sexta-feira, 30 de outubro de 2009

AS ERAS GEOLÓGICAS


ENTENDENDO AS ERAS GEOLÓGICAS


As eras geológicas são divisões da escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos a fim de se conhecer a longa vida do planeta. As eras são caracterizadas pelas formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e pelos seres viventes que neles se encontravam.
As eras geológicas são: Pré-Cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

• Era Pré-Cambriana

É a era mais antiga que se conhece onde não se pode afirmar com precisão o seu início, mas acredita-se que esta se prolongou por 4 bilhões de anos. Esta data se fez conhecida através de estudos baseados na radioatividade que consegue detectar a perda de partículas em átomos instáveis.
Os continentes desta era eram formados por rochas metamórficas e ígneas. Acredita-se que nelas estavam localizadas as maiores reservas de minérios e pedras preciosas. Também marca o início da vida no planeta que são mostrados em fósseis de 2 bilhões de anos originados de algas, medusas, bactérias e etc.

• Era Paleozoica


É a era posterior à pré-cambriana e antecessora da era mesozoica. Neste período que durou entre 325 e 280 milhões de anos, surgiram os primeiros animais invertebrados. Por ser dividida em seis períodos, cambriano, ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero e permiano, o aparecimento desta classe de animais se fez presente no período mais antigo, o cambriano.
Neste período rodeado de transformações está registrada a existência da grande extinção de espécies que chegou a 90%. Também se pode destacar a formação da Pangea a partir de vários blocos de rochas menores que se colidiram.


• Era Mesozoica

É a era posterior à paleozoica e a antecessora da cenozoica. É bastante conhecida como a Idade dos Répteis por causa do aparecimento dos dinossauros neste período, além de moluscos e outros. O clima do planeta neste período era quente, uniforme e tendia para o resfriamento dos polos. Já se podia observar a formação dos continentes do sul.
Seu período de duração foi entre 140 e 160 milhões de anos que se dividem em períodos denominados Triássico, Jurássico e Cretáceo. Durante estes períodos ocorrem grandes transformações no cenário do planeta como a extinção dos dinossauros, a proliferação de amonites, que também foram extintos, o surgimento das aves, peixes, mamíferos e plantas angiospermas.

• Era Cenozoica

É a era posterior à mesozoica que se iniciou a 60 milhões de anos. Marca o surgimento da vida humana sobre a Terra e o aperfeiçoamento das espécies já existentes. Observa-se a formação de Alpes, Andes e do Himalaia a partir da grande movimentação vulcânica e o grande número de mamíferos que passam a dominar a Terra após a extinção dos dinossauros. Os mamíferos se espalham com facilidade em todo o território.



CORDILHEIRA DO HIMALAIA


OBSERVAÇÃO : CLIKAR NAS IMAGENS PARA VER EM TAMANHO MAIOR.

45 comentários:

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Estava vendo as eras geológicas que estamos trabalhando agora no livro.Vi que elas são a Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.A era Pré-Cambriana é a mais antiga ninguém sabe quando começou,mas acredita-se que se prolongou por 4 bilhões de anos,os continentes eram formados por rochas metamórficas e ígneas e nessa era também começou a vida no planeta,como mostram fosseis que tem 2 bilhões de anos como algas,medusas,bactérias,etc.Na era Paleozóica surgiram os primeiros animais invertebrados,por ser dividida em seis períodos, cambriano,ordoviciano, siluriano, devoniano, carbonífero e permiano, o aparecimento desses animais aconteceu no periodo mais antigo o cambriano,este período foi cheio de transformações a extinção das espécies chegou a 90%.Na era Mesozóica apareceram os dinossauros,o planeta nesse período era muito quente,já dava para ver a formação dos continentes do sul,essa era se dividia em três períodos que são Triássico, Jurássico e Cretáceo, durante estes períodos ocorrem grandes transformações no cenário do planeta como a extinção dos dinossauros,o surgimento das aves, peixes, mamíferos e plantas.A era Cenozóica se iniciou a 60 milhões de anos,foi nessa era que nós,seres humanos surgimos e que as espécies já existentes se aperfeiçoaram,grande número de mamíferos que passam a dominar a Terra após a extinção dos dinossauros,os mamíferos se espalham com facilidade em todo o território,mas depois os humanos começaram a serem os seres dominantes da Terra e essa era se estendeu até hoje.E,o que eu posso falar dos tempos de hoje,é a mesma era,sim,mas posso dizer que nós hoje vivemos em sociedade,temos muita tecnologia,criamos vários tipos de transporte,meios de comunicação,de diversão e muitas outras coisas que se fosse escrever tudo,acho que ficaria o dia inteiro só escrevendo esse comentário.
Nossa!Quantas eras não é mesmo?Espero conseguir me lembrar de todas e também lembrar as informações sobre elas,mais eu acho que consigo.
Bjs Conceição
Ana Luiza de Mendonça Mendes 5ªC Nº1

Anônimo disse...

oi conceiçao!!!!!

Obrigadapor postar isso no blog pq me deu a resposta da tarefa ....um show esse blog é maravilhoso tem tudo .Parabens.
maluh 5º a maria luiza

Júlia Cadore 5ªC Nº17 disse...

olá Conceição!!!!!!

adorei o conteúdo do site pois me ajudou muito a entender melhor os textos e as atividades do livro!!!

os textos de explicação do site, as imagens e o vídeo são muito esclacedores!!!!

estou esperando uma nova postagem!
Beijos conceição!!!!

Anônimo disse...

Olá Coçeição,adorei ver sobre as eras geológicas e descobri que elas são Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica,gostei de ver também sobre os acontecimentos de cada uma.

Obrigado

Gabriel Eduardo 5ªC Nº6

Luana disse...

Conceição adorei as postagens das eras geológicas pois é muito interessante quando ficamos sabendo de coisas que mais pra frente podem nos ajudar a responder perguntas que muitos não sabem!E para falar a verdade eu nem sabia que elas existiam...Luana número:16 5 A

Anônimo disse...

ERAS: Pré-Cambriano(mais antiga das eras),Paleozóico,Mesozóico e Cenozóica.
A cada dessas eras existe vários acontecimentos Pré-Cambriano,primeiros seres do mar(algas e bactérias).Paleozóico,primeiros animais invertebrados.Mesozóico,aparecimento de dinossauro.E a Cenozóico,surgimento da vida humana.
João Guilherme N.Patrício,Nº13,5ªsérie C

Anônimo disse...

Oi,professora Conceição...
Tudo bem? Achei muito legal essa postagem sobre as eras geológicas, pois quando a professora passou a tarefa no dia 29/10/09 eu perguntei: O que será isso de era? geológica?. Então, prestei atenção nas aulas e descobri.Foi muito bom você fazer este blogger, pois eu compreendi melhor.

Mariana Caroline Pereira nº21 5ªA

Anônimo disse...

Olá Conceição, achei muito interessante esse texto com imagens mostrando a evolução da terra, incluindo todas as eras como o Pré cambriano, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica e os acontecimentos que estiveram presentes nela. Enfim essas informações poderam facilitar o estudo das eras geológicas.

Guilherme Luiz 5ªA nº10

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Adorei a postagem da Era Geologicas e achei muito legal.Aquele video sobre as Eras também ficou muito legal,deu vontade de aprender muito sobre esse assunto e eu achei muito show esse blog,não é a primeira vez que eu posto um comentario,mais mesmo assim,cada vez que você posta algo,vai ficando cada vez mais legal.
E eu gostei desse site porquê pode ajudar a estudar para as suas porvas,que agora vai ter sobre as Eras que são:Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
Abraços de seu aluno
Victor Hugo 5ªA nº24

Anônimo disse...

Oi Conceição,
Essa postagem foi muito útil pois, eu aprendi os pricipais acontecimentos dessas eras como:
Na paleozóica os dinossauros apareceram e desapareceram.


Mateus 5ªD Nº 22

Anônimo disse...

Achei interessante,pois aprendi mais sobre as eras geológicas e também entendi melhor como a terra se formou.


Ingo 5ªA Nº12

Anônimo disse...

Oi Conceição!!!!
Foi bem legal assistir este video. Aprendi coisas sobre a evolução que eu nem sabia. Foi show a hora em que o macaco vai ficando em pé e se torna um Homideo.E já pensou se os Dinossauros não tivessem sido extintos? Um beijo do
LUCAS ROMANIELLO COSTA 5ºD Nº 17 SALE.

Anônimo disse...

Conceição!
Gostei muito das imagens do conteúdo.
As eras é um exelente assunto de abordar.A Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica e não podemoos esquecer que em cada um delas exstem acontecmentos mportantes.
João Guilherme 5ªC Nº13

Anônimo disse...

conçeição deu para entender que a terra tem varias eras geologicas.Pelo seu primeiro desenho ou foto deu para perceber que que a cada era tem um tempo de duração diferente,pelo desenho do livro da para perceber que aconteceu varias coisas como aparecimento e desaperacimento dos dinossauros na mesma era e outros.Porem voce me ajudou com a tarefa,eu nao vou copiar,so que vc me deu uma ideia para colocar nos exercicios!valeu!obrigado!
Manuela 5ªB Nº24

Ingrid -5ªd-n°13 disse...

Ingrid Rebello 5ªD n°13
Oi Conceição...
Nunca fui muito interessada nas máterias de geografias(tirandos uns ou outros conteúdos), sempre gostei muito de ciências, coisas sobre universo e etc...
Agora, com esse assunto novo, eras geológicas, me interessei muito, é meio que o começo de tudo!!!
Então decidi olhar o seu blog pra ficar um pouco mais ciente do assunto!!!
Adorei!! Você está de SUPER parabéns!!!
Tudo muito esplicado, detalhe por detalhe, e a propósito, seu blog é muito bem organizado, bonito, fotos bem nítidas e etc...
As suas postagens deram uma ajudona nas tarefas, estudo para prova e é claro, ajudou em váriass perguntas que não queriam se calar!
Agora eu sei que as eras geológicas são:
Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. A mais antiga de todas é a Pré-Cambriana, extimam-se que se prolongou por 4 bilhões de anos.Depois a Paleozóica. Nessa era tinha CAMBRIANO-ORDOVICIANO-SILURIANO-DEVONIANO-CARBONÍFERO.
logo em seguida vem a era MESOZÓICA.Que é muito famosa, pois foi a época que os dinossauros se expandiram. Que também é muito chamada por era dos dinossauros, Essa era é ocupada por PERMIANO-TRIÁSICO-JURÁSSICO(que por acaso é o periodo que os dinossauros se expandiram)-CRETÁCEO. E em seguida, a era Cenozóica, separadas em só dois periodos. TERCIÁRIO-QUARTENÁRIO
Quartenário é dividido em duas épocas:
Pleistoceno e Holoceno-Holoceno é o periodo que surgiu os homens!!
Espero aprender mais coisas sobre esse assunto.
Acabei gostando ainda mais da matéria,e de vários outros conteúdos1!

Super parabéns seu blog!!

Anônimo disse...

Oi Conceição.

Observei as eras gológicas e assisti ao vídeo. Achei incrivel o jeito que a Terra se formou. A era que mais me chamou atenção foi a Paleozóica, porque muitas coisas aconteceram na mesma era.

Guilherme Carboni
5ªA
Nº9

G. M. disse...

Conceiçao,
nessa sua postagem nao me surpreendeu nada........ Td tao bom e caprichado, ainda mais com esse video super bem feito! Adorei td como sempre e esta me ajudando a me preparar para a prova.
VIDEO:
Eu aprendi que a era Pré-cambriana existiu desde 4,5 bilhoes de anos atras até 570 M.A. (ou seja milhoes de anos atras) e q foi marcado por agitaçoes vulcanicas e tectonicas. A era Paleozoica existiu desde 300 M.A. e foi marcada pelo surgimento de florestas formadoras de carvao q nos ajudam até hoje. A era Mesosoica existiu desde 245 M.A. até 65 M.A. e q foi marcado pelo surgimento de dinossauros, pela grande quantidade de especies e pela maior movimentaçao de placas tectonicas (que com essa movimentaçao o oceano Atlantico se expandiu). A era Cenozoica existiu desde 60 M.A. até os dias de hoje e foi marcada pelos mamiferos que "dominaram a terra" e em aproximadamente 65 M.A. os macacos evoluiram em especies diferentes e em uma delas surgiu o homem (ou como os estudiosos chamam homo sapiens sapiens).
Aprendi tambem que as eras sao baseadas em ocorrencias fisicas e biologicas.
IMAGENS:
Eu vi naquela figura que estava mostrando as eras e algumas epocas, que os gatos nasceram antes dos cachorros e achei legal saber disso pois pensava que como chamam o cao de "melhor amigo do homem", achava que ele tivesse esse "apelido" porque ele os acharam primeiro, mas nao! Nesse mesma imagem foi interessante ver quando os primeiros hominideos surgiram pois no livro nao mostra. Gostei tambem da quela "tirinha" que mostra deus falando com seu "mensageiro" quando eles estavam escolhendo um mundo para ser a "terra". È isso que eu gosto no seu blog, mistura coisas serias, com imagens bonitas e coisas engraçadas.
Como SEMPRE sempre seu blog esta mais lindo do que nunca e com um conteudo super gostoso de ler e de aprender!!! HA!!! IMPORTANTE:
ADORO SUAS AULAS!!!!!!
bjsssss,
Gabriela Melim Nº8 5ªC

Matheus 5A - 23 disse...

Oi Conceição,

Eu achei muito interessante o texto sobre as eras geológicas.
Isso me ajudou muito a entender sobre o assunto, esclareceu minhas dúvidas quanto as eras Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
Gostei do vídeo explicativo!

Obrigado Professora!!!

Eduarda disse...

Conceição,
adoro as postagens pois nos ajuda a entender mais o conteúdo...eu li sobre essa postagem e gostei muito disso, porque com as eras geológicas descobrimos os nomes e os acontecimentos em nosso passado !
E também é bom as vezes ter coisas diferentes como as imagens e vídeos, porque aprendemos igual mas de uma maneira mais divertida do que só a leitura !
Eduarda Hufenüssler, Nº3, 5ªA

Fernanda Ibrahim disse...

Olá Conceição,
Estava vendo suas postagens sobre as eras geológicas,e gostei muito,pois assim pude perceber a evolução do mundo onde vivemos agora,e eu pensava só que o big-bang existia mais tinham outras evolução através deles,adorei essa postagem,assim me ajuda melhor a responder as perguntas do livro,e para mim estudar!!!
Adorei Conceição,um super beijo,Fernanda Ibrahim 5ªA nº:4

Anônimo disse...

Oi Conceição acheii um video bem legal que explica mais sobre as Eras Geológicas , estou te mandando a link a seguir :
http://www.youtube.com/watch?v=35-ORjErtE0
Anne Caroline Selbmann nº3 5ª série B

Gossip disse...

Oi Conceição,
Estava lendo o seu blog, e quero dizer que adorei todo o conteudo e que o blog me ajudou muito a me interar um pouco mais do assunto de eras geológicas, pois até então estava meio confusa sobre o mesmo.
Vi video e li todo o conteudo,que por acaso tambem me ajudou bastante a estudar para a avaliaçao.Gostei muito de aprender sobre o porque de que os cientistas decidiram dividir aquela grande quantidade de tempo que o planeta terra existe, em diferentes periodos de tempo.
Adorei todo o conteúdo do blog!Parabéns!
Manuella G. H.- Nº19 - 5ªD

Victória 5ª C - nº 30 disse...

Oi Conceição, gostei bastante dessa postagem sobre as eras geológicas, achei bem legal que cada tipo de animal foi aparecendo conforme as eras,e me ajudou muito a entender as explicações do livro.

Beijos.

Unknown disse...

Oi Conceição,
Me interecei muito por essa nova matéria,pois sempre quis saber como a terra, e os continentes se formaram e descobri que foi pelas rochas metamórficas e ígneas, que tem origem do magma.também que nós vivemos na era canozóica que ja teve 2 etapas: a terciaria e a quartenária.Os dinossauros viveram apenas na era mesosóica,e morreram pela causa de um meteóro que matou 90% das espécies que alí viviam.
Gostei muito desse blog pois posso matar todas as minhas dúvidas que as vezes nao estão no livro e sim aqui!
Laura Sahd Bernz 5 série B n.18

Anônimo disse...

Olá,Conceição!

Gostei muito do blog,pois ele me ajudou a estudar para a prova e fique conhecemdo mais as eras geológicas,que no inicio eu nem sabia o que era isso e o video esta muito legal!

Lauro 5ªA N°15

Carol disse...

Oi Conceição!
Agora sim com os textos do seu blog consegui entender mais sobre Eras Geológicas, a ordem, e alguns acontecimentos que ocorreram em cada era.Conclui que: na era Pré-Cambriana estavam localizadas maiores pedras preciosas já encontradas, e também que no foi o início de vida no planeta. Na Paleozóicafoi registrado s extinção de 90% de espécies animais, e a formação da Pangea. Na Mesozóica foi registrado o aparecimento dos répteis (dinossauros, moluscos entre outros). Já na Cenozóica foi marcado o aparecimento de vida humana no planeta e o aperfeiçoamento das espécies já existentes.
Adorei o conteúdo.
Beijão Carolina da Rocha 5ªD nº06

Anônimo disse...

Olá, Conceição

Passei para dar uma olhadinha no seu blog,mas acho que entrei atrasada pois a prova ja passou mas deixa, a prova nao importa oque importa agora é eu estar por dentro do asunto e nesse blog axe8i muitas coisas interessantes como esse video é o maximo e a musica tambem .PARABENS!!!!

Unknown disse...

Olá conceiçao sobre o assunto que estamos aprendendo a Era Geologica é bem interessante,gostei muito de saber a origem,a formção e as contínuas transformações da terra,assim como dos materiais orgânicos que a costituem são estudadas pela geologia,que divide a história do planeta em eras geológicas.
Essas eras correspondem a grandes intervalos de tempo divididas em períodos.Esses períodos se subdividem em épocas e idades.Cada uma dessas subdivisões correspondem a algumas importantes alterações ocorridas na evolução da terra.
Um abraço Conceição
Parabens pelo blog
Luis Henrique Siquela 5B N:23

Thaís 5ªc n° 26 disse...

Oi conceição! adorei muito aprender mais um pouco sobre este assunto, no começo do capitulo estava com dificuldades em aprender, mais agora com o seu blog sinto que estou mais confiante em mim e no meu aprendizado sobre as eras geológicas, a Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica, gostei tambem de aprender os acontecimentos que aconteceu em cada era, foi muito legal, até porque eu gosto de aprender sobre as coisas antigas...
Conceição muito obrigada por esses conhecimentos e por você ser a nossa profesoora, pois você é muito boa, explica tudo direitinho, um grande abraço de sua aluna thais n° 26 5ªc

Anônimo disse...

Olá Professora Conceição,

Gostei muito do seu blog, contém todas as informações que precisamos estudar, tem vídeo para entendermos mais o que é Era Geológica e tem todas as Eras e seus acontecimentos. As Eras são: Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. Aprendi que Era Geológica é uma escala de tempo geológico e o vídeo fala sobre como a Terra se formou.
Eu gostei muito.
Um Beijo!
Mariane Nº22 5ªA

Anônimo disse...

Oi,Conceição!
Adorei seu blog...e eu queria saber se você vai postar algo sobre este capítulo em que estamos etudando o capítulo 6.:Paisagens:reresentações e memórias!
Porque estava checando e perebi que averia Páginas em que Falaremos sobre mapas(que é meu assunto preferido)!
Obrigado,Gustavo Artmann 5a D numero 12

Unknown disse...

Ola,Conceição achei interessante nas eras geológicas outros acontecimentos que não estavam no livro,quantos anos durou cada era e novas coisas que não vimos no livro ex:Era paleozólica:Neste período rodeado de transformações está registrada a existência da grande extinção de espécies que chegou a 90%. O aparecimento dos dinossauros foi o meu preferido,tambem todos que ja postaram no seu blog falaram nisso,vou dizer umas coisas que aprendi com isso na era Mesozóica era muito quente,isto causou uma séria seca por dias não choveu e vários dinossauros morreram, e como os vulcões ainda não estavam adormecidos houve uma erupção muito forte que causou a extinção dos dinossauros.
então professora Conceição espero que a Sra. ainda aceite o meu comentário, abraços. Enrike 5 série B

**MARIA EDUARDA MAFRA 5ªD N°20** disse...

oi conceição:
Estamos aprendendo sobre as eras geológicas esse conteúdo não é difícil de aprender só tem estar atento a ele.esse assunto tem no livro ele fala sobre as eras e seus acontecimentos,tudo começou na era PRÉ-CAMBRIANA:nela aconteceram varias coisas como a criação da Terra,já na segunda era:a PALEOZÓICA houve tambem diferentes mudanças como por exemplo o aparecimento dos recifes de corais,vertebrados,invertebrados e ate os anfíbios,depois dessa era vem a MESOZÓICA outra era esplêndida que foi onde ocorreram coisas muito importantes como o aparecimento de carboníferas,repteis marinhos,dinossauros flores e mamíferos grandes e pequenos,mas os dinossauros desapareceram quando a mesozóica acabou e nesse fim apareceu um começo,o começo da era CENOZÓICA foi de la os seres humanos vieram e também foi ai que ocorreu o ultimo período glacial.todas elas estão divididas em períodos,(com exceção da era pré cambriana)na era paleozóica contem seis períodos são eles:CAMBRIANO_ORDOVICIANO_SILURIANO_DEVONIANO e CARBONÍFERO,ja na era mesozóica so existem quatro períodos: PERMIANO_TRIASSICO_JURASSICO e CRETÁCIO,e por ultimo a nossa era a era cenozóica nela por enquanto so existem dois períodos o TERCIÁRIO E O QUARTENARIO.

sobre o video:
achei interessante e bem explicativo,então vou contar o que aprendi:
*os cientistas separaram os vários anos por eras.
*ha quatro eras e elas estão incluídos períodos.

sobre as imagens:
bem claras e explicam o que o texto diz.

Conceição,obrigada por estar sempre no ajudando e preocupada com o nosso estudo postando no Blog o assunto que estamos estudando...1000 beijos e peço que voce continue postando os assuntos no seu Blog...

beijos Maria Eduarda.

Anônimo disse...

Maria de Lourdes (2ºB -EM*por enquanto)
Acredito que todas as postagens durante este ano foram muito proveitosas mesmo, assim como nosso trabalho acompanhado de material didático. Aprendi muito mesmo!!!
Gostaria de agradecer seu trabalho durante este ano e desejar para nossa próxima etapa, um ano ainda mais produtivo e divertido...
Quanto às eras...
Pode-se afirmar que as configurações da crosta terrestre, assim como a vida que a permeia, já sofreu inúmeras alterações em função do tempo, do clima, da vegetação e de tudo mais que compõem nosso planeta. Agora o que espero é saber dos resultados desta conferência que a partir de hoje estará acontecendo em Copenhagen, provavelmente é dela que depende o futuro do nosso clima e consequentemente de nossas vidas, bem como das gerações que virão. Espero que estes líderes tenham consciência do peso e responsabilidade que estão carregando neste momento, e que desta forma não permitam que o dinheiro fale mais alto que a nossa chance de mudar este quadro pra melhor.

Anônimo disse...

Marcelly (21)- 3°B

As eras geológicas são divisões da escala de tempo geológico que podem ser subdivididos em períodos para conhecer a longa vida do planeta. São caracterizadas pelas distribuições dos continentes e os oceanos e pelos viventes que neles se encontravam. Ela é dividida em pré-cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
A pré-cambriana é a mais antiga, deve ter aproximadamente 4 bilhões de anos. Os continentes dessa era eram formados por rochas metamórficas e ígneas. Acreditasse que nelas estavam localizadas as maiores reservas de minério e pedras preciosas. Também marca o inicio da vida no planeta, como as algas, medusas, bactérias...
A era mesozóica, durou entre 325 e 180 milhões de anos, surgiram os primeiros animais invertebrados. Por ser dividida em seis períodos, cambriano, ordoviciano siluriano, devoniano, carbonífero e permiano. No período cambriano, teve grande extinção de espécies que chegou a 90%. Destacamos também a formação da Pangea, a partir de blocos de rochas menores que se colidiram.
A mesozóica é conhecida como a idade dos répteis por causa do aparecimento dos dinossauros. O clima era bem quente, uniforme e tendia para o resfriamento dos pólos. Podia se vê a formação dos continentes do sul. Durou entre 140 e 160 milhões de anos, que se dividem em períodos Triassico, Jurássico e Cretáceo. Entres estes períodos ocorreram varias transformações, como a extinção dos dinossauros, a proliferação de amonites, o surgimento das aves, peixes, mamíferos e plantas angiospermas.
A era Cenozóica marca o surgimento da vida humana sobre a terra. Começa a formação de Alpes, Andes e do Himalaia a partir da movimentação vulcânica e o grande número de mamíferos, que se espalharam facilmente por todo território.
E assim ao longo dos anos o planeta terra foi se modificando, com novas criações de dobramentos, movimentos das placas tectônicas, aparecimento de diferentes tipos de vida terrestre, até chegar ao que hoje temos. Muitas espécies variadas, tanto de plantas, animais... Como o ser humano, que reina sobre a terra até hoje. Hoje vivemos sobre leis, que não são mais as leis da natureza, e sim impostas por nós.

Anônimo disse...

Oláá Conceição td bomm??
Adorei a postagem da Era Geologicas e achei muito legal.Aquele video sobre as Eras também ficou muito legal,deu vontade de aprender muito sobre esse assunto e eu achei muito show esse blog,não é a primeira vez que eu posto um comentario,mais mesmo assim,cada vez que você posta algo,vai ficando cada vez mais legal.
E eu gostei desse site porquê pode ajudar a estudar para as suas porvas,que agora vai ter sobre as Eras que são:Pré-Cambriana, Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
Abraços de seu aluno Ulian werner 5ªD numero 23

mimirollie disse...

adorei esse blog deu resposta para o meu trabalho!!!
tem td pra dar certo!!

Anônimo disse...

muito bom muito bonito mais eu quero saber qual a utima era da tera eque todas as eras terminaram em destruiçao eo fim dessa nossa era termina em 21/12/2012 ai vai terminar o mundo com sertesa

Anônimo disse...

Adorei o blog encontrei tudo que precisava para fazer o meu trabalho. Mim ajudou muito,adorei as imagens são muito bonitas...



Darlene

Pinheiros-ES

Anônimo disse...

ola gostaria de de agradecer vc me ajudou muito

Unknown disse...

esse saite me ajudou muito num trabalho :)

Anônimo disse...

Olá ,este blog tem tudo sobre oq eu estou precisando mas eu quer fazer uma música mais eu nao sei como fazer pode me dar algumas dicas,fazendo o favor?

Anônimo disse...

Olá ,este blog tem tudo sobre oq eu estou precisando mas eu quer fazer uma música mais eu nao sei como fazer pode me dar algumas dicas,fazendo o favor?

leandreson disse...

Adorei, muito obrigado.

Nilo disse...

Acho que vcs estão prestando um desserviço com estas posições sem fundamento. são somente especulações infantis que mostram de forma empirica uma tentativa de entendimento e não a verdade com fatos. Já está provado que o carbono 14 falha então parem com estas especulações infantis. É minha opinião!