terça-feira, 17 de junho de 2014

PROBLEMAS AMBIENTAIS

01  Água
O descarte da água usada na produção do shale gas é um dos principais problemas ambientais enfrentados pelos EUA atualmente. Organizações defendem o descarte zero, mas legislações estaduais permitem o descarte com níveis mínimos de produtos químicos tóxicos. A reciclagem da água usada nas perfurações é outro entrave. Hoje, não há regras para a reutilização.  

Frac Tracker/Pete Stern/Divulgação
 02  DIESEL
 O uso do diesel durante o processo de exploração e produção aumenta o nível de poluentes na atmosfera. Organizações locais querem proibir o uso do combustível durante o processo.

 03  Geologia Ambientalistas criticam a falta de estudos geológicos da área onde haverá o fraturamento. As organizações exigem que as empresas façam levantamentos para saber, por exemplo, se há poços abandonados no local. Pedem ainda que seja feito o monitoramento da qualidade da água e do ar um ano após a complementação do poço, pois hoje não há essa obrigatoriedade.

04 Aditivos Químicos O uso de aditivos químicos durante a perfuração é alvo de polêmica. Em uma única operação, podem ser usados até 55 produtos tóxicos. As organizações pedem a divulgação detalhada desses aditivos. Alegam não saber os efeitos dessa mistura à saúde humana e à natureza.
05  Cimentação do poço
A cimentação dos poços ainda é motivo de queixa entre os ambientalistas. Eles argumentam que há risco de contaminação, pois o revestimento tem uma vida útil e merece ser constantemente monitorado.


Fonte : O Globo





































05
Cimentação do poço

A cimentação dos poços ainda é motivo de queixa emonitorado. 











Nenhum comentário: