domingo, 18 de outubro de 2015

SIMULADO DOS PRIMEIROS ANOS DO EM - 17/10/15

(UFAL) Em nossos dias, conhecer a hora em diferentes locais não é mais um problema, mas um século atrás era um problema muito complicado. Cada localidade utilizava o seu próprio tempo solar que variava de um minuto em 18 km de leste para oeste, a hora mais tardia estava situada a leste. Na época na qual 18 km constituía um longo trajeto, essas diferenças de horas geravam poucos problemas, pois essas pessoas não ultrapassavam essas distâncias rapidamente. Foi com o advento das estradas de ferro e a multiplicidade de horas municipais, que esse problema se tornou mais sério para os viajantes que com frequência eram obrigados a fazer correspondência entre um trem e outro, sendo obrigado a esperar o próximo trem durante, às vezes, horas. Isso gerou também o problema de segurança: dois trens que utilizassem referências temporais diferentes corriam o risco de circular na mesma via ferroviária em direções opostas.

Disponível em: http://www.portaldoastronomo.org. Acesso em: 08/12/2013 Assim podemos afirmar que a hora local

a) se refere a hora relativa ao movimento diurno aparente do sol daquela localidade.
b) é determinada pelo governo de cada país, na tentativa de unificar o horário em seu território.
c) é a distância de qualquer ponto da terra em relação ao meridiano de Greenwich.
d) se refere a hora do meridiano principal de um fuso e se estende a 7°30’ a leste e a oeste.
e) se diferencia da hora legal por ter uma lei que a determina e é aceita em toda uma área.

UEL)



Figura I: Globo Terrestre
CARRARO, Fernando.
 Atividades com mapa. São Paulo: FTD, 1996.

Figura II: Planisfério
CARRARO, Fernando.
 Atividades com mapa. São Paulo: FTD, 1996.

Planisférios e globos terrestres são representações da Terra que permitem conhecê-la em sua totalidade, indicando o domínio da espécie humana sobre o mundo.
Com base no globo terrestre, no planisfério e nos conhecimentos cartográficos, considere as afirmativas a seguir.

I. Pela rede de coordenadas geográficas, com a identificação de pontos onde se cruzam paralelos e meridianos, é possível localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

II. A medida angular de longitude varia de 0°, em Greenwich, a 180°, em posição oposta, o antimeridiano, onde se localiza a Linha Internacional de Mudança de Data (LIMD).

III. O Equador é o paralelo principal, traçado a igual distância dos polos, que divide a Terra horizontalmente em dois hemisférios: o Setentrional ou Boreal e o Meridional ou Austral.

IV. A representação da Terra, tanto pelo globo quanto pelo planisfério, permite visualizar toda a superfície terrestre de uma só vez, com a distribuição uniforme de superfícies continentais e oceânicas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.


 (UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.
Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.

(PUCRS) Responda à questão com base no desenho, que representa uma área de relevo em curvas de nível, preenchendo os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).


(    ) Os mapas topográficos utilizam curvas de nível, também chamadas de isoípsas, para representar diferentes altitudes.
(    ) As curvas de nível da vertente do lado A do traço indicam um relevo mais íngreme do que as curvas de nível do lado B do traço.
(    ) O relevo representado por essas curvas de nível é uma depressão com 250m de profundidade.
(    ) A área representada nesse desenho pode ser considerada um divisor de águas.
(    ) A direção do traço de A para B, neste desenho, é nordeste-sudoeste.

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V –V –F –F –F
b) V –V –F –V –F
c) V –F –V –F –F
d) F –V –F –V –V
e) F –F –V –V –V


(PUCRS)



I. O mapa representa uma projeção cilíndrica e equivalente feita por Peters, privilegiando os países do hemisfério sul, pois os coloca em evidência, com um olhar cartográfico realizado pelo sul.
II. Este mapa, apesar de estar desenhado pelo ponto de vista do hemisfério sul, continua mantendo o Brasil a oeste da África e o Uruguai ao sul do Brasil.
III. Nos cálculos de escalas realizadas sobre o mapa, um centímetro no mapa corresponde à mesma proporção no espaço real, tanto no Brasil como na Groenlândia.
IV. Os paralelos e meridianos mantêm em toda a representação um ângulo de 90o, sendo que o meridiano de Greenwich e o paralelo do Equador são deslocados do centro astronômico do mapa.

Está/Estão correta(s) somente a(s) afirmativa(s)

a) II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.

e) I, III e IV.

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