sábado, 17 de outubro de 2015

ENEM 2015 : CINCO TEMAS MAIS COBRADOS EM GEOGRAFIA , SEGUNDO UOL.

Enem - geografia: veja os 5 temas mais cobrados nas últimas provas

Caio do Valle
Colaboração para o UOL, em São Paulo


Os temas de geografia que costumam aparecer nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são os que constam do conteúdo programático do próprio ensino médio. Contudo, nos testes, eles geralmente vêm apresentados de forma interdisciplinar e integrados a contextos do cotidiano.
É essa a avaliação da professora de geografia Clarisse Paiva, do Poliedro, que analisou as últimas três edições do Enem a pedido do UOL. "A prova analisa a capacidade de interpretação e de raciocínio do aluno", diz a docente.
Acompanhe cinco dos tópicos de geografia que mais exigiram atenção dos estudantes entre os anos de 2012 e 2014.

1. Urbanização

Trata-se de um assunto recorrente entre as questões do Enem. Além do processo de crescimento e funcionamento das cidades, ligados a desigualdades como a falta de acesso à moradia (tema de uma questão em 2014), os enunciados podem tocar em outros impactos provocados pela ação humana, como o desmatamento, e suas consequências sociais, ambientais e econômicas.

2. Processo de industrialização do Brasil

De acordo com Paiva, o próprio desenvolvimento da economia urbana e industrial do Brasil, integrada ao sistema mundial, figurou em certas perguntas dos últimos anos do Enem.
Para se ter uma ideia, no ano passado, uma charge que mostrava um engraxate cuidando dos sapatos de um robô pedia para os estudantes relacionarem tecnologia e organização do trabalho.

3. Impactos da produção agrícola

O Enem também vem cobrando, em seus testes mais recentes, noções do impacto provocado pela expansão do setor agrícola, com a transformação do meio ambiente. 
Em sua edição de 2013, a prova cobrou dos candidatos a análise de uma foto em que uma técnica de cultivo havia sido estabelecida com o intuito de evitar a erosão do solo. Questões sociais vinculadas ao crescimento do setor igualmente podem surgir nas provas. Há dois anos, o exame trazia o tema dos conflitos agrários em terras indígenas.

4. Desenvolvimento do setor energético

A professora destaca ainda como uma das questões quentes do Enem, nas últimas provas de geografia, os conceitos de diversificação das matrizes de geração de energia elétrica.
Na prova de 2013, o exame tratou, por exemplo, do Complexo Eólico Alto Sertão, na Bahia, e pediu para os estudantes interpretarem os objetivos por trás de sua implantação (expansão das fontes renováveis).

5. Globalização

Os alunos devem ficar atentos a temas de atualidades que envolvem a interdependência das economias nacionais. A chamada globalização tem alterado significativamente certos fluxos de demanda de matérias-primas e bens consumo e serviços.
Uma questão com um mapa e um texto, na última edição da prova, pedia para os candidatos analisarem ambos à luz do processo de territorialização: o primeiro tratava da enorme população concentrada no sudoeste asiático e o outro, da ampliação do uso da mão de obra indiana (mais abundante e, portanto, barata do que a de outros países) nas empresas de telemarketing mundial.
Fonte : UOL Educação

Nenhum comentário: