terça-feira, 10 de novembro de 2015

UFPR : VESTIBULAR DE GEOGRAFIA / VERÃO 2016

37 - Para a construção de uma base cartográfica na escala 1:50.000, foi definido que as seguintes feições da hidrografia deveriam ser mapeadas: lagos com área superior a 4 mm2 , áreas sujeitas a inundação com área igual ou maior que 25 mm2 e rios com largura superior a 0,8 mm. Nesse caso, NÃO há necessidade de mapear:
a) lago com área de 30.000 m2 , áreas úmidas com área de 50.000 m2 e rios com largura de 200 m.
►b) lago com área de 5.000 m2 , áreas úmidas com área de 30.000 m2 e rios com largura de 30 m.
c) lago com área de 50.000 m2 , áreas úmidas com área de 300.000 m2 e rios com largura de 100 m.
d) lago com área de 5.000 m2 , áreas úmidas com área de 80.000 m2 e rios com largura de 30 m.
e) lago com área de 30.000 m2 , áreas úmidas com área de 50.000 m2 e rios com largura de 50 m.

38 - No total, 442.440 homens, mulheres e crianças chegaram ao continente [Europeu] através do Mediterrâneo e 2.921 morreram durante a travessia. Outros 4 mil chegam diariamente às ilhas gregas, agravando essa situação. Com o fechamento de vários pontos fronteiriços entre a Croácia e a Sérvia, além das violações ocorridas na Hungria durante essa semana, as Nações Unidas cobraram uma resposta única e coerente da União Europeia para a crise. [...] Enquanto isso, o Fundo da ONU para a
Infância (UNICEF) divulgou um comunicado pedindo que as crianças refugiadas e migrantes na Hungria sejam “tratadas com dignidade”.
(Fonte: . Publicado em 18 set. 2015; acessado em 21 set. 2015.)
O fenômeno expresso na notícia acima tem chamado a atenção da sociedade, haja vista a escala em que tem se manifestado, desafiando estados nacionais e organismos internacionais. Sobre os conceitos que envolvem essa problemática, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Migração diz respeito a um fenômeno de deslocamento populacional, não importando a escala em que ocorre: desde o campo para cidade, dentro de um mesmo município, à escala internacional.
b) Os variados tipos de deslocamento populacional podem ser classificados segundo suas motivações, que podem ser de ordem política, econômica, cultural e até mesmo ambiental.
►c) A comunidade internacional, representada pela ONU, e os países diretamente envolvidos com as migrações noticiadas no
texto têm buscado uma política internacional de segurança baseada no fechamento das fronteiras, como forma de diminuir esse problema.
d) O reconhecimento do status de refugiado concede, ao indivíduo, um conjunto de direitos assegurados por Convenção Internacional, desde que o país de destino seja signatário desse documento.
e) Ainda não há um consenso, entre todos os países, sobre como definir o que são migrações voluntárias, forçadas ou obrigatórias, o que dificulta a prática de políticas internacionais para o estabelecimento de padrões humanitários mínimos aos migrantes.

39 - A geomorfologia é o campo do conhecimento técnico e científico que estuda as formas do relevo e os processos pretéritos e presentes envolvidos. Em regiões sob a influência de clima tropical e subtropical, o relevo, em grande parte, está sendo moldado pela ação das chuvas, que promove o intemperismo nas rochas e o transporte e deposição dos sedimentos. Apesar de esses processos participarem da dinâmica natural, eles podem ser influenciados pela ação humana. A alteração no seu equilíbrio pode trazer graves consequências à sociedade.
Sobre os processos geomorfológicos que têm sido intensificados pela influência humana, considere as seguintes afirmativas:
1. O processo de assoreamento tem ocorrido com grande frequência nas áreas mais elevadas do relevo, onde as declividades são mais íngremes, trazendo prejuízos por afetar os chamados topos de morros.
2. Os escorregamentos e as corridas de detritos e lama, que são deflagrados por grande volume de chuvas e ocorrem, predominantemente, em regiões serranas e nas encostas com maiores inclinações, estão entre os processos geomorfológicos que trazem maiores danos à sociedade.
3. A erosão pluvial em vertentes, que traz grandes prejuízos econômicos e ambientais, está condicionada, além de às características do relevo, também aos tipos de solo, à dinâmica das chuvas, à cobertura da vegetação e ao tipo de uso antrópico.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
►d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

40 - A área total de floresta perdida [no mundo] em 2013 foi de 180 mil km2 , o equivalente a dois Portugais. [...] O território devastado na Rússia corresponde a uma área maior que a da Suíça. No Canadá, foram 24,5 mil km2 . No Alasca (EUA), 17,4 mil km2 . O Brasil aparece em terceiro lugar no ranking, com a média anual de 21,6 mil km2 . A cifra não bate com o dado oficial do
desmatamento na Amazônia Legal (5.012 km2 de corte raso em 2013-14), porque inclui todos os biomas, não só a floresta amazônica, e usa critérios diversos do que se considera devastação.
(LEITE, Marcelo. Disponível em: . Acessado em 29 set. 2015)
Considerando as informações do texto e os conhecimentos de geografia, assinale a alternativa correta.
a) Na atualidade, o aumento expressivo do desmatamento na Amazônia Legal brasileira decorre da falta de políticas públicas voltadas à contenção dessa prática ilegal, associada ao avanço da mineração e da agropecuária.
b) O aumento na mudança do uso do solo, de floresta para outros usos, tem impactado com mais intensidade o aumento da temperatura global, superando o impacto causado pela queima de combustíveis fósseis.
c) Dos biomas brasileiros, o cerrado tem como característica um ambiente seco com pouca diversidade de espécies, sendo um espaço adequado para ampliação agropecuária, haja vista o baixo impacto na biodiversidade brasileira.
d) Nas relações internacionais contemporâneas, a questão ambiental é um assunto que diz respeito a cada Estado Nacional, fato que se traduz na ausência desse tema na construção da geopolítica global.
►e) O desmatamento se inscreve nos problemas ambientais em escala global, sendo um exemplo de exploração intensiva de recursos naturais, que tem impactado a dinâmica da natureza.

41 - A interiorização do povoamento [do Brasil] foi devida, de um lado, à mineração e, de outro, à criação de gado nas fazendas. A exploração dos diamantes e do ouro foi responsável pela existência de inúmeros núcleos de vida urbanos no interior dos Estados de Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso. Três áreas principais de criação de gado despontavam nos albores do século XIX: os sertões do Norte e do Nordeste, que abasteciam a zona agrícola do litoral; a zona de mineração, Minas Gerais, que contava com melhores condições técnicas; e os campos do Sul, que serviram à produção de couro e charque.
(SANTOS, M; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 33.)
Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre a formação econômica do espaço nacional, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A expansão das fronteiras terrestres em direção oeste, que culminou com a ampliação do território do Brasil, foi
responsável pela dinâmica econômica acima descrita.
( ) A dinâmica econômica citada, quando consolidada no final do século XIX, mostrava que, apesar da grande extensão, o território nacional apresentava alto índice de integração econômica.
( ) O movimento econômico descrito no texto estava associado à industrialização na região litorânea e demonstrava uma economia cujo padrão espacial era de complementaridade de atividades entre o setor secundário e o primário.
( ) A criação de gado e a mineração foram processos econômicos que podem ser considerados complementares, apesar de ocorrerem em diferentes regiões do espaço brasileiro.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – V.
b) V – F – V – F.
c) F – V – F – V.
►d) F – F – F – V.
e) V – V – F – F.

42 - Em recente estudo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base em metodologia específica e  analisando a distribuição, no espaço nacional, de variáveis relacionadas à gestão pública e à gestão privada, definiu os centros de gestão do território brasileiro. A tabela a seguir representa uma síntese dos resultados obtidos, com a classificação dos municípios por níveis de centralidade.

Brasil: distribuição dos municípios por níveis de centralidade, 2014.
Nível de centralidade            Número de municípios
1                                            2
2                                            1
3                                            6
4                                            11
5                                            84
6                                            153
7                                            251
8                                            718
9                                            978
(Fonte: IBGE, 2014. Disponível.Acesso em 17 set. 2015)
Considerando os conhecimentos de geografia urbana e sabendo que no nível 1 de centralidade de gestão encontram se São Paulo e Brasília; no 2, Rio de Janeiro; e no 3, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza,
assinale a alternativa correta.
a) Os municípios classificados no nível 1 de centralidade da gestão do território brasileiro demonstram correspondência direta entre centralidade de gestão e tamanho demográfico.
b) O nível de centralidade dos municípios é construído usando-se como parâmetros três informações fundamentais: o tamanho do PIB, a densidade demográfica e os fluxos que a cidade estabelece dentro do seu respectivo estado.
c) A centralidade de gestão exercida por São Paulo e Brasília explica-se pelo desempenho industrial dessas metrópoles no território nacional.
d) Os níveis de centralidade de gestão apresentados na tabela abarcam o total dos municípios brasileiros.
►e) Os três primeiros níveis da hierarquia mostram que há desequilíbrio entre as cinco grandes regiões brasileiras na distribuição geográfica dos municípios considerados como centros de gestão do território.

