sábado, 4 de junho de 2016

COMBATE AO COMÉRCIO ILEGAL.

‘Combater a ganância e preservar nosso patrimônio natural, em benefício dessa e de novas gerações’

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) deste ano, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu que todos se comprometam a acabar com o comércio ilegal de vida silvestre – “desde cidadãos comuns, que podem se comprometer a não comprar produtos proibidos, a governos, que podem buscar mudanças ao implementar políticas efetivas de proteção a espécies e ecossistemas”. Confira a mensagem na íntegra abaixo.
Mais de cem mil elefantes foram mortos em apenas três anos, segundo a ONU. Foto: PNUMA
Mais de cem mil elefantes foram mortos em apenas três anos, segundo a ONU. Foto: PNUMA
“A observância do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano destaca o necessário foco no tráfico ilegal de vida selvagem. Existe uma séria causa para alarme. Elefantes estão sendo abatidos por seu marfim, rinocerontes pelos chifres e pangolins pelo seu couro. De tartarugas marinhas a tigres e pau-rosa, milhares de espécies de animais selvagens e plantas estão cada vez mais próximas de sofrerem extinção.
Negócios e indivíduos envolvidos são motivados unicamente por ganhos em curto prazo, eliminando os benefícios de longo prazo para as comunidades e habitats. Em muitas instâncias, elas atuam em colisão com redes de crime organizado transnacional e grupos ativamente envolvidos em desestabilizar nações.
As Nações Unidas e seus parceiros decidiram enfrentar esse comércio ilegal, incluindo nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – adotados ano passado pelos 193 Estados-membros – metas claras para acabar com a caça predatória.
Mês passado, na segunda Assembleia Ambiental das Nações Unidas, em Nairóbi, lançamos a campanha global “Solte a Fera pela Vida”, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES).
Chefe da ONU, Ban Ki-moon espera que Turquia e Rússia tomem as medidas necessárias para acalmar as tensões despertadas pela queda do avião russo. Foto: ONU / Cia Pak
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Foto: ONU / Cia Pak
A campanha pede que todos comprometam-se a acabar com o comércio ilegal de vida silvestre, desde cidadãos comuns, que podem se comprometer a não comprar produtos proibidos, a governos, que podem buscar mudanças ao implementar políticas efetivas de proteção a espécies e ecossistemas.
Angola, país anfitrião global do Dia Mundial do Meio Ambiente desse ano, noticiou que não tolerará mais a venda ilegal de produtos silvestres, e está reforçando sua legislação e aumentando o controle sob as fronteiras como parte dos esforços para restituir populações de elefantes que foram devastados pela guerra civil do país. Tal ação envia a forte mensagem de que espécies selvagens de plantas e animais são preciosas commodities que devem ser sustentavelmente manejadas e protegidas do comércio ilegal.
Nesse Dia Mundial do Meio Ambiente, insto os povos e os governos em todo o mundo a superar indiferenças, combater a ganância e tomar ações para preservar nosso patrimônio natural em benefício dessa e de novas gerações.”
Fonte : ONUBR

Nenhum comentário: