segunda-feira, 12 de outubro de 2015

PORTOS DE SANTA CATARINA

LOCALIZAÇÃO : PORTO DE ITAJAÍ

O Complexo Portuário do Itajaí está estrategicamente localizado em um dos principais entroncamentos rodoviários do Sul do Brasil, distante poucos quilômetros das rodovias BR 101 e BR 470. A posição geográfica o coloca no centro da Região Sul, [englobando, no raio de 600 quilômetros, as capitais de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de importantes municípios desses quatro estados], que congrega 46% do PIB nacional. Característica que transforma o Complexo em um centro concentrador e distribuidor de cargas, o que possibilita o atendimento dos mercados exportadores e importadores de 21 estados brasileiros e Distrito Federal.














SITUAÇÃO ATUAL DO PORTO DE ITAJAÍ.


Localização : PORTO DE IMBITUBA

 

O Porto de Imbituba está localizado numa enseada aberta junto à Ponta de Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina, a cerca de 90 km da capital Florianópolis.
O Porto de Imbituba está conectado à BR-101, uma das mais importantes rodovias do país, permitindo o deslocamento acessível a todas as regiões do Brasil e países do Mercosul.
Por mar, está a 286 milhas marítimas do Porto de Santos (SP) e 322 milhas marítimas do Porto do Rio Grande (RS).
Latitude: 28º 14'S.
Longitude: 48º 40'O.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 100 • Imbituba • Santa Catarina • Brasil



Localização:  PORTO DE ITAPOÁ

Localização privilegiada

Estrategicamente localizado entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, o Porto Itapoá oportuniza a concentração de cargas de clientes dos dois estados.
Além disso, Itapoá está a meio caminho das duas maiores áreas metropolitanas da região.
Joinville, a maior e mais industrializada cidade de Santa Catarina, fica a 80km a sudoeste e Curitiba, capital e a maior cidade do Paraná está a 140km ao norte.
A região sul do Brasil possui intensa atividade econômica, tanto no setor industrial como agrícola, caracterizada principalmente pelos commodities como soja e arroz, bem como a linha pecuarista de aves, suínos e gado.
A região também abriga inúmeras atividades como a extração de madeira, indústria de papel, fábricas de automóveis, produtos da linha branca, têxtil e metal-mecânico.
  

Acesso rodoviário

Com acesso dedicado e praticamente exclusivo, ligando o Porto Itapoá à BR 101 através da SC 416, o Terminal criou uma ligação rodoviária sem interferência no perímetro urbano da cidade.
Com o auxílio do Governo de Santa Catarina, as condições de acesso ao Porto Itapoá está entre as melhores do Brasil.

Acesso marítimo

São três os fatores que tornam a Baía da Babitonga exclusiva e incomparável à qualquer canal de acesso portuário da região.
Primeiramente, a baía oferece águas naturalmente profundas e abrigadas, minimizando o índice de fechamento de barra e atrasos em atracações. Em segundo lugar, a baía é extensa, contemplando uma das maiores bacias de evolução do continente, o suficiente para entradas e saídas de navios simultaneamente, evitando tempo de espera. E, por fim, as águas calmas da baía possibilitam operações de navios de forma ágil e segura.
Por essas razões, Itapoá é um dos únicos terminais do País com capacidade para operar embarcações de grande porte que navegam na costa brasileira.

PORTO DE NAVEGANTES : PORTONAVE
A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes é um terminal privado localizado na cidade de Navegantes, Estado de Santa Catarina. A empresa está localizada na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, em Navegantes, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina e iniciou as operações em 21 de outubro de 2007.
Desde então, movimentou mais de 4 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e recebeu mais de 4 mil escalas de navios. A Portonave emprega diretamente mais de 1.000 pessoas.
A Companhia controla integralmente a empresa Iceport, uma câmara frigorífica totalmente automatizada, anexa ao Terminal Portuário, com capacidade estática de 16 mil posições pallets. A integração entre a Iceport e o Terminal Portuário proporciona à Portonave um importante diferencial competitivo.
Buscando a própria superação para garantir a satisfação a todos os elos da cadeia logística, a Portonave opera principalmente carga conteinerizada e é líder de movimentação no Estado de Santa Catarina. A condição de Terminal Privado garante à Portonave administrar suas atividades e, utilizando de mão de obra própria e qualificada, possui total controle nas operações portuárias.
O Terminal está a 2 km do Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, ao lado da BR – 101, que liga as três capitais do sul do Estado e próximo à BR – 116, que liga 10 Estados e os principais centros urbanos.  Destaca-se também, as facilidades decorrentes da construção da Av. Portuária, que facilitou o escoamento das cargas e melhorou o trânsito na região.
PORTO : SÃO FRANCISCO DO SUL
Porto de São Francisco do Sul é uma autarquia do Governo do Estado de Santa Catarina, a renovação da Delegação foi feita em 28 de novembro de 2013, com validade até 30.11.2015. Encontra-se em processo de análise na SEP - Secretaria de Portos, a Delegação em caráter permanente . Com uma administração autônoma, o porto funciona com a agilidade e a eficiência de um terminal privado, tanto que por ele passa bem mais da metade da movimentação portuária do Estado.

 Localização

Coordenadas Geográficas:
26º 14′ 15” S
48º 37′ 59” W
O porto está localizado na Ilha de São Francisco do sul, litoral norte de Santa Catarina, a 215 quilômetros da capital, Florianópolis.



PORTO DE LAGUNA

O Porto de Laguna teve origem na necessidade da exploração da bacia carbonífera do estado de Santa Catarina no início da Segunda Guerra Mundial, sendo o marco para a evidente necessidade da instalação de um complexo portuário na região. O Porto de Laguna passou a coordenar a distribuição de carvão antes a cargo da estrada de ferro Dona Teresa Cristina, ganhando assim alcunha de Porto Carvoeiro em 1946
Com o final da Segunda Guerra, o mundo passou por grandes transformações onde o Porto de Laguna perdeu a significância que possuía até então. Ocorreu uma grande mudança nas atividades econômicas da região onde Laguna precisou disputar importância com o Porto de Imbituba, para movimentar as cargas que supririam a Indústria Siderúrgica da região, o porto de Laguna possuía inúmeras vantagens competitivas em relação à Imbituba exceto pela profundidade de seu canal de acesso, o que limitaria diretamente a capacidade de operar modernas embarcações com calados cada vez maiores
O Porto Federal de Laguna ficou relegado apenas as atividades relacionadas à Farinha de Mandioca que por ser uma atividade econômica sazonal, deixou boa parte de suas instalações ociosas, com a redução constante da atividade carbonífera da região o Porto de Laguna antes produtivo e importante no cenário nacional passou a ser um porto de poucas atividades
Com a redução das atividades portuárias, a economia da região foi diretamente afetada, já que o Porto era a força motriz da economia local e regional, o porto de Laguna passou por uma adaptação para que o cenário não se torna-se ainda mais aterrador, em meados de 1969 passa a operar com atividades pesqueiras, tendo sua natureza alterada para uma constituição de economia mista, pertencente ao Governo Federal, Estadual,e as cidades de Laguna e Tubarão
Em 1975 as ações pertencentes à DNPVN passam à Portobrás, na mesma época iniciam-se estudos de viabilidade técnica e tecnológicas para a transformação do Porto de Laguna em porto exclusivamente pesqueiro, o Porto Pesqueiro foi inaugurado em 15/02/1980
Situado no litoral sul catarinense à 110 km da capital Florianópolis, localizado na lagoa de Santo Antônio, com calado de 6 metros e com canal de acesso com calado de 8 e 9 metros, está à apenas 8km da BR-101, atualmente é administrado pelo Governo Federal através da CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo), e suas atividades são basicamente a logística de pescados e fornecimento de gelo para embarcações, gelo este, que é produzido no próprio porto

O Porto de Laguna Hoje

Modernas Instalações do Novo Porto de Laguna
Após investimentos do Governo Federal o Porto de Laguna foi modernizado e está totalmente direcionado ao atendimento de embarcações pesqueiras, contando com equipamentos em aço inoxidável polido, além de recintos próprios para a descarga de pescados, atendendo a todas as legislações sanitárias nacionais e internacionais em vigor
A estrutura ofertada pelo Porto de Laguna diferenciá-o de outros terminais por ser voltado exclusivamente a atividade pesqueira industrial, com fábrica de gelo própria, postos de abastecimento de embarcações, que operam 24 horas por dia, todos os dias, o terminal conta ainda com grande pátio todo em concreto armado, para o tráfego de veículos pesados

Palavras do Superintende Sr. Walter Tavares

O Porto de Laguna Atende normas sanitárias Nacionais e Internacionais
De acordo com o Superintendente Sr. Walter, a pesca vem passando por grandes transformações nas ultimas décadas, e o Porto de Laguna acompanhou estas mudanças, a atividade tornou-se muito mais profissional, exigindo mão-de-obra qualificada e tecnologias específicas. A Pesca atualmente é marcada por profissionalismo, tecnologia e responsabilidade social e acima de tudo, sustentabilidade
O Porto de Laguna oferece modernas instalações para atender a demanda do setor pesqueiro catarinense, investimentos foram realizados na infra-estrutura do porto, entre elas a instalação de equipamentos para a fabricação de gelo com capacidade de 210 toneladas por dia
A segurança também é um ponto relevante na estrutura portuária que conta com normas rígidas de segurança e acesso ao terminal, outro ponto importante está na mão-de-obra altamente qualificada, para a realização das atividades de manipulação de pescados
Segundo o Superintendente Sr. Walter a atividade pesqueira possui um grande potencial de expansão, que infelizmente ainda não foi alcançado devido a falta de investimentos e profissionalização do setor, Walter acredita que com a profissionalização e investimentos o setor possa tornar-se ainda mais lucrativo para a economia brasileira que dispõem de um imenso litoral pouco aproveitado
A profissionalização da pesca é um tendência irreversível, a capacitação da mão-de-obra, modernização das embarcações e estudos constantes fazem hoje da pesca a base da economia de muitos países, Walter acredita que o Brasil está seguindo por este caminho e que o Porto de Laguna terá um papel fundamental neste futuro próximo

O Sintac neste cenário

Neste cenário que você acabou de conhecer o Sintac desempenha um papel muito importante, de parceria com a APL, pois além de entidade representativa de classe o Sintac de Laguna desempenha papel de órgão gestor de mão-de-obra naquele terminal. Diferentemente de Itajaí o Sintac de Laguna, além de prezar pelos direitos dos trabalhadores, oferece capacitação a seus associados e proporciona mão-de-obra altamente qualificada para as atividades do porto pesqueiro
A diretoria do Sintac orgulha-se em estar diretamente ligada ao sucesso que o Porto de Laguna vem conquistando e pretende aumentar ainda mais a participação neste processo, com a admissão de novos colaboradores e profissionalização da mão-de-obra local.
Fonte : Sintac
Fonte : Todas as informações dos portos, foram extraídas do site oficial dos portos, com exceção do porto de Laguna.

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