sábado, 10 de outubro de 2015

ENEM : TREZE POSSÍVEIS TEMAS DE REDAÇÃO 2015.

13 Possíveis Temas de Redação do Enem 2015

Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior precisam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do exame é utilizada no processo seletivo das principais universidades públicas e institutos de tecnologia do país, nos programas governamentais de financiamento e custeio à educação e em programas de cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos. Entre a prova mais importante é a redação, por isso confira abaixo mais informações sobre o exame.
Redação Enem
Imagem: Divulgação

Conteúdos da prova de redação do Enem

Quase 9 milhões devem se inscrever na próxima edição do Enem e o tema da redação será escolhido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) organizador das questões.
Na prova de redação do Enem 2014, o tema foi Publicidade Infantil e os estudantes tiveram que escrever sobre a resolução do Conselho Nacional da Criança e Adolescente, sobre a legislação desse tema no mundo ou sobre a defesa da publicidade para as crianças.
O assunto proposto mostrou como os candidatos devem acompanhar os últimos acontecimentos políticos e sociais do país e do mundo.
A redação deve ter um texto dissertativo e argumentativo, além disso, o estudante deve demonstrar conhecimento sobre o tema escolhido, abordando causas, consequências, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.
O candidato deve respeitar as normas gramaticais e textuais, escrevendo corretamente as palavras e a acentuação. As provas são feitas no sábado e no domingo, no horário de Brasília, e os estudantes recebem em suas residências os cartões de confirmação com o número da inscrição, o local da prova e a opção de língua estrangeira, antes da realização do exame.
erico_rocha

Possíveis temas da prova de redação

O tema da redação do Enem é escolhido em meio a assuntos que são abordados no nosso cotidiano. Acontecimentos políticos, sociais, ambientais e culturais do Brasil e do mundo podem ser temas da prova do exame.
Alguns assuntos são mais prováveis, devido a sua grande repercussão política ou por fazerem parte das discussões feitas pela sociedade.
1 – A falta de água:  pode ser um possível tema já que este problema faz parte há mais de um ano da vida dos moradores do sudeste e persiste há mais de um século no cotidiano de nordestinos. A prova pode solicitar que o assunto seja discutido sobre esse viés, questionando as políticas de públicas de combate à seca e o comportamento da população para evitar a falta d’água.
2 – A falta de recursos hídricos:  é a crise do setor energético que está impactando no aumento da conta de energia e, por consequência, no setor comercial, industrial e na própria residência das pessoas. A prova pode pedir para o estudante relacionar a flata de recursos, as questões políticas nessa crise e a solução para a geração de energia, principalmente, uma energia que impacte menos no meio ambiente.

Temas políticos e trabalhistas para a prova do Enem

3 – Os 50 anos do golpe militar de 1964: relembrando que a ditadura provocou no país, a censura, a tortura e as decisões políticas dos governos ditatoriais. Um assunto também muito interessante e a aprovação da nova Lei da Terceirização que hoje está no Senado e pode mudar, completamente, o cenário de contratação de funcionários no país.
o_golpe_militar_de_1964_e_a_repressao_7
4 – As manifestações políticas: que estão acontecendo nas ruas, mas que participaram das redes sociais, como essas ferramentas de comunicação e interação “virtual” estão despertando o interesse político e levando às pessoas as ruas. È interessante falar sobre a potencialidade da ferramenta na comunicação das pessoas, no debate de assuntos e de levar a informação ao público. Também é possível falar sobre a confiabilidade do que passa pelas redes sociais, pois nem sempre as informações são corretas.

Temas sociais e sobre a mobilidade urbana

5 – A mobilidade urbana: é um problema que afeta vários países no mundo, praticamente todas as cidades grandes, principalmente, do Brasil sofrem com o excesso de carros particulares, poucas linhas de transporte público e falta de incentivo de transportes alternativos, como as bicicletas. A prova pode pedir ao estudante indicar alternativas para melhorar a mobilidade urbana e falar sobre o conflito entre os diferentes públicos que utilizam as vias de trânsito, como o pedestre, o ciclista, o motociclista e o motorista de carro.
6 – Preconceito racial: que alguns atletas ainda sofrem no meio esportivo, principalmente, em relação às torcidas que, em momentos de fúria, xingam jogadores com palavras preconceituosas, além de qualquer outra forma de preconceito racial, também pode ser um tema da redação do ENEM 2015.
7 – O conceito da família: deste século, com o objetivo de debater sobre a adoção de crianças por casais homossexuais e sobre a nova norma na guarda compartilhada de crianças, quando os pais se divorciam.

Temas relacionados à saúde que podem cair no Enem

Um tema que não que não é novo, mas pode ser abordado devido às grandes taxas de incidência da doença é a
8 – Dengue. O tema pode pedir para falar dos novos casos da doença, das campanhas de combate e sobre a conscientização da população.
9 – A saúde da mulher também pode ser um assunto abordado, principalmente, sobre a legalização do aborto, os maus tratos em hospitais durante o procedimento de partos, além da limitação do número de cesáreas que poderão ser realizadas pelos médicos e planos de saúde.
10 – As campanhas de vacinação principalmente contra o Sarampo e o HPV, para meninas de até 13 anos de idade. Um assunto batido, mas que o estudante deve estar sempre preparado é sobre os problemas no
11 – Sistema Único de Saúde (SUS) como falta de médicos, atrasos, grandes filas de espera e falta de equipamentos, além do Programa Mais Médicos.
12 – O limite da estética e da saúde também é um bom assunto. Até onde o ser humano pode ir para atingir a sua exigência em relação à beleza. O busca pelo corpo perfeito, com dietas, cirurgias plásticas e produtos, tem limite?

Possíveis temas relacionados ao meio ambiente

13 – A sustentabilidade de empresas e o aquecimento global são assuntos comuns nessa área. Mas, no Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos é um tema que agora está sendo muito debatido nos municípios do país. Então é importante saber sobre o que é essa política, o dever dos governos municipais e como a população pode cobrar a coleta seletiva.
Fonte : Gabaritoenem.com

Nenhum comentário: