terça-feira, 1 de setembro de 2009

CAMADA DE PRÉ-SAL




O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal. No final de 2007, foi encontrada uma extensa reserva de petróleo e gás natural nessa camada, em uma faixa que se estende por 800km entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Ainda não existem números concretos sobre quanto óleo realmente existe na região. O Brasil poderia se tornar exportador de petróleo. René Rodrigues, professor da Faculdade de Geologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), não é tão otimista, mas admite que há um grande potencial de exploração. "Só há estimativas, mas acredito que, pelo que já se sabe, as reservas brasileiras de petróleo devem ao menos duplicar".
o petróleo acumulado acima da espessa camada de sal também tem origem no pré-sal. "O petróleo pode se formar no pré-sal e ficar preso. Em alguns casos, o sal escorrega e abre passagem para o óleo, que se acumula nas rochas do pós-sal. É o que acontece na Bacia de Campos (RJ), por exemplo".Quando esse petróleo encontrado no pós-sal começou a escassear é que se iniciaram as prospecções na camada pré-sal. Apesar da origem comum, o petróleo que continua confinado e é extraído diretamente do pré-sal tem vantagens em relação ao encontrado a pequenas profundidades. No pós-sal, o óleo pode ser atacado por bactérias, que podem estragá-lo. Essas bactérias consomem a parte leve do petróleo, mais nobre e a partir da qual se extraem a gasolina e o diesel. "No pré-sal, como a profundidade é maior, o óleo fica a uma temperatura acima de 80ºC, o que o esteriliza e preserva sua qualidade.




A camada do pré-sal já foi manchete, polêmica e até bandeira da próxima campanha presidencial. Apesar dos bilhões de barris de petróleo alardeados pelo governo, que estão supostamente encobertos por espessas camadas de sal abaixo do leito do mar brasileiro, muito do que se falou até hoje são meras conjecturas. O que realmente significa o pré-sal para o país? Como essa riqueza será explorada? Quais são as garantias de que a extração de petróleo nessas áreas é um bom investimento? Essas e outras respostas irão ajudar você a entender a questão.

1. O que é a camada do pré-sal e onde ela está situada?
2. Qual é o potencial da exploração de pré-sal no Brasil?
3. Quanto representa esse potencial em nível mundial?
4. Como o Brasil vai explorar essa riqueza?
5. Quanto deverá custar o projeto?
6. Há alguma garantia que justifique o investimento?
7. Quando haverá uma perspectiva mais concreta?
8. Quais são os riscos desse investimento?
9. Onde será usado o dinheiro obtido com a exploração?
10. O que acontecerá com os contratos de concessão do local já licitados e assinados?
11. O que é unitização e por que isso está sendo cogitado?

1. O que é a camada do pré-sal e onde ela está situada?

É uma porção do subsolo que se encontra sob uma camada de sal situada alguns quilômetros abaixo do leito do mar. Acredita-se que a camada do pré-sal, formada há 150 milhões de anos, possui grandes reservatórios de óleo leve (de 28º API – óleo de melhor qualidade e que produz petróleo mais fino). De acordo com os resultados obtidos através de perfurações de poços, as rochas do pré-sal se estendem por 800 quilômetros do litoral brasileiro, desde Santa Catarina até o Espírito Santo,e chegam a atingir até 200 quilômetros de largura.

2- Qual é o potencial da exploração de pré-sal no Brasil?

Estima-se que a camada do pré-sal guarde o equivalente a cerca de 100 bilhões de boe (medida que inclui óleo e gás). O número supera em mais de cinco vezes as reservas atuais do país, da ordem de 12 a 14 bilhões de boe. Só no campo de Tupi (porção fluminense da Bacia de Santos), de acordo com análises de testes de formação, estima-se que haja entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo, isto é, o suficiente para elevar as reservas de petróleo e gás da Petrobras em 40% a 60%. Soma-se a isso o fato de que a Petrobras é uma das empresas pioneiras no tipo de perfuração exigida para essa extração.



3. Quanto representa esse potencial em nível mundial?

Caso a expectativa seja confirmada, o Brasil ficaria entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes.

4. Como o Brasil vai explorar essa riqueza?

A grande polêmica está justamente na tecnologia que será necessária para a extração. Ainda não se sabe, por exemplo, o que será preciso para retirar o óleo de camadas tão profundas e muito menos se o país dispõe desses recursos. Tupi, por exemplo, a parte que realmente interessa na área do pré-sal, encontra-se a 300 quilômetros do litoral, a uma profundidade de 7.000 metros e sob 2.000 metros de sal. É de lá e dos blocos contíguos que o governo espera que vá jorrar aproximados 50 bilhões de barris de petróleo. Além disso, não se sabe se a real quantidade de petróleo no pré-sal irá compensar os custos tecnológicos.



5. Quanto deverá custar o projeto?

Devido à falta de informações sobre os campos, ainda é muito cedo para se ter uma estimativa concreta de custos. No entanto, alguns estudos já dão uma idéia do tamanho do desafio. Uma pesquisa elaborada pelo banco USB Pactual, por exemplo, diz que seriam necessários 600 bilhões de dólares (45% do produto interno bruto brasileiro) para extrair os 50 bilhões de barris estimados para os blocos de exploração de Tupi, Júpiter e Pão de Açúcar (apenas 13% da área do pré-sal). A Petrobras já é mais modesta em suas previsões. Para a companhia, o custo até se aproxima dos 600 bilhões de dólares, mas engloba as seis áreas já licitadas em que é a operadora: Tupi e Iara, Bem-Te-Vi, Carioca e Guará, Parati, Júpiter e Carambá.

6. Há alguma garantia que justifique o investimento?

Ainda não existe na área do pré-sal uma única gota de petróleo que possa ser classificada como “reserva provada”, ou seja, quantidade de petróleo de cuja existência se tem certeza e que seja passível de extração. O que se encontrou até agora foram indícios em diferentes pontos do litoral. Já foram perfurados poços das três bacias que compreendem o pré-sal: a do Espírito Santo (ES), a e Campos (RJ) e a de Santos (RJ, SP, PR e SC.

7. Quando haverá uma perspectiva mais concreta?

A Petrobras e seus sócios internacionais agendaram para março de 2009 o primeiro Teste de Longa Duração (TLD) no campo de Tupi, a grande aposta do país no pré-sal. A partir de então, a previsão é de que o campo produza 30.000 barris diários de petróleo.

8. Quais são os riscos desse investimento?

Fora o risco de não haver os alardeados bilhões de barris de petróleo no pré-sal, a Petrobras ainda poderá enfrentar outros problemas. Existe a chance de a rocha-reservatório, que armazena o petróleo e os gás em seus poros, não se prestar à produção em larga escala a longo prazo com a tecnologia existente hoje. Como a rocha geradora de petróleo em Tupi possui uma formação heterogênea, talvez também sejam necessárias tecnologias distintas em cada parte do campo. Além disso, há o receio de que a alta concentração de dióxido de carbono presente no petróleo do local possa danificar as instalações.

9. Onde será usado o dinheiro obtido com a exploração?

Uma das principais promessas do governo com relação ao pré-sal é de que irá aplicar seus dividendos na área da Educação. Mas já se falou de tudo, desde usar o dinheiro no combate à miséria até para a construção de um submarino nuclear. Os lucros com a exploração, no entanto, não devem vir antes de 2014.

10. O que acontecerá com os contratos de concessão do local já licitados e assinados?

Embora tenha inicialmente se falado na desapropriação de blocos já licitados na camada do pré-sal, o governo já anunciou que serão garantidos os resultados dos leilões anteriores e honrados os contratos firmados. Porém, não haverá mais concessão de novos blocos à iniciativa privada ou a Petrobrás na área do pré-sal. Ao invés disso, será adotado o regime de partilha de produção, com a criação de uma empresa estatal, mas não operacional, para gerir os contratos de exploração.


11. O que é unitização e por que isso está sendo cogitado?

A unitização é um acordo de gerenciamento compartilhado entre as concessionárias de diferentes áreas em casos de as reservas de dois ou mais blocos serem ligadas, em decorrência de uma maior extensão dos reservatórios para além dos limites licitados pela ANP. Esse recurso, previsto em lei, foi trazido à tona, pois ainda não se sabe se na área de 14 mil quilômetros quadrados já concedida, onde estão os blocos de Tupi, Júpiter e Carioca, entre outros, existe apenas um campo gigantesco e contínuo de petróleo. Nesse caso, a União terá direito a parte da exploração, pois as áreas limítrofes a esses blocos ainda não foram concedidas.





53 comentários:

Unknown disse...

Já que o investimento nessa área é tão grande, acho que antes de investir em algo que não se tem certeza, os politicos poderiam utilizar esse dinheiro para o bem da população...
Quanto mais tempo o Brasil conseguir segurar essas reservas de petróleo, maior será o seu valor, assim como a agua do aquifero guarani.
Se o Brasil souber fazer o aproveitamento desses dois recursos, no minimo a miséria, fome, e analfabetismo acabariam dentro de poucos anos...

yan disse...

Para quem é interessedo nessa área aqui vai outras informações sobre o petróleo brasileiro e mundial (informçãoes da superinteressante de setembro de 2009)

* 7 das 10 maiores empresas do mundo são petroliferas.
* O brasil com o pré-sal é o 5 produtor de petroleo do mundo e o 8 maior dono de reservas do mundo.
* Sem o pré-sal ele é o 14 produtor de petroleo do mundo e o 24 meior dono de reservas do mundo.
*as reseras brasileiras durariam 20anos suprindo o mercado interno e 6meses se fossem as unicas reservas do mundo.
* dos 20 exportadores de petróleo do mundo 16 são ditaduras.
* dos 291 campos em produção nacional 220 estão em terra e 71 no mar.
* a volume de petroleo já descoberto pode manter a humanidade por mais 42 anos no atual padrão de consumo.
*US$20,14 menor preço do barril de petróleo dos últimos 25 anos (fev 1999)
*US$248,43 maior preço do barril de petróleo dos últimos 25 anos (julho de 2008).

Isadora 2ºB Nº: 16 disse...

Bom, se existir mesmo toda esta imensa quantidade de petróleo, com certeza esperamos que o governo aplique todos os lucros obtidos para a população brasileira. Como disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a descoberta de petróleo na camada pré-sal, na Bacia de Santos, é um "sinal de Deus" e "mais uma chance" para que o Brasil possa reparar dívidas históricas com os mais pobres.
Mas obviamente muitos recursos serão necessários para a sua extração, entre uma das mais desenvolvidas tecnologias do mundo e muito capital. Como já estão a comentar o envolvimento da Petrobrás, e sabemos também que o Brasil terá que suprir com muito dinheiro, superando a produção da Noruega. Devemos acompanhar este caso de perto, pois ele é de extrema importância a todos os brasileiros!

Bethina - 2°B - N°:06 disse...

O investimento no pré-sal é um assunto delicado e que deve ser pensado com calma, porém, não é o que os políticos estão fazendo, esse assunto já está virando campanha política de 2010, sendo que só será possível explorá-lo por volta de 2022.
O que está no mar não pertence somente a um estado, ou no caso, a São Paulo e ao Rio de Janeiro, que mantêm a economia do país. Esse descobrimento pertence a todos e o lucro deve ser destinado à população brasileira e não à Petrobrás e aos políticos corruptos.
Antes de qualquer ação também é preciso avaliar a quantidade de pré-sal que está disponível, pois às vezes, a renda investida é maior do que o lucro, o que vai acabar gastando nosso dinheiro à toa, aquele que deveria estar sendo investido na saúde, educação e segurança do país. Além do mais, não temos tecnologia sufiente para chegar na camada de pré-sal, pesquisas ainda estão sendo feitas, e até que se tenha algum resultado, as promessas não irão adiantar.
O que sabemos é que não são só bens materiais que constroem a economia do país, mas sim, pessoas instruídas, que usufruirão de nossos recursos naturais com consciência e sabedoria.

Kamila N. 2B nº :20 disse...

Se realmente tiver toda essa quantia de petróleo na camada pré-sal, com certeza será de suma importância o investimento de tecnologias para esse projeto, sendo que então o Brasil só tem a crescer, porém se observarmos outro lado, o dinheiro gasto neste projeto que não se sabe ainda quanto terá de lucro, devido a inúmeros problemas que podem ter, poderá deixar o Brasil endividado, sendo que então toda essa verba poderia ir diretamente para a educação e o combate a “miséria”, assim não arriscando nesse novo projeto. Por isso todo brasileiro deveria estar alienado nesse assunto, dando sua opinião e participando, pois querendo ou não esse projeto irá afetar nossa economia seja aumentando ela, ou deixando-nos endividado.

jessica disse...

Jéssica 3°A:
antes mesmo de investir tanto dinheiro na extração do "petróleo nobre",deveria ser aplicado esse dinheirão na saúde, educação,diminuir o índice da fome e da pobreza... após isso investir na extração do petroleo...

Unknown disse...

Como sempre né, esta se investindo "as cegas" sendo que se tem vários problemas serios e diários pelo país, mais enfim, isso acontece hj, aconteceu ontem e torcemos pra não se repetir amanhã...
E sim, realmente, se o Brasil souber investir isto na educação, fome, saúde, na pobreza e etc seria um grande passo pra evoluir, apesar de que se realmente o pre-sal der certo e tiver isto, a evolução tambem chega, só que penso, vale apena investir na incerteza e deixar os problemas diários pra segundo plano? hmm.. não sei..
Boa Reportagem, vlw ceiça :D
João R. 3ºA

Marcelo, 2°B, N°27 disse...

Talvez o descobrimento desses recursos acabe com aquela visão errônea que muitos brasileiros possuem de nosso país. A camada de pré-sal pode colocar o Brasil entre os maiores exportadores de petróleo. Sem contar que com os lucros da pré-sal, a Petrobras será a maior empresa petrolífera da América. A média de lucro que esta empresa oferece atualmente está em torno de US$ 23,778 bilhões por ano. Com a exploração da camada de pré-sal, este valor pode subir para US$ 38,044 bilhões por ano. É uma quantia que certamente vai compensar o drama da década de 80 e construir um Brasil melhor. Mas, apesar do benefício, os lucros maiores só serão visíveis a partir de 2012. Então, tem-se bastante tempo para que os coordenadores do projeto pensem com a cabeça e não com a mão no bolso.

Fernando Piazza 3B disse...

A camada pré-sal pode benicifiar muito o Brasil, fazendo de sua auto-suficiência se transformar em grande exportador comum a Arábia Saudita. O valor investido será astronômico porém os fins justificam os meios, com essa grande demanda de óleo o país poderá tem cada vez mais riquezas e assim investir em outras áreas obrigatórias e necessárias como: educação, saúde e saneamento básico entre outros. A jogada do governo de criar uma empresa para apenas cuidar das transações financeiras é uma boa, evitando a corrupção e desvios de verbas públicas isso tudo com a Petrosal. Em um longo prazo o país terá grande avanços se for feito isso, pois essa riqueza tem como objetivo ser distribuida com o povo através de programas sociais. E importante uma boa utilização desse dinheiro e também começar logo, pois a Petrobras esta capacitada a qualquer momento para começar as perfurações. Isso é importante para o Brasil, porém é necessário a ajuda do povo de cobrar com relação as contas, através do portal da transparência que será aberto para o povo quando começar a extração.

Anônimo disse...

Se realmente tiver toda essa quantia de petróleo na camada pré-sal, o investimento deve compensar o lucro porem... descontando o capital investido + o desvio de verba – os impostos – ‘despesas’ e/ou salário dos diretores de cada bloco = NADA PARA A POPULAÇÃO. Como tudo no Brasil funciona assim não criemos muitas expectativas com o pré-sal, a não ser a do Lula de ganhar mais votos porque os do norte/nordeste já estão garantidos como ‘Bolsa Esmola’. Voltando ao marketing Pré-Sal pelo menos o petróleo pode impor mais respeito ao Brasil e/ou garantir mais energia para o futuro, se o governo não vender privatizar a exploração do pré-sal, como LHC fez com a VALE e embolsou 2 milhões para cada senador, para aprovar seus ‘projetos particulares’.

Antonio - Nº 03
2ºB - EM

Isabela Souza 3ao disse...

Essa descoberta é de grande valia para Pais, agora cabe a essa liderança e as futuras que viram garantir que todo este investimento que está sendo feito rederá bons frutos no futuro e, não servirá somente de promessa de campanha ou "engodo" eleitoral.É uma grande oportunidade de crescimento para o Brasil que, aspira a uma nova potencia econômica no cenário mundial.

Anônimo disse...

O governo brasileiro pretende criar uma nova estatal que está sendo chamada provisoriamente de Petrosal. Esta nova empresa não seria destinada à exploração direta do petróleo mas principalmente à administração dos mega-campos e a contratação de empresas petrolíferas para explorá-los em parceria com a Petrobras, definido conjuntamente com o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). É provável que esta empresa fique responsável pela gestão da parte do petróleo que ficará como pagamento para o governo no novo modelo de partilha de produção. Ainda não está claro se esta empresa também poderá investir em desenvolvimento tecnológico da área.

Abraão Werner 2ºB

Unknown disse...

Thiago Lu nº36 2ºB

Se essa camada possui tanto óleo, de tão boa qualidade assim, o Brasil não será o único interessado nisso, e concerteza conflitos aconteceram devido a exploraçao dessa camada.
Mas além de ser comprovado que há grande quantidade de óleo, não é certo que o lucros compensaram, e não há garantias de que nao haveram prejuizos.
E antes mesmo de começarem a extrair os óleos do pré-sal ja houveram grandes debates sobre dividir ou não o lucro igualitariamente entre os estados, e ai ja entra a corrupçao e a presença da população em fiscalizar como estará sendo utilizado o lucro que for gerado do pré-sal.

Luiza, 2ºB nº25 disse...

Não estou querendo subestimar a capacidade da Petrobrás, pois reconheço que ela desenvolveu uma tecnologia para chegar aonde nenhuma outra empresa chegou, a 6 mil metros de profundidade; mas sinceramente acho que este projeto não vai dar certo. Acredito piamente que essa história toda do pré-sal é propaganda política. Vai dizer que não é estranho? Em plena época de propaganda política, divulga-se esta tecnologia que promete aumentar grandiosamente a renda do país. Como a própria propaganda diz: "mais riquezas, mais desenvolvimento, mais indústrias, mais empregos, mais capacitação profissional e um futuro melhor", resumindo, vote na Dilma e seu país será um paraíso!

Roberta disse...

Com a descoberta de grandes reservas do ouro negro em território brasileiro, o país se vê diante da possibilidade de ganhar status de Primeiro Mundo, e isto deve ser motivo de orgulho para os conterrâneos. Entretanto, esta riqueza poderá gerar interesse de países alheios, por este motivo, é preciso que não se cometa os mesmos erros do passado, onde por muito tempo muitas fortunas foram exploradas (pau-brasil, cana-de-açúcar, café, etc). É necessário um nacionalismo, mantendo bom relacionamento com o mercado internacional, mas exercendo poder sobre suas riquezas.
Apesar de incerto, o Pré-sal já gera impactos na economia. Empresas como a Sampling e Jevin, já se instalaram no Brasil, e os empregos começam a aparecer. Segundo estimativas, poderão ser gerados 250 mil novos empregos diretos e 500 mil indiretos.
Não se pode esquecer os riscos na exploração desse petróleo. Uma das preocupações é a doença holandesa (trata-se de uma supervalorização da moeda local, em função da exploração de um recurso natural, deixando de lado os outros setores econômicos... e quando há uma queda na cotação do produto, afeta toda a economia), para se evitar este problema o governo pretende criar um fundo social, exemplo oriundo da Noruega (2° lugar no ranking do IDH), que possui economia voltada também para o petróleo. Outro risco é que o país se concentre neste recurso e esqueça da tendência muldial de substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia renováveis e limpas. Também há o grande impacto ambiental: "A exploração da camada de pré-sal vai liberar três vezes mais gás carbônico que o pós-sal", afirma Carlos Minc, Ministro do Meio Ambiente. Podemos tomar como exemplo os EUA, um dos maiores produtores do tesouro negro, que hoje busca alternativas a nível mundial, por causa dos prejuízos ecológicos. O custo de compensar a emissão de gás carbônico é elevado e ainda está em fase de testes.
Diante de tantos desafios, esta descoberta precisa ser estudada com atenção pelos governantes, e acompanhada de perto pelos brasileiros, analisando os bons e os maus exemplos pelo mundo, para que esta esperança de progresso, não cause grande desapontamento na população.

Roberta- 2°B (33)

Maria Christina disse...

Sabendo a quantia que estão investindo nisso, só nos resta esperar que tenha mesmo isso tudo de petróleo. E esperar que todo o lucro obtido seja utilizado a favor dos brasileiros, investindo em outras áreas, como educação e saúde, por exemplo, que precisam urgentemente de reformas.

Maria Christina M. Corrêa nº28/2B

Renata 2A nº33 disse...

O pré-sal se confirmando, teremos um futuro mais promissor para todos os brasileiros. Teremos um aumento significativo do PIB, da renda per capta e também uma maior distribuição de renda a todos os brasileiros, com melhoria nas áreas da segurança, da cultura, saúde, da educação, da etc.

O problema é como explorar? Com que preço? Para quando? Quantos e quem vão mais uma vez, enriquecer a custa do estado brasileiro?

O exemplo claro é que antes de se arrecadar um centavo sequer com o petróleo extraído, já se fala em montar uma mega estatal, com complexos organogramas, com magníficos salários, com propinas, desvios, acordos e cargos para os companheiros, visando sempre os interesses próprios e do partido. Enfim nada que nos diferencie da realidade em que vivemos.

Acho que o assunto pré-sal só deveria ser discutido pelo próximo e o atual presidente, a fim de se evitar que um assunto tão importante e complexo seja usado como palanque eleitoral.

Mariana, 2ºB, 30 disse...

Concordo também que antes de investir tanto dinheiro, com construções enormes, propagandas políticas,eles deveriam parar um pouco e pensar que toda essa "grana" gasta poderá prejudicar os brasileiros, mais tarde, pois estão deixando a educação,a saúde, e todos os inúmeros problemas de lado, acabam achando que com todas essas propagandas o brasileiro ficará "encantado" e esquecerá o restante dos problemas, como acaba acontecendo, com todas as noticias do Brasil, por isso que o mundo todo deveria estar atento em todos os acontecimentos, e dando a sua opinião pois podemos sim fazer a diferença.
Adorei o blog conceição, parabéns! ;)

Arianne. 2ºB. Nº: 41 disse...

Tomara mesmo que exista toda essa quantidade de petróleo no Brasil e que o governo ajude a desenvolver técnicas para que se tenha tecnologia suficiente para chegar a níveis tão baixos da superfície. Eu acho que o Brasil só tem a ganhar com toda essa reserva. Se conseguir obter o petróleo, além de toda nova tecnologia que terá, o Brasil poderá ganhar muito. E diante disto acho que o bom mesmo é investir nesse campo. Se a Petrobras conseguisse, seria ótimo se todo o lucro obtido fosse para o bem do Brasil, melhorando na educação e na saúde. Porém, no momento, só podemos esperar para ver como vai se desenvolver este assunto daqui pra frente.

Diego Machado 2ºB nº42 disse...

Para o Brasil ser considerado um país desenvolvido,vai depender de nossos governantes,pois riquezas o Brasil é líder,como essa suposta reserva de petróleo encontrada.E para obter mérito precisa se investir (como uma empresa vai crescer se o empresário não investir em algo,que pode ou não trazer benefícios?).Espero que todo esse investimento não seja em vão,pois o governo não aplicou nem um terço do dinheiro que esta sendo aplicado em educação,saúde e habitação.Quem sabe,com esse investimento todo o Brasil desenvolva tudo que citei acima e acabe rindo por ultimo!

Martina Martins disse...

O pré-sal pode trazer benefícios importantíssimos para o nosso país, fazendo com que sua situação só progrida. É claro que, para que isso aconteça é necessário um grande investimento, portanto, é interessante que o governo reflita sobre o quão válido seria, no momento, a devida expansão de valores em cima do pré-sal. Além de benefícios a longo prazo, como por exemplo, a entrada de capital que poderá beneficiar outros pontos críticos do país. Ainda mais importante é a maneira como será mantida a verba de investimento e de arrecadação, como no princípio, a idéia de uma empresa específica, fica sendo a melhor opção. Nesse momento, é de suma importância que os brasileiros saibam cobrar do governo, a devida prestação de contas, a quantas anda o processo de extração e outros detalhes que podem fazer a diferença. O Brasil poderá, daqui a algum tempo, ter outros países interessados em investir também nessa riqueza e só continuará crescendo em status e economia, pontos que só trarão benefícios. Com novas empresas, a geração de empregos também aumentará, diminuindo o índice de desempregados no país, e a maioria desses empregos não serão temporários, o que fará com que o Brasil estacione em um nível mais baixo de desemprego. Existem itens que devem ser avaliados de maneira criteriosa, pois existe risco do aumento de gás carbônico na atmosfera, entre outros, mas se feitos de maneira correta e no devido tempo, só trarão boas conseqüências.
Conceição, adorei o seu blog, está muito bem organizado e bastante completo e atualizado, valeu!

Unknown disse...

O pré-sal é uma riqueza descoberta que pode beneficiar muito o país. Para isso acontecer, os lucros devem ser aplicados de forma correta, investindo-se não só no mercado econômico, mas na educação, saúde, priorizando o benefício da população.
A exploração dessa riqueza é fundamental também para o reconhecimento mundial, até mesmo porque a Petrobrás é "muito bem vista" e tudo isso trará um grande prestígio para o povo brasileiro e desenvolvimento para o país.

Marjori - 23 - 3A

Tiago Gonçalves 2ºB Nº: 37 disse...

O Pré-sal é uma reserva muito importante para o Brasil e que vai trazer com certeza uma posição de destaque no cenário mundial de produtores de petróleo e derivados.
A exploração desta fonte de petróleo vai trazer desenvolvimento, através dos royalties pagos pelas empresas exploradoras, para os estados que possuem esta riqueza em suas áreas e consequentemente para país, gerando empregos diretos e indiretos e o montante de dinheiro recebido pelo pagamento dos royalties, aplicados em saúde, educação e saneamento básico, vão trazer um grande benefício à população, isso se bem aplicados.

Tiago Gonçalves 2ºB Nº: 37

Sabrina 3º A disse...

O desenvolvimento econômico, enriquecimento e a geração de empregos são alguns pontos positivos gerados pela exploração de petróleo na camada pré-sal. Até porque a Petrobrás é uma das maiores empresas do mundo, especialista em prospecção, perfuração e exploração de petróleo em águas profundas, já possui toda uma estrutura administrativa, comercial e operacional. O problema que muito capital será gasto, sabendo que esse dinheiro poderia ser investido a camada carente da população brasileira. Se o governo se preocupasse com a matriz energética do país, suprisse as necessidades da população, e garantisse a sustentabilidade de qualquer plano de crescimento, com certeza teríamos um país mais rico e "moderno", podendo "matar dois coelhos, numa paulada só!" Beeijos Ceiça!

rodrigo r. pires-8ºD-nº27 disse...

muito legal Conceição,não sabia que esse petróleo encontrado nas jazidas do pré-sal era de muita boa qualidade por se encontrar em maiores temperaturas,conservando assim a sua parte leve,e que as estimativas de extracção dessas jazidas são de aproximadamente 18 anos...
trará muito desenvolvimento para o nosso país e etc..

Unknown disse...

o Brasil foi muito feliz em encontrar algo que tantos países em todo o mundo desejam. Cabe agora ao governa saber se organizar e administrar corretamente algo tão precioso mas que se não utilizado e investido da maneira correta pode trazer apenas prejuízo e dor de cabeça. Não se deve esquecer das prioridades brasileiras, necessidades urgentes. Deve-se fazer estudos aprofundados para conferir custo-benefício.

nathalia meneses 3A 27

Gabriel Alano 3°B disse...

Se esse novo recurso descoberto agora pela petrobras for usado corretamente concerteza irá impulsionar diversos setores ecônomicos do nosso país e atrairá investidores de todo o mundo.Porém será cobiçado por outras nações e por esse motivo poderá surgir conflitos pela disputa do uso do pré-sal.Resta saber se a petrobras continuará a ser uma empresa estatal para beneficiar o nosso povo ou virá a se tornar uma empresa privada assim como foi feito no governo de FHC.Com as eleições chegando o pré-sal pode servir tambem de apelo político para adquirir votos dos eleitores portanto estar sempre informado sobre esse assunto nos dá a certeza de que está sendo feito o melhor para atender a massa que deve ser a principal beneficiada nesse processo.

Maria Fernanda disse...

As grandes reservas de petróleo descobertas na costa brasileira farão do nosso país uma das três maiores nações petrolíferas do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo. Caso essa tecnologia utilizada na retirado do petróleo não for bem fixada nessas regiões, poderá acabar prejudicando todo um ecossistema local.
Maria Fernanda, nº 21, 3º A

re würzius. disse...

Renata Würzius - 3ºA - 32

Não existe nenhuma garantia de que a camada pré-sal irá dar realmente um retorno, então por que investir? O Brasil, assim como muitos países, é altamente dependente do petróleo, por que não investir em outra fonte de energia? Temos um grande potencial em expansão que é o etanol, que antes da descoberta do Pré-Sal o presidente estava dizendo para os outros países que iriamos fornecer energia renovavel para o mundo, e sim, isso seria a melhor alternativa, ao meu ver pelo menos. Sem contar, que não existem previsões para quanto tempo pode-se explorar, e do jeito que as demandas de consumo de combustíveis crescem, e a populacão também, não durarão muito tempo.

-------
Ceiça, queria te dizer, que a iniciativa do blog foi ótima. Alias, você é ótima, sentirei falta ano que vem. Beijinhos

marcelyago disse...

Olá Conceição!
Em questão da grande descoberta feita pela Petrobrás, gostaria apenas de fazer a minha reflexão sobre o tema! :) hihi
Desde os tempos do "Projeto Transamazônica" há 3 décadas atrás que prometia no papel revolucionar completamente o pais prometendo bastante desenvolvimento, geração de riquezas e milhares empregos no Norte-Nordeste do Brasil nunca se viu tanta euforia como agora. O pessoal ta falando do pré-sal como se fosse extremamente fácil e barato espetar uma broca no mar em media 7 km solo adentro e "ouro negro" jorrará com a maior facilidade. Lembrando que mesmo dentro da área onde no papel existe petróleo haverão vários trechos que mesmo espetando a camada presalina não existem garantias de encontra-lo, ou seja vão gastar várias brocas que podem dar em nada. Se ainda tívessemos as garantias que a maior parte do dinheiro desse petróleo ajudasse a resolver todos os problemas de saúde, agricultura, educação e do desmatamento do nosso país(realmente não acredito nisso não)Intão não ficarei nem um pouco surpreso se o governo de forma oculta criar um novo imposto só pra bancar o custo das perfurações do pré-sal. Como disse no inicio tomara que isso não tenha o mesmo desfecho melancólico da Transamazônica que prometeu um verdadeiro Oásis, mas na prática só trouxe pra Amazônia desmatamento, poluição nos rios por garimpo clandestino, prostituição e vilarejos com pessoas vivendo na absoluta miséria e uma rodovia medonha...É isso, espero que gostes da minha reflexão hihihi tentei dar uma interdisciplinalidade e tal hiaeouiheoa bjs Conceição

Thaís Santos nº38 3ºA disse...

Os técnicos da Petrobrás ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal, mas afirma já possuir tecnologia suficiente para extrair o óleo da camada. As mega reservas de petróleo descobertas na costa brasileira farão do nosso país uma das três maiores nações petrolíferas do mundo, porém os investimentos deverão ser altíssimos. As reservas do Pré-Sal deveriam ser integralmente do povo brasileiro, não fosse a ação dos neoliberais, que acabaram com o monopólio estatal e abriram a exploração das jazidas para as empresas privadas. As riquezas produzidas devem ser utilizadas prioritariamente em benefício do povo brasileiro. Como não há concretização da real quantidade de petróleo, e se trará lucros para o país, é um projeto arriscado, é na verdade, exploração política visando a eleição de 2010.

Anônimo disse...

lucas l. 24 2a - penso que o petroléo deveria ser menos utilizado para mover os automóveis pois hoje ja existem muitos combustiveis alternativos como a eletricidade, a luz solar ,hidrogenio ,etc. mas acho que estes meios nao evoluiram mais pois os baroes do petroleo nao ganharão nada com isso.só perderão dinheiro ,em nome da GANÂNCIA.

Glaci 3ºB disse...

Entendo que todo esse investimento ao petróleo (na camada do pré-sal) é algo que trará benefícios para a economia do país, mais não se sabe por certo se o lucro obtido será realmente utilizado para saúde, combatendo a miséria e a fome, ou como dito, para a construção de um submarino nuclear, ao invés de construir o submarino, algo que não é de suma importancia no momento, será mais prazeroso e terá mais resultado, se investir na educaçao (analfabestismo), na saúde, e concerteza no combate á fome,á SEDE (como na região nordeste mais de 12 milhões de pessoas passam necessidades por falta de agua) e a seca (entrando a questão da transposição do rio São Francisco, que também é preocupante pelo fato de haver segundas intenções dos grandes latifundiários e agricultores).
Portanto, basta acompanhar e aguardar os processos de exploração, e torcermos para que a decisão certa seja tomada.

Unknown disse...

Sabe-se que a capacidade máxima prevista para a produção pioneira é de 18 mil barris/dia, considerada elevada pelos engenheiros da Petrobras, por tratar-se de uma fase de testes.
O gerente de Exploração e Produção para os projetos do pré-sal, José Formigli Filho, comparou o início da produção do pré-sal aos testes feitos na década de 80 nos campos de Albacora e Marlim, na bacia de Campos. Atualmente, esses campos tem produção superior a 150 mil barris/dia.

Estimativas apontam que a camada pode abrigar algo próximo de 100 bilhões de barris de óleo equivalente em reservas. Pelo preço atual da commodity, as reservas podem significar algo em torno de US$ 5 trilhões a US$ 9 trilhões... Se o dinheiro não for desviado no meio do caminho, poderá ser investido não só na educação, mas também na saúde, cultura e outros setores...

Jady disse...

O brasileiro é muito engraçado, gosta de fazer propaganda de tudo. A camada de pré-sal é divulgada como "o futuro do país", porém há tantas quetões há serem discutidas ainda. Não se sabe ao certo quanto se tem de petróleo, não possuimos tecnologia para a extração, e não se tem certeza se vai haver lucro, em meio a tantas incertezas possui tanta divulgação de um 'projeto inacabado', deve ser porque o Brasil que ser um país auto-suficiente, ou quer estar entre os maiores exportadores, ou talvez deve ser propagando política do governo atual para iludir o povo e ganhar mais um mandato.
Jady 3ºB

Jonathan 3ºB nº23 disse...

Pode-se perceber que por trás de todo esse interesse sobre a camada de pré-sal,é mais um "golpe" político, para que o governo consiga prolongar seus "aninhos". Pois é um investimento arriscado devido a falta de prova e esclarecimento, como por exemplo o valor do investimento e o lucro após pronta, além da falta de tecnologia e outras coisas. O governo deveria primeiramente se preocupar com situações concretas e atuais dos problemas brasileiros, fazendo investimentos na educação, saúde, e garantir melhor oportunidade para as classes menos favorecidas e acabar com a desigualdade antes de pensar na camada de pré-sal.

Patrícia 3ºA disse...

a camada pré-sal podeser um recurso muito viável para o Brasil, porém seu custo é alto, e tem-se a expectativa de não encontrar o esperado de petróleo. Outros país já procuram energias menos poluentes emenos prejudiciais ao meio ambiente, tornando o Brasil mais uma vez atrasado nas tecnologias. Na minha opinião, deveria-se pensar mais e "apostar" esse dinheiro em algo que o Brasil REALMENTE precise como EDUCAÇÂO que está precária, e a SAÙDE que precisa de muitos ajustes.

beijos conceição!

Anônimo disse...

Sérgio F. Quadros 3o B - 37
O "petrosal" tem um potencial enorme de reserva, segundo as pesquisas, e pode levar o país a um nível muito superior de competição no mercado.
As primeiras respostas para o "achado" são positivas, como exemplo temos que as ações da Petrobrás estão subindo mais rápido que a concorrência, segundo o presidente da Petrobras, além de que um marco regulatório enviado pelo governo ao Congresso reserva 30% de qualquer futuro contrato do petro-sal às reservas da Petrobras, o que vai valorizar muito a empresa.
Outra novidade é que o presidente da empresa pretende usar equipamentos fabricados no Brasil, para a exploração, embora estes equipamentos vão apresentar atrasos na exploração o presidente não acredita ser significativo a longo prazo.
Esperamos que esta expectativa possa trazer retornos positivos e que os responsáveis estejam dispostos a honestidade, já que a Petrobrás já apresentou problemas de ética, e ainda mais agora que o governo aprovou a criação de uma nova estatal, a Petrosal, para supervisionar os contratos e operações dos novos campos de exploração.

Iago Bruno disse...

Aluno: Iago 3ºB 18
É um projeto magalomaníaco e extremamente arriscado. A promessa de que o pré-sal "sustentará" o país nos próximos anos é animadora, mas o fato de não ser comprovada a existência de tal quantidade e não se saber ao certo quais tecnologias serão nescerárias em diferentes pontos da costa causa certo receio na população, e se sabe que a promessa de investimentos em educação e tudo mais não será cumprida se o projeto der certo, e se der errado, será "dinheiro jogado fora". Em fim, dando ou não certo, o povo, como sempre, será esquecido e aquela parcela privilegiada da população, os senhores do capitalismo, irão lucrar assustadoramente em cima da esperança daqueles que lutam por um país melhor.

Anônimo disse...

Hussam 3°B
Se houver realmente à quantidade de petróleo que se pensa, o Brasil vai crescer e muito, mas como meu amigo João Ricardo citou, isso é um investimentos às cegas, porque sabe se que existe petróleo, sabe se que o custo de tecnologia para a extração é muito alto, mas ainda não se sabe se a quantidade irá suprir o investimento.
Nesse momento cabe aos nossos "amigos" políticos que sempre nos ajudam, cabe à eles fiscalizar se todo o investimento vai valer à pena , e oque nos resta é esperar e acreditar que esse petróleo existe e que vai ajudar muito no reparo da situação da população brasileira.

Unknown disse...

Hussam 3°B
Se houver realmente à quantidade de petróleo que se pensa, o Brasil vai crescer e muito, mas como meu amigo João Ricardo citou, isso é um investimentos às cegas, porque sabe se que existe petróleo, sabe se que o custo de tecnologia para a extração é muito alto, mas ainda não se sabe se a quantidade irá suprir o investimento.
Nesse momento cabe aos nossos "amigos" políticos que sempre nos ajudam, cabe à eles fiscalizar se todo o investimento vai valer à pena , e oque nos resta é esperar e acreditar que esse petróleo existe e que vai ajudar muito no reparo da situação da população brasileira.

Brunostra disse...

Bruno - 3 - A

Acho que realmente, se a ideia de extrair o petróleo a uma profundidade tão grande como essa por ele ser mais "puro", der certo, a economia ira aumentar dando chances para o governo investir em várias areas áreas que, financeiramente falando, estão precisando muito de melhorias como a educação, população carente, projetos socias entre outros, ou até mesmo investimentos militares.Mas como esse projeto não esta concretizado, existem muitos calculos com valores altíssimos de investimentos que podem não ser recompensados mais tarde com a extração do petróleo, já que essa extração é incerta, pois não se sabe se realmente tem a quantidade esperada, assim esse valor podera vir a ser cobrado dos nossos bolsos e irá trazer muitas dificuldades para a economia nacional

Douglas Sanmartin (3ºB) disse...

O Brasil é um país rico em todos os sentidos, biodiversidade, cultura, água e agora, até em petróleo(se forem comprovadas as pesquisas). No entanto, julgando pela sua péssima administração, a população levaria anos para ver a cor desse dinheiro, isso se ainda tiver o prazer de ver. 600 bilhões de dólares é um investimento que pode ser diretamente voltado à educação e saúde, e não indiretamente, investindo primeiro no pré-sal para depois repassar esse dinheiro para as necessidades públicas. O Brasil tem prioridades.

Luis Eduardo 3ºA disse...

A idéia da petrobrás de extrair o petroleo de uma profundidade imensa como essa é otima, devido a grande demanda mundial em relação ao petróleo. A tecnologia para extração do pré-sal, é algo que só se tem no Brasil outros paises, um breve questionamento é se o dinheiro para investir na extração do pré-sal seja verdadeiramente investido no pré-sal, problema esse que não é de hoje, e que muito dinheiro investido recebe outros fins.

Thuane Moraes disse...

Extrair petróleo a 7 mil metros de profundidade, a 300 quilômetros da costa, em condições geológicas que os especialistas ainda não mapearam completamente. Esse é, provavelmente, o desafio tecnológico de uma geração de brasileiros. A recompensa é tentadora. Nas estimativas mais otimistas, a camada pré-sal, faixa subterrânea de 800 quilômetros, pode guardar o equivalente a 100 bilhões de barris, o que tornaria o Brasil dono da sexta maior reserva de petróleo do mundo.

Unknown disse...

Vincenzo #42 3ºA

A descoberta da camada pré-sal no Brasil poderá trazer vários avanços para o país, mas n minha opinião deveriam ser feitos estudos mais aprofundados e avaçaream a técnologia com um menor custo, pois se o prjuízo da construção do projeto for pouco diferente de seus lucros, seria melhor esperar onde no futuro achariam um melhor modo para a extração desse petróleo.

murilo lora 5ªC nº21 disse...

Essa descoberta é de mutio boa para Pais, mas como disse o professor ela vai duplicar , minha opinião é que nao devemos tirar o petrolio do pré-sal por que quando quase todos os paises estiverem acabando o petrólio o EUA ( que contem muita quantidade de petróleo, e esta guardada )ele vai retirar todo o petróleo e podera vender por um preço muito auto ai isso... Murilo Lora 5ªC Nº21

Anônimo disse...

O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal. O petróleo do pré-sal só foi encontrado agora porque os esforços estavam concentrados em explorar a camada pós-sal, menos profunda e portanto mais acessível e barata. Porém, mesmo o petróleo acumulado acima da espessa camada de sal também tem origem no pré-sal. "O petróleo pode se formar no pré-sal e ficar preso. Em alguns casos, o sal escorrega e abre passagem para o óleo, que se acumula nas rochas do pós-sal.

Caio 2°A N°7

Jessica Ribeiro 3º A N° 12 disse...

Na ultima quarta-feira (11/11/2009) a Câmara aprovou a urgencia para o pré-sal enquanto questões como a fome e a educação parecem nao ter tamanha urgencia para os goverantes. O pré-sal já foi utilizado de desculpa pelo presidente Lula, assim como a Amazônia, para a compra de caças Franceses, e inumeros acordos com França e outros países Europeus. A suposta descoberta do pré-sal também faz com o que o país deixe de lado seu investimento no etanol de cana de açúcar e a busca por energias renováveis, mesmo sabendo que num futuro mais próximo do que desejado são esses tipos de energia que irão ditar o regime economico mundial. Há um ano e dois meses, em discurso na Conferência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o presidente Lula fez a seguinte declaração em defesa do etanol brasileiro:

“Vejo com indignação que muitos dos dedos que apontam contra a energia limpa dos biocombustíveis estão sujos de óleo e carvão… Vivemos uma crise energética mundial. A causa se chama petróleo”

Quem está com as mãos sujas de óleo agora presidente?

Lucas Siqueira 3º "B" nº 27 disse...

O Brasil, um país rico em todos os sentidos e agora recém descoberto, para completar, possui uma extensa e profunda área contendo petróleo da melhor qualidade, que poderá se for retirado, e se lá estiver mesmo, fazer com que muitos problemas sociais e econômicos de nosso país sejam solucionados. Todavia, para um projeto deste porte, que precisará de grande mão-de-obra e altos investimentos financeiros do governo, há de se ter um planejamento muito bem estruturado, que envolva todas as medidas coerentes e necessárias para o progresso de nosso país.

Se for mesmo realizado, o projeto deveria contar com o acompanhamento de toda a população, seja em publicações em revistas, internet, televisão, etc, fazendo com que este, ao contrario de muitos outros, possa ser um projeto “limpo e cristalino” onde todos os cidadãos tenham conhecimento dos gastos e quando houver lucro, onde será aplicado. Se os cidadãos da cúpula brasileira, nossos governantes e todos que estiverem envolvidos nesta realização forem dignos e realmente ao obter o lucro esperado para o nosso país destinarem o mesmo para o que foi proposto, poderemos pensar em um futuro esplêndido para o nosso país. Agora, o que nos resta é esperar para ver se algo impávido será realizado!

Anônimo disse...

O pré sal pode ser um grande investimento, pois talvez seja a ultima grande reserva de petóleo no Brasil, com isso o Brasil poderia exportar esse petróleo e usar o lucro para crescimento do país.

Fernando Santos Nº11
2ºA

Luís Henrique Vitório n°24 2°B EM disse...

Olha,no Paraguai (que não tem nenhum poço de petróleo) a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool Na Argentina, Chile e Uruguai que juntos (somados os 3) produzem menos de 1/5 da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool. Desde o ano de 2007 e conforme anunciado pelo Lula o Brasil já é auto-suficiente em petróleo e possui a terceira maior reserva de petróleo do MUNDO.
Realmente, só tem uma explicação para pagarmos R$ 2,67, a ganância do governo com seus impostos e a busca dos lucros exorbitantes da nossa estatal brasileira que refina o petróleo por ela mesma explorado. Então o que adianta inverstir em mais uma reserva de petróleo se nós continuaremos a pagar um absurdo pela gasolina e certamente continuirá a aumentar?

Anônimo disse...

rodrigo nº30 8ª série A

o Brasil tem a 8ª maior reserva , e é o 5 maior produtor sem o pré sal ele seria o 24º com a maio reserva e o 14º maior produtor,
em 25 anos o preço do petróleo variou entre US$20,14 e US$248,43.
estimativas indicam que o países que tem as reservas mais duradouras são:

1- Iraque
Estimativa de Duração – 158 anos


2- Arábia Saudita
Estimativa de Duração – 67 anos

3- Rússia
Estimativa de Duração – 22 anos

4- Brasil
Estimativa de Duração – 18 anos

5- EUA
Estimativa de Duração – 7 anos
....
uma das soluções do fim do petróleo e do gás natural é o etanol , um combustível que não polui muito e não é finito