43 - Com base nos conhecimentos de geografia regional e econômica, assinale a alternativa correta.
►a) As regiões menos desenvolvidas apresentam PIB relativamente pequeno, motivo pelo qual os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional.
b) Na década de 1960, o economista Celso Furtado constatou que a reforma agrária encetada pela Sudene havia levado o Nordeste a ampliar sua participação no PIB nacional, mas o regime de 1964 abortou esse desenvolvimento.
c) A Zona Franca de Manaus foi instituída com o objetivo de industrializar a Amazônia, mas levou a um resultado contrário,  por atrair “maquiladoras”.
d) Norte e Nordeste têm crescimento superior ao nacional nas conjunturas em que as commodities exportadas pelo Brasil alcançam bom preço no mercado externo.
e) O desenvolvimento da periferia nacional é inibido pela sua dependência em relação a São Paulo, de modo que Norte e Nordeste crescem mais rápido quando alavancam capitais próprios para investir.

44 - Atualmente, identificamos cerca de sete mil famílias [6.969 famílias] reivindicando diretamente ações de reforma agrária no Paraná, localizadas em 121 áreas de conflito, que abrangem acampamentos, imóveis ocupados (ou acampamentos dentro de propriedades privadas), acampamentos dentro de projetos de assentamento, terras indígenas que necessitam desintrusão de
não índios, áreas de assentamento a serem ampliadas, imóveis em litígio (quando se discute a dominialidade pública ou privada da área) e áreas que demandam regularização (que são de domínio da União). Esse número é subestimado em relação ao público potencial da política de reforma agrária, se considerarmos que há trabalhadores rurais em diferentes condições que têm interesse de participar do programa de reforma agrária, além de pessoas que não desenvolvem atividades agrícolas, mas que pretendem retornar ao campo ou desejam essa experiência como alternativa de vida. Ainda, há 37 processos administrativos voltados ao reconhecimento e à regularização de territórios quilombolas, sem um levantamento preciso quanto ao número de famílias. […]
(INCRA-PR. Relatório Conflitos Fundiários Rurais no Estado do Paraná. Abril 2015.)
Considerando as informações do texto e os conhecimentos sobre a questão fundiária brasileira, assinale a alternativa correta.
a) O número reduzido de famílias que reivindica reforma agrária, no Paraná, é decorrente da característica fundiária do Estado, onde o latifúndio não é representativo em extensão territorial.
b) Problemas fundiários, como o demonstrado no Paraná, são diferentes dos encontrados em outras partes do território nacional, por envolver um número maior de atores: indígenas, quilombolas e sem-terra, entre outros.
c) A resolução da questão fundiária é uma questão jurídica, cabendo decidir quais terras são de domínio público e quais são de domínio privado.
d) Os conflitos fundiários são resultado da demanda, por parte da sociedade, de lotes para reforma agrária.
►e) Políticas fundiárias, a exemplo da reforma agrária, opõem diferentes visões sobre a função da terra: a do latifúndio improdutivo, a do agronegócio produtivo e a de grupos sociais como os sem-terra.


45 - O cartograma abaixo apresenta cinco municípios do estado do Paraná:

Mapa adaptado.

Sabendo-se a coordenada de um ponto localizado no centro do município de Curitiba (Latitude: 25,47º S e Longitude:
49,28º W.Gr.), identifique as coordenadas do centro dos demais municípios em destaque:
►a) Guarapuava (Latitude: 25,37º S e Longitude: 51,49º W.Gr.) – Londrina (Latitude: 23,51º S e Longitude: 51,11º W.Gr.) – Maringá (Latitude: 23,40º S e Longitude: 51,96º W.Gr.) – Cascavel (Latitude: 25,02º S e Longitude: 53,37º W.Gr.).
b) Guarapuava (Latitude: 25,87º S e Longitude: 53,69º W.Gr.) – Londrina (Latitude: 23,51º S e Longitude: 51,11º W.Gr.) – Maringá (Latitude: 23,40º S e Longitude: 51,96º W.Gr.) – Cascavel (Latitude: 25,92º S e Longitude: 53,37º W.Gr.).
c) Guarapuava (Latitude: 25,37º S e Longitude: 51,49º W.Gr.) – Londrina (Latitude: 23,51º S e Longitude: 53,51º W.Gr.) – Maringá (Latitude: 26,40º S e Longitude: 51,96º W.Gr.) – Cascavel (Latitude: 20,20º S e Longitude: 53,37º W.Gr.).
d) Guarapuava (Latitude: 25,37º S e Longitude: 51,49º W.Gr.) – Londrina (Latitude: 23,51º S e Longitude: 53,51º W.Gr.) – Maringá (Latitude: 23,40º S e Longitude: 51,96o W.Gr.) – Cascavel (Latitude: 20,20o S e Longitude: 53,37o W.Gr.).

Fonte : Universidade Federal do Paraná

Nenhum comentário: