segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ENEM DICAS DO INFOENEM


Enem 2012: dicas para as últimas semanas de estudo

Há menos de quatro semanas do Enem 2012, marcado para os dias 3 e 4 de novembro,  cresce muito a inquietação e a busca dos candidatos por melhores estratégias de estudo. Logicamente não existe uma receita para o sucesso, que garantirá um ótimo resultado aos estudantes. Porém, algumas orientações para organizar os estudos podem ajudar muito, se seguidas com determinação e disciplina.
Veja abaixo as nossas dicas que farão você sair na frente dos mais de 5 milhões de inscritos nesta edição do Enem.

1.  Manter a rotina de estudos: Se você já possui uma rotina com a quantidade de horas de estudo/dia bem determinada, procure segui-la sem mudanças muito bruscas. Se quiser optar por aumentar moderadamente o ritmo nesta reta final de preparação, pode até fazê-lo, mas lembre-se de respeitar os limites do seu corpo e mente. Se ainda não possui um cronograma de estudo para estes últimos dias, já passou da hora de fazê-lo, não acha?
2.  Treinar a escrita: A dica aqui é para que você escreva de duas a três redações por semana. Se começar hoje e conseguir redigir cerca de 10 textos até o dia da prova, ótimo! Também ajudará muito se pedir para um professor fazer a correção, pois assim poderá encontrar suas principais dificuldades a tempo de corrigi-las.  Confira neste artigo alguns possíveis temas para a redação do Enem 2012.
3.  Treinar a leitura: Numa prova que possui conteúdo tão extenso e contextualizado como a do Enem, trabalhar a leitura traz duas ótimas vantagens para o candidato. A primeira é a capacidade de manter a concentração, fundamental para quem vai ler e resolver questões enormes durante muitas horas. A segunda vantagem é que, lendo muito, você também ficar por dentro dos principais temas da atualidade, que seguramente serão cobradas em muitas questões e também na redação.
4.  Resolver provas anteriores: Certamente esta é a principal de todas as dicas. Praticando provas anteriores você se familiariza e se acostuma com as características das questões. Também ajuda a definir uma estratégia de como será a ordem de resolução das matérias e como administrará o tempo durante o exame. Simulados também são uma ótima alternativa! Veja aqui mais vantagens que essa prática pode proporcionar.
5.  Não estudar por muitas horas a mesma disciplina: A orientação é que você divida seu tempo de estudos em períodos de aproximadamente uma hora, com pequenas pausas, de 10 a 15 minutos. Ao iniciar o período seguinte, troque a disciplina a ser estudada. É uma ótima forma de manter a sua motivação e também o rendimento.

Nenhum comentário: