domingo, 26 de abril de 2015

ATIVIDADE PARA OS SEGUNDOS ANOS DO EM - PESO 2.

PESQUISA COM REGISTRO NA CENTRAL DO ALUNO.


A) Explique a diferença entre o clima e o tempo.
B) Escreva o nome dos tipos climáticos do Brasil , colocando sua localização e suas principais características:
C) Quais são os elementos climáticos?
D) Quais são os fatores climáticos?
E) Observe a figura de um climograma e explique seu funcionamento:

                                                        CRUZADINHA
1- Nome dado para a área de elevada temperatura e baixa pressão atmosférica.
2- Distância ao Equador medida ao longo de Meridiano de Greenwich, esta distância mede-se em graus, podendo variar entre Oº e 90º, para o Norte ou para o Sul.
3- Sua formação se dá em função das fortes correntes convectivas no interior da nuvem, que se encarregam de transportar as gotas de água condensada para as camadas mais elevadas e frias, local no qual acontece o congelamento. Isso ocorre dentro da nuvem cumulonimbus.
4- É a capacidade das águas oceânicas de conservar calor por um período maior que as áreas continentais e influencia diretamente no clima das regiões costeiras.
5- Ocorre quando a temperatura do solo está muito mais baixa que a temperatura do ar.
Quando ela atinge o ponto de congelamento, o vapor transforma-se diretamente em uma delgada camada de gelo.
6- Tipo de precipitação das regiões equatoriais, onde os ventos são fracos e os movimentos de ar são essencialmente verticais, podendo ocorrer nas regiões temperadas por ocasião do verão.
7- Uma das classificações climáticas.
8- Corresponde às áreas continentais influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre.
9- É o estado da atmosfera num determinado momento, que pode ser interpretado sobre as escalas convencionais que pode considerar a atmosfera como quente ou fria, úmida ou seca.
10- É uma das ciências que estudam a atmosfera terrestre, que tem como foco o estudo dos processos atmosféricos e a pressão do tempo.
11- Um dos fatores climáticos.
12- Um dos elementos climáticos.



















4 comentários:

Anônimo disse...

Karis Gabriela Fernandes número:22

primeiro ano A.

1-Ciclones
2-Longitude
3-Granizo
4-Maritimidade
5-Geada
6-Convectivas
7-não achei
8-Continentalidade
9-Tempo
10-Meterologias
11-Latitude
12-Temperatura

Anônimo disse...

Henrique Pezzini N 13 Segundo ano B

1-A diferença entre tempo e clima está, na verdade, na escala temporal que os envolve. O tempo é um estado momentâneo da atmosfera, enquanto o clima é a configuração mais permanente ou referente a um período de tempo maior. Em algumas definições, o clima é tratado como um conjunto de tempos meteorológicos ao longo de 12 anos, o que não é necessariamente uma regra.



2-Tropical de altitude: típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.



Tropical atlântico: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.



Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.

3- Elementos climáticos :
*temperatura
*pressão atmosférica
*ventos
*umidade do ar
*precipitações atmosféricas

4-Fatores Climáticos:
*altitude
*relevo
*massas de ar
*maritimidade
*continentalidade
*correntes marítimas
*vegetação
*ação antrópica

5- Um climograma mostra valores de medias de precipitação, ou seja, a quantidade mensal de chuvas. Mostra as temperaturas, indicados por uma curva que aparece no meio da gráfica. Geralmente, na hora da produção dos climogramas, estabelece-se uma proporção entre os valores numéricos das temperaturas e da precipitação. Geralmente, o número de milímetros da chuva costuma ser apresentado em uma relação de dobro das temperaturas

Cruzadinha
1-Ciclonal
2-Latitude
3-Granizo
4-Maritimidade
5-Geada
6-Convectivas
7-Koppen-Geiger
8-Continentalidade
9-Tempo
10-Meteorologia
11-Altitude
12-Temperatura

Anônimo disse...

Atividade Geografia
Robson Antonio Vieira nº31 2ºA
1-O clima é a descrição dos ciclos de tempo em termos das médias de temperatura e outras variáveis obtidas durante muitos anos de observação. Além dos valores médios, uma descrição completa do clima também inclui medidas de quanto tem sido a variação do tempo meteorológico, tais como as temperaturas mais altas ou mais baixas já registradas num certo dia.Tempo é o termo utilizado para descrever a temperatura, a precipitação a nebulosidade e os ventos observados num ponto da superfície terrestre. Revela portanto, o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local.

2-Clima subtropical: caracteriza-se por apresentar grande variação de temperatura entre verão e inverno. Não possui uma estação seca. As chuvas são muito divididas durante o ano. Sua temperatura média é de 20°C, com temperatura mínima de 0°. Esse clima atua nas regiões ao sul do Trópico de Capricórnio e ao norte do Trópico de Câncer.

-Clima semi-árido: esse clima está presente nas regiões Nordeste e Sudeste. Caracteriza-se por períodos longos de seca e chuvas concentradas em poucos meses do ano. As temperaturas são altas quase em todo o ano. A média é de 26°C.

-Clima equatorial úmido: caracteriza-se pela temperatura alta o ano todo. As médias de chuva são altas e bem distribuídas durante todo o ano. A estação seca é muito curta. A região é tomada por umidade constante. Esse clima é predominante na região Amazônica.

-Clima equatorial semi-úmido: caracteriza-se por um clima bastante quente, porém menos chuvoso. Isso ocorre em uma pequena área setentrional do país. O relevo acidentado e as correntes de ar que levam as massas equatoriais para o sul entre os meses de setembro e novembro formam esse clima. São duas as diferenças entre esse clima para o clima equatorial úmido: as estações de chuva e de seca são maiores.

-Clima tropical: caracteriza-se pela temperatura alta. As temperaturas médias maiores que 18°C são registradas em quase todos os meses do ano. É o clima predominante na maior parte do território brasileiro. Esse clima apresenta claramente as estações do ano. O índice de chuva é maior no litoral.

-Clima tropical de altitude: caracteriza-se pela média de temperatura variante entre 15° e 22°C. Está presente nas regiões serranas, nas partes altas do Planalto Atlântico do Sudeste, no centro de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. As chuvas se concentram no verão.


3-Radiação
Temperatura
Pressão atmosférica
Umidade

4-latitude
altitude
maritimidade ou continentalidade
massas de ar
vegetação
relevo
correntes marítimas

5-Cimograma é uma ferramenta clássica de representação do clima que permite uma compreensão mais fácil do perfil climático de determinada região. A análise é feita sempre comparando-se a taxa de precipitação e a temperatura. Quando as barras do histograma estão abaixo da linha de temperatura significa que há mais calor do que precipitação.

Cruzadinha
1-Ciclonal
2-Longitude
3- Granizo
4- Maritimidade
5- Geada
6-Convectiva
7- Köppen-Geiger
8- Continentalidade
9-Tempo
10-Meteriologia
11- Altitude
12- Temperatura

Anônimo disse...

Isadora machado, 17, segundo B

(Eu esqueci de mandar essas questões no outro post)

O que são e quais são os fatores climáticos

Os fatores climáticos são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um ou mais fatores climáticos podem interagir, influenciando na temperatura, umidade, pluviosidade e deslocamento de ar. Os principais fatores dos clima são: altitude, longitude, continentalidade, maritimidade, relevo, vegetação, massas de ar e urbanização.

Climograma é uma forma classica de representação do clima, o que permite de uma maneira simples e pratica a comparação entre duas ou mais regiões no tocante as variações climaticas existentes.
O climograma serve para se evendenciar a possibilidade de desenvolvimento, adaptação, instalação e expansão de uma espécie nos locais em estudo.