terça-feira, 10 de novembro de 2020

AQUECIMENTO DE 2°C LIBERARIA BILHÕES DE TONELADAS DE CARBONO DO SOLO.

 solos

Foto: FAO/ABr

Aquecimento de 2°C liberaria bilhões de toneladas de carbono do solo

Os solos globais contêm duas a três vezes mais carbono do que a atmosfera, e temperaturas mais altas aceleram a decomposição – reduzindo a quantidade de tempo que o carbono passa no solo (conhecido como “turnover de carbono no solo”).

University of Exeter*

O novo estudo de pesquisa internacional, liderado pela Universidade de Exeter, revela a sensibilidade do turnover do carbono do solo ao aquecimento global e, subsequentemente, reduz pela metade a incerteza sobre isso nas projeções de mudanças climáticas futuras.

A estimativa de 230 bilhões de toneladas de carbono liberadas com o aquecimento de 2°C (acima dos níveis pré-industriais) é mais de quatro vezes o total das emissões da China e mais do que o dobro das emissões dos EUA nos últimos 100 anos.

“Nossas regras de estudo fora a maioria das projeções extremas – mas sugere, no entanto, as perdas de carbono do solo substanciais devido às alterações climáticas em apenas 2°C o aquecimento, e este nem sequer incluem as perdas de carbono mais profundo permafrost “, disse o co-autor Dr. Sarah Chadburn , da Universidade de Exeter.

Esse efeito é chamado de “feedback positivo” – quando as mudanças climáticas causam efeitos indiretos que contribuem para mais mudanças climáticas.

A resposta do carbono do solo às mudanças climáticas é a maior área de incerteza na compreensão do ciclo do carbono nas projeções das mudanças climáticas.

Para resolver isso, os pesquisadores usaram uma nova combinação de dados observacionais e Modelos do Sistema Terrestre – que simulam o clima e o ciclo do carbono e, posteriormente, fazem previsões sobre as mudanças climáticas.

“Nós investigamos como o carbono do solo está relacionado à temperatura em diferentes locais da Terra para descobrir sua sensibilidade ao aquecimento global”, disse a autora Rebecca Varney , da Universidade de Exeter.

Modelos de última geração sugerem uma incerteza de cerca de 120 bilhões de toneladas de carbono a 2°C de aquecimento médio global.

O estudo reduz essa incerteza para cerca de 50 bilhões de toneladas de carbono.

O co-autor, Professor Peter Cox , do Exeter’s Global Systems Institute , disse: “Reduzimos a incerteza nesta resposta às mudanças climáticas, que é vital para calcular um orçamento global de carbono preciso e cumprir com sucesso as metas do Acordo de Paris.”

O trabalho foi realizado em colaboração com cientistas do Met Office e institutos nos EUA e na Suécia.

O estudo, publicado na Nature Communications, é intitulado “A spatial emergent constraint on the sensitivity of soil carbon turnover to global warming”

Referência:

Varney, R.M., Chadburn, S.E., Friedlingstein, P. et al. A spatial emergent constraint on the sensitivity of soil carbon turnover to global warming. Nat Commun 11, 5544 (2020). https://doi.org/10.1038/s41467-020-19208-8

 

*
Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

EcoDebate, ISSN 2446-9394, 03/11/2020

Nenhum comentário: