segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

MUDANÇAS CLIMÁTICAS : INUNDAÇÕES COSTEIRAS PODEM AMEAÇAR ATÉ 20% DO PIB GLOBAL.

 

elevação do nível do mar

Mudanças climáticas: inundações costeiras podem ameaçar até 20% do PIB global

Mudanças climáticas: Eventos de inundação costeira podem ameaçar ativos no valor de até 20% do PIB global até 2100, sugere um estudo da Scientific Reports.

As áreas previstas para serem mais impactadas pelas inundações são o noroeste da Europa, sudeste e leste da Ásia, nordeste dos EUA e norte da Austrália, segundo os autores.

Ebru Kirezci e colegas combinaram dados sobre o nível global do mar durante tempestades extremas com projeções do aumento do nível do mar em diferentes cenários de emissão de gases de efeito estufa. Os autores usaram esses dados para modelar os níveis máximos do mar que podem ocorrer até 2100. Os pesquisadores combinaram seu modelo com dados topográficos para identificar áreas em risco de inundação costeira. Usando dados sobre a distribuição da população global e o PIB nas áreas afetadas, eles estimaram a população e os ativos em risco de inundações.

Sob condições de altas emissões de gases de efeito estufa e assumindo que não há defesa contra inundações, os autores estimam que as terras afetadas pelas inundações costeiras possam aumentar em 48% até 2100. As áreas que podem estar em risco de inundações extensas incluem o sudeste da China, os Territórios do Norte da Austrália, Bangladesh, Bengala Ocidental e Gujurat, na Índia, Estados da Carolina do Norte, Virgínia e Maryland dos EUA e noroeste da Europa, incluindo Reino Unido, norte da França e norte da Alemanha.

Os autores sugerem que a população global exposta a inundações costeiras pode chegar a 287 milhões em 2100 (4,1% da população mundial) e que os ativos ameaçados por inundações podem valer até US $ 14,2 trilhões (20% do PIB global).

Os resultados indicam que, sem investimento em defesas contra inundações ou redução nas emissões de gases de efeito estufa, as inundações costeiras podem ter implicações importantes para a população e a economia globais até o final do século.

Referência:

Kirezci, E., Young, I.R., Ranasinghe, R. et al. Projections of global-scale extreme sea levels and resulting episodic coastal flooding over the 21st Century. Sci Rep 10, 11629 (2020). https://doi.org/10.1038/s41598-020-67736-6

 

Da Scientific Reports, com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/08/2020

Nenhum comentário: