domingo, 1 de novembro de 2015

SANTA CATARINA : VERÃO 2016 E O EL NIÑO.

Verão de 2016 será mais quente que o comum em SC em razão do El Niño

Previsão foi divulgada pelo Fórum Climático Catarinense, que destaca que a chuva causada pelo fenômeno se concentra na primavera

Verão de 2016 será mais quente que o comum em SC em razão do El Niño Charles Guerra/Agencia RBS
Tempo chuvoso deve dar lugar ao calor a partir de dezembroFoto: Charles Guerra / Agencia RBS
Quem espera e gosta de calor no verão tem uma boa notícia. O Fórum Climático Catarinense se reuniu na última quinta-feira para fechar as análises para o próximo trimestre e aponta que o verão de 2016 terá temperaturas mais altas do que o padrão para a época. 

Iniciativas de prevenção de desastre ficam para 2016
Entenda o fenômeno El Niño

Isso será causado pelo El Niño, fenômeno que se forma a partir do aumento das temperatura das águas no Oceano Pacífico. Se na primavera ele significa mais chuva, no verão é mais calor: 

— Em Santa Catarina, a influência do El Niño em termos chuvosos acontece na primavera do primeiro ano dele, ou seja 2015, e na do segundo ano, 2016. Já no verão, ele aparece com temperaturas mais altas — lembra o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski. 

Primavera permanece com chuva acima da média 

Apesar de dezembro ser o pico do fenômeno climático, os maiores reflexos em termos de chuva serão vistos em terras catarinenses ainda em novembro. Segundo o Fórum Climático Catarinense, no mês de novembro, El Niño traz um acumulado de chuva acima do esperado para período. A média história para o mês gira em torno de 150 mm e 170 mm, com o Oeste chegando até 190 mm. Este ano, esse número deve aumentar. 
— Ainda é precipitado dizer o quanto esse número pode ser maior do que o esperado, por isso é importante acompanhar diariamente as previsões, especialmente as áreas que normalmente são afetadas pelas chuvas — aponta a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima. 

Em dezembro, os reflexos começam a diminuir em Santa Catarina. O acumulado de chuva caí e se torna mais mal distribuído pelas regiões.

El Niño em SC
Fonte : ANotícia

Nenhum comentário: