domingo, 17 de abril de 2016

TERREMOTO NO EQUADOR, REGISTRA 7,8 DE MAGNITUDE.

Equador declara estado de exceção após terremoto matar ao menos 235

Ariel Ochoa/AFP
Homem diante de prédio destruído em Guaiaquil após forte terremoto atingir o Equador
Homem diante de prédio destruído em Guaiaquil após forte terremoto de magnitude 7,8 atingir o Equador

PUBLICIDADE
Pelo menos 235 pessoas morreram e 1.557 ficaram feridas até o momento devido ao terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o litoral do Equador na noite de sábado (16), o maior a atingir o país sul-americano desde 1979.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo sísmico ocorreu no mar, a 22 km de Muisne, na província de Esmeraldas, às 18h58 locais (20h58 em Brasília), a 19,2 km de profundidade. O alerta de tsunami decorrente do tremor foi suspendido três horas depois.
Dolores Ochoa/Associated Press
Mulher chora diante de casa destruída pelo terremoto no Equador na cidade de Pedernales
Mulher chora diante de casa destruída pelo terremoto no Equador na cidade de Pedernales
O tremor causou destruição nas províncias de Esmeraldas, Santa Elena, Manabí, Los Rios e Guayas, incluindo a maior cidade equatoriana, Guayaquil. Houve pequenos danos em Quito, a 2.800 metros de altitude, mas sem vítimas.
A mais afetada foi a cidade turística de Pedernales, onde 80% das construções e da infraestrutura foram destruídos. De acordo com o ministro do Interior, José Serrano, cerca de 150 pessoas ainda estão desaparecidas nos escombros.
Devido ao abalo sísmico, o presidente Rafael Correa decretou estado de exceção em todo o país "para garantir a ordem pública". Ele, que estava em Roma em meio a uma turnê na Europa, está voltando neste domingo (17).
Juan Cevallos/AFP
Prédio comercial é destruído em Portoviejo depois do terremoto de magnitude 7,8 na noite de sábado
Prédio comercial é destruído em Portoviejo depois do terremoto de magnitude 7,8 na noite de sábado
"A prioridade imediata é resgatar as pessoas dos escombros. Tudo pode ser reconstruído, mas as vidas não podem ser recuperadas, e isto é o que mais nos machuca", disse no Twitter, pouco antes de deixar a capital italiana.
Com a falta de Correa, o vice-presidente Jorge Glas viajou durante a manhã a Pedernales e às cidades de Portoviejo e Manta, cujo aeroporto teve a torre de controle e o terminal de passageiros destruídos.
Segundo Glas, houve 189 réplicas desde o primeiro tremor, a maioria delas na região do epicentro. O governo liberou US$ 600 milhões (R$ 2,1 bilhões) de empréstimos internacionais para a reconstrução das cidades.
RESGATE
Nas ruas de Pedernales, moradores usam ferramentas e pequenas máquinas, como tratores, para remover escombros em busca de desaparecidos. Muitos dos moradores passaram a noite nas ruas com medo de novos desabamentos.
"Foi horrível, parecia que isso era destruído como um castelo de cartas. Orei e fiquei de joelhos para pedir a Deus que me protegesse", disse à agência de notícias Reuters Galo Valle, 56, guarda de um prédio comercial que foi demolido.
Ronald Cedeño/Xinhua
Voluntários tentam tirar mulher de carro esmagado por um viaduto de Guayaquil, que caiu em terremoto
Voluntários tentam tirar mulher de carro esmagado por um viaduto de Guayaquil, que caiu em terremoto
Cerca de 13,5 mil membros das forças de segurança foram mobilizados para participar dos resgates, evitar saques e manter a ordem. Funcionários da Cruz Vermelha e bombeiros de todo o país chegaram em aviões a Manta.
Além da ajuda interna, os governos de Estados Unidos, Venezuela, Espanha, Chile, México, Panamá, Costa Rica e El Salvador ofereceram agentes e recursos para ajudar nas buscas por vítimas desaparecidas.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro manifestou "consternação" com o terremoto no Equador e solidarizou-se com as famílias das vítimas. O papa Francisco dedicou suas orações de domingo aos equatorianos.
Dolores Ochoa/Associated Press
Voluntários retiram corpo sob os escombros de prédio em Pedernales após o terremoto no Equador
Voluntários retiram corpo sob os escombros de prédio em Pedernales após o terremoto no Equador
O terremoto no Equador aconteceu horas depois de fortes abalos sísmicos atingirem o Japão —o último, de magnitude 7,1, deixou 41 mortos e 1.500 feridos na ilha de Kyushu, no sul do país, na madrugada de sábado (16).
Os países fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico, região de encontro de placas tectônicas e forte atividade sísmica e vulcânica. Mas, segundo o Serviço Geológico dos EUA, é pouco provável que os tremores estejam relacionados.
*
ÚLTIMOS TERREMOTOS COM MAIOR MORTALIDADE NO MUNDO
16.abr.2016
Kunamoto, Japão
Pelo menos 41 pessoas morreram no segundo terremoto a atingir a ilha de Kyushu, no sul do país; o primeiro, na quinta, teve magnitude de 6,2
6.fev.2016
Pingtung, Taiwan
Terremoto de magnitude 6,4 provocou a morte de 117 pessoas, o mais mortal em 17 anos
26.out.2015
Badakhshan, Afeganistão
O tremor de magnitude 7,5 deixou mais de 260 mortos no país, no Paquistão e no sul da Índia
16.set.2015
Coquimbo, Chile
Ao menos 16 morreram no abalo de magnitude 8,4, que afetou o centro do país e o norte da Argentina
25.abr.2015
Barpak, Nepal
Mais de 8.500 pessoas morreram e diversas cidades foram destruídas devido ao tremor de magnitude 7,8
Fonte : Folha de São Paulo

Nenhum comentário: