segunda-feira, 9 de junho de 2014

VESTIBULAR ACAFE 2014 DE INVERNO- GEOGRAFIA

40- Biologia "As atuais projeções de mudanças climáticas globais indicam que, assim como a maioria das regiões do mundo, o Brasil também estará vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas. Como a maioria das regiões do mundo. o Brasil também estará vulnerável  aos efeitos das mudanças climáticas. Como a população e as atividades são sensíveis ao clima, a natureza e o nível das mudanças no futuro podem ser muito importantes para a vida no país. Alguns estudos mostraram que as mudanças climáticas podem resultar em die-back (colapso) da Floresta Amazônica, rica fonte de biodiversidade, oxigênio e água doce." (J. Marengo, R. Betts – coordenadores do projeto sobre Riscos das Mudanças Climáticas no Brasil (DCC)- Riscos das Mudanças Climáticas no Brasil, 2011).
Assinale a alternativa onde todas as consequências das mudanças climáticas podem afetar a Mata Atlântica brasileira.

(A) Perda de hábitat e extinção de espécies, mudanças na composição e nos locais das florestas, aumento de incêndio em função da seca, inundação das áreas costeiras.
(B) Alterações nas áreas agrícolas, no rendimento dos produtos de colheita, aumento na demanda de irrigação, aumento do aparecimento de pragas e doenças agrícolas.
(C) Diminuição de mortes por frio, aumento de doenças respiratórias e alergias ao pólen, aumento de mortes pelo calor e doenças, interrupção no abastecimento de alimentos.
(D) Redução na qualidade da água, aparecimento de doenças respiratórias e alergias, ondas prolongadas de calor e estiagem, aumento de ervas daninhas nas áreas mais quentes.

42- Biologia  Biomas são extensões de terra que se encontram sob condições climáticas semelhantes e formam associações distintas de plantas e animais.
Sobre a distribuição e características dos principais biomas terrestres, a alternativa correta é:

(A) As florestas temperadas aparecem em zonas onde as temperaturas podem apresentar desde invernos amenos até bem rigorosos, no entanto, com marcada sazonalidade. As árvores perenifólias são dominantes neste tipo de vegetação.
(B) Na floresta pluvial tropical é onde ocorre o pico da diversidade biológica. Possui alta produtividade fotossintética, chuva regular e abundante ao longo do ano, sendo uma de suas características a presença de epífitas.
(C) Com elevada temperatura e escassez de água, as regiões áridas e semiáridas são marcadas pela produtividade baixa da vegetação e pela presença de espécies cuja estratégia oportunista permite que suas sementes rapidamente geminem e completem o ciclo de vida, estimuladas por chuvas periódicas.
(D) As savanas são caracteristicamente formadas por campos com árvores esparsas. As precipitações constantes ao longo do ano, mas em pouca quantidade, causam restrições à diversidade de animais e plantas.

54- Observe atentamente a tabela abaixo. DISTRIBUIÇÃO REGIONAL DO VALOR DA TRANSFORMAÇÃO INDUSTRIAL 1970 – 2007 – Participação em %
Região
1970
1980
1993
2007
Sudeste
80,7
72,6
69,0
62,7
Sul
12,0
15,8
18,0
18,5
Nordeste
5,7
8,0
8,0
9,5
Norte e Centro Oeste
1,6
3,6
5,0
9,4
SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João C. Geografia geral e do Brasil, Espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010.
Considere os conhecimentos a respeito da atividade industrial brasileira.
A partir da leitura da tabela, pode-se concluir que todas as alternativas estão corretas, exceto a:
(A) A crise do café impulsionou a industrialização no Sudeste, sobretudo em São Paulo, o qual se transformou no centro econômico mais dinâmico do Brasil, juntamente com o Rio de Janeiro.
(B) Em função de fatores históricos e de novos investimentos em infraestrutura de energia e transportes, dentre outros, o parque industrial brasileiro vem se desconcentrando e apresenta uma maior dispersão da indústria em regiões historicamente marginalizadas.
(C) A tabela mostra que a distribuição regional do valor da transformação industrial expressa tendência à existência de arquipélagos econômicos regionais, caracterizados pelos aumentos, em termos percentuais, na participação  dessa  atividade  no Brasil.
(D) A complementaridade industrial e a concentração de investimentos públicos no setor de infraestrutura destinados a essa atividade econômica foram fatores importantes para a sua concentração na região Sudeste.

55- “A Terra é um pequeno planeta do sistema solar. No entanto, apesar de seu tamanho diminuto, comporta milhares de formas de vida, adapta- das aos ambientes mais diversificados”.
MARTINI, Alice de (et.al.). Ciências Humanas e suas tecnologias:  história  e geografia:  ensino médio.  São Paulo: IBEO, 2005.
Hoje sabemos da existência de subsistemas integrados. Sobre eles é correto afirmar, exceto:

(A) Os subsistemas possuem mecanismos próprios de funcionamento, suas leis ligadas à Física, à Química e à Biologia, sendo que as formas de vida se desenvolveram e sobrevivem a partir da interação entre eles.
(B) A diversidade de ambientes e formas de vida é fruto da interação dinâmica entre a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera.
(C) A atmosfera camada gasosa, composta predominantemente de oxigênio – apresenta diversas divisões como a troposfera, a estratosfera e a mesosfera,  dentre  outras,  com  destaque  para a estratosfera, a parte mais importante para os seres humanos, pois nela estamos inseridos.
(D) A alteração dos subsistemas como a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera, efetuada pela antroposfera, necessita de uma nova postura que leve em consideração a interação entre eles para que se mantenham as condições de sobrevivência.

56- Sobre acontecimentos da atualidade, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
Lembrete: O grupo A da Copa do Mundo de 2014 é formado por Brasil, Croácia, México e Camarões.

(A) Michelle Bachelet, socialista eleita presidente do Chile pela segunda vez, teve que enfrentar mais um terremoto, de magnitude 8,2, em abril deste ano, no norte do país, onde a placa de Nazca escorrega para leste sob a placa Sul-americana, nu- ma  zona de subducção que existe ao longo da borda ocidental da América do Sul.
(B) O grupo A da Copa do Mundo em junho de 2014 é formado, além do Brasil, pela Croácia, um país resultante da desintegração da antiga Iugoslávia, pelo México, nação fortemente  ligada  aos Estados Unidos, e integrante do Tratado Norte- Americano de Livre Comércio (NAFTA); e por Camarões, país africano.
(C) A Criméia, península ucraniana, realizou um referendo em março de 2014, em que sua população, de maioria étnica russa, optou pela independência dessa região, abrindo caminho para a sua integração à Federação Russa.
(D) O inverno rigoroso com neve em grande parte do estado de Santa Catarina em julho de 2013, e as fortes ondas de calor do final de dezembro de 2013 e janeiro de 2014, caracterizadas por poucas chuvas, foram provocados pela ação de duas massas de ar: a Tropical continental e a Polar pacífica.

57- Um número considerável de problemas  ambientais surge de atividades urbanas, as quais precisam urgentemente de atenção dos governantes e da população em geral. As cidades, pela concentração de pessoas e  atividades,  são  os  lugares onde os conflitos com o meio ambiente mais se intensificaram.
Considerando as consequências desses conflitos, todas as alternativas estão corretas, exceto:

(A) Os problemas ambientais como a poluição do ar e das águas, a contaminação dos solos, a erosão, os desmatamentos, dentre outros, ficam contidos quando entram em vigor as três esferas de desenvolvimento sustentável: desenvolvimento humano, crescimento econômico e preservação ambiental.
(B) A topografia acidentada, a geologia frágil e a precipitação intensa e prolongada, aliadas à ocupação desordenada em áreas de risco de deslizamentos, acabam por provocar desastres urbanos erroneamente denominados de naturais.
(C) A ausência do verde, a pavimentação de ruas, o concreto das edificações,  o  excesso de veículos, dentre outros, são fatores que explicam as ilhas de calor, nome dado a uma área da cidade em que as temperaturas são mais elevadas do que em seu entorno.
(D) Os lixões formados  sem  controle  causam problemas de saúde para a população que vive ao seu redor, bem como poluem águas subterrâneas e até a de rios pela penetração do chorume.

58- A compreensão do processo histórico da formação sócio-espacial catarinense deve contemplar as determinações de ordem natural e humana, responsáveis  pela  estrutura  social,  econômica e política que caracteriza Santa Catarina. Nesse contexto é correto afirmar, exceto:

(A) Na faixa litorânea, os vicentistas, responsáveis pela criação dos primeiros núcleos de povoamento, são seguidos dos açorianos, dedicados às pequenas policulturas familiares.
(B) A instalação dos imigrantes em pequenas propriedades no estado catarinense abre um ciclo povoador caracterizado pela  sucessão  de  várias correntes migratórias, como a dos alemães e a dos italianos.
(C) A exploração econômica das terras do planalto tem início com os paulistas em fins do século XVII, através da instalação das atividades pecuárias extensivas, dando origem ao latifúndio pastoril.
(D) O Oeste de Santa Catarina foi povoado por grandes proprietários monocultores oriundos do Paraná, os quais puseram em prática a integração dos latifúndios com a agroindústria que cresceu na região ligada a suínos, frangos, milho e soja.

59- Observe atentamente o mapa de Santa Catarina.

Acessado na internet em 20/04/2014 (adaptado)
Sobre o mapa e os conhecimentos a respeito de Santa Catarina é correto afirmar, exceto:

(A) O vale atravessado pelo rio Itajaí-Açu, o maior da vertente do Atlântico, representado pelo número 1, sofreu ao longo do tempo com cheias que provocaram sérios transtornos à população. O número 3 identifica o rio Uruguai que faz divisa com o Rio Grande do Sul e é o maior da vertente do Interior.
(B) As atividades econômicas como a cerâmica, a têxtil e a metal mecânica estão localizadas a oeste da linha indicada pela letra A, enquanto que a leste dela estão a pecuária e a agroindústria. O número 2 indica a bacia do rio Araranguá, poluída por sobras do aproveitamento do carvão mineral, que compromete, inclusive, o conjunto lagunar de Santo Antônio, Imaruí e Mirim, onde o rio desemboca.
(C) A linha mais forte junto ao litoral corresponde a BR-101, uma rodovia longitudinal, cuja porção norte encontra-se duplicada, cortando municípios importantes como Joinville, o mais populoso do estado, e Itajaí, cujo destaque econômico é seu porto.
(D) O trecho Sul da BR-101 apresenta ainda alguns gargalos como em Laguna, com a ponte estaiada Anita Garibaldi, em construção, e em Palhoça, no morro dos Cavalos, para que então esteja totalmente duplicado e, desta forma, possa fazer fluir melhor os veículos que nele transitarem.

60- A intertropicalidade e a ação das massas de ar determinam os tipos climáticos do território brasileiro. Além disso, existem outros fatores que contribuem para modificar os elementos do clima.

                                    MAPA DE CLIMAS DO BRASIL

Fonte: TAMDJIAN,  James O.;  MENDES,  Ivan L. Geografia geral e do Brasil: estudos para a compreensão do espaço. SP: FTD, 2005. Com os conhecimentos sobre o tema proposto no mapa, analise as afirmações relacionadas ao clima no Brasil.
I- O número 1 indica a existência do clima Equatorial com altas temperaturas o ano inteiro, elevada pluviosidade e pequena amplitude térmica.
II- O clima tropical, alternadamente úmido e seco, está representado pelo número 2, abrange o Centro-Oeste e é caracterizado por duas estações bem definidas: invernos chuvosos e verões quentes e secos.
III- As altas temperaturas, a pluviosidade escassa e as secas prolongadas são características do Sertão Nordestino e do norte de Minas Gerais, região assinalada pelo número 3.
IV- A região Sul do Brasil, com o clima subtropical úmido, de número 4, sofre a influência da massa de ar Tropical Atlântica durante o ano e da Polar Atlântica no inverno, o que proporciona regularidade pluviométrica e invernos mais rigorosos.
V- O número 5 indica o clima tropical que aparece em grande parte do litoral brasileiro e apresenta baixa pluviosidade, além de temperaturas altas, típicas de regiões onde atuam as massas de ar Tropical Continental e a Polar Atlântica.
Todas as afirmações corretas estão em:
(A) I -  II -  III.        (B) I -  III -  IV.           (C) II -  III -  IV.        (D)     IV  - V.

GABARITO
40 – A    42 – B   54 – C 55 – C 56 – D 57 – A    58 – D     59 – B     60 - B

Nenhum comentário: