quinta-feira, 7 de abril de 2016

HOLANDA VOTOU CONTRA A ENTRADA DA UCRÂNIA NO GRUPO DA UNIÃO EUROPEIA.

Referendo: população holandesa votou contra a associação entre Ucrânia e UE

© REUTERS/ Cris Toala Olivares
MUNDO
URL curta
5726171

O referendo consultivo sobre o acordo de associação entre União Europeia e Ucrânia foi considerado válido e a população holandesa se manifestou contrária à ratificação do documento, informou a agência BNO News, que divulgou os resultados da votação em todos os municípios do país europeu.

Segundo esses dados, 38,1% dos participantes do referendo votaram pela ratificação do acordo, 61,1% votaram contra. O comparecimento da população, após a contagem das cédulas em todos os municípios, foi de 32,2%. Para ser considerado válido, o referendo precisava contar com o mínimo de 30% de comparecimento.
Os resultados completos da votação devem ser anunciados no dia 12 de abril.
Mesmo com a vitória do “não” no referendo, o acordo de associação continuará a ser implementado no âmbito da criação de uma zona de livre comércio, que é de competência supranacional da União Europeia. O acordo somente pode ser revogado pelo Conselho Europeu, o que é pouco provável, tendo em vista os interesses geopolíticos do bloco.
O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Bert Koenders, em entrevista à agência Sputnik, lembrou que o referendo é consultivo. Com a população contrária à adesão da Ucrânia ao bloco europeu, o parlamento holandês deverá convocar uma reunião para avaliar os resultados e realizar uma nova votação referente ao acordo.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160406/4050815/referendo-holanda-contra-associacao-Ucrania-UE.html#ixzz458AeuzaD

Nenhum comentário: