sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

TERREMOTO GELADO

Terremoto gelado: raro fenômeno explicaria sons ouvidos no Canadá
Moradores de Toronto, no Canadá, relatam desde o Natal terem ouvido grandes estrondos na cidade. Como não há registros de terremotos, cientistas acreditam que o som pode ser explicado por um raro fenômeno: o "criosismo".

Também chamados de "terremotos gelados", eles ocorrem quando há uma queda muito rápida na temperatura. Com os termômetros abaixo de 0°C, a água subterrânea congela e se expande, quebrando o solo congelado e pedras ao redor, o que causa o som alto. No domingo, por exemplo, Toronto experimentava 4°C. Nas primeiras horas da segunda-feira, quando ocorreram relatos, o frio chegava a -17°C.

"Foi definitivamente isso", diz ao site Global Toronto David Phillips, climatologista da agência governamental Environment Canada. "Foi um tempo perfeito, a condição perfeita: não havia muita neve no chão, então o som não foi abafado; foi uma queda rápida na temperatura; o solo estava saturado com toda a umidade da semana passada, então tinha muita água e gelo no solo."

"Eu diria que, com uma queda súbita na temperatura, os terremotos gelados são uma explicação muito provável", diz Catherine Woodgold, sismologista de outra agência do governo, a Earthquakes Canada.

Algumas pessoas reportaram sons que pareciam que alguma coisa - ou alguém - havia caído em seus telhados. Segundo os cientistas, isso também pode ser resultado da queda de temperatura, que faz com que o telhado contraia e faça esse som.
Fonte: Terra.com

Nenhum comentário: