segunda-feira, 5 de outubro de 2015

HIDROGRAFIA DE SANTA CATARINA : VESTIBULAR 100%

AULA DE REVISÃO : VESTIBULAR 100%  PROJETO DO COLÉGIO SALESIANO ITAJAÍ
DISCIPLINA  : GEOGRAFIA                                                   
PROFESSORA : Conceição Aparecida  Fontolan

Tema: Hidrografia de Santa Catarina Blog : 05/12
Objetivo : Identificar as principais características da hidrografia catarinense

01- (UDESC 2010) A hidrografia catarinense divide-se em duas grandes vertentes. Os rios da Bacia do Sudeste ou Atlântica, que deságuam no mar, e os rios da Bacia do Uruguai. Dentre os rios da Bacia do Uruguai, dois são importantes, pois suas águas engrossam o volume do rio Uruguai, que faz a divisa do Estado com o Rio Grande do Sul. Assinale a alternativa que contém o nome destes rios.

(A) Rio Mampituba e Rio do Peixe.                
(B) Rio do Peixe e Rio Iguaçu.          
(C) Rio Canoas e Rio Pelotas.
(D) Rio Pelotas e Rio Tubarão.                      
(E) Rio Itapocu e Rio Canoas
                                 
02- (UDESC 2010) O conjunto de serras que compõem o divisor de águas do estado catarinense é:

(A) Serra dos Faxinais e Serra do Irani.                    
(B) Serra de Chapecó e Serra do Capanema.
(C) Serra Geral e Serra do Espigão.                        
(D) Serra do Tabuleiro e Serra do Mirador.
(E) Serra do Mar e Serra Geral.

03- (UNOPAR) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como.
(A) O conjunto das terras drenadas ou percorridas por um rio principal e seus afluentes.
(B) A área ocupada pelas águas de um rio principal e seus afluentes no período normal de chuvas.
(C) O conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.
(D) O aumento exagerado do volume de água de um rio principal e seus afluentes quando chove acima do normal.
(E) O lago formado pelo represamento das águas de um rio principal e seus afluentes.

04- (UNOPAR) Analise as afirmativas e marque a que está INCORRETA.
(A) Com 7 milhões de quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica Amazônica é considerada a maior do planeta.
(B) No Brasil, a bacia hidrográfica do Paraguai está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo o Paraguai como principal rio.
(C) Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina abrigam a bacia hidrográfica do Uruguai, que possui grande potencial hidrelétrico.
(D) A maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira é a Tocantins-Araguaia, com extensão de aproximadamente 967 mil quilômetros quadrados.
(E) A bacia hidrográfica do São Francisco é a que possui a maior possibilidade de navegação no Brasil.

05- Sobre a Hidrografia de Santa Catarina é correto afirmar: (total somatória _____________)
01. Deságuam diretamente no Oceano vários rios, como o Canoas, Pelotas, das Antas, Chapecó, Irani, Lava- Tudo, Peixe e Peperi-Guaçu.
02- No território de Santa Catarina existem duas bacias principais: Bacia Atlântico Sul e a Bacia do Uruguai.
04- Os rios que fazem parte da Bacia do Sudeste lançam suas águas diretamente no mar, desse modo os rios que fazem parte são: Araranguá, Cubatão, Itajaí - Açu e Itapocu.
08- Já a Bacia do Rio Uruguai é constituída por vários rios, como o Canoas, Pelotas, das Antas, Chapecó, Irani, Lava-Tudo, Peixe e Peperi-Guaçu.
16- As pequenas bacias isoladas da vertente Atlântica têm como divisores as cristas montanhosas litorâneas.

06- Como as chuvas, em Santa Catarina, são relativamente bem distribuídas ao longo do ano, diz-se que o regime dos rios é predominantemente regular. Quer isto dizer que, entre o período de enchentes e o período de vazantes, não há muita diferença quanto ao seu débito.

I- A quantidade de água descarregada por um rio, num determinado ponto, por um determinado tempo, constitui o débito do rio,
II- Este débito, em suma, é pouco variável, quando observado nos rios catarinenses, ao longo dos diferentes estações do ano. Mas, varia, pois, a fonte alimentar das chuvas não é inteiramente regular.
III- O rio Uruguai, por exemplo, utilizado também para transporte de madeira, em "balsas", destinada à Argentina, tem essa utilização paralisada com a diminuição de seu débito nas estações mais secas.
IV- Rios de baixadas litorâneas, como o Araranguá, o rio Cubatão e rio da Madre, não encontram dificuldades de escoamento de suas águas. Nas cheias, ou mesmo sob a influência das marés, tais rios ficam livres na desembocadura.
V- A ação do elemento humano, notadamente com a prática de queimadas nas encostas, ou  desenfreado desmatamento, não acarretar alterações no comportamento da descarga dos rios. Está (ão) correta (s)s a (s)s afirmação (ões):

(A) I, II, IV e V.              
(B) I, II.                    
(C) II, III e V.                    
(D) I, III, IV e V.      
(E) I, II, III e IV.

07- As águas do subsolo (não as de origem interna, as fontes termais, como a de Gravatal, de Águas de Chapecó, de Santo Amaro da Imperatriz) fluem pacatamente para a superfície, alimentando fluxos que formarão rios. Em certas áreas, sobretudo quando a poluição dos rios é muito elevada, e as fontes são escassas, procura-se extrair água subterrânea de grandes profundidades - "poços artesianos". A partir da leitura dessa afirmação, responda:

(A) Santa Catarina não tem necessidades de poços artesianos, pois suas águas de superfície e as do subsolo não têm poluentes, portanto são ideais para o consumo humano.
(B) As águas de subsolo na maioria das fontes são altamente poluídas, principalmente na região de Gravataí e Gravatal.
(C) Embora Santa Catarina utilize muito a técnica de poços artesanais, principalmente nas regiões litorâneas e ribeirinhas, ainda não enfrenta problemas maiores de poluição das águas.
(D) No Planalto Ocidental, a baixa permeabilidade dos terrenos decompostos do basalto, apresenta problemas quanto aos mananciais de água subterrânea. Entretanto, em muitos locais, a infiltração se faz ao longo de "linhas de fraturas das rochas" acumulando-se a grandes profundidades.
(E) Nas áreas costeiras, a tênue espessura dos terrenos sedimentares (em geral muito permeáveis e ideais para acumulação de água subterrânea) oferece grande disponibilidade de água em condições potáveis.

08- (UFBA) O desperdício e o aumento do consumo de água são [...] fatores preocupantes. O acelerado crescimento populacional e as demandas por alimentos e energia têm intensificado o uso dos recursos hídricos. Se o uso indiscriminado da água continuar aumentando, será necessário reduzir o consumo por meio do racionamento, e as disputas pelas fontes de água potável serão intensas, principalmente nas áreas onde há escassez desse recurso, como nas regiões de clima árido ou desértico. Portanto, é cada vez mais importante promover
o uso consciente da água, utilizando-a de forma racional, e adotar medidas como a redução da produção de resíduos e o desenvolvimento de programas de educação ambiental. No Brasil, a ideia equivocada de que a água é um recurso natural abundante, reciclável e sempre disponível é a causa do uso irresponsável. (BIGOTTO; ALBUQUERQUE; VITIELLO,
Considerando-se as informações do texto, o gráfico e os conhecimentos sobre a questão da água nas regiões brasileiras, nesse início do século XXI, pode-se afirmar:
(Total da somatória ____________)

(01) A Região Nordeste é a segunda em extensão territorial e em contingente demográfico.
(02) A Região Norte e a Nordeste figuram como a de menor e a de maior déficit hídrico, respectivamente.
(04) A Região Centro-Oeste, apesar do desmembramento do Estado de Goiás, continua mantendo limites com a faixa setentrional do Nordeste.
(08) O subsolo brasileiro detém um importante aquífero, denominado Guarani, que se localiza em uma das áreas de menor concentração populacional e de menor consumo de água.
16) A Região Sul é a mais heterogênea em relação à disponibilidade de recursos hídricos e de superfície, apesar de ser a segunda região mais populosa e povoada do país.
(32) As regiões Sudeste e Nordeste, juntas, detêm mais de 70% da população brasileira, enquanto as regiões Norte e Centro-Oeste registram os mais baixos percentuais em relação a esse aspecto.
(64) O crescimento populacional e os novos padrões gerais de consumo provocam, dentre outros aspectos, a poluição da água e a acidificação de rios e lagos, comprometendo atividades econômicas relacionadas a esses ecossistemas.

09- (UFSC) “Nunca comemos tão bem. Peixes os mais variados, de sabor incomum, cobriam a mesa: costela de tambaqui na brasa, de tucunaré frito, pescada amarela recheada de farofa.”
“Dias e noites no quarto, sem dar um mergulho nos igarapés, nem mesmo aos domingos,
quando os manauaras saem ao sol e a cidade se concilia com o Rio Negro.
 [...] “O pai tampouco entendia por que ele renunciava à juventude, ao barulho festivo e às serenatas que povoavam de sons as noites de Manaus”. HATOUN, Milton. Dois Irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 32; 163.  
A partir da leitura dos trechos acima, assinale a(s) proposição (ões) CORRETA(S) sobre o quadro físico e socioeconômico do Domínio Morfoclimático Amazônico.

01. Costuma-se dividir as águas fluviais da Amazônia em dois tipos: os rios de águas claras e os de águas escuras.
02. As elevadas altitudes compreendem toda a extensão do Domínio Amazônico.
04. Os rios de  águas  escuras  da  Amazônia são ricos em sais minerais dissolvidos e apresentam pouca matéria orgânica.
08. A piscosidade dos rios amazônicos é, em geral, elevada.
16. Os igarapés são os braços de água que ligam dois rios ou um rio e um lago.
32. No século XIX, o ciclo do algodão deu novo impulso à ocupação do Domínio Amazônico. Algumas cidades como Manaus e Rio Branco cresceram vertiginosamente.

10- Santa Catarina tem muitos rios de planalto, que facilitam a produção de energia, mas mesmo assim, o estado produz 80% do total do consumo interno de energia elétrica. Ou seja, Santa Catarina é importadora de energia elétrica.

01- Lendo a informação acima, conclui-se que Santa Catarina é importadora de energia elétrica.
02- As usinas de Itá no rio Uruguai e Machadinho no rio Pelotas, juntas, são as que mais produzem (MW) em um total de 2.590 MW.
04- A Usina de Quebra Queixo, no rio Chapecó, é a que menos produz MW.
08- Com os novos empreendimentos que estão para serem construídos, (Usinas de Garibaldi, São Roque e pai Querê, complexo eólico da Serra do Rio do Rastro e as PCH s (Pequenas Centrais Hidrelétricas, o estado passará a ser exportado.
16- A Bacia Platina e dividida em Bacia do Paraná, do Paraguai e do Uruguai. Em Santa Catarina a Bacia do Rio Paraná é Representada pela Sub-Bacia do Iguaçu, cujo principais rios são: Iguaçu, Negro, Negrinho, Preto, São João, Canoinhas, Paciência, Timbó e Jangada.
32- Um dos grandes problemas para a hidrografia de Santa Catarina diz respeito à poluição dos corpos hídricos. Os rios e mananciais na região de Criciúma sofrem com os resíduos da mineração; na região do Vale do Itajaí e Nordeste Catarinense, os corantes lançados nos rios comprometem suas águas; no Planalto os resíduos das indústrias madeireiras; em todo o estado, nas principalmente no litoral, o  lançamento de esgoto sanitário lidera os problemas ambientais, mas nada é tão significativo quanto aos resíduos da agroindústria que são lançados nas regiões oeste e extremo oeste.

11- A Região Hidrográfica do Vale do Itajaí, situada na região leste catarinense, é composta apenas pela bacia hidrográfica do rio Itajaí, com cerca de 200 km de percurso. Sua área de drenagem é de 15.111 km² e densidade de drenagem de 1,61 km/km². Conforme site da Agência Nacional de Águas - ANA, a vazão média de longo período é de 126 m³/s no Posto Rio do Sul Novo (latitude 27°12'25'' e longitude 49°37'50'') e, com área de drenagem, no Posto, de 5.100 Km². Após análise dessa informação assinale a alternativa correta:
I- A bacia do Itajaí tem como principais afluentes os rios Itajaí do Norte, Benedito, Cedro, Testo e Luiz Alves, pela margem esquerda, e os rios Neisse, Warnow, Garcia, Engano e Itajaí -Mirim, pela margem direita. Dentre estes, destacam-se o rio Itajaí do Norte, com sua nascente na confluência entre a serra do Espigão e a serra do Rancho Grande, a 980 metros de altitude, no município de Papanduva, e o rio Itajaí -Mirim, com sua nascente na serra dos Faxinais, a 1.009 metros de altitude, no município de Leoberto Leal.
II- O grande número de cursos fluviais que formam a bacia do Itajaí, alimentados pelas abundantes precipitações durante todo o ano, frequentemente tem produzido inundações com prejuízos, particularmente nos centros urbanos da região.
III- Faz parte, também, desta Região Hidrográfica a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriu, com aproximadamente 200 Km², integrando os municípios de Camboriu e Balneário Camboriu.
IV- Com uma população que ultrapassa atualmente a casa de 1 milhão de habitantes, o Vale do Itajaí caracteriza- se pela produção industrial, destacando-se a área têxtil. No entanto, as participações da agricultura e da atividade pesqueira merecem destaques. No que diz respeito à disponibilidade de água, estudos efetuados indicam que a situação da região não é tão tranquila como parece.
V- A ocorrência de enchentes periódicas tem sido, no entanto, o maior problema desta bacia. Com relação à qualidade dos recursos hídricos, a situação pode ser considerada, ainda, crítica, principalmente pelo elevado lançamento de efluentes industriais e despejos de esgotos domésticos na rede hidrográfica de praticamente toda a região.

(A) I, II, III e V.    
(B) I, III, VI e V.        
(C) II, III, IV e V.          
(D) I, II, IV e V.      
(E) I, II, III, VI e V.

12- (ACAFE 2000) Sobre as condições hídricas de Santa Catarina, é INCORRETO afirmar:

(A) Na ilha de Santa Catarina, os lençóis de águas subterrâneas também estão ameaçados em função do desconhecimento da população, do descaso das autoridades e do crescimento desordenado da cidade e dos balneários.
(B) No estado catarinense não há escassez nem desperdício de água potável e isso se justifica por um equilíbrio tanto no crescimento populacional como no dinamismo da sua economia, que serve de modelo para a nação.
(C) Santa Catarina tem fartura de águas superficiais, porém, existem alguns problemas decorrentes de estiagens prolongadas, além da poluição por diferentes agentes, como é o caso dos dejetos de suínos.
(D) A qualidade da água catarinense está comprometida, em grande parte, pelo carvão e rizicultura no Sul, pela suinocultura no Oeste, pela celulose no Planalto, pela rizicultura no Vale do Itajaí e Litoral, dentre outras áreas.
(E) O Complexo Lagunar de Imaruí, Mirim e Santo Antônio dos Anjos vêm sendo poluído por metais pesados da extração e beneficiamento do carvão, resíduos domésticos e industriais, agrotóxicos e fertilizantes usados na rizicultura.

13- A questão energética assume, nos dias atuais, uma enorme importância, pois o aumento do consumo energético coloca em xeque as fontes esgotáveis e poluidoras. O uso de novas fontes requer que estas sejam capazes de substituir as atuais fontes primárias e, ao mesmo tempo, sejam limpas ou menos poluidoras. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A energia eólica ganha importância em diversas partes do território brasileiro, mas ainda não é capaz de substituir, plenamente, as atuais fontes primárias.
(02) A biomassa é uma fonte energética alternativa que já era utilizada antes da Revolução Industrial.
(04) Em um futuro próximo, deve-se combinar diversas fontes de energia, combinação que deverá levar em consideração as condições naturais de cada espaço geográfico.
(08) No caso brasileiro, há uma articulação bastante exitosa entre a produção
energética hídrica, eólica e de biomassa, o que assegura ao sistema elétrico um potencial inesgotável.
(16) Tendo em vista o impacto ambiental, no Brasil, as usinas hidrelétricas estão sendo substituídas gradativamente pelas termelétricas.
(32) A questão energética no Brasil não se reduz apenas ao potencial e à diversificação de sua produção, mas também à problemática ambiental que esta provoca.

14- Desci com três caminhões e os outros ficaram lá em cima perto de Jequié. O Altair e o Zito desceram comigo. Os outros ficaram trabalhando num resto de serviço. Eu tinha descido achando bonita a estrada. Quando chegava naquelas retas, muitas vezes me lembrava de como tinha sido feita, e até o nome do pessoal que havia estado conosco, e dos engenheiros, e onde tinham ficado as barracas ou o escritório da Companhia.
(FRANÇA JÚNIOR, Oswaldo. Jorge, um Brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 95.)
Sobre os meios de transportes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A rodovia Transamazônica faz parte de um conjunto de “obras faraônicas” projetadas e finalizadas durante a ditadura militar brasileira.
(02) A implantação da rede ferroviária brasileira foi estimulada pelo crescimento da economia cafeeira durante o século XIX e suas primeiras linhas ligavam as regiões produtoras de São Paulo ao porto de Santos.
(04) O transporte marítimo brasileiro ganhou novo impulso nos últimos anos com a construção de novos terminais portuários e com a ampliação dos investimentos na indústria naval.
(08) A rodovia BR 101, uma das mais importantes do país,  corta o território nacional de leste a oeste, ligando diretamente os estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Mato Grosso.
(16) Os portos de Laguna, Itajaí e São Francisco do Sul são os mais importantes de Santa Catarina em movimentação de cargas e passageiros.
(32) A consolidação da indústria automobilística brasileira ocorreu no governo Getúlio Vargas como parte da política nacionalista defendida pelo ex-presidente.

15- A estrada que atravessa essas regiões incultas desenrola-se à maneira de alvejante faixa, aberta que é na areia, elemento dominante na composição de todo aquele solo, fertilizado aliás por um sem-número de límpidos e borbulhantes regatos, ribeirões e rios, cujos contingentes são outros tantos tributários do claro e fundo Paraná ou, na contravertente, do correntoso Paraguai.
(TAUNAY, Visconde de. Inocência. 19. ed., São Paulo: Ática, 1991 (Bom Livro). In: Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2011.)
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) As formações de areia citadas no excerto acima são encontradas, sobretudo, nas faixas litorâneas paralelas à bacia hidrográfica do Paraguai.
(02) Os rios da bacia do Paraná têm passado por muitas transformações em sua dinâmica natural devido à grande interferência antrópica. Essas alterações provocam principalmente um intenso processo de assoreamento.
(04) O romance Inocência tem como um dos cenários a Caatinga, por isso os rios das bacias hidrográficas do Paraná e do Paraguai são considerados de regime temporário.
(08) A bacia do Paraná abriga um vasto reservatório de água subterrânea conhecido como Aquífero Guarani. As águas continentais subterrâneas do Aquífero Guarani apresentam-se como porção de água doce armazenada no interior de camadas rochosas do subsolo.
(16) As bacias hidrográficas são porções da superfície terrestre banhadas por um rio principal e seus afluentes.

16- Lá para as bandas do mangue da Cidade Nova havia, ao pé de um charco, uma casa coberta de palha da mais feia aparência, cuja frente suja e testada enlameada bem denotavam que dentro o asseio não era muito grande. Compunha-se ela de uma pequena sala e um quarto; toda a mobília eram dois ou três assentos de paus, algumas esteiras em um canto, e uma enorme caixa de pau, que tinha muitos empregos; era mesa de jantar, cama, guarda-roupa e prateleira.
(Disponível em: .  Acesso em: 07 ago.2011.)
Sobre os manguezais, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) Nos ambientes de manguezais a amplitude térmica é superior a 15°C, pois o tipo climático predominante é o tropical de altitude.
(02) Os manguezais atuam como fixadores do solo, pois a presença e o entrelaçamento das raízes aéreas contribuem para a deposição dos sedimentos trazidos pelas águas dos rios e do mar.
(04) De acordo com o excerto acima, construir junto às formações de mangues era um privilégio das classes sociais de maior poder aquisitivo.
(08) Os manguezais são típicos de regiões tropicais, por isso no Brasil encontram-se restritos ao litoral catarinense e capixaba.
(16) Apesar da pouca variedade, a vegetação do mangue exerce papel de significativa importância na cadeia alimentar, graças à quantidade de matéria orgânica oriunda da decomposição, principalmente de suas folhas.

GABARITO
01 – C
02 – E
03 – A
04 – E
05 – 30
06 – B
07 – D
08 – 96
09 – 09
10 – 63
11 – E
12 – B
13 – 37
14 – 06
15 – 26
16 – 18      

Nenhum comentário: