quarta-feira, 25 de maio de 2022

AUMENTAM AS EMISSÕES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS AGRÍCOLAS.

 emissões de gases de efeito estufa incorporadas no comércio internacional de produtos agrícolas

Para um novo artigo na revista Science, cientistas do sistema terrestre da UCI e outras instituições rastrearam as emissões de gases de efeito estufa incorporadas no comércio internacional de produtos agrícolas. Eles encontraram uma mudança significativa de 2004, quando a China era um exportador líquido de produtos agrícolas, para 2017, quando esse país era o maior importador das exportações brasileiras. Steven Davis / UCI

Aumentam as emissões do comércio internacional de produtos agrícolas

A mudança no uso da terra – incluindo o desmatamento de florestas para criar espaço para fazendas e pastagens – contribuiu com cerca de três quartos da quantidade de gases de efeito estufa impulsionados pelo comércio global de produtos agrícolas entre 2004 e 2017

Cientistas do sistema terrestre da Universidade da Califórnia, Irvine e outras instituições traçaram a linha mais clara até agora conectando consumidores de produtos agrícolas em países mais ricos da Ásia, Europa e América do Norte com um crescimento das emissões de gases de efeito estufa em nações menos desenvolvidas, principalmente no Hemisfério Sul.

Em um artigo publicado na Science , os pesquisadores relatam que o comércio de emissões do uso da terra – que vêm de uma combinação de agricultura e mudança no uso da terra – aumentou de 5,1 gigatoneladas de dióxido de carbono equivalente (ao considerar outras emissões de gases de efeito estufa, como óxido nitroso e metano) por ano em 2004 para 5,8 gigatoneladas em 2017.

No artigo, os cientistas descobriram que a mudança no uso da terra – incluindo o desmatamento de florestas que absorvem carbono para criar espaço para fazendas e pastagens – contribuiu com cerca de três quartos da quantidade de gases de efeito estufa impulsionados pelo comércio global de produtos agrícolas entre 2004 e 2017.

“Aproximadamente um quarto de todas as emissões humanas de gases de efeito estufa são do uso da terra”, disse o coautor Steven Davis , professor de ciência do sistema terrestre da UCI. “Nosso trabalho mostra que grandes parcelas dessas emissões em países de baixa renda estão relacionadas ao consumo em países mais desenvolvidos.”

As principais fontes de emissões de mudanças no uso da terra durante o período estudado foram o Brasil, onde a prática de remoção de vegetação natural, como florestas para dar lugar a pastagens e fazendas, causou grande transformação do uso da terra no país, e a Indonésia, onde turfas antigas que armazenam carbono foram queimadas ou eliminadas para permitir o cultivo de plantas para produzir óleo de palma para exportação para países ricos.

Cerca de 22% das plantações e pastagens do mundo – 1 bilhão de hectares – são usados para cultivar produtos destinados a consumidores estrangeiros, segundo os pesquisadores. Commodities como arroz, trigo, milho, soja, óleo de palma e outras sementes oleaginosas ocupam quase um terço da terra usada para bens comercializados e contribuem com cerca de metade das emissões de gases de efeito estufa comercializadas.

O estudo mostrou mudanças que ocorreram em certas regiões entre 2004 e 2017: na fase inicial, a China era um exportador líquido de produtos agrícolas, mas em 2017, tornou-se um importador de bens e emissões de uso da terra, em parte de Brasil. Ao mesmo tempo, as exportações do Brasil para a Europa e os Estados Unidos, que eram os maiores parceiros comerciais do país em produtos agrícolas em 2004, caíram.

Em 2017, último ano examinado pelos pesquisadores, a maior fonte de emissões relacionadas à exportação foi o Brasil, seguido por Argentina, Indonésia, Tailândia, Rússia e Austrália. Os maiores importadores líquidos de produtos vinculados a essas emissões foram China, Estados Unidos, Japão e Alemanha, seguidos pelo Reino Unido, Itália, Coreia do Sul e Arábia Saudita.

Além de adicionar gases de efeito estufa à atmosfera, as práticas humanas de uso da terra causaram perturbações significativas nos ecossistemas, degradaram a biodiversidade, esgotaram os recursos hídricos e introduziram outros tipos de poluição nos ambientes locais.

Do ponto de vista econômico, os exportadores que produzem as maiores quantidades de emissões de uso da terra também são fortemente dependentes da agricultura de exportação como contribuinte para o produto interno bruto.

Referência

Land-use emissions embodied in international trade
Science • 5 May 2022 • Vol 376, Issue 6593 • pp. 597-603 • DOI: 10.1126/science.abj1572

Article has an altmetric score of 454

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/05/2022

Nenhum comentário: