terça-feira, 2 de dezembro de 2014

UNESP 2015 - GEOGRAFIA

43-As equipes de resgate trabalham contra o tempo neste domingo [23.06.2013] para salvar as milhares de pessoas que permanecem ilhadas no norte da Índia devido aos deslizamentos de terra e às inundações provocadas pelas chuvas, que podem ter provocado mil mortes. As pesadas chuvas, que atingem o subcontinente de junho a setembro, costumam provocar alagamentos, mas começaram mais cedo este ano, pegando muitas pessoas de surpresa e expondo a falta de preparo para prever e enfrentar a situação.
(http://noticias.terra.com.br. Adaptado.)
As chuvas torrenciais abordadas pelo texto estão associadas ao fenômeno climático denominado
A) Monções de inverno.
B) Monções de verão.
C) El Ninõ.
D) Aquecimento global.
E) La Ninã.
RESPOSTA : B

44- Considerando os rios como agentes modeladores do relevo terrestre, é correto afirmar que:
(A) em seus alto e baixo cursos, predominam tanto os processos de erosão do relevo como de remoção de materiais; em seu médio curso, predominam os processos de deposição e de sedimentação.
(B) em seu alto curso, predominam os processos de deposição e de sedimentação de materiais; em seu baixo curso, predominam os processos de erosão do relevo e de remoção de materiais.
(C) em seu alto curso, predominam os processos de erosão do relevo e de remoção de materiais; em seu baixo curso, predominam os processos de deposição e de sedimentação.
(D) ao longo de todos os seus cursos, os processos de deposição e de sedimentação de materiais predominam sobre os processos de erosão do relevo e de remoção de materiais.
(E) ao longo de todos os seus cursos, predomina o transporte de materiais, sem que os processos de erosão e de sedimentação tenham relevância sobre o esculpimento do relevo.
RESPOSTA : C

45- A escassez de recursos hídricos pode ser vista como resultado de um conjunto de fatores naturais e humanos que variam em cada região. No caso da região Sudeste, em especial da região metropolitana de São Paulo, entre os fatores humanos que contribuem diretamente para a restrição da disponibilidade de água estão:
(A) a transposição de bacias hidrográficas e o grande consumo agrícola de recursos hídricos.
(B) a intensa poluição de rios e lençóis freáticos e o grande consumo urbano e industrial de recursos hídricos.
(C) o grande consumo urbano e agrícola de recursos hídricos e a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água.
(D) a preservação de vastas extensões de floresta nativa e a transposição de bacias hidrográficas.
(E) a inexistência de infraestruturas de captação, tratamento e distribuição de água e a intensa poluição de rios e lençóis freáticos.
RESPOSTA : B

46- Farc desejam sucesso e glória para seleção colombiana. As Farc enviaram nesta quarta-feira [11.06.2014] uma mensagem ao técnico da seleção de futebol da Colômbia, José Pekerman, e aos jogadores para desejar “sucesso e glória” na Copa do Mundo, que começa amanhã. As Farc, que realizam diálogos de paz com o governo colombiano para tentar acabar com o conflito armado de mais de meio século, mostraram a admiração pela seleção e disseram que estarão com ela “nas horas boas e nas ruins” até o final. Os dirigentes que assinaram a carta admitiram que as Farc têm o sonho de o futebol poder brindá-los nesta época com um momento de alegria e de entretenimento
“que modere as consciências e ajude a encontrar a melhor maneira do caminho da reconciliação”.
(http://exame.abril.com.br. Adaptado.)
Dentre os aspectos que caracterizam o conflito civil na Colômbia, é correto mencionar
(A) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito.
(B) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a divisão do território colombiano em zonas de domínio militar dos agentes envolvidos no conflito.
(C) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar dos grupos paramilitares.
(D) a união política e ideológica entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o pleno domínio militar do Estado.
(E) as divergências políticas e ideológicas entre Estado, forças guerrilheiras e grupos paramilitares e a unificação do território colombiano sob o domínio militar das forças guerrilheiras.
RESPOSTA : A

47- Analise as diferentes projeções cartográficas.


Fonte : OBJETIVO

Considerando conhecimentos geográficos sobre projeções cartográficas, é correto afirmar que elas
(A) respeitam os mesmos graus de proporcionalidade,conformidade, equidistância e orientação, regras e convenções que garantem rigor na representação do planeta.
(B) podem ser admitidas como representações fiéis da realidade, pois expressam de forma precisa e rigorosa o planeta como ele é.
(C) trazem consigo diferentes formas de representação do planeta, buscando difundir ideologias e determinadas visões de mundo.
(D) se caracterizam pela objetividade e neutralidade, sem que fatores de ordem política, técnica ou cultural tenham influência sobre as formas de representação do planeta.
(E) são relações métricas entre a superfície do planeta e as áreas representadas no mapa, não apresentando distorções e deformações em relação à realidade.
RESPOSTA : C

 48- Florestas tropicais recobrindo níveis de morros costeiros, escarpas terminais tipo “Serra do Mar” e setores serranos mamelonizados dos planaltos compartimentados e acidentados do Brasil de Sudeste. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas primariamente recobrindo mais de 85% do espaço total. O domínio tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo
e difícil do país em relação às ações antrópicas.
(Aziz Nacib Ab’Sáber. Os domínios de natureza no Brasil, 2003. Adaptado.)
O domínio paisagístico brasileiro descrito no texto é o de
(A) Planaltos das Araucárias.
(B) Depressões interplanálticas semiáridas do Nordeste.
(C) Chapadões recobertos por Cerrados.
(D) Terras Baixas Florestadas da Amazônia.
(E) Mares de Morros Florestados
RESPOSTA : E

 49-  Observado de um ângulo distinto, o desenvolvimento da primeira metade do século XX apresenta-se basicamente como um processo de articulação das distintas regiões do país em um sistema com um mínimo de integração. (Celso Furtado. Formação econômica do Brasil, 2013.)
Considerando o processo histórico de desenvolvimento econômico e territorial brasileiro, ao longo da primeira metade do século XX, é correto afirmar que
(A) o estabelecimento de redes comerciais protecionistas estimulou a produção cafeeira, a partir deste momento voltada ao sólido mercado consumidor nacional.
(B) o fortalecimento do mercado interno reforçou o movimento de substituição das importações, fomentado na região Sudeste pela ação do Estado e do capital estrangeiro.
(C) a adoção de superintendências locais financiou a modernização da economia açucareira do litoral nordestino, reinserindo-a no mercado internacional.
(D) a implantação de um sistema nacional integrado solidificou os empreendimentos agroindustriais da região Centro-Oeste, agora protegidos pelo planejamento desenvolvimentista nacional.
(E) a articulação regional garantiu o crescimento da exploração aurífera em Minas Gerais, fornecendo subsídios técnicos e amplo mercado consumidor.
RESPOSTA : B

50- Discursos e opiniões e ajuda econômica se expressam em restrições às decisões sobre o uso do território. Os novos recortes territoriais significam proteção da natureza, da biodiversidade e das populações tradicionais, mas também implicam a retirada de extensas parcelas do território do circuito produtivo nacional e restrições à plena decisão do Estado brasileiro sobre o uso do território.
As restrições territoriais associadas às ações ambientalistas orientam-se por um modelo endógeno, que visa a preservação ou o uso dos recursos naturais locais pelas populações locais.
(Bertha K. Becker. Por que não perderemos a soberania sobre a Amazônia? In: Edu Silvestre de Albuquerque (org).
Que país é esse?, 2005. Adaptado.)
Constituem-se em novos recortes territoriais, ou em novas formas de regulação do uso do território, que contribuem para a conservação dos recursos florestais:
(A) unidades de conservação, terras indígenas e fronteiras agropecuárias.
(B) polos de produção metal-mecânica, reservas particulares do patrimônio natural e estações ecológicas.
(C) terras indígenas, reservas extrativistas e unidades de conservação.
(D) parques industriais, polos de colonização agropecuário e terras indígenas.
(E) áreas de proteção ambiental, projetos de exploração mineral e reservas biológicas.
RESPOSTA : C

Analise o mapa para responder às questões de números
51 e 52.
Papel dirigente dos municípios, segundo o número de assalariados externos aos seus limites territoriais, 2011

Fonte : OBJETIVO

51-  O número de funcionários lotados em filiais situadas fora dos limites territoriais dos municípios onde estão instaladas as empresas matrizes possibilita uma compreensão geral da lógica de organização produtiva do território. Considerando o mapa e conhecimentos geográficos sobre o tema, é correto afirmar que a moderna lógica de organização produtiva do território brasileiro é caracterizada pela
(A) centralização da gestão, atrelada à desconcentração geográfica da produção.
(B) descentralização da gestão, associada à desconcentração geográfica da produção.
(C) centralização da gestão, associada à concentração geográfica da produção.
(D) descentralização da gestão, associada à rarefação geográfica da produção.
(E) descentralização da gestão, atrelada à concentração geográfica da produção
RESPOSTA : A

52-  A economia de todos os países conhece um processo mais vasto e profundo de internacionalização, mas este tem como base um espaço que é nacional e cuja regulação continua sendo nacional, ainda que guiada em função dos interesses de empresas globais. Essa é a razão pela
qual se pode falar legitimamente de espaço nacional da economia internacional. A centralidade política, de certo modo, se fortalece em Brasília, a centralidade econômicas e afirma mais fortemente em São Paulo. Todavia, a chamada abertura da economia permite a São Paulo e Brasília
exercerem apenas uma “regulação delegada”, isto é, uma regulação cujas “ordens” se situam fora de sua competência territorial e deixam pequena margem para a escolha de caminhos suscetíveis de atribuir, de dentro, um destino ao próprio território nacional.
(Milton Santos e Maria Laura Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI, 2001. Adaptado.)
A condição brasileira de “espaço nacional da economia internacional” e a “regulação delegada” exercida pelas principais metrópoles nacionais se confirmam uma vez que
(A) os espaços produtivos integrados à economia global se caracterizam pela submissão a uma lógica internacional, ao passo que as metrópoles brasileiras se constituem nos espaços a partir dos quais as grandes empresas globais comandam suas atividades econômicas no Brasil.
(B) os espaços produtivos integrados à economia nacional se caracterizam pela submissão aos interesses nacionais, ao passo que a capital brasileira se constitui no espaço a partir do qual a maioria das grandes empresas globais comandam suas atividades econômicas no Brasil.
(C) os espaços produtivos nacionais integrados à economia global se caracterizam pelo seu poder de regulação dos fluxos financeiros globais, ao passo que as metrópoles brasileiras se constituem nos espaços a partir dos quais as grandes empresas globais comandam suas atividades econômicas internacionais.
(D) os espaços produtivos integrados à economia global se caracterizam pela submissão aos interesses nacionais, ao passo que a capital brasileira se constitui no espaço onde se realiza o comando pleno da produção e do consumo no Brasil.
(E) os espaços produtivos integrados à economia global se caracterizam pela submissão a uma lógica internacional, ao passo que as metrópoles brasileiras se constituem nos espaços a partir dos quais as pequenas e médias empresas comandam a moderna produção brasileira.
RESPOSTA : A

53-  Analise o gráfico.

Fonte : OBJETIVO

A partir da análise do gráfico e de conhecimentos sobre as características qualitativas do comércio exterior brasileiro, o termo que exprime corretamente a orientação assumida pela pauta de exportações brasileiras a partir do século XXI é o de
(A) sofisticação.
(B) industrialização.
(C) estagnação.
(D) reprimarização.
(E) crescimento.
RESPOSTA : D

54-
Fonte : OBJETIVO

O volume de recursos concedidos por crédito e coletados por depósito em cada região do Brasil constitui um importante indicativo das finanças e da forma de atuação dos agentes do sistema financeiro no território nacional. A partir da análise da tabela e considerando regiões “ganhadoras”
as regiões em que o volume de recursos concedidos por crédito é superior ao volume de recursos captados por depósito, é correto afirmar que em 2007 prevaleceu uma situação de
(A) equilíbrios regionais: o volume de recursos captados por depósito em cada região brasileira foi inferior ao volume de crédito oferecido, portanto, todas as regiões podem ser caracterizadas como “perdedoras” de recursos.
(B) desigualdades regionais: as regiões Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste caracterizam-se como “ganhadoras” de recursos, enquanto a região Concentrada pode ser caracterizada como “perdedora”.
(C) equilíbrios regionais: não existiam diferenças significativas entre o volume de recursos concedidos e o volume de recursos captados por depósito entre as regiões brasileiras, não havendo portanto regiões “ganhadoras” ou “perdedoras” de recursos.
(D) desigualdades regionais: apesar de todas as regiões se caracterizarem como “ganhadoras” de recursos, a região Concentrada possuía um montante de recursos muito superior ao total detido pelas demais regiões.
(E) desigualdades regionais: a região Concentrada caracteriza-se como “ganhadora” de recursos, enquanto as demais regiões do país podem ser caracterizadas como “perdedoras”
RESPOSTA : E
Fonte : Unesp

Nenhum comentário: