quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

FRANÇA INAUGURA PRIMEIRA ESTRADA SOLAR DO MUNDO.


França inaugura primeira estrada solar do mundo

A rota de 1km fica situada em uma pequena vila na Normandia e deve alimentar a iluminação pública de toda a região.
26 de dezembro de 2016 • Atualizado às 13 : 27
















Os painéis foram cobertos com uma resina contendo folhas finas de silício, tornando-os resistentes o suficiente para suportar todo o tráfego. | Foto: Divulgação COLAS / Joachim Bertrand
Foi inaugurada na pequena vila de Tourouvre-au-Perche, Normandia, uma rota de 1km coberta por 2.800 metros quadrados de painéis de geração de energia elétrica. O anúncio foi feito na última quinta-feira pelo ministro da ecologia da francês, Ségolène Royal.
A estrada solar teve o custo de 5 milhões de euros segundo o jornal britânico The Guardian e será usada por cerca de 2 mil motoristas diariamente durante um período de testes de dois anos. Após os testes, será definido se ela poderá gerar energia suficiente para alimentar a iluminação pública na vila de 3.400 moradores. Os painéis foram cobertos com uma resina contendo folhas finas de silício, tornando-os resistentes o suficiente para suportar todo o tráfego.
A Normandia não é conhecida pelo seu excesso de sol, tendo cerca de 44 dias de forte sol por ano, em comparação com 170 na cidade de Marselha.
Royal disse que gostaria de ver painéis solares instalados em um a cada 1.000 km de estrada francesa – a França tem um total de 1 milhão de quilômetros de estradas. Porém, os painéis colocados em superfícies planas têm se mostrado menos eficientes do que os instalados em áreas inclinadas, como telhados.
Os críticos dizem que não é um uso econômico do dinheiro público. Marc Jedliczka, vice-presidente da Rede para a Transição Energética (CLER) disse ao jornal francês Le Monde: “É sem dúvida um avanço tecnológico, mas para desenvolver as energias renováveis, existem outras prioridades que um gadget do qual estamos mais certos de que é muito caro do que o fato de ele funcionar.”
Jean-Louis Bal, presidente do sindicato de energia renovável SER, disse: “Temos que olhar para o custo, a produção [de eletricidade] e sua vida útil. Por enquanto eu não tenho as respostas. ”
A obra da estrada solar foi financiada pelo governo francês e construída pela Wattway, empresa pertencente a Colas, gigante grupo de telecomunicações local. A empresa diz que espera reduzir os custos de produção dos painéis solares e tem cerca de 100 outros projetos para as estradas com painéis solares – metade na França e metade no exterior.
Fonte CicloVivo

Nenhum comentário: