quarta-feira, 25 de maio de 2022

EXPOSIÇÃO A INCÊNDIOS FLORESTAIS AUMENTA RISCO DE CÂNCER.

queimada na amazônia

Exposição a incêndios florestais aumenta risco de câncer

Viver perto de regiões propensas a incêndios florestais pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pulmão e tumores cerebrais.

McGill University*

Um novo estudo da Universidade McGill encontra maior incidência de câncer de pulmão e tumores cerebrais em pessoas expostas a incêndios florestais. O estudo, que acompanha mais de dois milhões de canadenses durante um período de 20 anos, é o primeiro a examinar como a proximidade de incêndios florestais pode influenciar o risco de câncer.

“Os incêndios florestais tendem a acontecer nos mesmos locais todos os anos, mas sabemos muito pouco sobre os efeitos a longo prazo desses eventos na saúde. Nosso estudo mostra que viver próximo a incêndios florestais pode aumentar o risco de certos tipos de câncer”, diz Scott Weichenthal , professor associado do Departamento de Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Ocupacional da Universidade McGill.

Publicado no The Lancet Planetary Health , o estudo mostra que as pessoas que vivem a 50 quilômetros de incêndios florestais nos últimos 10 anos tiveram uma incidência 10% maior de tumores cerebrais e 4,9% maior incidência de câncer de pulmão, em comparação com pessoas que vivem mais longe .

Impactos das mudanças climáticas na saúde humana

Com a mudança climática, prevê-se que os incêndios florestais se tornem mais prevalentes, graves e de maior duração no futuro – e são cada vez mais reconhecidos como um problema de saúde global. “Muitos dos poluentes emitidos por incêndios florestais são carcinógenos humanos conhecidos, sugerindo que a exposição pode aumentar o risco de câncer em humanos”, diz Jill Korsiak, estudante de doutorado no laboratório do professor Weichenthal que liderou a análise.

Os incêndios florestais geralmente ocorrem em regiões semelhantes a cada ano e, como resultado, as pessoas que vivem em comunidades próximas podem estar expostas a poluentes cancerígenos de incêndios florestais de forma crônica, alertam os pesquisadores.

Poluentes nocivos persistentes

Além dos impactos na qualidade do ar, os incêndios florestais também poluem os ambientes aquáticos, do solo e de ambientes internos. Enquanto alguns poluentes retornam às concentrações normais logo após o fogo parar de queimar, outros produtos químicos podem persistir no ambiente por longos períodos de tempo, incluindo metais pesados ??e hidrocarbonetos. “A exposição a poluentes ambientais nocivos pode continuar além do período de queima ativa através de várias vias de exposição”, acrescenta o professor Weichenthal.

Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para entender a complexa mistura de poluentes ambientais liberados durante os incêndios florestais, observam os pesquisadores. Eles também observam que é necessário mais trabalho para desenvolver mais estimativas de longo prazo dos efeitos crônicos dos incêndios florestais na saúde.

Referência

Long-term exposure to wildfires and cancer incidence in Canada: a population-based observational cohort study” by Jill Korsiak, Lauren Pinault, Tanya Christidis, Richard Burnett, Michal Abrahamowicz, and Scott Weichenthal was published in The Lancet Planetary Health.
DOI: https://doi.org/10.1016/S2542-5196(22)00067-5

Article has an altmetric score of 750

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 11/05/2022

Nenhum comentário: