sábado, 14 de novembro de 2015

SANTA CATARINA: NOVO RADAR METEOROLÓGICO SERÁ INSTALADO NO OESTE ( CHAPECÓ )

Definido local que vai receber o radar meteorológico do Oeste

Quinta, 12 Novembro 2015 21:46

Estudo de localizacao radar oeste
Após estudo de localização feito por técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina, Cemaden e Simepar, o local onde será instalado o novo radar meteorológico do Estado foi definido. Segundo o Gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, o terreno encontrado com as melhores condições de acesso, energia entre outras características, fica no Morro da Antena, em Chapecó. “Alguns pontos nas cidades de Xavantina, Vargeão e Chapecó foram analisados antes da definição,” disse.
A área escolhida foi a que não possuía nenhum ponto de bloqueio para o sinal do radar meteorológico, conforme exigem as especificações deste tio de equipamento para operar com eficiência.
Agora, o processo se encontra em duas fases distintas, uma tratando da desapropriação do terreno, e também a fase de montagem do edital de licitação para a aquisição do radar meteorológico do Oeste. O radar, que será instalado no Oeste do Estado, servirá para suprir as necessidades metrológicas de Santa Catarina, tendo mais uma ferramenta à disposição, e também será utilizado pelo Paraná.
Para o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus a notícia demonstra a preocupação do governo com a Região que apresenta muitos fenômenos climáticos adversos. “Com este equipamento teremos quase 100% do território catarinense coberto por radares meteorológicos,” assegurou.
O trabalho é acompanhado de perto pelo Secretário Adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli que esteve na primeira visita aos terrenos e municípios que poderiam receber o equipamento. Os trabalhos também são monitorados pelo diretor de prevenção, Fabiano de Souza.
Valores que serão investidos ainda ficam para o próximo momento, já que é o processo licitatório que vai apontar os investimentos que serão feitos pelo governo de Santa Catarina. A aquisição do segundo radar meteorológico do Estado foi autorizada pelo governador Raimundo Colombo que se mostrou solícito a necessidade de ampliar esses serviços em território catarinense.
Fonte : Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina. 

Nenhum comentário: