domingo, 18 de outubro de 2015

PROVÃO DOS TERCEIROS ANOS DO EM - 17/10/15

QUESTÃO                      14 PONTOS

Sobre desertificação, é CORRETO afirmar que:
 01. gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas úmidas, a temperatura diminui e o nível de umidade do ar aumenta, dificultando a vida do ser humano nestas regiões.
 02. ocorre sobre afloramento rochoso onde antes havia solo, com aparecimento de ravinamento e voçorocas; o pouco solo restante apresenta, em geral, salinidade por causa de sua formação rochosa.
 04. a ação antrópica gera principalmente a erosão laminar através da destruição da cobertura vegetal, que se agrava com as alterações nos índices pluviométricos, criando condições materiais para o desenvolvimento dos processos de desertificação.
 08. no Brasil, a desertificação vem aumentando e atinge várias regiões. Nordeste (região do sertão), pampas gaúchos, cerrado no Tocantins, norte do Mato Grosso e norte de Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação.
16. as áreas desertificadas são de clima árido e a evaporação potencial é menor que a precipitação média anual. Caracteriza-se pela presença de solos úmidos e de cobertura vegetal densa e pela ausência de xerófilas e de plantas temporárias.


QUESTÃO                  49 PONTOS

Primeira obra de destaque do escritor João Ubaldo Ribeiro, Sargento Getúlio também marcou a carreira do cineasta Hermano Penna, que levou o livro ao cinema. Nesta sexta-feira (18/07/2014), o diretor lamentou a morte do autor, vítima de embolia pulmonar aos 73 anos.


[...] Publicado em 1971, o livro de Ubaldo virou filme em 1983. Penna se sentiu impactado pela história do sargento Getúlio (interpretado nas telas por Lima Duarte) e pelo modo como Ubaldo retratou o coronelismo e o banditismo no sertão. Disponível em: [Adaptado] Acesso em: 28 ago. 2014.
Sobre o assunto tratado no texto e na figura acima, é CORRETO afirmar que:
 01. as questões sociais são elementares para fazer com que o sertão nordestino se industrialize de forma qualitativa e gere emprego de qualidade para que a população tenha melhores condições de sobreviver.
 02. o coronelismo foi uma experiência típica dos primeiros anos da República brasileira. O chamado “coronel” era militar e detinha pequenas propriedades rurais, cuja produção atendia às demandas do mercado interno brasileiro, como café e cacau.
04. a área de domínio dos coronéis era a caatinga, pois esse bioma apresentava excelentes condições edafoclimáticas para a agricultura de plantation de cana-de-açúcar.
 08. no século XIX, o sertão nordestino, historicamente caracterizado por latifúndios produtivos e secas cíclicas, passava por uma grave crise econômica e social. Antônio Conselheiro, ou coronel Antônio, liderou, juntamente com seus seguidores, um confronto contra o Exército brasileiro para eliminar as desigualdades socioeconômicas, porém manteve o voto de cabresto.
16. se em tempos passados as pessoas eram obrigadas a votar em determinados candidatos, muitas vezes coagidas pela presença de jagunços portando espingardas a serem acionadas em caso de votos contrários ao interesse dos coronéis, nos dias de hoje os avanços das tecnologias de informação e comunicação tornam o papel de convencimento do eleitor uma tarefa muito mais complexa.
 32. a economia do Nordeste brasileiro vem crescendo nas últimas décadas, mas a distribuição de renda não segue no mesmo ritmo, visto que a maior parte do poder econômico ainda se concentra nas mãos de uma classe social e política que descende do chamado “coronelismo” do século XIX.


QUESTÃO                        22 PONTOS

Sobre a agricultura e a estrutura fundiária brasileiras, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A reforma agrária realizada pelo regime militar (1964-1985) erradicou os problemas de grilagem de terras, principalmente na região amazônica.
02. Historicamente, a falta de políticas agrárias que favorecessem os pequenos produtores rurais criou uma situação de violência no campo.
04. Um dos fatores que explicam as lutas dos movimentos sociais no campo é o elevado incentivo aos grandes proprietários de terras, voltados a produtos para exportação, em detrimento dos pequenos produtores rurais, que produzem basicamente para o mercado interno.
08. O domínio da técnica sobre a natureza por parte dos pequenos produtores rurais brasileiros trouxe a possibilidade de aumentar a produção e a produtividade relativa a produtos alimentícios e com maior demanda interna, como o feijão e a mandioca.
16. A agricultura brasileira pode ser caracterizada como uma produção capitalista, na qual a indústria se inseriu de maneira a comandar a produção agrícola.
32. As lavouras do Nordeste e do Sudeste brasileiros tiveram grande desenvolvimento durante os anos 1960 a 1980, direcionando sua produção para o mercado interno, mas na atualidade não conseguem repetir os mesmos desempenhos.

QUESTÃO                               29 PONTOS

 



 VESENTINI, José W. Geografia: o mundo em transformação - Geografia geral e do Brasil: problemas e alternativas. V. 2. São Paulo: Ática. 2011. [Adaptado]

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.
O mapa 1 apresenta uma divisão do relevo que leva em consideração os processos erosivos sofridos pelas unidades rochosas, sobretudo pela ação climática.
02.
No mapa 2, diferentemente do mapa 1, predominam as depressões. Esta classificação leva em consideração os movimentos tectônicos da crosta terrestre.
04.
A compreensão do relevo é fundamental para que se possa avaliar o potencial energético de um país.
08.
No mapa 2, a planície amazônica é representada como uma estreita faixa e deixa de ser, portanto, se comparada ao mapa 1, a maior planície do Brasil.
16.
A análise mais detalhada das formações de relevo nos dois mapas permite concluir que algumas unidades que não existem no primeiro estão presentes no segundo mapa.
32.
A Guerra do Contestado (1912-1916) ocorreu na área delimitada pela Planície Gaúcha, de acordo com o mapa 1.


QUESTÃO                                   03 PONTOS

            Alta fertilidade humana, forte seleção biológica e ausência de oportunidades de emprego para os sem-terra teriam que ocasionar o apelo à migração numa desesperada luta pela sobrevivência. Assim, a grande região seca brasileira passou a ter o papel histórico de fornecer mão de obra barata para quase todas as outras regiões detentoras de algum potencial de emprego. Nordestinos de todos os recantos mobilizaram-se nas mais variadas direções, seguindo a vaga de cada época. Para a Amazônia, nos fins do século passado e início do atual. Para São Paulo, desde a década de 1930. Para Brasília, nos anos 60. Para o norte do Paraná e São Paulo, por todo o tempo, sobretudo depois da construção da estrada Rio-Bahia. Finalmente, para o norte de Goiás, às margens da Belém-Brasília, a Transamazônica e, para o sul do Pará, nos anos 70.

AB’SABER, Aziz Nacib. Sertões e sertanejos: uma geografia humana sofrida. Revista Estudos Avançados. São Paulo: IEA/USP, n. 36, p. 26-7, maio/ago. 1999.

Com base no texto acima e sobre a migração no Brasil, é CORRETO afirmar que:

01. fenômenos  climáticos  e  ambientais  conseguem interferir na história humana, originando movimentos migratórios e mudando o perfil de muitas comunidades.
02. a “indústria da seca” é uma expressão relacionada com a transferência de volumosos recursos públicos para as áreas afetadas pela seca no Nordeste, mas que não resolvem o problema da população atingida. Ao contrário, favorecem empreendedores que enriquecem com a referida indústria.
04. a partir dos anos 70, em função dos grandes investimentos governamentais no Nordeste, foi possível barrar os fluxos migratórios e, hoje, não se verifica mais migração de nordestinos para outras regiões do Brasil.
08. o norte do Paraná atraiu imigrantes nordestinos com mais intensidade nos anos 60, motivados pela cultura da soja, a qual exigia grande volume de mão de obra.
16. a modernização da agricultura no Brasil, com seguidas quebras de recordes de produção, tem exigido mais trabalhadores no campo, freando, assim, os movimentos migratórios para as cidades.

32. a transposição das águas do rio São Francisco é atualmente uma das maiores obras e visa, basicamente, regularizar o regime de águas, revitalizando o rio, com vistas a recompor seu equilíbrio ecológico. 

Nenhum comentário: