quinta-feira, 28 de julho de 2016

PERDA DO GELO POLAR ESTÁ MODIFICANDO A ROTAÇÃO DA TERRA.

Perda do gelo polar está modificando a rotação da Terra, diz NASA

Perda do gelo polar está modificando a rotação da Terra, diz NASA
A Groenlândia perde 287 bilhões de toneladas de gelo por ano. A Terra precisa equilibrar isso com outro movimento.
25 de julho de 2016 • Atualizado às 22 : 35
As mudanças nas camadas de gelo são monitoradas e estudadas há mais de cem anos. | Foto: NASA
O derretimento dos gelos nos polos pode estar alterando o ângulo de rotação da Terra. Essa é uma das hipóteses levantadas por pesquisadores da NASA em um estudo recente, que analisou o eixo em que o planeta gira. Segundo os cientistas, é possível que a massa de gelo perdida tenha alterado a gravidade do da Terra.
As mudanças nas camadas de gelo são monitoradas e estudadas há mais de cem anos. No entanto, os cientistas identificaram uma alteração no padrão da dissipação a partir do ano 2000. Desde então, a massa do Polo Norte, que se deslocava em direção ao Canadá, passou a se deslocar no sentido do Reino Unido.
Além da mudança na direção, também foram identificadas modificações na velocidade deste deslocamento. Antes a média era de sete a oito centímetros ao ano. Agora o movimento chega a ser de até 18 centímetros por ano, conforme explicado por Surendra Adhikari, pesquisador da Nasa e um dos autores do estudo recém-publicado na revista científica Science Advances.
Adhikari ainda esclarece como o movimento dos polos interfere na rotação terrestre. “Perder massa de gelo na Groenlândia significa que nós estamos pondo essencialmente a massa em outros lugares. E como nós redistribuímos essa massa, o eixo de rotação tende a encontrar uma nova direção. Isso é o que entendemos por movimento polar.”

Apesar de não garantir que a mudança rotacional está diretamente ligada às mudanças climáticas, o derretimento das geleiras é uma das principais causas sugeridas. De acordo com a NASA, a Groenlândia perde 287 bilhões de toneladas de gelo por ano. A Antártida perde anualmente 134 bilhões de toneladas.
Clique aqui para acessar o estudo completo.
Redação CicloVivo

Nenhum comentário: