quarta-feira, 25 de maio de 2022

POLUIÇÃO POR METAIS PESADOS NOS RIOS PODE AUMENTAR A RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS.

Poluição por metais pesados nos rios pode aumentar a resistência a antibióticos

Os cientistas mostraram que níveis elevados de metais pesados nos rios podem levar a níveis mais altos de resistência a antibióticos.

Newcastle University*

Pesquisas da Universidade de Newcastle e do Instituto Indiano de Tecnologia de Delhi quantificou a resistência a antibióticos e metais em sedimentos dos rios Ganges e Yamuna na Índia e córregos na bacia do rio Tyne. Os resultados mostram que os metais pesados, que são altos na bacia do rio Tyne devido à mineração histórica e atividade industrial, estão relacionados aos níveis de resistência a antibióticos no rio. O mesmo foi observado nos rios indianos, principalmente em áreas de atividade industrial.

Publicando suas descobertas na revista Environmental Pollution, a equipe investigou as relações entre as concentrações de metais pesados, o gene de resistência ao metal (MRG) e a abundância do gene de resistência a antibióticos (ARG). O estudo mostra que as abundâncias de MRG e ARG aumentam onde os níveis de metais são mais altos, sugerindo que alcances com poluição por metais aumentaram a resistência a antibióticos, mesmo quando os antibióticos elevados não são evidentes.

Os resultados mostram que a poluição por metais também afeta bactérias residentes, sendo Firmicutes e Bacteroidota os filos mais abundantes em locais com alta poluição por metais. Essas bactérias são comuns em ambientes contaminados por metais e são conhecidas por transportar MRGs e ARGs em grupos em “cassetes de genes”, o que explica por que as exposições a metais podem causar resistência a antibióticos.

O estudo mostra que as combinações específicas de metais que promovem as respostas bacterianas mais fortes são o Cobalto mais Níquel e a combinação de Cobalto, Zinco e Cádmio.

O coautor do estudo, professor David Graham , da Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle , disse: “O trabalho não implica necessariamente um risco à saúde, mas mostra que um rio ou córrego sem poluição por antibióticos ainda pode ter resistência a antibióticos elevada devido a outros poluentes. , como metais. No entanto, em um rio como o Yamuna, que possui alto teor de metais em combinação com muitos outros poluentes, existem maiores preocupações com a disseminação da resistência aos antibióticos”.

A principal autora do estudo, Sonia Gupta, do Instituto Indiano de Tecnologia, em Delhi, disse: “A alta exposição ao metal tem o potencial de co-selecionar a resistência a antibióticos em bactérias, tornando-as potencialmente resistentes a vários antibióticos”.

Gupta também observou: “Os impactos da resistência a antibióticos induzida por metais pesados são exacerbados quando altos níveis de metais são combinados com outros poluentes, como antibióticos, detergentes e outros produtos químicos, destacando a importância de reduzir a poluição por metais pesados como parte das soluções One Health. para reduzir a transmissão e propagação de ARG.”

A resistência aos antibióticos, também chamada de RAM, é um importante problema de saúde pública global que tem implicações no tratamento eficaz de um número crescente de infecções causadas por bactérias, parasitas, vírus e fungos. O uso de antibióticos seleciona cepas de resistência em dejetos humanos e animais, que podem ser liberados no meio ambiente por meio de águas residuais, espalhando ARGs e bactérias AMR pela natureza.

Referência:

Gupta, S., Graham, D., Sreekrishnan, T., & Ahammad, S. (2022). Effects of heavy metals pollution on the co-selection of metal and antibiotic resistance in urban rivers in UK and India. Environmental Pollution, 119326. doi: 10.1016/j.envpol.2022.119326

Article has an altmetric score of 100

 

Henrique Cortez *, tradução e edição.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/05/2022

Nenhum comentário: