunidades nacionais a lutar pela separação, algumas com conflito e outras de forma pacífica, como é o caso de Israel/Palestina e o da Escócia, respectivamente.
(D) Duas fronteiras geopolíticas muito vigiadas destacam-se como pontos de tensão por causa da entrada de imigrantes: a fronteira México-Estados Unidos e a relativa aos africanos que procuram a ilha de Lampedusa, no sul da Itália, conhecida como a “porta da Europa”.

07- Leia atentamente as afirmações a seguir, considerando o mapa da América do Sul.

Mapa Adaptado.
Fonte: ALMEIDA, Lúcia M. A. de: RIGOLIN, Tércio. Fronteiras da globalização: o espaço brasileiro: natureza e trabalho – 2ª edição- SP: Ática, 2013. (adaptado).
I As fronteiras terrestres limitam-se territorialmente com os países da América do Sul, exceção ao Chile e ao Equador e, dentro da política de soberania e segurança nacionais, destaca-se o conceito de Faixa de Fronteira que compreende uma extensão interna de cerca de 150 km de largura ao longo dessas fronteiras terrestres, de vital importância à Soberania Nacional.
II O estado de Santa Catarina, em destaque no mapa, está localizado na região subtropical, cujas latitudes são menores que a do Trópico de Capricórnio, nº 2, e faz limite a leste com a Argentina, nº 3, país recém saído do MERCOSUL.
III A tropicalidade, característica da maior parte do Brasil, abarca terras no hemisfério Sul, entre o Trópico de Capricórnio, nº 2, e o Equador, nº 1, e um percentual pequeno de terras no hemisfério norte.
lV A letra A indica a região de clima subtropical do sul do Brasil com atuação dominante de duas massas de ar: a Tropical continental, quente e úmida, e a Polar atlântica, cuja influência no inverno provoca ondas de frio e formação de geada, podendo ocorrer neve nas áreas de maior altitude.
V Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, este com o nº 4, são estados que já produzem energia eólica a partir de aerogeradores, como é o caso de Água Doce e Bom Jardim da Serra, no primeiro estado e Osório no segundo.
Todas as afirmações corretas estão em:
(A) IV - V
(B) II - IV - V
(C) I - III - V
(D) I - II - III

08- A dinâmica da natureza esculpe o espaço natural,edificando e reconstruindo ao longo do tempo histórico do planeta. Porém, esse mesmo espaço natural é alterado pelas ações humanas. Mesmo com toda a tecnologia, as atividades humanas ainda são influenciadas por fenômenos naturais.
Tendo em vista o exposto acima, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) Santa Catarina é o estado brasileiro que vem apresentando uma variedade muito grande de fenômenos naturais geradores de calamidades públicas ou situação de emergência, como foram os tornados em Xanxerê e Ponte Serrada, em abril deste ano, furacão Catarina em 2004, enchentes constantes, como as do Vale do Itajaí, dentre outros.
(B) O método e a forma de abordar a submissão da natureza pelo ser humano estão sendo modificados nas conferências internacionais, cujo foco  passou a ser mudanças climáticas, bem como um novo projeto em que a lógica de mercado dá lugar a uma sociedade global consciente e harmônica em relação ao ambiente sócio-natural.
(C) As mudanças climáticas em vigor exigem novos paradigmas e alternativas que superem a lógica do mercado, além de um necessário planejamento que reinvente o espaço urbano, sobretudo os locais de maior vulnerabilidade, habitados pela faixa mais pobre da população.
(D) A crise hídrica que se manifesta no Brasil nos primeiros meses deste ano, e muito forte no Sudeste brasileiro, serve para repensar políticas e ações ambientais como a conservação de mananciais, a poluição dos rios marcantemente em trechos urbanos, além do desperdício individual e de distribuição da água.

09- “As projeções cartográficas permitem representar uma superfície curva em uma superfície plana. (...) Mas a representação nunca será perfeita. Teremos sempre uma deformação...”
Fonte: ALMEIDA, Lucia M. A. de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: o mundo natural e o espaço humanizado. 2ª ed. – São Paulo: Ática, 2014
Considere o mapa a seguir:

Fonte: Atlas Geográfico Escolar/IBGE. Rio de Janeiro: IBGE,2002. In: SERRANO; WALDMAN, 2007 (adaptado). Sobre as projeções cartográficas e tendo como base o mapa acima e correto afirmar, exceto:
(A) É uma projeção conforme, pois não deforma os ângulos, apresentando, no entanto, distorções no tamanho das áreas representadas, como é o caso da projeção de Mercator acima.
(B) A Projeção de Mercator referenciada acima é elaborada no século XVI apresenta a Europa superdimensionada, a África e a Groenlândia com territórios equivalentes e a América do Sul dimensionalmente menor do que a Groenlândia.
(C) Esta projeção mostra uma visão de mundo eurocentrista, valorizando a Europa e seus aspectos políticos e culturais.
(D) Esta projeção é cilíndrica e equivalente, já que ressalta a ideia de desigualdade entre os povos, destaca os países desenvolvidos e sacrifica as formas continentais.

10- A crosta terrestre e formada por placas tectônicas que se movimentam em várias direções. O mês de abril de 2015 apresentou fenômenos relacionados a movimentação dessas placas tectônicas.
Sobre essas placas e os fenômenos originados, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) O vulcanismo e os abalos sísmicos são fenômenos geológicos restritos a bacia do Pacifico, onde há limites de placas convergentes e divergentes, sendo por isso conhecida como “Círculo do Fogo do Pacífico”.
(B) O Nepal, país encaixado entre a Índia e a China, além de estar sobre algumas das montanhas mais altas do mundo, sofreu em abril deste ano intenso terremoto, matando milhares de pessoas.
(C) A região turística dos Lagos, no Chile, sofreu sobremaneira com a erupção do vulcão Calbuco em abril, causando o cancelamento de vôos de cidades próximas tanto no Chile quanto na Argentina.
(D) O terremoto no Nepal e a erupção vulcânica no Chile são dois eventos geológicos localizados em regiões de atividade sísmica intensa, as quais se encontram nos limites de placas tectônicas.

11- Com cerca de 95.000 km2, Santa Catarina apresenta 6.248.436 habitantes de acordo com o IBGE/
2010. O estado é agraciado pelas condições naturais da sua terra, expressas na paisagem, nos sotaques e culturas.
Sobre o estado catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) A presença das serras Geral e do Mar e responsável pelas duas vertentes das bacias hidrográficas em Santa Catarina: a do Interior, onde encontramos a mata de Araucária e campos; e a do Atlântico, com rios que abastecem a maioria dos catarinenses.
(B) As cidades de Florianópolis e Balneário Comburiu são os principais destinos turísticos no verão catarinense e, no Vale do Itajaí- Açu, cidades como Blumenau, sede da famosa Oktoberfest, Brusque, da Fenarreco e Pomerode, tem na herança cultural dos imigrantes europeus a grande marca da região.
(C) A diferenciação de gênese entre o litoral e vales florestais da vertente do Atlântico e a do planalto catarinense produziu dois polos econômicos distintos em Santa Catarina: um metal-mecânico, tecnológico, moveleiro e naval no primeiro; e alimentício, vestuário, papel, cerâmico e carbonífero no segundo.
(D) A imigração europeia em Santa Catarina a partir do século XIX, ao se estabelecer em pequenas propriedades, promoveu a colonização dos vales fluviais e das áreas florestais, modificando as características naturais e imprimindo um dinamismo a região.

12- “...Veio, então, uma seca intensa e duradoura de 1877 a 1879, que resultou em trágica mortandade da região com estimativa de cerca de 500.000 óbitos. Foi a partir desse choque que atingiu a sociedade brasileira que começou uma busca de soluções estruturais (Campos & amp; Studart 1997). Foi nessa seca, que se atribui a Dom Pedro II a frase: “venderei a última pedra da minha coroa antes que um nordestino venha a morrer de fome”. 
Fonte: Acessado em: 13/05/2015.
O texto aponta a região do Nordeste brasileiro.
Sobre essa região é correto afirmar, exceto:
(A) O rio São Francisco, através da transposição de suas águas, está no centro de uma polêmica provocada por um projeto de atendimento as áreas atingidas pelas secas, polêmica esta que existe porque há controvérsias sobre os impactos ambientais que pode provocar.
(B) A frase atribuída a D. Pedro II atingiu sucesso desejado a partir da regulamentação do uso da água pela Agencia Nacional de Águas (ANA), assegurando “a atual e as futuras gerações a necessária disponibilidade da água, em padrões de qualidade adequados”.
(C) A caatinga, típica do Polígono das Secas, é  um bioma de clima semiárido, solo pouco profundo e pedregoso, com baixo índice pluviométrico e chuva mal distribuída, refletindo-se na vegetação com espécies xerófitas e rios temporários.
(D) O quadro de escassez e a utilização incorreta dos recursos hídricos aumentam a fragilidade da região conhecida como Polígono das Secas ao processo de desertificação.

13- O geógrafo Milton Santos, ao refletir sobre a atual globalização, chama atenção para a produção de um discurso único sobre o mundo em que vivemos denominado por ele de “o mundo tal como nos fazem vê-lo”.
Com base na reflexão do autor, todas as alternativas exemplificam a perspectiva de mundo apontada, “o mundo tal como nos fazem vê-lo”, exceto a:
(A) Na aldeia global vê-se a difusão instantânea de notícias, possibilitando que as pessoas tenham acesso ilimitado a informação e ao conhecimento crítico de questões cruciais de seu tempo.
(B) Na dinâmica geopolítica mundial, vê-se o fortalecimento do Estado para atender os reclamos das finanças e de outros grandes interesses internacionais.
(C) Com o processo de globalização, em função do progresso científico e técnico que lhe é característico, é como se o mundo se houvesse tornado para todos, ao alcance da mão.
(D) O encurtamento das distâncias possibilita um maior contato entre os povos, equacionando o problema das desigualdades locais.

14- O mapa abaixo representa os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.
Considerando as características dos domínios morfoclimáticos e as informações fornecidas no mapa abaixo; é correto afirmar, exceto:

Fonte: AB'SABER, Aziz Nacib. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Atelie Editorial,2003. p. 32-33.

Disponível em http://www.geografiaparatodos.com.br/,. Acessado em 20/05/2015. (A) A desertificação é uma ameaça permanente em porções do Domínio da Caatinga, assinalado pelo no II. Neste domínio, o clima semiárido produz paisagem singular, marcada por grande escassez de chuvas e rios intermitentes.
(B) Encontrado desde o sul paulista ate o norte gaúcho, o Domínio das Araucárias, no III, ocupa uma área de 400.000 km2, abrangendo em seu território cidades importantes como Curitiba, Ponta Grossa, Lages, Caxias do Sul, Passo Fundo, Chapecó e Cascavel.
(C) Ocupando cerca da metade do território do estado do Rio Grande do Sul, o Domínio das Pradarias, apontado pelo no IV, vem se transformando em um imenso areal, com o desaparecimento da vegetação original.
(D) A capital do Brasil, Brasília, localiza-se inteiramente no Domínio de Mares de Morro, representado pelo no V, formado por uma sucessão de morros arredondados (relevo mamelonar), esculpidos sobre rochas cristalinas e revestidos originalmente por extensa cobertura florestal.


GABARITO
01 – C  
02 – B
03 – B 
04 – D 
05 – A 
06 – A 
07 – C 
08 – B 
09 – D
10 – A 
11 – C 
12 – B 
13 – B 
14 – D 

Nenhum comentário: