sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ATIVIDADES PARA OS SEGUNDOS ANOS

18/10/10
BOM DIA! TEMA : PETRÓLEO OBJETIVO : IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PETRÓLEO, UTILIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA.





EXERCÍCIOS SOBRE O PETRÓLEO :

1-EXPLIQUE A ORIGEM E FORMAÇÃO DO PETRÓLEO :

2-ESCREVA SOBRE OS ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO DO PETRÓLEO:


3- COMO OCORREU A DESCOBERTA DO PETRÓLEO EM 1859 ?

4-QUEM ERAM AS SETE IRMÃS DO PETRÓLEO, E COMO ELAS AGIAM NOS PAÍSES COM AS RESERVAS DE PETRÓLEO ?

5-SOBRE A OPEP, COLOQUE O SEU SIG
NIFICADO, QUANDO FOI FUNDADA, SEUS PAÍSES MEMBROS E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS PAÍSES MAIS INDUSTRIALIZADOS ?

6- OBSERVE O MAPA ABAIXO E ELABORE UMA CONCLUSÃO ARGUMENTATIVA, LEMBRANDO QUE O TEMA É SOBRE O PETRÓLEO ?


7- OBSERVE O ESQUEMA ABAIXO E EXPLIQUE AS SUAS ETAPAS :
8- ESCREVA SOBRE A DESCOBERTA DO PETRÓLEO NO BRASIL:

OBS. A IMAGEM ACIMA É DO POÇO DE LOBATO NA BAHIA.



4 comentários:

Bruna de Menezes 2B disse...

O petróleo é um recurso natural de abundante. É atualmente a principal fonte de energia, servindo também como base para a fabricação de diversos produtos, gasolina, óleo dísel, e até mesmo medicamentos. É a principal renda de muitos países principalmente do oriente médio.
O petróleo se encontra nas bacias sedimentares e assim como o carvão, foram florestas soterradas que com o aumento da temperatura se transformaram em hidrocarbonetos, que se transformou em petróleo, portanto, o petróleo é de origem orgânica. O petróleo resulta da decomposição em ambiente anaeróbio e sob a ação de microorganismos.
O petróle foi descoberto logo que permitido o direito de extrair mineral betuminoso para a fabricação de querosene de iluminação, no ano seguinte a permição (1859) o inglês Samuel Allport durate a construção da Estrada de Ferro Leste Brasileiro, encontrou petróleo no subúrbio de Salvador.
A maioria das regiões produzem mais petróleo que consomem, esses países exportam muito petróleo e importam pouco. A OPEP(organização dos países exportadores de petróleo) é um conjunto de países que se juntam para combinar o preço do petróleo e ficar igual para não ter concorrência. 7 Irmãs do Petróleo é como são conhecidas as sete maiores companias de petróleo trasnacionais, que dominaram o mercado petrolífero internacional até o ano de 1960, e a OPEP estava esperando uma oportunidade para acabar com as 7 Irmãs do Petróleo.
Os EUA é o maior consumidor de petróleo mundial.

Anônimo disse...

Gesieli Oliveira 2ºC

O petróleo é considerado uma fonte de energia não renovável, de origem fóssil e é matéria prima da indústria petrolífera e petroquímica. O petróleo bruto possui em sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações leves formam os gases e as frações pesadas o óleo cru. A distribuição destes percentuais de hidrocarbonetos é que define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo.
A formação do petróleo é complexa e ainda não é completamente conhecida. Actualmente é explicado pela teoria orgânica, esta considera que os petróleos resultam da decomposição em ambiente anaeróbio e sob acção de microrganismos . Constitui um forte argumento a favor desta teoria o facto de os petróleos apresentarem sempre vestígios de esteróis, substâncias aparentadas com clorofila, colestrol, hemoglobina, hormonas, etc.
Há inúmeras teorias sobre o surgimento do petróleo, porém, a mais aceita é que ele surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável possui estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
7 Irmãs do Petróleo é como são conhecidas as sete maiores companias de petróleo trasnacionais, que dominaram o mercado petrolífero internacional até o ano de 1960, e a OPEP estava esperando uma oportunidade para acabar com as 7 Irmãs do Petróleo.
Os EUA é o maior consumidor de petróleo mundial.

Unknown disse...

O Petróleo é uma substância viscosa, mais leve que a água, composta por grandes quantidades de Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) e quantidades bem menores de Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre.A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos.
O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos - ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros.
No auge, as sete irmãs (Esso, Shell, British Petroleum, Mobil, Texaco, Chevron e Gulf Oil), as sete maiores companias de petróleo trasnacionais, que dominaram o mercado petrolífero internacional até o ano de 1960.
A maioria das regiões produz mais petróleo que consomem, esses países exportam muito Petróleo e importam pouco. A OPEP(organização dos países exportadores de petróleo) é um conjunto de países que se juntam para combinar o preço do petróleo e ficar igual para não ter concorrência

joyse Nogueira Foss . nº14 2°C

Taís disse...

Antigamente desconfiava-se que o petróleo teria origem inorgânica, porém no século XIX devido aos avanços tecnológicos e pesquisas científicas, foi possível comprovar sua origem orgânica. Neste predominam os materiais orgânicos marinhos ou lacustres.
Estes seres que foram decompostos, ao longo de milhões de anos, se acumularam no fundo dos mares e dos lagos, sendo pressionados pelos movimentos da crosta terrestre e transformaram-se na substância oleosa que é o petróleo. Ao contrário do que se pensa o petróleo não permanece na rocha que foi gerado - a rocha matriz - mas desloca-se até encontrar um terreno apropriado para se concentrar. Estes terrenos são denominados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. O petróleo aloja-se ali, ocupando os poros rochosos como forma "lagos". Ele acumula-se, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.
Os chamados hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio), formam a composição deste, em grandes quantidades.
O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos – Pensilvânia – no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21m). Ao contrário das escavações de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros.
As 7 Irmãs do Petróleo, predominante entre 1950-1960, é como são chamadas as sete maiores companhias de petróleo do mundo, que dominaram o mercado petrolífero internacional no ano de 1960. A OPEP é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e tem como objetivo centralizar a administração da atividade petrolífera, incluindo controle do volume de produção e dos preços. Embora enfraquecida devido ao descrédito gerado pelos próprios integrantes ao desrespeitar as cotas de produção estabelecidas pela organização e devido ao aumento crescente de produção de petróleo pelos países não integrantes, ainda é um órgão importantíssimo para a economia mundial. Os Estados Unidos da América são cada vez mais dependentes da produção vinda de países como a Venezuela, responsável por cerca de 14% do petróleo importado por aquele país. Os países membros são: Arábia Saudita, Argélia, Catar, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria e a Venezuela. A OPEP foi crida em 1960, sendo utilizada com a forma dos países produtores de petróleo para garantirem seus lucros, tendo em vista que os países compradores exigiam que os preços diminuíssem.
Pelo fato de fazerem certa manipulação, a OPEP é caracterizada como um cartel, pois os preços e o volume da produção são controlados de forma que garanta rendimentos melhores para os produtores. Apesar de o EUA, ser o maior consumidor do petróleo mundial, ele possui pouquíssimas reservas quando comparado a outros países.
O acontecimento marcante na história do Brasil, foi o descobrimento de petróleo em Lobato, na Bahia, em 1939, realizado pelos pioneiros Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastos, sob jurisdição do recém-criado Conselho Nacional do Petróleo. A perfuração do poço DNPM-163, em Lobato, foi iniciada em 29 de julho do ano anterior. Somente no dia 21 de janeiro de 1939 o petróleo veio à tona. Mesmo sendo considerada subcomercial, a descoberta incentivou novas pesquisas do CNP na região do Recôncavo Baiano. Em 1941, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias, o primeiro a produzir petróleo no Brasil. As descobertas prosseguiram na Bahia, enquanto o CNP estendia seus trabalhos a outros estados. A indústria nacional do petróleo dava seus primeiros passos.

Taís Maciel de Oliveira 2ºC E.M Nº27