sábado, 12 de setembro de 2009

ESTUDANDO AS DIVERSAS PAISAGENS 5ª SÉRIE

ESPAÇOS NATURAIS E ESPAÇOS TRANSFORMADOS




O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.











O espaço geográfico em sua etapa inicial apresentava somente os aspectos físicos ou naturais presentes, como rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e toda interação e interdependência entre eles. O surgimento do homem, desde o mais




primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico.

Nesse primeiro momento as transformações eram quase que insignificantes, uma vez que tudo que se retirava da natureza servia somente para sanar as necessidades básicas de sobrevivência, processo denominado de “meios de existência”. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano.




As constantes intervenções humanas no espaço causam uma infinidade de degradação que recentemente tem se voltado contra o homem, desse modo, a natureza está devolvendo tudo aquilo que as ações antrópicas causaram, são vários os exemplos decorrentes das profundas alterações ocorridas principalmente no último século no planeta, como o aquecimento global, efeito estufa e escassez de água.




As décadas de exploração ocasionaram a extinção, somente no século XX pelo menos 15% das espécies da fauna e da flora foram extintas.




A partir das afirmativas, fica evidente que o homem necessita da natureza para obter seu sustento, no entanto, o que tem sido promovido é uma exploração irracional dos recursos que, se continuar nesse ritmo, provavelmente as próximas gerações enfrentarão sérios problemas, além de comprometer a vida de todos os seres vivos na Terra, inclusive o homem, caso o problema não seja solucionado.


Além dos seres humanos, as plantas, o solo, o clima e os animais também interferem na paisagem.


ESTUDANDO A PAISAGEM DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO.


Típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das Secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Sofre a influência da massa tropical atlântica que, ao chegar à região, já se apresenta com pouca umidade. Caracteriza-se por elevadas temperaturas (média de 27ºC) e chuvas escassas (em torno de 750 mm/ano), irregulares e mal distribuídas durante o ano. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega no litoral norte de Região Nordeste e atinge o sertão, causando chuva intensa nos meses de fevereiro, março e abril.

A cisterna
é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa uma solução de acesso a recursos hídricos para a população rural do semi-árido brasileiro. Elas são destinadas à população rural de baixa renda que sofre com os efeitos das secas prolongadas, que chegam a durar oito meses do ano. Nesse período, o acesso à água normalmente ocorre por meio de barreiros, açudes e poços que ficam a grandes distâncias e possuem água de baixa ou baixíssima qualidade, provocando várias doenças e enfermidades nas populações que se vêem obrigadas a consumir água proveniente dessas fontes.









Açude - conjunto constituido por barragem ou barramento de um curso d’água efêmero (escoamento superficial que tem lugar após as chuvas e que cessa após algum tempo). A foto ao lado é do Açude Camorim, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro.


AÇUDE DE ORÓS


Barreiro Trincheira:
São tanques profundos e estreitos, cavados em subsolo cristalino com um ou mais compartimentos e de mais de três metros de profundidade, com fundo e parede de pedra (piçarra), que não deixa a água se infiltrar. Pequenas valetas são construídas para direcionar a água de enxurradas para esses compartimentos. É aconselhado fazer pequenas barreiras de pedras dentro do desvio da água para reter a areia. Por ser estreito e fundo sua superfície de evaporação é menor. O Barreiro-trincheira armazena água para os animais e para irrigação de um "quintal produtivo" de verduras.








Asa Branca
Gonzaguinha
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João

Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)

2-Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação

Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão(2x)

3-Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão

Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração(2x)

4-Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão(2x)

5-Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração(2x)

FONTES:www.fazfacil.com.br/reforma.../cisternas.html -
www.informativosbc.com.br/novidades/acqualimp1.htm -

1- QUAIS PROBLEMAS SÃO RETRATADOS NA MÚSICA ASA BRANCA?
2- EXPLIQUE O MOVIMENTO MIGRATÓRIO DA POPULAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO:
3-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO DO SERTÃO PARA MINIMIZAR O PROBLEMA DA ESCASSEZ DE ÁGUA?
4- CONSTRUA UMA SÍNTESE DO VÍDEO :

78 comentários:

Jessica Ribeiro 3º A disse...

Conceição, o texto sobre o semi-arido brasileiro, traz soluções empiricas contra a seca do nordeste, ou melhor dizendo, a industria da seca. Sabemos que os latifundiários nordestinos, interferem nas decisões tomadas, em todas as escalas possiveis. Como dito em sala o problema do sertão nordestino são as CERCAS e não a seca propriamente dita. O problema caracteristico da região acarreta ainda em uma série de outros problemas em nivel nacional como o exemplo trazido pela musica Asa Branca: O exodo rural.

Novamente, o blog ficou ótimo Ceiça.

Anônimo disse...

Oi Conceição,

Achei muito legal o texto sobre o espaço geografico transformado. E fiqei pensativo ao saber que o Homem é o principal agente destas transformações.
UM BEIJÃO E ABRAÇÃO,
LUCAS ROMANIELLO COSTA 5ºD.

Anônimo disse...

Olá Conçeição,adorei seu trabalho sobre os espaços naturais e os espaços transformados,também adorei saber sobre as cisternas,açudes e barreiros trincheiras.Tenho certeza que isso contribuirá para o estudo do capítulo 5.

Obigado

Gabriel Eduardo Corrêa 5ªC

Anônimo disse...

Olá conceição, eu achei interessante você destacar as transformações que acontece na cidade e no mundo como o aquecimento global.E também gostei da cisterna uma grande tecnologia que faz a captação da água da chuva que ajuda a população rural de baixa renda que sofre com as secas e os açudes.Fico muito legal as imagens e com elas podemos entender melhor o texto.

Conceição ficou muito legal!

Guilherme Luiz 5ªA nº10.

Vivian Rocha ( 5ª C ) disse...

Oi Conceição!
Como diz o químico francês Antoine L. Lavoisier, "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
E é isso que vc afirma com as frases explicitas neste texto do blog.
Realmente as cidades mudaram ao longo da história e agora estam concentradas em atividades como o comércio e os serviços prestados.
Li recentemente, que conforme informações do IBGE, no ano 2000, aproximadamente 82% dos brasileiros vivem em cidades e outras regiões urbanas, como povoados e vilas. Isso é resultado do processo de urbanização, causando o êxodo rural.
Adorei seu blog e espero que você poste mais textos para a 5ª série! Milhões de beijos!!!
Sua aluna da 5ª série C, Vivian Rocha Badofszky

crocokugler disse...

oi conceiçao.

adorei o conteudo e as imagens tem bem a ver com o que esta escrito,acho que isso contribuira muito para o capitulo 5.

abraços Eduardo Pamplona Nº4 5ªC

Anônimo disse...

Oi Conceição adorei saber mais um pouco sobre diferentes paisagens, antes, não havia entendido muito só com aquela pequena parte que li no livro, mas agora entendi e acho que acho que agora vai ser mais facíl começar o estudo desse novo capítulo.

Bjs
Ana Luiza de Mendonça Mendes 5ªC Nº1

murilo 5ªc nº21 disse...

Olá Conçeição,adorei seu trabalho sobre os espaços naturais e os espaços transformados,também achei legal saber sobre as cisternas, barreiros trincheiras.Tenho certeza que isso contribuirá para o estudo do capítulo 5.
murilo nº21 5ªC

Unknown disse...

Oi Conceição!
Gostei do conteudo que vamos começar a estudar já dei uma olhadinha em seu blog.E achei esse bloq bem interessante as imagens bem bonitas e coloridas.
João Guilherme 5ºsérie C nº13

Anônimo disse...

Oi Conceição.
Dei uma olhada em seu blog sobre espaço geográfico trasformado e achei interessante e quando soube que o homem ajuda a essa tranformação gostei mais ainda!

G. M. disse...

Oi conçeição! Eu achei mto bom vc ter feito esse blog pois assim eu e toda a turma da 5ªC vamos poder pegar melhor o conteudo que estamos trabalhando.
Eu adorei o q vc botou sobre o tema que estamos aprendendo (espaços naturais e transformados) pois pude saber coisas a mais que vc nao explicou em sala. Adorei as fotos, adorei td!
Parabens conceição!
bjs,
Gabriela Melim de Carvalho 5ªC

thaìs karrer disse...

Olà conçeiçâo< adorei aprendrer mais um pouco sobre as paisagens aprendi que as paisagens podem ser naturais ou nao , e que podem ser bonitas ou feias, e alèm disso adorei as imagens muito bonitas. E o blog està maravilhoso.

PS:vou adorar aprender sobre as paisagens um beijo

Anônimo disse...

conceição adorei o texto novo pois fala bem o que nos iremos estudar no cap pois eu ja o li por cima e porque as imagens sao bem legais
espero q continue a postar mais textos logo para mim mandar mais um comentario
abraços

Eduardo Rodrigues
Nº 05

Anônimo disse...

Oi Conceição, achei o texto muito legal, com ele nós podemos aprender um pouco mais e tirar nossas duvidas sobre paisagens.

Vitor Max 5ªA Nº26

Natália Vicente disse...

Natália Vicente 5ªD

Conceição adorei o conteudo do capitulo 5,AS DIVERSAS PAISAGENS,pois acho que as paisagens mostram como é o lugar o que se passa nele,acredito que o seu texto vai me ajudar muito nos meus estudos.

Anônimo disse...

Oi Conceição! Adorei o blog, também estou adorando o que estamos estudando! Não sabia que paisagens poderiam ser bonitas feias, etc.. mais retrada a vida de uma comunidade ou um local específico, e isso é muito bom nos nossos estudos na sala! O blog está muito interessante, com bastante imagens e todas bem bonitas! Adorei mesmo!

Elisa 5ªD

Bruna,04, 8D disse...

Texto extremamente importante para alguém na atualidade.Além de entrar em grande parte da economia mundial,dependemos do petróleo para a fabricação de muitas "coisas",principalmente "coisas" que usamos no cotidiano, como por exemplo, plásticos e a utilização na movimentação de nossos carros.
Eu não conhecia a origem do petróleo, e nem imaginava que ele poderia acabar em tão pouco tempo.
Porém, além dos benefícios, ele pode nos trazer muitos malefícios, futuramente. A emissão que ele pode provocar em sua transformação, CO2, provoca o aquecimento global, aonde mudanças no planeta acontecem, nos prejudicando, muito.
Petróleo é uma das maiores riquezas mundial, acho que apenas perdendo para a água. Porém, se não tomarmos cuidado na utilização demasiada dele, o que pode nos beneficiar hoje, futuramente nos trará muitos problemas.

Gossip disse...

Oi!
Conceição, adorei o conteudo do blog,é tudo muito bem explicado.Parabéns!
Apropósito, quando você olha para um lugar, antes e depois por exemplo, uma coisa que você não consegue não perceber são as diversas tranformações que esse espaço sofreu, e esse é um tema muito legal para nós estudarmos, na minha opinião.
Gostei muito de como você conseguiu encaichar a musica Asa branca com o tema do blog,e como a mesma representou muito bem tudo oque as pessoas que moram no sertão passam todos os dias.
Parabéns pelo o blog e por todas as postagens que você escreveu nele!ADOREI!!!
Beijos..Manuella Guimarães Heusi/
5ªD.Nº19!

Beijão......

Martha Julia disse...

Conceiçaõ!!
Eu nunca havia parado para pensar como que as transformações humanas começaram é concordo plenamente que no inicio eram insignificantes, pois era só uma arvore retirada ali e outra aqui. Mais isso foi crescendoe se tornou uma coisa perigosa.
Como dizia certa frase do dia:
"a unica coisa que é para sempre é a mudança"!!!
Não temos como evitar asw tranformaçoes , e muitas vezes isso nos prejudica!!!
as imagens estão lindas e algumas bem esgraçadas!!!
beijos no coração...
Martha,nº20/5ª série "C"

Anônimo disse...

Oi Conceição adorei essa sua nova postagem fiquei sabendo mais uma vez com a sua ajuda de mais algumas coisas como cisterna achei bem interessante!!!Açude também ... Pena que só li ela hoje poderia ter me ajudado muito na prova ... Continue assim,seu blogger está lindo.

Jade D . A Giacobbo Pereira 5°A

MARIA EDUARDA MAFRA 5ªD N°20 disse...

olá,Conceição! Li o seu texto e aprendi que o espaço geografico abriga o homem e a natureza,também aprendi que desde dos homens primitivos eles já transformavam a natureza,ha mais texto no proximo recado.
Aprendi que meios de existência são somente as necessidades básicas de sobrevivencia com comida,água,moradia e etc, hoje tudo que o homem fez de mal para a natureza agora esta se voltando contra ele como a poluição agora está se tornando enchetes terriveis que hoje acabam a vida de várias pessoas.
Nesse texto fiquei bem pensativa sobre que hoje em dia quase todos os animais da fauna e da ja estão extintas e um argumento de que não sabia é que as plantas,os animais o solo e o clima também são um problema.
Aprendi diversos significados como: açude é uma barragem de um curso de água, que cisterna é uma tecnologia que captura água da chuva para as utilizarem, e que um barreiro de trincheira é um tanque pequeno que é cavado no solo e servem para não deixar a água se infitrar
Emfim Conceição,esse texto foi para mim um dos mais produtivos que já li e bem fácil de entender. Muitos beijos e que você continue sempre escrevendo textos maravilhosos e produtivos!!!

MARIA EDUARDA MAFRA 5ªD N°20

Anônimo disse...

Oi, Conceição, achei muito legal você postar conteúdos sobre as transformações naturais e pelo homem, dá pra perceber que muitas dessas transformações trazem benefícios e pontos negativos, e isso pode nos ajudar muito no capítulo 5 !
Beijos, Victória 5ª C

josé paulo disse...

josé paulo 5ºc 15 conceição adorei sua pagina na internete e tambem acho que você fez um bom trabalho e as imagens estao ajudando muito a entender o texto, essa sua pagina na internete tambem ajudara a fazer trabalhos e tarefas do capitulo 5

Unknown disse...

Conceiçao, gostamos muito do conteudo do seu blog, principalmente das imagens bem explicativas, todos os dias vamos dar uma olhada no seu bloog.
Adoraaamos MESMO.
se cair na prova, estamos seguras que tiraremos um 10 ou 9,5 ( risos )
beijaaaaaaaao, atenciosamente,
Mariana (21) e Ingrid (13)
5D
anciosamente esperando a proxima aula ;D

Carol disse...

Oi Conceição!
Com os textos explicando melhor sobre o assunto do qual estamos estudando, consegui entender um pouco mais, ficou um pouco mai fácil com imagens e textos mais explícitos onde pude entender melhor.
Consegui entender que quando especificamos o Espaço geográfico como, por exemplo, o Espaço geográfico do Domínio do Cerrado nos referimos ao conjunto de elementos naturais tais como vegetação, clima, relevo entre outros, e a partir dessa afirmação temos me leva a pensar que cada um dos elementos será resultado da interligação entre eles, por exemplo, o solo do cerrado é rico em hidróxido de alumínio, por tanto sua vegetação sofre reflexos,pois suas folhas e galhos são retorcidos devido a esse fator.
No entanto, surgiram novos conceitos acerca desse tema. A configuração da hierarquia das cidades provavelmente é proveniente do estudo do conjunto de atividades de bens e serviços disponíveis para aquelas populações que vivem nas proximidades (áreas rurais, cidades menores), nesse exemplo existe um espaço hierárquico e não homogêneo, como no caso do cerrado.
Como li há alguns dias atrás a Geografia Cultural na análise do ser humano disponibiliza outra definição para o significado de Espaço Geográfico: lugar onde os seres vivos, inclusive os humanos, buscam construir laços afetivos relacionados ao respeito ou mesmo ao temor.
Conceição adorei o blog, está ótimo, e com textos bem explícitos onde podemos entender um pouco mais sobre o assunto em que estamos estudando.
Beijão. Carolina da Rocha 5ªD

Unknown disse...

Olá,Conceição
Adorei sua postagem,pois assim refletimos mais sobre esse assunto,e podemos saber o que são espaços naturais e espaços transformados,e podemos perceber mais o que está a nossa volta a qualquer momento!
E agora com essa postagem sua,eu sei mais sobre esse assunto,e isso me ajudou muito,e percebemos que nem tudo é natural !
Conceição,um super beijo para você,e foi super legal essa sua nova postagem*-*
Fernanda,nº4,5ªA.

bryan 5D disse...

gostei da musica asa branca,pois ela fala sobre o Sertão,porisso gostei da musica,pois quero ir para o Sertão.A musica me ajuda a conhcer melho o Sertão

Unknown disse...

Conceição adorei o blog!E também adorei aprender sobre paisagens no capitulo 5.Acredito que seus textos irão me ajudar bastante nos estudos!E acho que quem acredita que paisagem é apenas uma bela visão;está muito enganado,pois paisagem pode ser qualquer tipo:Bonita,Feia,Feliz ou triste.Como diz aquele grande filósofo:O que vemos não precisa ser bonito para podermos ama-lo,devemos apenas olhar com os olhos de dentro!NADA È O QUE PARECE SER!Bom...adorei o blog conceição!

Unknown disse...

Conceição,o texto que você escreveu está muito legal!E também adorei aprender sobre paisagens no capitulo 5!Acho que paisagem não é só algo bonito,pois tudo que é bonito tem seu lado feio:Ninguém é perfeito.E adorei ler o que você escreveu no blog é tudo muito interessante,E eu espero que ano que vem possamos te-la como nossa regente.Mais uma vez...Adorei o blog conceição!Beijos,
Lara rodi nº15 5ªD.

Gabriella bobato mainardes 5 c numero 7 disse...

oi conceicao, adorei o seu blog, ele esta caprichado,tem ótimas imagens, e ele tem um conteudo que eu vou adorar aprender, as paisagens, conceicao aprendi mutias coisas novas, por exemplo: que as paisagens, podem seer bonitas, ou feias, tristes ou alegre, naturais ou nao, conceicao, voce esta de parabens pelo blog maravilhoso que voce fez, e eu dei tambem uma olhadinha do assunto do petroleo que voce colocou acho que para o terceirao, as imagens ficaram divina

conceicao, um beijao para voce ta bom?

bjjjs

Jennifer disse...

acho que os animais ajudam um pouco mais os homens eles ajadam muito para que as paisagens positivas fiquem negativas como:queimadas,lixo no chão e etc.Todos tem que ajudar que ser for uma pessoa so nao vai fazer nenhuma diferença ma se todos pararem com matança de animais ,cortes de arvores e poluição esse mundo nao vai ficar uma paisagem positiva ,vai ficar uma paisagen super positiva

o seu bolog é demais e adorei as fotos que você botou!!!
MANUELA SCHATT nº24 5ªb
vc é muito legal beijos!!!

G. M. disse...

Conceição
estou doida para ver o q vc vai publicar na proxima unidade. Aposto q terá mitas imagens coloridas e engraçadas. Mas eu tenho certeza q vai ter um conteudo tao bom quanto esse q vc postou e q eu vou aprender muito mais sobre coisas q vc nao explicou ou q eu nao entendi muito bem em sala de aula.
Bjs,
Gabriela Nº8 5ªC

Anônimo disse...

Achei muito legal o texto sobre o espaço geografico transformado. E fiquei assustado ao saber que o homem é a principal causa dessas transformações.
Mateus, 5a D n: 22

Anônimo disse...

Olá Conceição, estava pesando sobre a Barragem de Orós resolvi pesquisar mais sobre ela e pelo que eu intedi em 1932 teve uma grande seca que sobre a orientação do Engº Luiz Vieira que elaborou novos projetos um par barragem de terra e outra para a barragem de concreto.A barragem, de um ou outro tipo, teria eixo retilíneo e se localizaria a jusante do boqueirão.
Após a excepcional enchente de 1924, que extravasou o dique de desvio e destruiu parte de instalações e obras iniciadas, seguiram-se ordens de um corte drástico nas verbas da IFOCS, paralisando construções e serviços em andamento.
Conceiçã amei seu blog
Anne Caroline Selbmann , 5ªB nº3
Obrigada

gabi bobato disse...

conceição ...
mais uma vez adoreii o blog,agora vc colocou o video pelo assunto em sala de aula vc explicou claramente cada coisa que representa...adoreii essa ideia de colocar como exemplo tbm a música assa branca!
PARABÉNS PELO BLOG!
to muito feliz por vc ter essa ideia e deixar que nós da 5 serie possamos aprender pela net hsuahsa
origada bjss

Anônimo disse...

acho que os animais ajudam um pouco mais os homens eles ajudam muito para que as paisagens positivas fiquem negativas como:queimadas,lixo no chão e etc.Todos tem que ajudar que ser for uma pessoa so nao vai fazer nenhuma diferença ma se todos pararem com matança de animais ,cortes de arvores e poluição esse mundo nao vai ficar uma paisagem positiva ,vai ficar uma paisagen super positiva

adorei seu blog amei as fotos
manuela nº24 5ªb

Anônimo disse...

Olá Conçeição,gostei muito de ver e saber sobre como a natureza era antes do homem e podemos perceber como ela mudou,ttambém adorei as fotos.

Um abraço

Gabriel Eduardo
5ªC
nº6

Murilo Lora 5ªC nº21 disse...

oi! Conceição,da para perceber que tudo de hoje em dia o homen interferio com a paisagens,da qui uns 128anos não tera mais o planeta terra por que o homen esta abusando da natureza, e isso nao pode.

abraços!!

Murilo Lora 5ªC nº21

Giovanna Dias disse...

iOi Conceição!
O seu blog está muito caprichado adorei as imagens que você postou nele, com certeza as imagens e o texto que você fez vão nos ajudar muito neste capítulo.
Gostei muito , e tomara que você continue a fazer postagens.
Beijos!
Giovanna D. 5ªC nº09

Giovanna D. disse...

Oi Conceição!
O seu blog está muito caprichado adorei as imagens que você postou nele, com certeza as imagens e o texto que você fez vão nos ajudar muito neste capítulo.
Gostei muito , e tomara que você continue a fazer postagens.
Beijos!
Giovanna D. 5ªC nº09

Anônimo disse...

Conceiçao,
A-do-rei q vc botou os videos. Assisti o video da musica Asa Branca e amei. Ver com video é mt mais legal. Gostei das coisas q vc postou sobre o semi-arido, assim vou poder (alem de estudar no livro), estudar aqui no blog tbem.
Nao esqueci! Prova 5ªfeira, dia 5 de Novembro. Eu estou adorando estudar com vc Conceiçao! Espero q vc bote mais figuras otimas, videos lindos(isso é novo!) e textos bem elaborados q so vc sabe fazer!
bjus,
Gabriela Melim Nº8 5ªC

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Gostei muito dessa postagem...No começo não tinha entendido muito.Com essa postagem, entendi muito melhor.Ficou muito melhor entender com o blogger.

Mariana 5ªA nº21

Anônimo disse...

Oi Conceição gostei muito da musica Asa Branca da qual você nos falou muito enquanto estamos estudando O CAPÍTULO 5 e agora que tem prova achei bom dar uma olhada por aqui para tirar uma nota boa.Continue postando mais coisa pois seu Blogger esta bem legal Beijos Jade número 13 5°A

Anônimo disse...

Oi Conceição
Gostei muito do seu blog, pois aprendi que: cisterna é um reservatório das águas das chuvas e é feito pelo homem; açude é um conjunto de escoamento superficial depois das chuvas e que cessa após algum tempo; barreiros são tanques fundos e estreitos cavados em subsolo cristalino, geralmente têm mais de 1 compartimento e mais de 3 metros de profundidade,
é feito paredes de pedra para a água não infiltrar.
As imagens estão bem coloridas, bem informativas e consegui tirar minhas dúvidas.
Um beijo!
Mariane nº22 5ªA

Anônimo disse...

Olá professora Conceição eu achei muito interessante a cisterna por que faz a captação da água das chuvas,ajuda a população rural e quem sofrem com secas.Um beijão.NOME:MICHAEL P.G.FUSÃO.5ªB,Nº:26.

Unknown disse...

1. Fala sobre o sol forte que castiga o sertão, a vida dura do nordestino e a seca.
2. Muitos nordestinos saíam de seu lugar de origem por falta de trabalho e fugindo da seca. Hoje isto já não acontece com a maioria destas pessoas, pois a geração de empregos no Nordeste é real e o governo tem investido em alternativas para aproveitamento das águas das chuvas.
3.1. Construção de cisternas que coletam a água das chuvas que caem nas calhas.
3.2. Barreiros: tanques profundos e estreitos cavados em subsolo cristalino com vários compartimentos e com mais de 3m de profundidade, tendo suas paredes de pedra.
3.3 Açudes: para animais e hortas.
3.4. Poços.

4. Síntese do vídeo “Asa Branca”
Fala do nordestino que teve de abandonar sua terra e sua família, por causa da seca.
Foi tentar a sorte num lugar distante e, com muita tristeza e saudade, prometeu à sua amada que quando as chuvas voltassem, ele retornaria à sua terra.

Giordano Bruno
5ª Séria A
Nº 13

Patrick Camilo dos Santos disse...

5ªA China.com 28

Oi Conceição!!!

Respostas:

1ª:A musica Asa Branca fala sobre a seca e tempestades do nordeste.

2ª:O povo da região nordeste se muda para outras regiões por causa das secas intensas e que lá por fovereiro, março e abril ocorrem chuvas entensas.

3ª:Construir uma sisterna para captar água da chuva para combater a escases de água.

4ª:A musica Asa Branca fala obre a seca do nordeste, o gado que more de sede e fome pois as plantas também morrem e lá quando chove, chove muito.

Anônimo disse...

Nome:Marcela Heusi nº23 série:5ªC

Comentário:
Olá Conceição,achei muito interessante os textos que você colocou no blog,as imagens bem vivas coloridas.Gostei bastante...

Um grande beijo Marcela Heusi

Isabela Casas disse...

1.Falta da água,o que faz o gado morrer.
2.O imigrante é antes de tudo um sonhador.
A imigração não pode ser vista apenas como uma forma de diminuir as penúrias causadas pela
fome, miséria e falta de oportunidades.

3.Aproveitar a água do carro pipa,e procurar poços(ponteiras)

4.O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que é muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca (columba picazuro, uma espécie de pombo). A seca obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu .

Isabela Casas 5A n16

Anônimo disse...

Amanda n°. 02 - 5°. C
01- Os problemas retratados na música Asa Branca são: Seca pela falta da chuva; morte do gado; não existe vegetação; emigração dos habitantes em busca de empregos.
02- O movimento migratório acontece por não ter condições de sustento na própria região. Em função da falta de chuvas não se tem como utilizar da natureza para sobreviver, não existe plantações nem condições de se criar animais. Os habitantes da região saem de suas cidades em busca de emprego e melhores condições de vida.
03 - As alterantivas utilizadas pela população do sertão são: Cisterna tecnologia popular para captação de água da chuva, Açude que é um conjunto constituido por barragem ou barramento de um curso d'água efêmero e Barreiro Trincheira que são tanques profundos e estreitos, cavados no subsolo cristalino com um ou mais compartimentos e de mais de três metros de profundidade , com fundo e parede de pedra, que não deixa a água se infiltrar.
04 – Síntese do vídeo : Fala da vida sofrida do nordestino devido a seca da região. É obrigado a deixar sua terra e família em busca de melhores condições de vida na cidade. Fala da tristeza da saudade e promete a amada que um dia voltará.

Anônimo disse...

Isadora Machado n:18 5 A
1-fala sobre o sol muito forte e da seca .
2-Muitos pessoas que moram no Nordeste saiem da sua moradia por causa da falta de trabalho e por causa da grandes secas que acontecem no Nordeste .
3-Fazerem pocos . Acudes . Barreiros e por final contruir cisternas .
4-Relata a historia de um Nordestino que teve que sair de casa , por causa da seca no nordeste , deichando seu entes queridos e disse a eles que quando tivesse chuva ele voltaria .
Beijos Conceicao

Anônimo disse...

Erik Hoffmann nº10 5ªC

1-O problema retratado é a seca,por causa disso acontece a morte do gado,terra ardendo e falta da água.

2-Os nordestinos tem que sair da onde moram pois não tem emprego e tentam fugir da seca.

3-Eles utilizam os açudes,poços,cisternas e barreiros.

4-Fala de um nordestino que viu os problemas de morar naquele lugar e deixou a família para ir para um lugar melhor,esperando que chovesse para voltar para o seu lar.

Duda Cunha disse...

Nome:Maria Eduarda Cunha N°:13 série:5°D
*1-O problema retratado é a seca,por causa disso acontece a morte do gado,terra ardendo e falta da água.
*2-Muitos pessoas que moram no Nordeste saiem da sua moradia por causa da falta de trabalho e por causa da grandes secas que acontecem no Nordeste .
*3-Eles utilizam os açudes,poços,cisternas e barreiros
*Fala de um nordestino que viu os problemas de morar naquele lugar(nordeste) e deixou a família para ir para um lugar melhor,esperando que chovesse para voltar para o seu lar

Anônimo disse...

Esta postagem me trouxe novas informações sobre paisagem no sertão e .
São retratados os problemas da seca, falta de água, a chuva que aparece no sertão e a dificuldade de plantar.
A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa uma solução de acesso a recursos hídricos para a população rural do semi-árido brasileiro.
O vídeo relata os problemas que uma pessoa passa na época de seca.
Ele perde o gado, não tem nenhum pé de plantação e espera que as condições melhore para voltar ao sertão.
As pessoas do Nordeste migram para outros estados em busca de emprego e melhores condições de vida, porque no Sertão Nordestino não há chuvas, e isso dificulta o plantio e as pessoas ficam com pouca comida.
Vinícius de Paula Silveira.24.5 série D

Anônimo disse...

Artur 5ªA Nr:3 04/11/2010

Espaço geográfico corresponde ao espaço construido e alterado pelo homem.
Antes de o ser humano existir ou com bem poucos seres humanos, o espaço geográfico tinha somente os aspectos físicos e naturais como: Rios, mares, lagos, montanhas, animais, plantas e outros.
Cada vez que retiravam algo da natureza, era para uma nessecidade ou questão de sobrevivencia.
Toda vez que o homem, prejudica a natureza ela faz alguma coisa para prejudica-lo também exemplo: aquecimento global, efeito estufa e escassez de água.
Uma hora, fauna, flora e animais vão ficar extintos.
Pelo tudo que vimos o homem precisa da natureza para sobreviver, se continuar assim as proximas gerações vão ter sérios problemas e então pode ser que nós entremos em extinção!

Conceição te adoro, abraços
;)

Maju Mussi disse...

N°: 24 / 5ª série A

1-Fala sobre as secas e tempestades no Nordeste.
2-O movimento migratório acontece por não ter condições de sustento na própria região. Em função da falta de chuvas, não se tem como utilizar da natureza para sobreviver, não existe plantações e nem condições de se criar animais.
3-Fazer poços, açudes, barreiros, construir cisternas e aproveitar a água do carro pipa.
4-Fala sobre a vida de um nordestino que é obrigado a sair de sua região, e deixar sua família por causa das secas. Ele vai até a cidade em busca de melhores condições de vida, mas promete ao seus entes queridos que um dia vai voltar !!

Um grande beijo Conceição !!

Anônimo disse...

Rafaela Rosa Rocha 5c n 28

Por causa da falta de agua perdeu o gado de morreu de sede o seu alazao,mas o maior problema e a falata de agua por causa da seca.
As pessoas se mudam do territorio semi-arido brasileiro principalmente pela falta de agua.
a Cisterna que e uma tecnologia popular para a capacidade de agua da chuva e representa uma soluçao de3 acesso a recursos hidricos para a populaçao rural do semi-arido brasileiro.O Açude cunjunto constituido por barragem ou barramento de um curso de água efêmero.
A música Asa Branca de Luiz Gozaga fala sobre a seca do nordeste,que a esta se acabando ,que o gado esta morrendo e etc...

Beijosss...

Anônimo disse...

Edilio Bittencourt Júnior nº7 Série:5ªC

1-fala sobre o sol muito forte e da seca.
2-O povo da região nordeste se muda para outras regiões por causa das secas intensas e que lá por fovereiro, março e abril ocorrem chuvas entensas.
3-Aproveitar a água do carro pipa,e procurar poços(ponteiras).
4.O tema da canção é a seca no Nordeste brasileiro que é muito intensa, a ponto de fazer migrar até mesmo a ave asa-branca (columba picazuro, uma espécie de pombo). A seca obriga, também, um rapaz a mudar da região. Ao fazê-lo, ele promete voltar um dia para os braços do seu .

Anônimo disse...

Maria Luíza 5ª-A nº26

Oi Conceição!

Gostei muito dessa sua postagem ficou tudo bem claro... Pelo que eu entendi essas foram as respostas :

1- Sobre a vida dura no certão e a sede que eles passavam sem chuva.
2- A população da região nordestina se muda muito por causa das secas que naquela região e chuvas muito intenssas, mais ou menos entre fevereiro março e abril, também muito mal distribuidas.
3- A cisterna é uma tecnologia popular que as pessoas de baixa renda usa para armazenar água da chuva para não ter que beber de poços e bueiros por causar muitas doenças.
4- Ouve um erro no carregamento do vídeo então fui tirando idéias de algumas sínteses que deu nisso, falava sobre um nordestino que teve que se mudar do nordeste por causa das secas e deixou para traz toda sua família mas quando chovesse ele iria voltar para lá.


Abraço Conceição!

Gabriela Nara disse...

Gabriela Nara - 5ªD - 07

1. A música Asa Branca, fala sobre a falta de água, que faz o gado morrer.

2. Muitos pessoas que moram no Nordeste saiem da sua moradia por causa da falta de trabalho e por causa da grandes secas que acontecem no Nordeste .

3. Eles utilizam a cisterna que é uma tecnologia popular que as pessoas de baixa renda usam para armazenar água da chuva para não ter que beber de poços e bueiros por causar muitas doenças e elas não correrem riscos de morrer.

4. Fala sobre a vida sofrida de um nordestino, que teve que sair de sua casa, de onde ele morava, por causa da seca. Na seca morreram muitos gados, lá da muita seca e quando chove, chove muito. Mas diz na música que ele prometeu voltar para os braços de sua amada.

Beijos, Conceição !

Anônimo disse...

OI CONCEIÇÃO

Considera-se paisagem como sendo a partir da síntese de todos os elementos presentes neste local e sua apreensão se dá pela imagem resultante dela (uma definição tradicional da paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar). A paisagem é tudo o que nós vemos,o que nossa visão alcança,é paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível,aquilo que a vista abarca. (É formada não apenas de volumes mas também de cores,movimentos,odores,sons etc.Sendo assim a paisagem não é espaço,pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar,o espaço não deixarar de existir.)

ROBSON A. VIEIRA
5°A
N°31

Anônimo disse...

Lucas Tomio 5ª B Nº: 18


1-Que esta faltando água, e os animais estão morrendo, não chove
2-É que a vida lá é dura, falta água, os animais morrem, e eles precisam migrar.
3-A cisterna é uma tecnologia popular que as pessoas de baixa renda usa para armazenar água da chuva para não ter que beber de poços e bueiros por causar muitas doenças.
4-Fala do nordestino que teve de abandonar sua terra e sua família, por causa da seca.
Foi tentar a sorte num lugar distante e, com muita tristeza e saudade, prometeu à sua amada que quando as chuvas voltassem, ele retornaria à sua terra.

Anônimo disse...

Isabela Berger 5 série D N:8

Olá professora Conceição...

respostas:
*1:O problema retratado é a seca e por isso acontece a morte do gado e a falta da água.

*2:Muitas pessoas que moram no nordeste saem da sua moradia por causa da falta de trabalho e por causa das grandes secas que acontecem.

*3:Eles utilizam poços, barreiros,açudes e cisternas.

*4:Fala de um nordestino que viu os problemas de morar naquele lugar e deixou a família para ir para um lugar melhor, esperando que chovesse para voltar para o seu lar.

BEIJOS CONCEIÇÃO...

Anônimo disse...

Arthur Donaduzzi dos Santos-Nº:4/5ªC

1)Quais problemas são retratados na música Asa Branca?

R:O problema retratado é a seca, por causa disso acontece a morte do gado, a terra ardendo e a falta de água.

2)Explique o movimento migratório da população no semi-árido brasileiro:

R:Muitas pessoas que moram no Nordeste saem da sua moradia devido à falta de trabalho e tentam fugir das secas que acontecem.

3)Quais são as principais alternativas utilizadas pela população do sertão para minimizar o problema da escassez de água?

R:As principais alternativas utilizadas são os açudes, as cisternas, os poços e os barreiros.

4)Construa uma síntese do vídeo:

R:O vídeo retrata da sofrida vida de um nordestino que se vê obrigado a deixar sua família e sua casa, prometendo que um dia voltaria quando chover no sertão.

Anônimo disse...

A respeito das questôes:
Questão 1. Fala da falta de água, da miséria que acontece por causa da seca.
Questão 2. Eles, o povo, vão em busca de novas oportunidades para sua família e para fugir da seca.
Questão 3. As alternativas encontradas são poços,açudes e cisternas.
Questão 4. Fala sobre um povo sofrido pela fome, falta de condições de sobrevivência, a falta de chuva, mas também da esperança de um dia voltar a sua terra. Que um dia possa chover.
Ellen K. Schwambach 5.C - -N. 09

Anônimo disse...

Victor W Vechi/Nº:32/Série:5ªA
Olá Conceição!
1º)Os problemas retrasdos na música asa branca são as secas e as inundações.
2º)O povo da região do nordeste se muda bastante por causa das secas intenças que acontecem na região.
3º)Utilizam poços,para os animais e plantas utilizam ´´Açudes``,Barreiros,cisternas etc...
4º)O vídeo fala de um nordestino que têm que sair de seu lar por causa da seca, e quando voltasse a chover ele voltaria a sua moradia,também que os gados estavam morrendo de sede(por causa da seca).
E isso foi o que eu resumi sobre as diversas paisagens. tchau Conceição te adoro!tchau blog te adoro!

Anônimo disse...

Maria Eduarda Engel 5ªD nº14

*1:Terra ardente com a fogueira de São João, Nenhum pé de plantação, Falta d’água, gado morreu de sede, a Asa Branca bateu as asas do sertão, triste solidão, falta de chuva e judiação.

*2:Muitas pessoas que moram no nordeste saem da sua moradia por causa da falta de trabalho e por causa das grandes secas que acontecem.

*3:Eles utilizam poços, barreiros,açudes e cisternas.

*4:Fala de um nordestino que viu os problemas de morar naquele lugar e deixou a família para ir para um lugar melhor, esperando que chovesse para voltar para o seu lar.
Beijooos Conceição ! aaah! eo seu blog está ótimo !

Anônimo disse...

oi Conceição

1)A música é um
segundo caminho comunicativo, além do verbal.a música Asa Branca, fala sobre a falta de água, que faz o gado morrer.

2)Muitas pessoas que moram no Nordeste saem da sua moradia devido à falta de trabalho e tentam fugir das secas que acontecem.

3)As principais alternativas utilizadas são os açudes, as cisternas, os poços e os barreiros.

4)O vídeo retrata da sofrida vida de um nordestino que se vê obrigado a deixar sua família e sua casa, prometendo que um dia voltaria quando chover no sertão.

Aluno:Robson
n°31
5°a

Anônimo disse...

Marcela Heusi nº23 série5ªC

1-Quais problemas são retratados na música Asa Branca?
R:Seca,Fome e Miséria.

2-Explique o movimento migratório da população de semi-àrido brasileiro:
R:Muita gente que mora no nordeste sai da sua moradia por alguns problemas causado pela falta de trabalho e pelas secas.

3-Quais são os principais alternativas utilizadas pela população do sertão para minimizar o problema da escassez de água?
R:As principais alternativas utilizadas pela população do sertão é poços,barreiros,açudes e cisternas.

4-Construa uma síntese do vídeo:
R:O vídeo conta de um homem nordestino que no lugar onde ele morava tinha muitos problemas e por isso deixou toda a sua família para ir morar em um lugar melhor para se viver.Ele esperava que chovesse para poder voltar para a sua antiga moradia.

Um Grande Beijo
Marcela Heusi

Anônimo disse...

Oi Conceição!!
As respostas são:

1-É a seca por falta d'água.

2-Os nordestinos precisam sair de onde estão por causa da seca e da falta de trabalho.

3-São feitos poços,cisternas e barreiros para amenizar o problema da falta d'água.

4-Ele saiu do sertão pela falta d'água e espera poder voltar lá quando chover pois é muito triste o sertão sem plantação e com toda aquela seca.

Beijos da Leticia Schneider Lima
nº:20 5ª C

Anônimo disse...

Luís Augusto Nº19 5ºB
1.Retrata os problemas da seca,a falta de água a morte da plantação e dos animais.
2.Muitos nordestinos abandonam suas terras para fugir da seca na esperança de voltar a chover para eles retornarem.
3.A construção de cisternas,açudes e barreiro trincheira.
4.Fala de um nordestino que quando deu a seca ele perdeu sua plantação e seus animais.Não dava mais para viver ali,então ele parte deixando sua familia e prometendo voltar quando voltar a chover.

Anônimo disse...

Nome:Gabriel Wesz Número:13 5C

1-A música diz que o gado morreu por causa da seca, e que ele saiu do sertão e só vai voltar quando chover.
2-Eles saem do sertão por causa da seca, pois ela destroi as platações e mata o gado e deixa as pessoas sem agua.
3-A principal alternativa para capitação de agua no semi-arido brasileiro são as citernas, que armazenam a agua da chuva para as familias de baixa renda.
4-No video, o assunto tratado é o exodo rural, já que as plantações secaram e o gado morreu, as pessoas do semi-arido saem do sertão e provavelmente vão para as cidades(exodo rural), porque as cidades oferecem melhor qualidade de vida.

Anônimo disse...

Eu percebi que o homem está alterando o espaço geográfico."Nós" estamos cortando árvores para fazer prédios,e por isso a natureza está se voltando contra nós.É isso que a música quer nos dizer.Que todos estão se "aproveitando" da natureza, e por isso quando ela se volta contra o mundo, a culpa é inteiramente nossa. O homem tem maltratado a terra aonde vive, sem pensar nas consequências catastróficas que podem acontecer.
A Cisterma é uma tecnologia para a captação da água da chuva.E isso ajuda a população brasileira, mais ainda a do interior, que sofre muito com a seca.

Eu achei o tema do blog bem legal.Adorei. Beijos de sua aluna Carolina nº8 da 5ªb.

Anônimo disse...

Henrique Pezzini 5ªB n°13
1-os problemas são a fome a miséria e a seca
2-Eles saem do sertão pela falta de trabalho e da seca
3-as alternativas podem ser os poços,barreiros e cisternas
4-E a história de uma pessoa que sai do sertãopor causa da seca, e por isso perde coisas comoseu gado e seu alazão, e um dia espera que quando a chuva cair ele voltará para o sertão

Anônimo disse...

Gabriel Nietsche 5ªC n°12

1-O problema é a seca então por isso aconteceu a morte do gado

2-Esse pessoal que mora no nordeste saem de suas casas por falta de benefícios e por causa da seca

3-As alternativas são poços,açudes e cisternas

4-O video fala sobre um nordestino que soferu muito com as secas,então ele deixou sua família para que se algum dia se chovesse houvesse a esperança de ele voltar

Anônimo disse...

1- QUAIS PROBLEMAS SÃO RETRATADOS NA MÚSICA ASA BRANCA?
Os problemas retratados na música Asa Branca são os problemas da seca, que afeta a agricultura, a pecuária e causa falta de emorego para a população.

2- EXPLIQUE O MOVIMENTO MIGRATÓRIO DA POPULAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO:
As pessoas saem do semi-árido para buscar oportunidades de emprego e um a vida melhor em outras regiões do Brasil onde não há seca. Devido à seca acontece o movimento migratório.

3-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO DO SERTÃO PARA MINIMIZAR O PROBLEMA DA ESCASSEZ DE ÁGUA?
As principais alternativas utilizadas são: os açudes, as cisternas, os poços e os barreiros.

4- CONSTRUA UMA SÍNTESE DO VÍDEO
O vídeo é sobre uma música apresentada por Luiz Gonzaga e Clara Nunes chamada Asa Branca que fala sobre um nordestino que foge da seca para ter melhores condiçoes de vida para depois voltar para casa.

Guilherme Crispim 5ª série C

Anônimo disse...

Lyandra-5ªC-N°22

1-QUAIS PROBLEMAS SÃO RETRATADOS NA MÚSICA ASA BRANCA?
R:O problema é a seca.

2-EXPLIQUE O MOVIMENTO MIGRATÓRIO DA POPULAÇÃO DO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO:

R:Essas pessoas moram no Nordeste,elas saem da região para tentar mudar de vida.

3-QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS ALTERNATIVAS UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO DO SERTÃO PARA MINIMIZAR O PROBLEMA DA ESCASSEZ DE ÁGUA?

R:Eles utilizam,cisternas,poços...

4-CONSTRUA UMA SÍNTESE DO VÍDEO :

R:O vídeo fala da vida difícil, que os nordestinos tem em suas terras,causada pela seca,falta de trabalho e com isso deixou sua família, com a esperança que chovesse para poder voltar.

Anônimo disse...

Gustavo Volpi Provesi 5ªA
Olá professora Conceição!!!

RESPOSTAS:

1)Falta de água e por isso o gado morreu de sede e de fome,porque eles comem mato e o mato secou.

2)Os nordestinos sairam dali por causa da seca que prejudicaram muito eles.
3)Irem embora do sertão para refazerem suas vidas em outros lugares que tenham água.
4)A música Asa Branca fala sobre a seca,do gado que morre de sede e de fome pois eles comem mato e o mato secou e das chuvas.
Abraços Conceição!!!