quarta-feira, 25 de novembro de 2020

CICLONES NTROPICAIS CONSECUTIVOS CAUSAM DESTRUIÇÃO MASSIVA E IMPACTAM MILHÕES DE PESSOAS.

 Ciclones tropicais consecutivos causam destruição massiva e impactam milhões de pessoas

WMO

Ciclones tropicais consecutivos causaram destruição massiva e impactaram milhões de pessoas na América Central e partes do Sudeste Asiático, enfatizando mais uma vez as ameaças representadas pelos ciclones tropicais à vida e propriedade e bem-estar socioeconômico e a necessidade de coordenação e cooperação a nível global sob a égide da OMM.

O furacão Iota atingiu a Nicarágua em 17 de novembro como uma poderosa categoria 4 na escala de Saffir Simpson. É o furacão mais forte do ano no Atlântico e atingiu exatamente a mesma área, que ainda está se recuperando da categoria 4 Eta, que atingiu há menos de duas semanas e causou centenas de vítimas.

Iota é o 30 recorde ª tempestade nomeada da temporada. Pela primeira vez na história, o Atlântico teve duas grandes formações de furacões em novembro, em uma época do ano em que a temporada normalmente está terminando. Houve quatro grandes furacões

(Categoria 3+) desde outubro: Delta, Epsilon, Eta e Iota – todos retirados do alfabeto grego porque a lista regular de nomes de tempestades se esgotou.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (UNOCHA) alertou sobre as consequências potencialmente catastróficas de tais furacões sem precedentes em rápida sucessão.  Apelos internacionais por assistência já foram lançados para Guatemala, Honduras e Nicarágua após a Eta.

Temporada de furacões no Atlântico

Temporada de furacões no Atlântico
(Fonte. Philip Klotzbach, Colorado State University)

Iota tocou o solo na Nicarágua com ventos máximos de 155 mph (250 km / h). É um furacão catastrófico, trazendo tempestades, ventos, inundações e deslizamentos de terra com risco de vida para a América Central, bem como até 30 polegadas (750 mm) de chuva em locais isolados, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA, que atua como Centro Meteorológico Regional Especializado da OMM.

Inundações e deslizamentos de terra na Nicarágua e em Honduras podem ser agravados pelos impactos do furacão Eta, porque as duas tempestades atingiram o mesmo local geral.

De acordo com a previsão, Iota se moverá para o interior, no norte da Nicarágua em 17 de novembro, e se moverá no sul de Honduras. Iota enfraqueceu após a chegada à categoria 2 e um rápido enfraquecimento adicional é esperado conforme a tempestade se dissipar na América Central no final de 18 de novembro.

Espera-se que Iota produza os seguintes acúmulos de chuva até quinta-feira:

  • Honduras, norte da Nicarágua, sudeste e centro da Guatemala e sul de Belize: 10 a 20 polegadas (250 a 500 mm),
  • El Salvador e Panamá: 4 a 8 polegadas (100 a 200 mm), com totais máximos isolados de 12 polegadas (300 mm).

Esta chuva vai levar a inundações repentinas significativas com risco de vida e inundações de rios, juntamente com deslizamentos de terra em áreas de terreno elevado.

Mensagens principais para Iota

Pacífico Norte Ocidental

No Oceano Pacífico Norte Ocidental e no Mar da China Meridional , houve 22 tempestades nomeadas até agora nesta temporada, incluindo 10 tufões. Isso inclui três na categoria 3 de intensidade equivalente, três na categoria 4 e 1 na categoria 5 (Goni), de acordo com RSMC Tokyo (o Tokyo Typhoon Center).

Goni (conhecido como Rolly nas Filipinas) atingiu as Filipinas em 1º de novembro como o tufão mais poderoso em 2020 e um dos mais poderosos ciclones tropicais já registrados (estreitamente relacionado ao Haiyan (Yolanda) em 2013.

Cinco tempestades tropicais sem precedentes atingiram as Filipinas em um curto período de três semanas, começando em 25 de outubro com o tufão Molave ​​(nome local: Quinta) e continuando esta semana com a forte tempestade tropical Vamco (Ulysses). Vamco foi o 21º ciclone tropical a atingir as Filipinas este ano.

Dentro de um mês, de 11 de outubro a 15 de novembro, oito sistemas tropicais impactaram o Vietnã, que suportou o impacto de chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terra, causando enormes perdas e danos

Desde o início de outubro, a série de ciclones tropicais afetou um total de 32,5 milhões de pessoas, com mais de 2,7 milhões de pessoas nas Filipinas, Vietnã e Camboja com necessidade urgente de assistência, de acordo com o OCHA. Casas foram danificadas ou destruídas por inundações, tempestades, ventos de alta velocidade, deslizamentos de terra e lama vulcânica, forçando a evacuação de milhões de pessoas, de acordo com o OCHA. Instalações de saúde, sistemas de água e saneamento e escolas foram danificados. Colheitas, gado, barcos de pesca e outras fontes de subsistência foram varridos.

 

ciclones tropicais na ásia

 

Da World Meteorological Organization (WMO), com tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/11/2020

Nenhum comentário: